sexta-feira, 27 de abril de 2012

* Comunicado importante...

* PTB caraubense irá lutar pela indicação de vice prefeito da chapa situacionista.

O presidente do PTB/Caraúbas, Henrique de Dodó acompanhado do parlamentar Édson Morais (PTB) e do irmão de Édson, Leleto reuniram os principais BLOGs da cidade para informar a decisão do partido para o pleito de 2012.

Na oportunidade o presidente informou que o PTB irá lutar para indicar o vice na chapa situacionista, sem citar nomes o partido tente a indicar o vereador Édson Morais (Pelé). Pelé ressaltou que a postulação do partido é legitima e acredita que o partido tem muito a acrescentar para um mandato vindouro da situação, "Defendemos um lugar na chapa majoritária e esse nome pode sim ser da região da várzea. Esse nome pode ser sim indicado pelo PTB. Temos um trabalho voltado para o coletivo e entendemos que já colaboramos e podemos colaborar ainda mais com o progresso do nosso município", argumentou o parlamentar.

Apesar de defender a indicação do PTB na composição os membros do partido deixaram claro que a não indicação, não representaria um rompimento com o grupo situacionista. O PTB local se mostrou totalmente contrário a composição puro sangue que se desenha no atual momento, "O PTB é contra a chapa puro sangue, essa atitude séria um desrespeito aos outros partidos da base e a democracia", enfatizou Henrique.

Cúpula do PTB reunida.

* Proposta unifica data do vestibular em todo o País.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3012/11, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que unifica as datas dos vestibulares de universidades públicas federais e estaduais. A data será definida pelo Ministério da Educação.

Atualmente, cada universidade estabelece os dias de seus vestibulares, normalmente em data diferente da do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado por mais de 80 instituições públicas para selecionar estudantes.

Segundo o deputado, o projeto corrige uma “grave distorção” no sistema brasileiro de ensino superior, que privilegia estudantes de famílias com renda maior, que podem pagar despesas de locomoção e hospedagem em diferentes cidades.

* IBGE: Mortalidade infantil cai 47% em dez anos; no Nordeste, queda superou 50%.

A taxa de mortalidade total no país, que em 2000 era de 29,7‰, isto é, 29,7 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos, teve uma redução de 47,6% na última década. Segundo novos números do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de mortalidade infantil em 2010 foi de 15,6‰.

O declínio mais acentuado foi observado no Nordeste (58,6%) e o menor, no Sul (33,5%), região que já apresentava níveis relativamente baixos de mortalidade infantil.

O alto índice da redução chama atenção e, de acordo com o IBGE, é explicado, em parte, pelo aumento do salário mínimo e a ampliação dos programas de transferência de renda, que ajudaram a ampliar a renda especialmente da parcela mais pobre da população. Isso acarretou em queda das desigualdades sociais e regionais, atuando em favor da diminuição da mortalidade infantil no país.

Apesar dos altos declínios, o Brasil ainda precisa reduzir ainda mais a taxa para se aproximar dos níveis de mortalidade infantil das regiões mais desenvolvidas do mundo, que fica em torno de 5 óbitos de crianças menores de 1 ano de idade para cada 1.000 nascidos vivos.
 

* Iberê Ferreira descobre novo tumor durante exame de rotina.

ex-governador Iberê Ferreira (PSB) esteve recentemente em São Paulo, para acompanhar a recuperação de um câncer de pulmão, e a equipe médica acabou descobrindo um novo tumor no cérebro. O diâmetro seria de aproximadamente um centímetro.

Para controlar a enfermidade, Iberê ficou internado no Hospital Sírio Libanês, para se submeter a uma radiocirurgia, na segunda-feira (30).

* RN tem quase metade dos municípios reconhecidos em emergência pela Defesa Nacional

A rapidez nas providencias tomadas pelo governo do Estado para dar assistência aos municípios que passam pelo flagelo da seca, levou o Rio Grande do Norte a ter uma posição diferenciada na reunião da SUDENE, em Recife, nesta sexta-feira, 27. Dos 293 municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Social, 139 são do RN.

A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recomendando celeridade aos Estados nordestinos castigados pela estiagem. O desempenho do Estado informado pelo ministro não surpreendeu a governadora Rosalba Ciarlini. Pouco antes do início da reunião, Rosalba havia sido procurada pelo secretario Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. “Governadora, todos os municípios do RN foram reconhecidos em estado de emergência, como o Governo do Estado havia decretado”, adiantou o secretario, que disse ser importante os Estados agilizarem a decretação da emergência, obedecendo aos critérios determinados pelo Governo Federal.