terça-feira, 1 de maio de 2012

* Candidatos reclamam de problemas com provas no concurso da Ufersa.

A aplicação das provas para o concurso público da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, que foi realizada no último domingo, tem sido motivo de muita reclamação.

Diversas reclamações de candidatos que agora esperam pelo cancelamento do concurso, por ter, segundo eles, ter sido realizado de forma inadequada.

“Estudei tanto, e só tinha bobagens na prova. Não caiu nenhuma das leis, nada administrativo, qualquer criança faria a prova. Vai ser difícil escolher, porque acho que todo mundo fechou a prova, inacreditável”, disse Karla Layane, que fez a prova no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN.

* MP ajuiza ação por irregularidades em concurso público.

O Promotor de Justiça da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, Daniel Lessa da Aldeia, ingressou na Justiça com Ação Civil Pública pela prática de ato de improbidade por fraude em concursos públicos realizados no município por dois ex-prefeitos, Francisco Adail Carlos do Vale Costa e Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, integrantes da Comissão Permanente de Licitação do município e sócios da empresa Soluções Método e Seleção de Pessoal Ltda, Antônio Laurentino Ramos Neto e Antônio Laurentino Ramos IV.

Investigações apontaram vários indícios de fraude em concurso público realizado em 2008 e inúmeras denúncias questionando a licitude do certame, que mesmo assim foi homologado, garantindo cargos públicos para membros da família dos gestores, amigos e correligionários.

Posteriormente, em outra gestão municipal, uma sindicância foi aberta e o concurso público anulado, com todas as irregularidades descritas integrando Inquérito Civil que embasou a Ação Civil Pública ajuizada pelo representante do Ministério Público.

* Já é possível fazer interurbanos de graça nos orelhões da Embratel.

Dessa segunda até o dia 31 de dezembro, a Embratel não poderá cobrar por chamadas nacionais de longa distância feitas por meio do código 21 nos 1,5 mil orelhões sob responsabilidade da concessionária. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa do desempenho insatisfatório da Embratel na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público, iniciado em setembro de 2011.

A Anatel constatou que parte significativa da planta de orelhões da Embratel continua fora de condições de uso. Até junho, as ligações interurbanas grátis deverão estar disponíveis em, no mínimo, 70% dos orelhões da companhia. A Embratel também deverá elevar a disponibilidade e a qualidade dos telefones públicos em 80% até 30 de setembro e em 95% até 31 de dezembro, sob pena de restrição à cobrança de outras chamadas, inclusive nos telefones individuais.

A Embratel informou que a gratuidade foi uma iniciativa proposta pela própria empresa para atender ao plano da Anatel de melhorar a telefonia de uso público. Segundo a concessionária, a planta de orelhões está sendo totalmente renovada, com previsão de conclusão em dezembro de 2012. Antes, até julho, serão substituídos 75% dos telefones públicos da Embratel.

* PDT confirma Brizola Neto como novo ministro do Trabalho.

O deputado federal do PDT Brizola Neto (RJ) foi o escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o comando do Ministério do Trabalho. A pasta está ocupada interinamente, desde dezembro, por Paulo Roberto Pinto, ex-secretário executivo do ministério. A informação foi passada pelo líder do PDT na Câmara e vice-presidente da legenda, deputado André Figueiredo (RJ).
Elza FiúzaBrizola Neto é o ministro mais jovem do Governo, com 33 anos de idade 
Brizola Neto é o ministro mais jovem do Governo, com 33 anos de idade.
Segundo ele, a decisão foi tomada depois de uma reunião, pela manhã, entre Dilma, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Estavam na lista da legenda, além de Brizola Neto, o deputado Vieira da Cunha (RS) e o secretário-geral do partido, Manuel Dias. Esses dois eram a preferência do partido. 
* Fonte: Agência Brasil.

* Morte de Ayrton Senna completa 18 anos.

“Senna bateu forte”. Essa narração de Galvão Bueno, há exatos 18 anos, eternizou o momento em que a F1 perdeu um de seus maiores ídolos: Ayrton Senna da Silva. No dia 1º de maio de 1994, o piloto brasileiro morreu aos 34 anos de idade depois de sofrer um forte acidente na curva Tamburello, no circuito italiano de Imola, na disputa do GP de San Marino.

Em 2012, o aniversário da morte de Senna completa a maioridade. As crianças que acompanhavam a F1 no fatídico final de semana de 1994 agora se tornaram adultos, mas as lembranças do tricampeão ainda seguem frescas nas cabeças de cada um.
Aliás, algumas das crianças de 1994 resolveram seguir o caminho de Ayrton e se tornaram pilotos de F1. Felipe Massa, por exemplo, tinha apenas 13 anos na época do acidente fatal, mas o agora funcionário da Ferrari, que está em Mugello para participar dos treinos coletivos da F1, não deixou de homenagear o compatriota. “18 anos da morte do nosso maior ídolo!! Ayrton Senna”, disse pelo Twitter.

O caso de Bruno Senna é ainda mais emblemático. Em 1994, o sobrinho tinha apenas dez anos de idade. Agora, 18 anos depois, com a carreira retomada, curiosamente pilota para a mesma Williams em que o tio disputara as últimas corridas.

Assim como Massa, Bruno também está em Mugello para os treinos da F1. Também pelo Twitter, o paulista reconheceu que o tio serve como uma inspiração para a carreira. “1º de maio aqui em Mugello. Saudades, Ayrton. Você continua me inspirando a cada momento!”, disse.

* Contribuinte que não declarou IR deve prestar contas a partir de quarta.

O contribuinte que perdeu o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, terá que esperar até quarta-feira (02) para prestar contas com o Leão ou para retificar os dados apresentados. O prazo para entrega da declaração terminou às 23h59 da segunda-feira, 30.

A Receita informou que foram entregues 25,2 milhões de declarações dentro do prazo, superando a expectativa do governo, que era de 25 milhões.

Aqueles que perderam o prazo e não entregaram a declaração pagarão multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do valor do imposto devido. O Darf (documento para pagamento) com a multa pode ser gerado no portal da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) a partir de quarta-feira, 2.

Quem ficou na malha fina deve conseguir o extrato que aponta os erros na prestação de contas no site da Receita com o código de acesso e solicitar o documento no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Depois de detectar o erro, o contribuinte deve preencher e enviar a chamada "declaração retificadora" para sair da malha.

* Papo de Boteco...

A política caraubense está a cada dia mais movimentada, e nesse sentido a oposição está se mobilizando e a situação da mesma forma e nesse sentido as novidades são frequentes entre elas:

Empresário Edu Licurgo (PT) que já foi vereador por vários mandatos pode vim a disputar novamente uma vaga no legislativo local, sua candidatura estaria vinculada a uma possível candidatura de Dra. Velúzia Gurgel...

Eni Praxedes (PMDB), continua se articulando e conseguindo importantes apoios desta vez ele conseguiu fechar parceria política com os ex-vereadores Jovanildo Fernandes e Zé Preto...

Neguinho de Grosso (PMDB), fechou com Maria Luiza (Presidente da associação de Furtuna), e está praticamente fechado com o suplente de vereador Silas Sales (PIPI-DEM)...

Serginho do Pedrês (PR) realizou encontro político em sua comunidade e é mais um postulante ao legislativo local...

Assis Batista (PMDB) está com o time em campo e está preparando um evento, em breve, para apresentar sua nova legião de apoiadores...

Ferreira Junior esteve na cidade e se reuniu com inúmeras lideranças, o mesmo passa a articular o fortalecimento do seu grupo ao legislativo local...

Ademus Ferreira e Juninho Alves passaram o domingo (29) inteiro junto ao lado de amigos em comum, o clima era o melhor possível...

A cada dia a ligação entre Alves e Ferreiras está maior, e dificilmente iremos vê-los em palaques apostos neste pleito...

Vereador Bicudo (PR) já está cotado para ser um dos mais votados no pleito vindouro, tudo isso graças ao apoio do vereador Juninho Alves...

Aguardem pois vem mais por aí...

E a bomba? esse final de semana andaram cortando o cabo da bomba...

* Prefeito Ademar Ferreira entrega 30 casas populares.

Na manhã de hoje (1°), o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), acompanhado do vice prefeito Alcivan Viana (PMDB), secretários, auxiliares e a população que prestigiou em bom número, o mesmo entregou 30 casas populares no Conjunto Antônio Linhares/Caraúbas.

As casas populares fazem parte do programa "Minha Casa Minha Vida", nessa primeira etapa foram entregues 30 unidades, já estão asseguradas mais 40, e o município busca mais 150 moradias.

O prefeito Ademar Ferreira em suas palavras disse que esse era o início de uma nova vida para essas famílias que as mesmas saibam aproveitar esse benefício.
Prefeito Ademar Ferreira entregando a chave a Sra. Jaisa Arruda ao lado de Alcivan Viana.
 Parte do público presente...
População marcou presença na solenidade...
Dona Jaisa Arruda realizando o sonho da casa própria.

* Educação a Distância oferece 2.085 vagas para cursos de licenciaturas.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza em junho o Processo Seletivo para os cursos de graduação da Educação Superior a Distância para o segundo semestre deste ano. Serão oferecidas 2.085 vagas nos cursos de licenciatura, distribuídas em diversos polos do Rio Grande do Norte.
 
As inscrições serão feitas a partir de 12 de maio, prosseguindo até as 23h59 do dia 24, exclusivamente pela internet, através do portal da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), no endereço www.comperve.ufrn.br, onde estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.
 
Aberto aos candidatos portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, o Processo Seletivo será realizado nos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luis Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Nova Cruz e Parnamirim.
 
As vagas estarão distribuídas entre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, Pedagogia, Química, Matemática e Física.
 
As provas serão realizadas dia 3 de junho em locais a serem definidos pela COMPERVE. A divulgação ocorrerá a partir do dia 30 de maio.
 
A Resolução que dispõe sobre esse processo seletivo foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 27, e será disponibilizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a COMPERVE a partir desta sexta-feira, 27.
 
Confira o calendário de atividades no quadro abaixo:
Atividade Data ou Período
Divulgação do edital: Dia 27 de abril de 2012.
Período para inscrição: A partir das 8h00min do dia 12 de maio de 2012 até às 23h59min do dia 24 de maio de 2012, observando o horário oficial local.
Período para envio ou entrega do Requerimento de Atendimento Especial: De 14 a 25 de maio de 2012. Consultar item 11 do Edital.
Período para efetuar o pagamento do boleto bancário: De 12 a 25 de maio de 2012.
Validação das inscrições: Dia 30 de maio de 2012.
Divulgação dos locais de prova: Dia 30 de maio de 2012.
Aplicação das provas: Dia 3 de junho de 2012.
Mais informações:

* Comunicado importante...

* RN tem 60 homicídios em 15 dias.

O Rio Grande do Norte mergulhou em um mar de sangue nos últimos 15 dias do mês de abril. Na segunda quinzena do mês passado, o Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) registrou 60 assassinatos. O número forma uma média assustadora de violência no Estado: são quase 4 homicídios por dia; 30 por semana. Os casos recentes chamam atenção pelas características de execução em que foram realizados. Crueldade se tornou a marca da ação de bandidos que ignoram a força das polícias e fazem do assassinato, profissão. Para a população, a sensação é de que o Estado permanece armado com balas de festim para um "combate fictício" contras os criminosos.

Os dados foram levantados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE junto ao Itep, através de informações repassadas pelo website da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN. Os números mostram que 80 assassinatos foram registrados durante o mês de abril. Destes, 60 ocorreram na segunda quinzena do mês. Nas duas últimas semanas de abril, a polícia registrou dois casos de triplo homicídio e outros assassinatos que chamaram a atenção da sociedade. A quantidade em 2012 se aproxima dos 260 casos.

* Camisinhas femininas deverão ser distribuídas pelo SUS a partir deste mês.

A partir da segunda quinzena de maio, o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá começar a distribuir preservativos femininos. O primeiro lote das camisinhas importadas está agendado para chegar na próxima sexta-feira (4). O governo federal gastou R$ 27, 3 milhões para a compra das unidades – cada uma custou R$ 1,36.

Ao longo do ano, devem ser distribuídos 20 milhões de preservativos, divididos em cinco lotes, informou o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissível, Aids e Hepatites Virais, vinculado ao Ministério da Saúde. Todas as camisinhas femininas são feitos de borracha nitrílica – material antialérgico, macio e mais fino do que o látex usado na versão masculina.

* Aí mata: Vereadora toma posse com apenas um voto.

Depois de o mandato da vereadora Raimunda Costa dos Santos ser cassado por infidelidade partidária quando saiu do PSDB para o PSB, na cidade de Coivaras, localizada a 68 km de Teresina, capital do Piauí, a vereadora Constância Melo Carvalho (PMDB), 80 anos, que teve apenas um voto, foi empossada em seu lugar, de acordo com informações do coluna de Cláudio Humberto.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Coivaras, Carlos Alberto Lustosa Araújo (PSDB), Constância foi vereadora por três vezes. Ela chegou a registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas desistiu de fazer campanha após a morte do filho, que era seu coordenador no pleito. O único voto que recebeu foi dela mesma. O município de Coivaras tem nove vereadores e a posse, no último dia 23 de abril, chamou atenção no município.
 Constância Melo Carvalho.