quinta-feira, 3 de maio de 2012

* Professores e servidores da Uern suspendem atividades.

Os Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deflagraram greve na manhã desta quinta-feira (03). A decisão foi tomada durante uma assembleia geral ocorrida na sede da Aduern (Associação dos Docentes da Uern).

Os professores da instituição rejeitaram a proposta da governadora Rosalba Ciarlini, que foi apresentada ontem (02), em Natal, à direção da Aduern.  “A governadora disse que sempre teve consciência da importância da universidade e relatou as dificuldades financeiras enfrentadas por sua gestão. Ela afirmou que iria cumprir o acordo, mas que não havia condições, para pagar a primeira parcela de 10,65% que está prevista em acordo firmado em setembro do ano passado. Ela alegou que o governo ainda não saiu do limite prudencial”, disse Flaubert Torquato, presidente da Aduern.


* A falta de segurança em Caraúbas e os seus verdadeiros culpados...

Numa em que se exerce democracia plena, a segurança pública garante a proteção dos direitos individuais e assegura o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança não se contrapõe à liberdade e é condição para o seu exercício, fazendo parte de uma das inúmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de dos cidadãos.


Quanto mais improvável a disfunção da ordem jurídica maior o sentimento de segurança entre os cidadãos.

As forças de segurança buscam aprimorar-se a cada dia e atingir níveis que alcancem a expectativa da sociedade como um todo, imbuídos pelo respeito e à dos direitos fundamentais do cidadão e, sob esta óptica, compete ao garantir a segurança de pessoas e bens na totalidade do território brasileiro, a defesa dos interesses nacionais, o respeito pelas leis e a manutenção da paz e ordem pública. 

Após essa definição encontrada em qualquer site da net, vamos tentar encontrar os verdadeiros culpados, por essa onda de violência que se instalou no município de Caraúbas. 

Assaltos, roubos, mortes, trafico de drogas, usuários de drogas, traficantes, viciados, falta de oportunidade, vagabundagem, incompetência administrativa, falta de policiais nas ruas, impunidade, enfim todas essas e muitas outras mazelas estão interligadas entre si, e é nesse contexto que se instala a violência presente em Caraúbas.

Segurança pública é uma responsabilidade do governo estadual, entretanto existe ações que necessitam das ações interligadas com os poderes executivos municipais e federal, além dos poderes judiciário e legislativo. 

Apesar de não ser de uma forma intencional, acredito, hoje a maior aliada da bandidagem solta em nosso município é a governadora do estado de Rio Grande do Norte, a pediatra Rosalba Ciarlini, só ela pode por exemplo aumentar o contingente policial do nosso município, só ela pode enviar mais viaturas para o nosso município, só ela pode intensificar os trabalhos investigativos da polícia civil, dando uma maior estrutura, assim é o governo omisso e conivente da Dra. Rosalba, um dos principais motivos, para o total abandono que vive não só Caraúbas e sim todo o Rio Grande do Norte, em Mossoró já foram assassinados mais de 50 pessoas, em Umarizal já mataram mais de 12, assaltos, roubos é só o que se escuta por todos os recôncavos do RN, a insegurança em Caraúbas não é culpa da falta de iluminação pública, não por causada pela chegada da UFERSA, não é por aqui não existir saúde ou educação, não é porque aqui não temos água ou por falta de um conselho de meio ambiente, o que acontece em Caraúbas é no RN é a prova de um governo primitivo e negligente que se instalou em nosso estado.

Não quero aqui, eximir a municipalidade local, das suas responsabilidades, pelo contrário, Ademar, Ferreira, a cúpula situacionista também tem responsabilidade, primeiro por terem acreditado na então candidata Rosalba e depois por não terem já rompido politicamente com esse governo retrogrado e parasitário, que é o governo de Carlos Augusto Rosado, o verdadeiro governador do RN. Caraúbas é testemunha das inúmeras reuniões e reinvidicações feitas pelo governismo local junto ao governo do estado, ações essas que não deram em nada, ao menos de forma concreta e definitiva.

Usar a insegurança em Caraúbas, como tranpulim eleitoral é no mínimo lamentável para não dizer nojento, precisamos unir forças para tentarmos retirar Caraúbas desse abismo que se encontra a nossa segurança, é impontante inclusive o apoio da queles que são funcionários, indiretos da mesma, da governadora, esses que possam de independentes e revolucionários, sem mordaças, usem as suas influências, façam algo, não atirem pedras apenas no telhado "A", não sejam como o blogueiro parcial, Balela, pura balela,  no fundo vocês estão defendendo única e exclusivamente, os seus próprios interesses. Todos os grupos políticos caraubenses tem ligações, com os mandatários dos poderes estadual e federal, e está na hora da união de forças .


Esperamos que algo seja feito, pois a população caraubense está a Mercer do ninguém, do acaso, e isso é inadmissível. É CHEGADA A HORA DE LUTARMOS todos contra a falta de segurança da nossa cidade, a população agradece, vamos esquecer um pouco os votos e pensarmos um pouco mais no cidadão, no ser humano.

rosalba-2010-de-brito-charge
Pra fazer acontecer...

* Insegurança assusta população caraubense...

A população caraubense está assustada e apavorada, o motivo é a total falta de segurança que vem assolando a nossa população. Tempo atrás o nosso município era rotulado pela violência existente, sobretudo nas intrigas envolvendo famílias do nosso município, a situação mudou e esse tipo de violência praticamente desapareceu.

Hoje a situação é outra, e em termos gerais até bem pior que nos tempos de outrora, pois o conflito hoje é do cidadão de bem versus a criminalidade, essa sem a mínima consciência e disposta a qualquer coisa para chegar ao seu objetivo final, subtrair o que o cidadão de bem conseguiu com tanto esforço.

Os últimos meses, já aconteceu de tudo, assalto a mão armada, roubo a casa lotérica, lojas, cidadãos sendo torturados, roubo de motos, carros, padarias, CAERN e até o Hospital Regional já foi vítima dessa onda de insegurança que tomou conta do município de Caraúbas.

As ações violentas foram intensificadas nos últimos dois dias, onde em menos de 24 horas, dois estabelecimentos comerciais foram vítimas de assaltos, levaram celulares, dinheiro, perfumes entre outros bens, sem falar nas humilhações que as vítimas sofreram.

Assim é nesse clima de abandono que se encontra o município de Caraúbas.
Não pense que a postagem acabou, vamos encontra os culpados...

* Vaquejada é no Saia Rodada Park Show...


* Quarenta mortos em seis dias no hospital Walfredo Gurgel.

Cerca de 40 pacientes morreram entre a última sexta-feira e ontem no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG), maior hospital público do Rio Grande do Norte, por complicações em seus quadros clínicos decorrentes da falta de medicamentos e condições de trabalho para os servidores prestarem o devido socorro. As informações são do diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (SindSaúde), Marcelo de Melo. A direção do hospital, no entanto, confirmou o óbito de 16 pacientes no período. A situação problemática do Walfredo ganhou repercussão na mídia nacional na última terça-feira. Um dia antes, o Ministério Público Estadual (MPE) havia realizado uma inspeção na unidade, constatando uma série de irregularidades que devem ser formalizadas em relatório. A crise na saúde pública potiguar também passa pela paralisação dos médicos e demais servidores da área.

O Walfredo Gurgel se encontra sem diretoria geral a cerca de quinze dias - nesse período as diretorias administrativa, financeira e de enfermagem estão respondendo pelo hospital. A reportagem do Diário de Natal esteve no hospital na manhã de ontem e constatou que, mesmo com a pouca movimentação, pacientes faziam filas em macas espalhadas pelos corredores do HWG aguardando atendimentos e transferências. Como é o caso do paciente Antônio Pereira de Melo, diabético e que aguarda há 20 dias em uma maca por uma vaga no Hospital Ruy Pereira (antigo Itorn). Ele reclama da demora no atendimento, das filas e péssimas condições dos banheiros. O paciente diz que até a troca de um curativo é difícil com a greve dos servidores da saúde, que dizem não ter tempo para o atendimento básico nem para a troca do soro, restando aos pacientes esperar. "A gente vem tratar de uma patologia e corre o risco de pegar outra aqui", relata ele.

* Sejuc sem comando e com problemas acumulados.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejuc) completou 45 dias sem um responsável pela pasta. Desde que o advogado Fábio Hollanda deixou o cargo, no dia 17 de março passado, o Governo não designou um novo nome para administrar a Sejuc. O secretário de segurança, Aldair da Rocha, foi nomeado para responder pela pasta interinamente. A ausência de um secretário efetivo tem causado consequências negativas e tem refletido no Poder Judiciário, em unidades prisionais e em discussões com as categoria dos agentes penitenciários, que cogita greve. 
Ontem, agentes fizeram nova paralisação e podem optar por greve 
Ontem, agentes fizeram nova paralisação e podem optar por greve.

* Prazo de apresentação dos professores “fantasmas” termina hoje.

Termina hoje o último prazo para os “professores fantasmas” se apresentarem na Secretaria de Educação do Estado (Seec) apresentando a documentação que constará do processo administrativo que será analisado pela assessoria jurídica de Seec e Procuradoria Geral do Estado (PGE), conforme estabelecido na Portaria 087/2012. Até ontem, cerca de 200 professores retardatários dos 670 que ainda não haviam se apresentado na segunda chamada, compareceram à Seec, ainda restando mais de 400 que ainda não deram o “ar da graça”.

* Mudança da secretaria de saúde estadual.


header_governo_informa.jpg

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

                                                              

Natal (RN), 2 de maio de 2012.
O secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Domício Arruda, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (02). A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, aceitou o pedido. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (03). A secretária-adjunta da Sesap, Dorinha Burlamaqui, responderá pela Secretaria até a nomeação do novo titular.

* Campanha contra gripe tem início em Caraúbas...

Já se deu início no município de Caraúbas a Campanha de Vacina contra a Gripe. As equipes de saúde já estão capacitadas e informadas quanto às normas técnicas da campanha. 

O período de vacinação será entre os dias 05 e 25 de maio, tendo como público alvo as gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. Se você faz parte de um desses grupos, procure um posto de vacinação. 

* MP quer a correta aplicação do ECA no ambiente escolar.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Cruzeta expediu Recomendação aos profissionais da área da educação, professores, diretores e responsáveis por estabelecimentos de ensino, pertencentes à Rede Pública Estadual do Rio Grande do Norte e à Rede Pública Municipal de Cruzeta e São José do Seridó, para que executem as instruções contidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) nas situações de ato infracional e de conflito que ocorram nas dependências dos estabelecimentos de ensino.

Conforme a Recomendação o ato infracional (conduta descrita na lei como crime ou contravenção penal), praticado por adolescente entre 12 e 18 anos de idade, no interior da escola, deve ser analisado pela direção com base na sua gravidade, a fim de que seja realizado o encaminhamento correto.

Os casos de maior gravidade devem ser levados ao conhecimento da Autoridade Policial, para a elaboração do Boletim de Ocorrência e a requisição dos laudos necessários à comprovação do fato, requisito imprescindível no caso de instauração de processo contra o adolescente, visando a aplicação de medida socioeducativa.

O Promotor de Justiça da Comarca determinou o encaminhamento da Recomendação  à Secretaria Estadual de Educação e Secretarias Municipais de Educação de Cruzeta e São José do Seridó para que esta seja reproduzida e enviada a todas as escolas e creches integrantes da Rede Pública Estadual e Municipal dos referidos Municípios.
Fonte: MPRN

* Domingo: Rk-5 é a atração do Balneário Olho D'água do Milho.

No próximo domingo (06), a maior área de lazer do interior do Rio Grande do Norte, Balneário Olho D'água do Milho/Caraúbas irá realizar mais uma grande festa para os seus sócios e visitantes.

Na oportunidade irá se apresentar o cantor Leonardo Sales e a Banda Rk-5.

Muita MPB e música romântica no domingo para você a sua família e os seus amigos.

Assim  domingo é todo mundo no Balneário Olho D'água do Milho...

E Leonardo Sales...

* Investimento assegurados para a UFERSA/Caraúbas.

R$ 184 mil – Rede de Lógica
R$ 1,046 milhão – Rede Eletrônica
R$ 4,2 milhões – Pavimentação da área do Campus
R$ 378 mil - Drenagem.
R$ 5,8 milhões – Total

Este valor de R$ 5,8 milhões tem origem num repasse de R$ 8,3 milhões feitos pelo Ministério da Educação para o Campus da UFERSA/Caraúbas. Os R$ 2,5 milhões restantes serão destinados para construir mais um bloco de salas de aula, compra de equipamentos de informática, refrigeração, biblioteca, mobília e equipamentos de laboratório, segundo informou o reitor Josivan Barbosa.

* Reitor empossa nova diretoria do Campus da UFERSA Caraúbas.

Na tarde desta quarta-feira, dia 2, foi realizado Auditório Ronaldo Valência, na sede da Ong ATOS a solenidade de posse das novas diretoras do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), de Caraúbas/RN. Na ocasião, o reitor Josivan Barbosa anunciou as obras de conclusão do Campus.

O Campus da UFERSA em Caraúbas é uma conquista da gestão do prefeito Ademar Ferreira para a região Oeste. Representa um investimento federal superior a R$ 40 milhões somente na infra-estrutura que está sendo erguida num terreno de 31 hectares às margens da RN 223, para o município de Apodi.

Ademar Ferreira tem dito que, quando concluída e funcionando com todo seu potencial, o Campus vai injetar milhões (recursos federais) mensalmente na economia do município. Dentro deste contexto, a UFERSA significa um marco histórico no crescimento econômico e social do município.

A primeira etapa de construção do Campus, segundo o ex-diretor, o professor Doutor Roberto Vieira Pordeus, deve ser concluído até o final do ano. Já tem 450 alunos. A conclusão da segunda etapa será tocada pela professora Doutora Édna Linhares, tendo como vice Rejane Dantas, que foram empossadas nesta quarta.

“Retornamos a nossa terra com mais investimentos, novos desafios com garantias claras que vamos vencer”, diz o reitor Josivan Barbosa, destacando a importância da atuação do articulador político Ferreira Junior e do empresário Ademus Ferreira na conquista do empreendimento para o município.
Reitor Josivan Barbosa.
Enquanto a estrutura física do Campus está sendo erguida, as aulas estão sendo ministradas em duas escolas da Rede Estadual de Ensino. As professoras Édna Linhares e Rejane Dantas foram eleitas com o voto dos alunos, funcionários e professores da instituição, assim como acontece na eleição para reitor.

"Me sinto muito gratificada, não somente pelo simples fato de estar assumindo a direção da UFERSA/Caraúbas, mas pela confiança que todos depositaram em mim, espero corresponder a essa confiança e continuar o trabalho do professor Roberto Vieira Pordeus", ressaltou a doutora Édna Linhares em seus discurso de posse.

A solenidade foi prestigiada pela sociedade caraubense, representada por várias entidades presentes ou por através de representantes. O prefeito Ademar Ferreira, está participando de reuniões administrativas em Natal, foi representado pelo vice-prefeito Alcivan Viana.

* Governo quer definir teto para salários dos servidores.

Servidores da ativa, pensionistas e aposentados do Poder Executivo  cujos salários estão acima do teto previsto pela Constituição Federal - o subsídio de um desembargador, que é de R$ 24.117,64 - devem ser atingidos por um projeto em curso no Governo que fixa o valor máximo de remuneração de um funcionário público estadual. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) espera com a medida economizar aproximadamente R$ 2,1 milhões mensais. 

A proposta ainda está sob análise de técnicos e da área jurídica  do Estado, mas já se sabe que a ordem no Governo é tocar o projeto para que possa ser apreciado pela Assembleia Legislativa e implementado o mais breve possível.  A gestão do DEM está desgastada também com os servidores e a intenção é diminuir as despesas com pessoal e tentar elevar a arrecadação a ponto de dar condições à implantação dos planos de cargos e salários aprovados desde 2010.