quinta-feira, 26 de abril de 2012

* Garoto remove "casco de tartaruga" das costas com cirurgia.

Didier Montalvo, um garoto de seis anos da Colômbia, recebeu o apelido de “menino tartaruga” por causa da uma marca de nascença gigante que cobriu suas costas.

Conhecida como nevo melanocítico congênito, a “marca de nascença” afeta um em 20 mil recém-nascidos.
Este problema, além de causar dor na pele, também afetou bastante a confiança de Didier.

A família, por ser pobre, não tinha condições de pagar uma cirurgia. Mas, como sua história chegou ao jornal local, o menino recebeu várias doações.

A cirurgia foi realizada pelo doutor Neil Bulstrode, do hospital Great Ormond Street, em Londres. O cirurgião disse ao tabloide britânico Mirror que essa marca é a pior que ele já viu.

— O caso de Didier é o pior que eu já vi, devido ao tamanho e o volume da lesão. Quando eu vi fotos dele, um dos meus primeiros sentimentos foi que se pudéssemos removê-la, íamos melhorar sua qualidade de vida.
turtle1
Didier sofria muito com o enorme nevo melanocítico congênito nas costas.

* Cultura ameaçada...

O grupo de defesa dos direitos indígenas Survival International afirma que os índios Awá, do Maranhão, são a tribo mais ameaçada do mundo. Calcula-se que de 60 a 100 dos 450 membros nunca tenham tido contato com o mundo exterior.

A Survival diz que a tribo vem perdendo território de todos os lados. Queimadas feitas por madeireiros acabam com o habitat e o dos animais. A entidade espera conseguir pressionar o governo para maior atenção ao problema dos Awá, classificado pelo juiz José Carlos do Vale Madeira em 2009 como 'genocídio'. 

* Provas para concurso da Ufersa serão realizadas dia 29.

Já está tudo pronto para a aplicação das provas do concurso para Técnico-Administrativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA,para o próximo domingo, 29.

A Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS, da Universidade divulgou ontem a tarde a logística que será utilizada durante o certame.

De acordo com as informações divulgadas pela comissão do concurso, as provas serão aplicadas das 9h às 13h e os gabaritos serão divulgados no dia seguinte, no site da Universidade Federal Rural do Semiàrido.

* Quase 500 mil são hipertensos no RN.

O índice (22,1%) está um pouco abaixo da média nacional (23,3%), mas o Rio Grande do Norte também conta com um grande contingente de pessoas com problema de hipertensão arterial.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 485.581 potiguares com mais de 18 anos, ou seja, na idade adulta, sofrem com essa doença, que atinge cerca de 17 milhões de brasileiros. E hoje, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, é bom lembrar o que é essa doença e como evitá-la.

Em contato com o Correio da Tarde, o clínico do Hospital Rodolfo Fernandes, Maxwel Rodrigues de Souza, explica que a hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9. A pressão considerada ideal é de 120/80.

* Comunicado importante...

* Na chapa de Cláudia Regina em Mossoró, vice está entre PMDB e PR.

O Democratas já tem como certo o apoio do PMDB e PR na composição da aliança para o pleito municipal de Mossoró. Se o nome de Cláudia Regina está praticamente confirmado para o pleito municipal, a indefinição surge na indicação do vice. Para consolidar a chegada do PR na aliança, o PMDB já admite, inclusive, ceder a indicação do candidato a vice.

Na verdade, a proposta que está em curso e aceita pelo PMDB e PR é uma escolha “conjunta” do candidato a vice, que poderá vir dos quadros de uma das duas legendas, desde que seja consenso entre os dois partidos. Antes apontado como praticamente certo como vice, o ex-secretário de Obras de Mossoró Alex Moacir está com a cotação em baixa e poderá ser descartado na articulação.

* Cinco partidos anunciarão apoio à pré-candidatura de Larissa Rosado nesse sábado.

A pré-candidatura a prefeita de Mossoró da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) ganhará novos apoios. Depois do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mais cinco legendas anunciarão o ingresso na aliança.

Partido Popular Socialista (PPS), Partido Progressista (PP), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), 

Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Partido Trabalhista Cristão (PTC) apoiarão a candidata do PSB.

O ato político, marcado para o próximo sábado reunirá presidentes municipais, estaduais e nacionais dos partidos, e ainda, outras lideranças partidárias, deputados estaduais e federais, como o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP).

Para o presidente estadual do PPS, ex-deputado estadual Wober Júnior, o momento consolidará o projeto do partido de caminhar ao lado da pré- candidata Larissa Rosado.

* Cientistas identificam a porta de entrada do vírus HIV nas células.

Pesquisadores espanhóis anunciaram a descoberta de um importante mecanismo biológico do vírus da Aids, ao identificar, em sua superfície, uma molécula responsável por permitir que ele entre nas células dendríticas, integrantes do sistema imunológico. Em um estudo publicado no periódico PLoS Biology, os cientistas do Conselho Nacional de Pesquisas (CSIC) e do Instituto IrisCaixa, ambos da Espanha, afirmam que os resultados abrem caminho para a fabricação de uma nova classe de drogas que combatam a síndrome.

Na superfície do HIV, foram identificadas moléculas chamadas gangliósidos, constituídas por ácido siálico e hidrato de carboneto. Essas estruturas concentram-se nas membranas das células nervosas e também estão presentes, em menor quantidades, em outros tipos celulares. Quando o vírus invade uma célula, tem como objetivo se replicar e, dessa forma, se espalhar pelo organismo. Para que esse processo ocorra, o HIV se liga aos gangliósidos, que funcionam como uma porta de entrada. “Os gangliosídeos são a chave para a presença do vírus da Aids nesse tipo de célula. Ele não depende das proteínas das células dendríticas, mas, sim, dos gangliosídeos”, disse, em um comunicado de imprensa, Nuria Izquiero, pesquisadora do instituto IrsiCaixa.

* Professores da UERN aprovam indicativo de greve.

Reunidos em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, na sede da ADUERN, os professores aprovaram indicativo de greve para o dia 02 de maio. No mesmo dia, às 9h, será realizada outra assembleia para avaliação.
 
A decisão da categoria foi tomada em virtude do não cumprimento, por parte do Governo do Estado, do acordo firmado com a ADUERN, em setembro do ano passado, e que pôs fim à greve de 106 dias na UERN. O acordo previa um reajuste de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014.
 
A categoria docente estranhou a postura do Governo considerando que em inúmeras ocasiões foi confirmado o cumprimento do acordo (leia aqui), inclusive pela própria governadora que garantiu o reajuste para abril (veja aqui). E agora, como ficará a palavra da governadora diante do exposto?
 
O Governo do Estado convidou a ADUERN para uma reunião que será realizada amanhã, 27, em Natal. Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, em diversas ocasiões o governo confirmou o acordo, mas depois voltou atrás, negando o reajuste. “Por isso, a greve se tornou um caminho inevitável, pois é inaceitável e desumano o que o governo está fazendo com os professores da UERN. Queremos que o governo cumpra sua palavra”, afirma.

* Aí mata: 'Homem grávido' diz ter apanhado da ex-mulher nas partes íntimas, diz site.

Thomas Beatie, o transsexual conhecido como 'homem grávido' por ter gerado três filhos, disse ter apanhado nas partes íntimas pela ex-mulher em discussões na frente das crianças, informou nesta quinta-feira (26) o site 'TMZ' - que afirma ter conseguido documentos do processo de separação. A separação dos dois foi anunciada na mídia americana na semana passada.

De acordo com a reportagem, Thomas diz que a ex é alcoólatra e 'violenta' e que ele foi atacado fisicamente em diversas ocasiões. Ele já teria preenchido os papeis para pedir o divórcio de Nancy Beatie, com quem esteve casado por nove anos. Segundo o 'TMZ', nancy teria negado as acusações e dito que Thomas que abusava dela física e emocionalmente.

Thomas mudou de sexo aos 24 anos e é legalmente homem. Mas mantém os órgãos sexuais femininos. Quando era mulher, se chamava Tracy Lagondino.
Thomas mudou sexo, mas mantém os órgãos sexuais femininos. (Foto: Reprodução) 
Thomas mudou de sexo, mas mantém os
órgãos sexuais femininos
.

* Comunicado importante...

Nós que fazemos o departamento de senhoras da Igreja Evangélica, Assembleia de Deus Ministério Shammah aqui de Caraúbas, vimos por meio deste, convidar Vsa. E Exma. família a se fazerem presentes ao IV congresso de senhoras, do nosso município que realizar-se-á nos dias 28 e 29 de abril do ano em curso, as 19h na Igreja Sede, situada a Rua Cândido Rosendo de Oliveira, 421, no Bairro Sebastião Maltez/Caraúbas.

Sua presença é muito valiosa para nós. Contamos com vocês.

Um abraço em Cristo.

Maria de Fátima Alves (Coordenadora do departamento de Senhoras) 
Auguinete da Silva Souza (Dirigente do Conjunto Seguidoras de Senhoras)

* PT organiza lançamento da pré candidatura de Liercio Nogueira.

Na próxima terça feira (01), o partido dos trabalhadores (PT), irá realizar o lançamento da pré candidatura do servidor público Liercio Nogueira (PT).

O evento será no balneário do Apanha Peixe II,a partir das 10h da manhã, essa região faz parte da base política do pré candidato.

Liercio Nogueira é funcionário do Banco do Brasil e vem se articulando para disputar uma vaga no legislativo local.

* Juiz caicoense chama Governo de irresponsável e fará inspeções em presídios.

O juiz de Execuções Penais do Rio Grande do Norte, o caicoense Henrique Baltazar, perdeu a paciência com a situação em que se encontra a administração penitenciária do estado. O magistrado cobra a definição das pessoas que ocuparão os cargos de coordenação e comando da Secretaria Estadual de Justiça para que medidas urgentes com relação aos presídios possam ser tomadas. Para Baltazar, o interlocutor ideal para o sistema prisional seria o titular da Sejuc, que ainda não foi definido.

Henrique Baltazar reclamou das dificuldades que vem encontrando para ter informações dentro das unidades prisionais, inclusive sobre denúncias de familiares dos detentos sobre agressões ou abusos por parte dos funcionários do sistema carcerário. Contudo, o juiz argumentou que não teve condições de apurar os fatos e que, com a desestruturação da Sejuc, não há como averiguar as denúncias e tomar as providências cabíveis.

“Vou ter que fazer uma inspeção nos presídios. Vou ter que ir porque não consigo informações. A situação está complicadíssima e não tenho sequer com quem tratar dos problemas. É inconcebível que continue essa irresponsabilidade por parte do Governo”, criticou o juiz.

* Sistema de cotas em universidades públicas é considerado constitucional pelo STF.

A reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais foi considerado constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Cezar Peluso foi o sexto a votar favoravelmente e, com isso, garantiu a legalidade do sistema de cotas nas universidades públicas.

“Não posso deixar de concordar com o relator que ideia [cota racial] é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado”, disse Peluso.

Além dele, os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa se posicionaram pela constitucionalidade do sistema. Mais quatro ministros ainda irão votar – Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e Carlos Ayres Britto. Os votos já dados ainda podem ser mudados enquanto não for concluído o julgamento, entretanto, o resultado é considerado praticamente certo.

O ministro Antonio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros, somente dez participam do julgamento.

* Senado aprova a venda de remédios em supermercados.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (25) uma medida provisória que libera a venda de medicamentos em supermercados, armazéns e empórios -desde que não estejam sujeitos a prescrição médica.

O texto prevê que os estabelecimentos comerciais devem observar “relação a ser elaborada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)” posteriormente para a venda dos medicamentos, mas não traz nenhuma regulamentação.

O projeto que transforma a medida provisória em lei será encaminhada à sanção da presidente Dilma Roussef.

* Uma conversa informal...

Durante mais duas horas os empresários Junior Praxedes e Celcivan Gurgel conversaram na manhã de ontem (25), na cidade de Caraúbas, o teor da conversa não é de conhecimento público, entretanto JP informou que foi a apenas uma conversa informal e empresarial.

Vou morrer de acreditar...

Junior Praxedes (PMDB) já é tido por muitos como o candidato situacionista.

Já Celcivan e casado com a Dra. Velúzia Gurgel, que é a grande esperança da oposição.

Nessa conjuntura não acredito na tese que foi apenas um bate papo empresarial, faz me rir...

* Comunicado importante...

Neste sábado dia 28/04 a Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Bem Viver irá promover um passeio ciclistico em prol da importância da atividade física. O passeio terá como tema: "Mexa-se bem, movimente-se melhor". 

A Concentração será e, frente ao posto JP, saindo às 7h e percorrendo as principais ruas de nossa cidade. Haverá sorteio de brindes para os participantes do evento.

* Governo espera liberação de emendas para municípios que enfrentam seca.

A governadora Rosalba Ciarlini procurou a ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, nesta quarta-feira, 25, para pedir apoio ao esforço do governo e dos líderes de bancada para o enfrentamento da seca no Rio Grande do Norte.  O principal ponto é a liberação das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU).

Com 139 municípios em estado de emergência, o governo espera que as indicações de senadores e deputados ao OGU sejam atendidas. Com as obras que receberem dotações, haveria aproveitamento de trabalhadores rurais que tiveram as safras frustradas. Seria uma espécie de compensação para mitigar o sofrimento provocado pela falta de chuvas. “Os reflexos da estiagem já chegaram à zona urbana. Existem municípios com colapso no abastecimento d’água”, adiantou a governadora.

No próximo mês, o governo vai autorizar a retomada das obras da adutora alto oeste que beneficiará 23 municípios da região. Até lá, o fornecimento de água vai ser feito por carros pipa. Já estão sendo assistidos dessa forma, 74 municípios potiguares. Com o programa emergencial lançado pela presidente Dilma na reunião dos governadores do Nordeste, em Aracaju (Se), o governo espera reforçar a assistência através de caminhões pipa e que sejam perfurados e equiapados poços e construídas barragens subterrâneas. O governo do RN solicitou a mecanizaçao de 820 poços e construçao de duas mil barragens.

* CCJ define formas de propaganda eleitoral.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje (25) o parecer do deputado João Paulo (PT), ao projeto de lei 1728/11, que disciplina o uso de cavaletes em campanhas eleitorais. A atual Lei das Eleições nº 9.504/97 permite a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos.

O texto aprovado estabelece que esses instrumentos – quando temporariamente imobilizados – deverão estar apoiados sobre o solo, e não enterrados nele. Além disso, os cavaletes não poderão expor cartazes com tamanho que exceda 40 cm de largura por 60 cm de altura.

* Rosalba cria Conselho Político para melhorar interlocução.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) instituiu ontem o chamado Conselho Político do Governo numa tentativa de apaziguar os ânimos de aliados, sobretudo os deputados da base na Assembleia Legislativa, além de dar mais fôlego à gestão que sofre  um desgaste do ponto da opinião pública. 

O colegiado terá caráter consultivo e estratégico e é composto pelo ministro da Previdência Garibaldi Alves (PMDB),  o senador José Agripino (DEM), os deputados João Maia (PR) e Henrique Alves (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM). A parceria com PMDB, PR e PMN dá um panorama da linha de frente dos partidos aliados à legenda da chefe do Executivo, o DEM.