segunda-feira, 23 de abril de 2012

* Servidores da saúde fazem protesto em frente à governadoria.

Os servidores da saúde estadual, em greve desde o último dia 2 de abril, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 23, em frente ao Shopping Midway Mall, na Avenida Salgado Filho, onde seguem para o Cenro Administrativo. 

O objetivo é conseguir uma negociação com o governo, por um reajuste salarial de 14,92% (reposição da inflação dos últimos dois anos),implantação da tabela de incentivo à qualificação, incorporação das gratificações (GAE e jornada especial), convocação de concursados e abastecimento regular das unidades.

O calendário da greve foi definido na última segunda, 16, e vai até esta terça, onde os servidores devem se reunir às 9h na Assembleia Geral no Hospital João Machado para avaliação da greve (com ou sem a realização da audiência com o Governo).

* Programa vai levar 20 mil estudantes ao exterior ainda este ano.

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23) que o programa Ciência sem Fronteiras deve levar, ainda este ano, 20 mil estudantes ao exterior para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado. O programa está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (30), com bolsas de estudo em países como o Canadá, a Bélgica, Portugal e a Espanha. A meta do governo é selecionar 101 mil estudantes até 2014.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma avaliou o Ciência sem Fronteiras como uma das iniciativas mais importantes do governo. Ela lembrou que os estudantes selecionados terão contato com o que há de mais avançado em ciência e tecnologia. Os cursos escolhidos devem ser nas áreas de ciências exatas, ciências médicas, ciência da computação e engenharia.

“Quando esses estudantes voltarem, vão trazer conhecimento para aplicar aqui no Brasil e vão ajudar a nossa indústria e o governo a fazer tecnologias novas e a provocar processos de inovação dentro das empresas”, disse.

* Oposição ‘bate cabeça’ em Caraúbas.

O cenário político em Caraúbas caminha a passos largos para uma campanha tranqüila por parte do grupo político liderado pelo prefeito Ademar Ferreira, do PMDB.

Na oposição, o cenário é de incerteza. Primeiro comentaram que Eugênio Alves, do PR, era o nome. Não deu. Depois apresentaram Juninho Alves, que não quis.

Eugênio e Juninho Alves vão cuidar dos negócios deles, que vão bem. Certamente vão continuar indo bem. Quem trabalha, Deus compensa. Deve ser o caso.

Ainda na Oposição está o vereador Paulo Brasil, que andou fazendo coisas nada republicanas, apesar de ser o presidente do Partido da República, querendo ser o candidato a prefeito.

Outro nome da oposição querendo ser candidato a prefeito é Ivanildo Fernandes, do PT. É duro na queda. É osso duro de roer. Não abre nem para um trem.

Se o Ivanildo é duro na queda, Paulo Brasil também é. É o PT x PR. Só que a composição destes partidos é como óleo e água. Não se misturam. Podem até ficar juntos, mas não há confiança.

Numa possível composição, Ivanildo até aceita não encabeçar a chapa, mas apenas na condição da médica Velúzia Gurgel, de seu partido, assumir esta condição.

Só que Velúzia já disse que não quer ser candidata. O marido dela também não gosta da idéia. E ainda o PR não aceita ser simples coadjuvante, faz exigências e o PT não topa.

Ontem, houve uma reunião na casa de Otonete Silva, do PT, para tentar unir os partidos da oposição. Ao final, saíram do mesmo jeito que chegaram.

Ademar Ferreira, que não tem nada a ver com isto, continua seu trabalho. Evita falar sobre o assunto.

É o quadro.
Retrato do Oeste/Nominuto.

* Morre ator que se enforcou durante encenação da Paixão de Cristo.

O ator Tiago Klimeck faleceu, aos 27 anos, na tarde deste domingo (22), após ter se enforcado acidentalmente durante a realização da peça ‘A Paixão de Cristo’ durante a Semana Santa em Itararé, interior de São Paulo.

Ele estava há duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Casa de Itapeva, que fica no mesmo município. Durante o acidente, ele interpretava o personagem Judas Iscariotes.

Na cena, o ator devia subir em uma pedra do cenário com uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento do personagem, conforme relata a história bíblica.

* INSS manda carta a trabalhadores em condições de se aposentar.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou, na semana passada, 2.122 cartas de aviso para segurados urbanos que estão em condições de requerer aposentadoria por idade no mês de maio. A partir da data do aniversário do segurado, ele poderá ser atendido nas agências da Previdência Social para requerer o benefício. O agendamento pode ser feito pelo telefone 135, da Previdência Social. A ligação é grátis.

O lote de cartas remetidas pelo INSS traz instruções gerais sobre a concessão e foi enviado a 1.316 mulheres que vão completar 60 anos de idade e a 806 para homens que vão completar 65 anos.

O segurado que estiver na idade para aposentadoria e não receber a correspondência também deverá ligar para o telefone 135 e atualizar o cadastro pessoal. O INSS informa aos trabalhadores que não manda o aviso por meio de intermediários. Apenas por meio de carta direta.

Para evitar fraudes, a carta traz um código de segurança que permite a confirmação, pelo interessado, da autenticidade do comunicado. Todo esse processo deve ser feito pelo telefone gratuito da Previdência. O INSS pede aos trabalhadores que mantenham atualizado o endereço pessoal, para evitar extravio da correspondência de aviso.

* Ademar recebe prêmio do Conselho Federal de Odontologia.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB) e a Secretária Municipal de Saúde de Caraúbas/RN, Juliana Fernandes, receberam, no Rio de Janeiro (RJ), o Prêmio Brasil Sorridente, na categoria de cidades de até 50 mil habitantes, do Conselho Federal de Odontologia.

A gestão Ademar Ferreira foi classificada em 1º lugar no Rio Grande do Norte pela atenção dispensada ao cidadão caraubense com prevenção e tratamento odontológico tanto na cidade como na zona rural, com a realização de diversos programas.

O município de dispõe de 8 equipes de Saúde Bucal agindo em parceria com mais de 50 agentes de saúde. Na cidade, além dos postos de atendimento, existe o Centro Especializado de Odontologia (CEO), que atende não só Caraúbas, mas cidades vizinhas.

Na zona rural, o prefeito Ademar Ferreira adianta que a Prefeitura adquiriu um treiller refrigerado para o profissional atender o caraubense perto de casa. Além disto, é realizado um trabalho intenso de prevenção em todas as escolas do município.

Em nível nacional, o trabalho de saúde bocal de Caraúbas foi classificada pelo Conselho Federal de Odontologia em 11ª lugar. “Este prêmio vem a coroar o trabalho que vem sendo feito e vai continuar sendo feito”, garante o prefeito Ademar Ferreira.

E esta não foi a primeira vez que o município teve seu trabalho em prol da saúde bucal reconhecido por um órgão federal. É o segundo ano consecutivo. No geral, o município de Caraúbas está classificado em terceiro lugar em saúde pública no Rio Grande do Norte, em dados levantados e divulgados há poucas semanas pelo Ministério da Saúde no período de 2008 a 2010.
 Prefeito Ademar Ferreira e demais autoridades.

* Comunicado Importante.


A Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas está abrindo nesta segunda-feira dia 23 de abril as inscrições para a  3º turma do curso de Cuidadores de Idosos. As inscrições serão feitas até o dia 04/05 gratuitamente na sede da secretaria municipal de saúde  no horário normal de expediente (de 08h ás 13h). VAGAS LIMITADAS.
 Campanha direcionada aos idosos...

* Comunicado Importante.

A Secretaria Municipal de Saúde traz para a Cidade de Caraúbas no próximo sábado dia 28 de abril, o carro do hemocentro para realizar a coleta de sangue. A equipe estará no Instituto Nossa Senhora do Perpetuo Socorro a partir das 8h. 

Orientações para doadores de sangue  

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...

- trazer documento oficial de identidade com foto;
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 e 67 anos;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.


Cuidados pós-doação

- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas 
- Aumentar a ingestão de líquidos 
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas 
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas

* Servidores das universidades federais vão parar na quarta-feira.

Os funcionários técnico-administrativos das universidades federais decidiram paralisar as atividades na próxima quarta-feira (25) e, também, nos dias 9 e 10 de maio. A categoria reivindica aumento do piso salarial, atualmente R$ 1.034,59, reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira.

Segundo a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), a falta de resultados em relação à última greve foi o principal motivo que levou a categoria a decidir por uma nova paralisação. Os servidores técnico-admnistrativos pedem aumento do piso salarial para um valor correspondente a três salários mínimos (cerca de R$ 1,9 mil), além de efetivar o acordo firmado em 2007 com o governo.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o diálogo com os representantes dos servidores é constante. As reivindicações estão sendo analisadas pelo secretário de Recursos Humanos, Sérgio Mendonça, que na próxima terça-feira (24) se reunirá com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

* A partir de 26 de maio, pré-candidatos poderão protelar suas indicações junto aos partidos.

A partir do dia 26 de maio, será permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome.

No entanto, fica vedado para isso o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de quinze dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos.

* Henrique acredita que Rosalba fará um grande do governo.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, em entrevista a TRIBUNA DO NORTE, pediu compreensão da população para o Governo Rosalba Ciarlini. Ele enalteceu os trabalhos que estão sendo desenvolvidas pela gestão.

“A governadora Rosalba precisa que se tenha uma compreensão maior. Nós que não votamos nela estamos apoiando-a pela unidade do PMDB, para somar ao senador Garibaldi Filho. Se nós, que não votamos nela, temos compreensão, os que votaram nela precisam ter também. Ela está fazendo ajustes, já fez ajustes importantes no seu Governo, reduziu gastos de forma significativa. Está reaparelhando a estrutura de poder, montou um quadro administrativo diferente, está tendo dificuldade de uma conjuntura regional e nacional ainda adversa”, disse.

Ele observou que a governadora está “arrumando a casa”. “E ela leva as marcas muito importantes que são da honestidade, da ética, do comportamento padrão exigidos das pessoas públicas. Acho que esse ajuste acontecerá”, comentou.

O deputado acredita que Rosalba Ciarlini fará um “grande governo”.