terça-feira, 5 de junho de 2012

* Candidato da oposição caraubense ainda é uma grande incógnita...

Enquanto o bloco da situação já definiu seu candidato, e vai de Ademar Ferreira (PMDB) para o pleito. O bloco da oposição ainda está sem um nome definido para o pleito.

Apesar de nomes como, Paulo Brasil (PR), Ivanildo Fernandes (PT), Velúzia Gurgel (PT), Onaldo Gurgel (PP) entre outros, estarem pré lançados, o bloco da oposição continua totalmente desarticulado, neste sentido, para o pleito de outubro.

Caso não se chegue a um denominador comum, e passe a existir candidatura única na base oposicionista, o bloco situacionista agradece, e largará com ampla vantagem de vencer o pleito.
Quem será o candidato da oposição?

* Vereador Novinho Praxedes aguarda com naturalidade a escolha do vice de Ademar Ferreira.

Após a escolha do nome de Ademar Ferreira (PMDB), para concorrer o cargo de prefeito municipal na eleição de outubro pelo bloco situacionista, resta agora saber quem será o seu companheiro de chapa. Neste sentido o nome do Edil Novinho Praxedes (PMDB), é um dos mais cotados para ocupar a vaga.

Apesar do favoritismo, Novinho aguardar com muita naturalidade a escolha do companheiro de chapa de Ademar, "O meu nome está a disposição do grupo, acredito que tenho força política e administrativa para o cargo, porém estou tranquilo com relação a isso", ponderou Novinho Praxedes.

Quando questionado sobre o fato de ser do PMDB, Novinho é enfático, "Isso não é problema, até porque acredito que a chapa Ademar/Novinho é a preferida do nosso bloco político e do nosso povo também" finalizou Novinho.

A tranquilidade de Novinho Praxedes é mais do que apenas auto-confiança.
Novinho é o mais cotado para a vaga de vice prefeito da situação.

* Fim da discussão: partidos aliados de Larissa Rosado definem Josivan Barbosa como candidato a vice na chapa do PSB.

Fim da discussão. Os 13 partidos que apóiam a pré-candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) definiram que o reitor da Universidade Federal do Semiárido Josivan Barbosa (PT) será o candidato a vice na chapa.

A reunião ocorreu hoje. Com isso, o cenário eleitoral em Mossoró está fechado: Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB) contra Larissa Rosado (PSB) e Josivan Barbosa (PT).

Cláudia Regina com o apoio da governadora Rosalba, do senador José Agripino, do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do ministro Garibaldi Filho.

* MEC anuncia 2.415 vagas em cursos de medicina.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje (5) um plano para ampliar a formação de médicos no país. Serão criadas 2.415 vagas, algumas em cursos já existentes e outros em novos, tanto em universidades públicas como em particulares. O crescimento representa 15% das vagas de medicina do país. De acordo com o ministro, Aloizio Mercadante, parte das vagas estará disponível no segundo semestre deste ano.

O argumento do governo é que a relação de médicos por habitantes no Brasil é muito baixa em relação a outros países. De acordo com o MEC, a média brasileira é 1,8 médico por mil habitante, enquanto no Uruguai, por exemplo, o índice é 3,7 e na Espanha 4.

Mercadante reconheceu que o problema não é só de quantidade de médicos, mas da distribuição dos profissionais no território. Segundo ele, o Ministério da Saúde estuda medidas para estimular a permanência dos médicos em cidades do interior, principalmente do Norte e Nordeste do país.

"Não basta simplesmente uma política de interiorização das faculdades de medicina, é preciso uma política para atrais esses profissionais para onde há baixa disponibilidade de médicos no serviço de saúde".

Do total de vagas que serão criadas, 800 são em nove instituições privadas e 1.615 em 27 universidades federais. A maior quantidade será no Nordeste: 775. O Norte terá 310 vagas, o Centro-Oeste 270, o Sudeste 220 e o Sul 40.

* RN atinge meta de 80% de vacinação contra H1N1.

Balanço preliminar indica que 23.010.548 pessoas foram vacinadas contra a gripe na campanha nacional. Este número representa 76,33% de cobertura do público alvo, 30.145.207 de pessoas. A meta de 80% deve ser alcançada até o final desta semana. A vacina continua sendo ofertada às gestantes até o final de agosto. Os números divulgados nesta terça-feira (05) mostram que 13 estados e o Distrito Federal já alcançaram a meta. Como o registro dos dados da campanha será feito até o dia 13 de junho, a expectativa do Ministério da Saúde é atingir a meta nacional de 80% do público prioritário.

O Rio Grande do Norte com a população de 484.349 pessoas, distribuiu 391.721 doses da vacina, o que gerou uma cobertura de 80,88% atingindo a média nacional. 


Outros Estado também atingiram: Santa Catarina, Acre, Amapá, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Alagoas, Rondônia, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Tocantins.

Entre as gestantes, a adesão foi de 68,24%, índice que representa 1.474.474 mulheres deste grupo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembra que este grupo foi o mais suscetível durante a pandemia de 2009, razão pela qual a vacina continuará a ser ofertada até o mês de agosto nos postos de saúde. "Sabemos da importância desta vacina para a proteção da saúde das futuras mães e de seus bebês, durante o período de maior circulação de vírus. Por isso é fundamental que elas procurem os postos de vacinação o mais rápido possível", aconselha o ministro.

* Ademar é recebido em ritmo de campanha na posse de Alcivan Viana.

O ex-prefeito Ademar Ferreira (PMDB), foi recepcionado com muitos aplausos e palavras de incentivos pelos presentes na câmara municipal.

No dia em que deixa o cargo de prefeito do município e um dia depois de ter sido confirmado como candidato situacionista para o pleito vindouro, Ademar já foi saudado como candidato.
Ademar foi muito aplaudido na posse de Alcivan Viana pelos presentes.

* Solenidade de posse de Alcivan Viana foi prestigiada por políticos, autoridades, imprensa e a população em geral.

A solenidade de posse do prefeito Alcivan Viana (PMDB), contou com a presença maciça da classe política local, secretários municipais, lideranças políticas municipais, amigos e parentes do novo prefeito, membros da imprensa local e regional, além da população em geral.

Nos discursos muita força foi passada para o novo gestor, votos de confianças, foram citadas algumas características do novo prefeito.

O ex-prefeito Ademar Ferreira (PMDB), participou da solenidade, e disse está pronto para colaborar com o novo prefeito no que for possível.
Presidente Vinícius Amorim conduziu os trabalhos...
Vereadores...
Juninho Alves e Paulo Brasil...
Capitão Carvalho e a esposa Roberta Fernandes...
Ex prefeito Luciano Cruz...
População...
Vereador Ivanildo Fernandes...
Ademar Ferreira...
População do lado de fora da casa...

* Alcivan Viana é o novo prefeito municipal de Caraúbas.

Na manhã de hoje (05), na sede do poder legislativo local, o município de Caraúbas vivenciou mais um importante momento na sua história política, o até então vice prefeito Alcivan Viana (PMDB), passou a ocupar o cargo de prefeito municipal.

Alcivan Viana chega ao posto máximo da política local após da cassação do prefeito Ademar Ferreira (PMDB), por infidelidade partidária.

A partir de hoje cabe a Alcivan Viana conduzir os rumos do município de Caraúbas.
Alcivan Viana realizou o seu juramento de posse.

* Partidos reagem a indicação de Josivan Barbosa como vice de Larissa Rosado.

Os partidos aliados da deputada estadual Larissa Rosado, pré-candidata a prefeita de Mossoró pelo PSB, estão reagindo a tentativa do PT de colocar Josivan Barbosa como vice na chapa. O PC do B quer indicar a sindicalista Aldeirton Pereira enquanto o PDT decidiu colocar o nome do empresário Rutilo Coelho como opção para composição da chapa.

No entanto, a preferência da deputada Larissa é mesmo pelo vice do PT, no caso Josivan Barbosa. Inclusive, o nome dele já foi homologado em reunião interna do diretório estadual petista.

* Grupo de senadores pressiona Sarney por PEC do Voto Aberto.

O Globo destaca que, com o processo de cassação contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Senado, um grupo de parlamentares iniciou um movimento para pressionar o presidente da Casa, José Sarney , a colocar em votação a chamada PEC do Voto Aberto, proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto em caso de perda de mandato.

Mesmo que seja aprovada pelo Senado, dificilmente a proposta valeria para o caso do senador goiano, já que ainda tem que ser votada pela Câmara dos Deputados.

* Greve da UERN pode chegar ao fim nesta semana.

A greve dos professores e técnicos-administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pode ter um desfecho até o final desta semana. Ao menos foi o que disse esperar a Secretária de Educação do Governo do Estado, Betânia Ramalho, em entrevista a primeira edição do RNTV nesta segunda-feira.

“A UERN é uma instituição decisiva para o desenvolvimento do estado, ela não pode continuar com essa fragilidade, com essas pendências a cada ano, que muitas vezes ficam difíceis até de serem cumpridas. Reconhecendo-se o mérito, é indispensável à presença da Uern. Espera-se que essa semana seja decisiva para se chegar a um resultado e voltar tudo a normalidade”, disse Betânia Ramalho.

Em relação a decisão da justiça que negou a ilegalidade da greve, Betânia afirmou que o estado recorreu desta decisão e que se espera um resultado até a próxima quarta-feira.

“A greve está judicializada. Houve um ganho de causa para os professores. O estado recorreu, certamente até quarta-feira sairá um resultado, e a partir dai eu acredito que sentaremos na mesa novamente para uma negociação. É correto a questão do regime prudencial, isso é um entrave, não só para a educação, mas para a saúde, pela parte de segurança também. O estado tem um problema sério na sua arrecadação e no cumprimento mesmo até de acordos firmados. Isso é uma preocupação para a governadora, para o estado. A educação não pode continuar dessa maneira. Por isso acreditamos que no segundo quadrimestre continuando a tendência da arrecadação em relação ao gasto do estado e o limite do gasto prudencial, certamente a um alento, uma perspectiva de saída para uma causa como essa”, finalizou a secretária.

O representante da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN (Aduern), Sidcley Alegrini, demonstrou total insatisfação com a situação que os docentes da universidade estão passando.