terça-feira, 15 de maio de 2012

* Secopa RN garante a entrega da Arena das Dunas para Copa 2014..

O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, explicou nesta terça-feira (15) à imprensa que a entrega do estádio Arena das Dunas está dentro do cronograma aprovado pela FIFA. O Governo do Rio Grande do Norte recebeu com estranheza a matéria publicada na edição desta terça-feira (15) do jornal “Folha de São Paulo” sobre suposto relatório da FIFA segundo o qual o estádio Arena das Dunas estaria sob risco de não ficar pronto a tempo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

De acordo com Torres, a matéria divulgada hoje utiliza informações desatualizadas e mal interpretadas, que ignoram o balanço da evolução da obra do dia 30 de abril, segundo o qual a Arena das Dunas já está 23,03% concluída.

“O próprio COL (Comitê Organizador Local) foi tão surpreendido por esta notícia quanto nós. A reportagem apresenta números defasados para colocar Natal em posição de risco, ignorando o andamento atual das obras, que seguem em ritmo acelerado dentro do cronograma aprovado pela FIFA e segundo o qual a Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013”, disse o titular da Secopa RN, Demétrio Torres.

* Mantega nega possibilidade de ajuste nos preço dos combustíveis.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou hoje (15) a possibilidade de reajuste no preço da gasolina. Ele foi questionado por jornalistas sobre o tema ao chegar ao Ministério da Fazenda. “Não vai ter nenhum aumento”, enfatizou.

Existe especulação atualmente no mercado sobre o tema por conta do valor pago pelo preço do combustível importado e da valorização do dólar, que vem acentuando a defasagem sobre os preços praticados no mercado nacional. Ontem (14), a cotação do dólar ultrapassou os R$ 2,00, mas recuou no final do pregão para R$ 1,99.

* Dilma Rousseff é vaiada em marcha dos prefeitos.

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada nesta terça-feira, 15, ao afirmar aos prefeitos participantes da 15ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que deveriam lutar pela distribuição de royalties do petróleo "de hoje para frente", e não pelo que já foi decidido sobre o assunto.

Dilma se irritou com cobranças dos prefeitos e encerrou o discurso de forma abrupta Durante o pronunciamento, Dilma prometeu retroescavadeiras a municípios, defendeu uma "parceria respeitosa e produtiva com Estados e municípios" e comentou o cenário de crise econômica internacional.

Perto do fim, porém, os prefeitos começaram a cobrar uma declaração de Dilma sobre royalties. "Royalties! Royalties!", gritavam, cobrando da presidente esclarecimentos sobre os pedidos para a divisão dos royalties entre os municípios.

Apartir de então, a presidente começou a demonstrar irritação. "Vocês não vão gostar do que eu vou dizer", respondeu Dilma. "Petróleo vocês não vão gostar. Então eu vou falar uma coisa, não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para a frente", disse ela, encerrando o discurso abruptamente, enquanto os prefeitos se dividiam entre aplausos e vaias.

* Jornal de Pernambuco diz que estado vetou carne de RN e PB.

De acordo com o jornal Folha de Pernambuco, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária daquele estado publicou, na última semana, portarias que proíbem a entrada em seu território de bovinos, caprinos e seus produtos advindos da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A publicação informa que os dois estados são os únicos da região que ainda não conseguiram elevar seu status sanitário e, portanto, não podem comercializar produtos bovinos ou caprinos com nenhum outro do Nordeste. Para fiscalizar a entra­da de animais, serão estabelecidas onze barreiras sanitárias fixas nas fronteiras do Es­ta­do e mais 18 móveis. A gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, afirma que, se os animais irregulares forem pegos na fronteira, serão devolvidos à ori­gem; enquanto os apreendidos dentro do território pernambucano terão de ser sacrificados.

* Pesquisa mostra que 77% da população que ganha até dois salários mínimos não confiam na polícia.

A pesquisa Índice de Confiança na Justiça, divulgada hoje (15), mostra que 77% da população com renda até dois salários mínimos não confiam na polícia. Quando a remuneração é maior que dez salários mínimos, a rejeição cai para 59%. O levantamento, feito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), ouviu 1.550 pessoas em seis estados (Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco) e no Distrito Federal, no primeiro trimestre deste ano.

“A explicação mais razoável para esse tipo de resultado é o fato de que a população de renda mais baixa reside em áreas de maior risco. Ela está mais vulnerável à violência urbana e, portanto, a polícia deixa de ser um parceiro no combate à violência. Ela não vê essa ação coordenada, efetiva da polícia nessas regiões”, disse a coordenadora da pesquisa, a professora da Escola de Direito da FGV, Luciana Gross Cunha.

* Para discutir reforma do secretariado, Conselho Político de Rosalba volta a se reunir hoje.

O Conselho Político do Governo Rosalba Ciarlini voltará a se reunir hoje, em Brasília. Pauta: a reforma administrativa do Executivo. O Governo está com mais de dez cargos vagos, entre secretários de Justiça e Cidadania, Saúde, Turismo, diretor geral do DETRAN, Idiarn.

A governadora Rosalba Ciarlini e o marido Carlos Augusto Rosado estarão na capital federal para a reunião com os demais integrantes do Conselho: o ministro da Previdência Garibaldi Filho, senador José Agripino Maia e os deputados federais João Maia e Henrique Eduardo Alves.

Já é dado como certo que Carlos Augusto irá mesmo para o Gabinete Civil, já que a exoneração do secretário José Anselmo Carvalho é dada como certa.

* Assis Batista continua adquirindo novos apoios...

O vereador Assis Batista (PMDB), continua fortalecendo o seu projeto de renovação de mandato, contando com a participação ativa do seu filho, o empresário Alberto Mattos, Assis está adquirindo cada vez mais apoios para o seu projeto.

Além de está aumentando o seu arco de aliança na zona urbana, Assis está adentrando nas comunidades rurais. Um exemplo disso é na região de Mariana, onde o mesmo já fechou parcerias com várias lideranças locais.
Assis Batista continua adquirindo novos apoiadores.

* Tome um pouco...

Chegando próximo das definições finais, alguns políticos ou aspirantes, estão com os nervos a flor da pele, e sentido que o barco está furado passam a atacar qualquer coisa, ou alguém que possa a atrapalhar os seus planos.

Essa prática não leva ninguém a lugar algum.

A meses estamos informando de todas as possíveis situações que podem acontecer na política local, não com menosprezo ou algo dessa natureza. O problema é que muitos acreditam em fatos que não irão acontecer, mesmos sem ser da sua vontade.

Calma, tranquilidade, ainda terá muitas surpresas, para alguns, pois o que está acontecendo e que irá acontecer está mais claro do que tudo.

* Petistas acreditam que candidatura de Velúzia levaria naturalmente os votos do PR local.

Para a maioria dos companheiros e companheiras do PT local, a possível candidatura da médica Velúzia Gurgel (PT), levaria naturalmente os votos do PR local, sem ter propriamente uma figura republicana na chapa.

Essa argumentação é usada para justificar a chapa PT/PT, defendida pelo PT local.

Para a maioria dos petistas, Velúzia sendo candidata  a candidatura republicana perderia fôlego.

* Charge do dia...

Tem gente em Caraúbas assim...

* Vereador Neguinho de Grosso dará o ponta pé oficial da sua campanha dia 01/07.

Um dia após a convenção, do PMDB, dia 01 de julho, essa será a data escolhida pelo vereador Neguinho de Grosso para a largada oficial da sua sexta campanha eleitoral. O evento deve ser realizado na região de Mariana/Caraúbas.

Neguinho que já conquistou cinco mandatos de vereador está indo para a sua sexta campanha consecutiva, e neste sentido vem intensificando as conversas com seus antigos e novos apoiadores.

A expectativa da equipe que acompanha o parlamentar e que em 2012 o Edil irá intensificar seus contatos também na zona urbana do município de Caraúbas.
Parlamentar buscará o sexto mandato.

* Blog acerta mais uma: Pipi está praticamente fechado com Neguinho de Grosso.

Comprovando mais uma vez a veracidade e a credibilidade do nosso blog, onde até agora acertamos praticamente 100 % das nossas postagens. está praticamente certo o apoio do suplente de vereador Silas Sales (PIPI-DEM), a candidatura do seu cunhado o vereador Neguinho de Grosso (PMDB).

Na noite de ontem (14), o suplente jantou na casa do vereador e ficou praticamente tudo certo para o anúncio oficial que deve acontecer em um evento promovido por ambas as partes em data a ser confirmada.

Esse postador não anda dando barrigada não.
 Além de apoiar Neguinho, Pipi também apoiará o candidato situacionista.

* Presidente do PT local confirma conversa com JP.

O presidente do PT local, Tanildo Fernandes, confirmou que a executiva municipal irá conversar nos próximos dias com o pré candidato situacionista Junior Praxedes (JP-PMDB).

Apesar de confirma a conversa o presidente deixou claro que o partido continua na oposição e com a pré candidatura de Ivanildo Fernandes a municipalidade local.

Tanildo disse que o partido tem uma boa relação com JP e que inclusive, o mesmo foi um dos apoiadores da campanha de Ivanildo em 2008, "A nossa relação com JP é muito boa e iremos sim conversar com ele", comentou Tanildo Fernandes.

O encontro deve acontecer em Mossoró, e teve ser nos próximos dias.
Petistas irão conversar com Junior Praxedes.

* PT de mossoró poderá ficar sem recursos para bancar campanha, caso insista em ir contra a executiva nacional.

O PT mossoroense,que insiste em dar continuidade ao projeto da pré-candidatura a prefeito do professor Josivan Barbosa, também precisa se empenhar em levantar recursos para enfrentar o pleito deste ano, que não segue à risca o direcionamento da executiva nacional.

O problema é que caso o diretório municipal insista em manter a pré-candidatura própria, poderá ficar sem recursos vindo do diretório nacional.

Segundo uma costura nacional o PT irá compor chapa com o PSB em vários municípios, que no caso de Mossoró deveria fazer uma aliança em torno da pré-candidatura de Larissa Rosado, mas o diretório municipal está inredutível e aposta em Josivan.

* PF prende no RN quadrilha suspeita de praticar golpe contra a Previdência Social.

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira, no interior de uma agência bancaria, no centro de Parnamirim, região metropolitana de Natal, um padeiro, mato-grossense, 27 anos e três cearenses: uma aposentada, 40 anos; um pedreiro, 49 anos e uma costureira, 53 anos, todos residentes em Fortaleza/CE. Eles são acusados de estelionato, formação de quadrilha e uso de documento falso.

Há cerca de 20 dias, os policiais vinham investigando a denúncia de que um grupo de quatro pessoas, munido de documentos falsos, havia procurado aquele banco visando obter quantias diversas através de empréstimos consignados em benefício previdenciário.

Por volta das 15h de hoje, uma das mulheres suspeitas procurou a agência para receber cerca de R$ 5 mil reais, apresentando para tal, cartão de benefício, comprovante de residência e carteira de motorista, todos “montados” e em nome do seu suposto marido. Os policiais federais, avisados da possível presença dos falsários para sacar o dinheiro, já aguardavam no interior da agência e, diante da apresentação dos documentos preparavam-se para fazer a abordagem quando a mulher apressadamente tentou fugir, mas foi alcançada, já em via pública, no momento em que adentrava em um veículo que a esperava com mais três comparsas no seu interior.

* CNJ divulga nota e afirma que desembargadores Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz serão julgados dia 21 de maio.

O Conselho Nacional de Justiça divulgou uma nota oficial hoje reiterando que todas as denúncias envolvendo o Setor de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte são alvos de processo no Conselho. O CNJ confirmou que o julgamento do processo administrativo dos desembargadores Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz ocorrerá no dia 21 de maio.

Veja a nota na íntegra do CNJ:

Com referência às graves denúncias veiculadas pelo programa dominical “Fantástico”, o Poder Judiciário brasileiro, pelo seu Conselho Nacional de Justiça, informa que os fatos narrados pela reportagem já vêm sendo objeto de apuração pela Corregedoria do CNJ a partir de informações prestadas por magistrado do próprio estado do Rio Grande do Norte.

Conforme aprovado na última Sessão do Plenário do CNJ e seguindo prioridade que decorre da própria Constituição Federal (§ 4º do Art. 37), o Conselho confere primazia ao julgamento de processos que impliquem o mais eficaz combate à apropriação indevida de dinheiros, bens e valores públicos. Donde a previsão de julgamento, já no próximo dia 21 de maio, de Reclamação Disciplinar sobre os fatos noticiados no referido programa “Fantástico”

* Confederação aponta que cerca de 1.400 prefeitos devem deixar dívidas para os seus sucessores.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkosky, afirmou nesta segunda-feira (14) que pelo menos 1.400 prefeitos devem deixar dívidas para os sucessores referentes a obras contratadas em seus municípios.

A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe que os prefeitos terminem o mandato com restos a pagar que excedam a receita dos municípios. As eleições municipais serão em outubro deste ano.

“Mais de 1.400 municípios têm restos a pagar e os prefeitos disseram que não têm condições de pagar. Além disso, 350 municípios disseram que estão com a folha de pessoal atrasada”, afirmou Ziulkosky.