segunda-feira, 30 de abril de 2012

* Imagens de satélite mostram 80% do NE afetado por maior seca em 30 anos.

Mapas do Brasil mostram a situação da seca no Nordeste, as áreas em vermelho. A imagem à esquerda (abril de 2011) mostra 15% da região atingida, já a imagem à direita (abril de 2012) mostra 80% Imagens captadas pelo satélite Meteosat-9 mostram que boa parte do Nordeste enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos. Nas imagens é possível ver que 80% do semiárido da região sofre com a estiagem, o que representa seis vezes o percentual registrado no ano passado.

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) produziu dois mapas, com imagens referentes aos meses de abril de 2011 e 2012.

A diferença gritantes entre os cenários pode ser comprovada pelas áreas em vermelho -as quais a vegetação encontra-se afetada pela falta de água.

No Rio Grande do Norte, 139 cidades se encontram em situação de emergência, na pior seca dos últimos 30 anos.
Robson Pires.

* Felipe Maia no ranking dos melhores parlamentares do país, segundo revista Veja‏.

O deputado federal Felipe Maia é o 61º no ranking dos melhores parlamentares do país. A listagem, elaborada pela revista Veja, foi feita em parceria com o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, e é composta por mais de 200 nomes, entre deputados federais e senadores.

Para obter os nomes da lista, foi analisado o posicionamento dos parlamentares a respeito de oito temas: carga tributária menor e sistema tributário mais simples, qualidade de gestão pública, combate à corrupção, diminuição da burocracia, equilíbrio entre os Três Poderes, qualidade na educação, infraestrutura e marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes.

De acordo com o deputado Felipe Maia, participar da lista é o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido com apreço e respeito ao povo brasileiro. “Fico honrado em saber que estou conseguindo interpretar e defender os desejos da população”, disse o democrata.

* Cerca de 3,7 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda.

O prazo para envio da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física termina hoje (30), mas, mesmo assim, 3,73 milhões de contribuintes ainda não acertaram as pendências com o Fisco. Até as 9h de hoje (29), balanço da Receita Federal mostrava a entrega de 21,27 milhões de declarações – aproximadamente 85,08% do total estimado para este ano (25 milhões).

“Faltam muitas declarações até o final do prazo que é amanhã. Quem não enviou é bom se apressar para não enfrentar surpresas de última hora, como a falta de documentos com as informações bancárias, por exemplo ”, alerta o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.