terça-feira, 29 de maio de 2012

* Secretaria de Saúde promove capacitação de seus servidores.

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Caraúbas, vem desenvolvendo mensalmente capacitações para seus funcionários, estas ações são garantidas pelo Programa de Educação Permanente em Saúde, que tem como coordenador o Enfermeiro Rafael Eduardo.

Este programa foi implantado no mês de fevereiro deste ano e desde lá vem abordando diversos temas como, biossegurança, atualização em Feridas e Curativos, atualização no tratamento de Tuberculose e Hanseníase, entre outros temas que fazem parte do dia a dia das equipes de saúde.

“É de grande importância este programa, visto que a área da saúde passa sempre por mudanças e é necessário que os profissionais possam estar preparados para prestar uma assistência de qualidade para a população”, diz a secretária Juliana Carlos.

O público alvo inclui Enfermeiro, Médico, Dentista, Auxiliares e Técnico de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, ASG, Fisioterapeutas, recepcionista, ou seja, todo o corpo de funcionários que estão lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

* Assembleia aprova recursos para abastecer Caraúbas.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte aprovou ontem, o Governo do Estado contratar uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 6.174.688,89 para fazer obras de saneamento básico na cidade de Lagoa de Pedras e ampliar a rede de abastecimento da cidade de Caraúbas.

O município de Caraúbas tem cerca de 20 mil habitantes e é abastecida por um sistema implantado em 1978, que não consegue atender a 100% da população urbana. Vários bairros da cidade enfrentam sérias dificuldades por não ter água. Um conjunto novo construído pela Prefeitura com recursos federais, ainda não recebeu água. Para atender a demanda, o Estado vai construir duas cisternas, substituir e ampliar a rede.

O secretário de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, estuda a possibilidade de instalar uma adutora para injetar água da Barragem de Umari na Adutora Arnóbio Abreu e desta adutora instalar um ramal para ampliar a demanda de água em Caraúbas e abastecer dezenas de comunidades rurais neste trecho as margens da RN 223, que liga Campo Grande a Caraúbas.

* Foliatur: juiz nega pedido de bloqueio de bens e abre prazo para irmão da ex-governadora e empresários apresentarem defesa.

O juiz Cícero Macedo negou o pedido do Ministério Público para bloquear os bens do irmão da ex-governadora Wilma de Faria, Carlos Faria, dos empresários Paulo Gallindo, Alex Padang e Fabiano Motta e ainda de Carlos Farache Moura e Roberto Batista de Paula, que atuaram como servidores da Secretaria Estadual de Turismo. Os seis são réus no processo em que o Ministério Público denunciou um esquema de desvio de recursos na Secretaria Estadual de Turismo na gestão da ex-governadora Wilma de Faria.

Embora tenha negado a liminar para bloqueio dos bens, o juiz Cícero Macedo expediu intimação ao Ministério Público para que forneça à Justiça a relação dos bens dos réus, caso seja necessário o seqüestro para garantia do ressarcimento aos cofres públicos, em caso de condenação dos envolvidos. Já para os réus foi aberto o prazo para apresentação de defesa.

Paulo Gallindo, Alex Padang e os outros quatro são denunciados pelo Ministério Público no processo conhecido como Foliatur. Segundo o Ministério Público, para quitar uma dívida de campanha eleitoral de Wilma de Faria com o empresário Alex Padang, o Governo do Estado teria simulado o patrocínio a gravação do DVD ao vivo da banda Cavaleiros do Forró, para o qual foram liberados R$ 60 mil dos cofres públicos e pagos via convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, que tinha como presidente Paulo Gallindo.

* Oposição pedirá que PGR investigue Lula por suposta pressão sobre Mendes.

A oposição vai entrar nesta segunda-feira, 28, com uma representação na Procuradoria Geral da República para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suspeita de ameaçar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do processo do mensalão.

Líderes do PSDB, PPS, DEM e outros parlamentares vão subscrever o pedido para apurar a suspeita de que Lula cometeu os crimes de corrupção ativa, tráfico de influência e coação no curso do processo por conta do episódio em que o ex-presidente teria prometido blindagem ao ministro Gilmar Mendes na CPI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do mensalão.

O encontro, relatado pela revista Veja deste final de semana, ocorreu em abril no escritório do ex-ministro do STF e da Defesa Nelson Jobim.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse nesta sexta que é preciso investigar a conduta 'flagrantemente' ilícita de Lula. 'É muito grave (o fato). Eu não conheço na história do judiciário brasileiro uma atitude tão repugnante', disse Alvaro Dias.

Por enquanto, a estratégia da oposição é não levar este assunto para a CPI do Cachoeira para não contaminá-la. Os oposicionistas pretendem aprovar amanhã a quebra do sigilo da Delta Construções e tentar evitar a convocação exclusiva do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo.

* Pesquisa Consult, em Patu governadora Rosalba é desaprovada por mais de 70%.

Pesquisa Consult divulgada hoje aponta que a governadora Rosalba Ciarlini é desaprovada por 70,71% da população de Patu. Outros 18,57% aprovam a gestão da governadora do Estado.

10,71% dos entrevistados afirmaram “não saberem”.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 017/2012. Foram realizadas 420 entrevistas, no dia 13 de maio, com uma margem de erro de 4,3% para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 017/2012. Foram realizadas 420 entrevistas, no dia 13 de maio, com uma margem de erro de 4,3% para mais ou para menos.

* Pesquisa para prefeita de Patu, gestora Evilásia Gildênia lidera com 56,67%.

A Consult divulgou hoje pesquisa eleitoral para prefeita de Patu. A atua gestora, Evilásia Gildênia (PSB) lidera a intenção de votos com 56,67%. A segunda colocada é Magnólia Solano (DEM) com 27,62%.

3,10% dos entrevistados disseram não votar em “nenhuma” das candidatas e 12,62% não souberam responder.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 017/2012. Foram realizadas 420 entrevistas, no dia 13 de maio, com uma margem de erro de 4,3% para mais ou para menos.

* Associação da Uern e Governo não chegam a um acordo.

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN (Aduern) e o Governo do Estado não chegaram a um acordo durante a audiência de conciliação realizada na manhã desta terça-feira (29) e o movimento de greve da categoria continua. A proposta apresentada pelos representantes do Estado - para que os professores finalizem a paralisação sem uma previsão de quando o reajuste será pago - não foi aceita pela categoria.

De acordo com o consultor geral do Governo, José Marcelo Costa, o Estado não tem condições de fixar um prazo para o pagamento dos reajustes por estar neste momento impedida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ainda segundo ele, além dos professores da Uern, outras 14 categorias de servidores esperam pela implantação do plano de cargos. "O Estado tem realizado inúmeros esforços para tentar sair do limite prudencial, mas esse resultado não é a curto prazo. O que pedimos é que os professores retomem as aulas, que o Estado garante continuar as negociações para o pagamento do reajuste", assegurou o consultor geral.

Os professores da Uern entraram em greve no intuito de pressionar o Estado a pagar o reajuste de 10,65%, valor acordado no ano passado. De acordo com representante da Aduern, Flaubert Torquato, esse montante deveria ter sido pago em abril. "Nosso pleito é claro, nós queremos saber a data que o Governo do Estado vai pagar o acordo que foi feito com a categoria em 2011. A primeira parte do acordo deveria ter sido paga, mas não há nem previsão. Nós não podemos trocar um acordo já feito e assinado por nada, que é essa proposta feita hoje", disse Flaubert.

Apesar de não ter chegado a um acordo, a juíza convocada, Sulamita Pacheco, viu como positiva a audiência, pois foi possível conhecer a situação dos dois lados. "Tentamos chegar a um acordo, mas infelizmente não foi possível. Agora vamos ponderar e analisar os fatos para julgar o pedido de suspensão da greve feito pelo Governo do Estado. A previsão é que em 48 horas esse pedido seja julgado", disse a desembargadora em substituição.
Fonte: TJRN.

* Nome de Ivanildo Fernandes tem aceitação na ala situacionista.

O grupo situacionista está recebendo bem, as últimas notícias que envolve uma reaproximação política do Partido dos Trabalhadores (PT), e principalmente do vereador Ivanildo Fernandes (PT), com a base situacionista.

Apesar das conversas estarem embrionárias ainda, já existe uma boa recepção do grupo ferreira para o retorno do Edil Ivanildo Fernandes a sua base aliada.

É aguardar...
Em Política tudo pode acontecer, inclusive nada...

* Lembram dessa matéria dia 09 de maio...

Negativa da candidatura de Dra. Velúzia seria uma estratégia para uma possível composição PT/PR. 

Dizer que Dra. Velúzia não será candidata, pode não passar de uma estratégia, para uma possível união da hoje, dividida oposição, de acordo com algumas informações, a médica até está disposta a entrar na disputar da municipalidade local, entretanto existe algumas condições.

Primeira, que a oposição esteja toda reunida na defesa do seu nome.

Segunda, a mesma não aceitaria chapa puro sangue, estando descartada a chapa Velúzia/Ivanildo.

Terceira, o vice seria do PR e o nome preferido pela médica, séria do Edil Paulo Brasil (PR).

Assim o plano é continua negando a candidatura, até início de junho, quando em uma reunião séria expostas as condições, e a mesma iria dizer que só séria candidata se as condições acima citada fossem aceitas, caso contrário a mesma não séria candidata. Resumindo é uma espécie de renúncia de Jânio Quadro com dia do fico.

Essa estratégia, estaria acontecendo para unificar o palanque da oposição, entorno do nome Velúzia, e convencer o PT local, ou parte dele, que o melhor séria uma chapa PT/PR e não PT/PT, como defende a executiva municipal do partido.
Estratégia para neutralizar a chapa puro sangue. 
És que aconteceu o que agente prévia, chegando próximo da definição final para as homologações das chapas, o clima já não é tão amistoso assim, ao que parece no último final de semana o empresário Celcivan Lima, que diferente do que meia dúzia de babacas dizem, tem todo nosso respeito e admiração pela pessoa integra que é, se reuniu com o vereador Ivanildo Fernandes, ao que parece durante a reunião Celcivan teria tentado convencer Ivanildo à abrir mão da vaga de vice prefeito da chapa encabeçada pela médica, além de deixar o espaço livre na chapa da oposição, Ivanildo também teria ouvido que o melhor seria ele candidata a sua mulher ao legislativo, e passar a atuar como uma espécie de coordenador da campanha da médica.

O que chega ao nosso blog, é a informação que Ivanildo não teria gostado nada/nada dessas alternativas, propostas ao mesmo.

Coincidência ou não após essa conversa entre Celcivan e Ivanildo, o líder petista passou a admite a possibilidade de uma reaproximação com a situação, caso o candidato venha a ser o empresário Junior Praxedes (PMDB).

Querendo ou não, está nas mãos de Ivanildo, algumas definições importantes na política caraubense, caso o mesmo não abra mão da vaga de vice, dificilmente Velúzia será candidata em uma chapa puro sangue, caso Ivanildo feche apoio a candidatura de JP, deixará o PR isolado na oposição, assim Ivanildo está sendo agora o fiel da balança na política local.

* Réus do mensalão estão furiosos com Lula.

Os réus do mensalão ficaram perplexos e furiosos com o que consideram descuido de Lula em seus diálogos com Jobim e Gilmar. A informação é de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Os mensaleiros, segundo ela, acham que o ex-presidente Lula, na ânsia de ajudar, acabou conturbando o clima de vez.

A mágoa de Mendes contra Lula aumentou porque o ministro considera que nunca perseguiu o PT no STF, mas se sente alvo permanente da sigla. Ele votou, por exemplo, pela absolvição de Antonio Palocci no caso da quebra de sigilo do caseiro, de Aloizio Mercadante no caso dos aloprados e de Luiz Gushiken no mensalão.

Na sua coluna, Vera Magalhães, também na Folha de S.Paulo reforça: ”Entre os réus do mensalão a reação foi de desânimo. Ainda que tenham dúvidas sobre o conteúdo da conversa, eles acreditam que, ao procurar um ministro, o ex-presidente pode levar o Supremo a optar por conduta corporativa no caso.”

* Expectativa na situação local...

O clima é de muita expectativa no bloco situacionista caraubense devido a cassação do prefeito Ademar Ferreira (PMDB), na última semana. 

O governismo corre contra o tempo para conseguir que o prefeito possa permanecer no cargo, até o término do seu processo, caso os advogados não consigam reverter ou segurar a decisão do TRE/RN, o vereador-presidente, Vinícius Amorim dará posse ao vice prefeito Alcivan Viana (PMDB).

Conversando a pouco com o presidente Vinícius Amorim o mesmo informou que já teve um contato com Alcivan Viana e que hoje (29), irá se reunir com ele pessoalmente e também com o secretário de governo, para definir a data da posse, que será provavelmente na próxima quinta feira (31).

Uma liminar pró Ademar em Brasília é aguardada para hoje ou amanhã, apesar do clima de confiança, para muitos não é fácil a situação do gestor caraubense, visto que até então as decisões dos TREs estão sendo confirmadas em Brasília.
O tempo está jogando contra.

* TCE adia divulgação da lista que pode conter mais de mil fichas-sujas.

A expectativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) era informar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a lista dos gestores e ex-gestores que tiveram contas rejeitadas pelo tribunal até o dia 3 de junho. No entanto, a demanda foi maior do que os conselheiros esperavam.

De acordo com uma fonte do Tribunal, já são mais de 1000 políticos com prestação de contas rejeitadas. Eles deverão ficar inelegíveis, se prevalecer o entendimento da Lei da Ficha Limpa. O listão deverá ser divulgado até o dia 15 de junho. Enquanto isso, os partidos aguardam com ansiedade.