quarta-feira, 13 de junho de 2012

* Governo do Estado pagará gratificações retroativas ao mês de maio.

As gratificações implantadas pelo Governo do Estado serão pagas retroativas ao mês de maio. Ainda este mês, a Secretaria Estadual de Administração emitirá uma folha extra de pagamento para as gratificações.

As datas desses depósitos dependerá, exclusivamente, do envio de informações dos outros órgãos à Secretaria. A retroatividade do pagamento é válida também para os servidores das Centrais do Cidadão, para onde já foram liberadas mais de 400 gratificações.

* Pesquisa Perfil aponta 76,5% de desaprovação do Governo Rosalba.

Divulgada hoje mais uma pesquisa de opinião pública sobre o eleitorado da capital potiguar. A Perfil/Nominuto apontou que a desaprovação do Governo Rosalba Ciarlini é de 76,5%. Outros 17% aprovam a gestão estadual e 6,5% não souberam responder.

A Perfil entrevistou mil pessoas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 022-2012.

 Em busca de um milagre.

* TCE apresenta lista dos 575 que tiveram contas rejeitadas.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou ontem uma lista ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), que pôs muitos pré-candidatos às eleições municipais deste ano de sobreaviso. É que a relação, cujo texto dispõe sobre a reprovação das contas de 575 gestores, pode provocar a inelegibilidade de muitos que pleiteiam concorrer a cargos de prefeitos e vereadores. A sanção está prevista no artigo 1º da Lei da Ficha Limpa e o impedimento se destina aos que tiverem as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa. O TCE não se manifestou sobre a natureza da infração de nenhum dos implicados. A documentação contendo 1148 processos, e que abrangeu o período de julho de 2004 até a data de hoje, foi entregue ao TRE/RN e à Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE/RN).

* Reunião na casa de Celcivan...

A oposição local pode reclamar de tudo, mesmo que não existe discussão interna entre eles.

A pouco membros do PDT e um membro do DEM se reuniram com o empresário e mentor político/administrativo, da médica Velúzia Gurgel, Celcivan Lima, o encontro foi na casa de Celcivan, na oportunidade foram tratados assuntos ligados a uma composição política de toda oposição em torno de uma única chapa.

Informações apontam para um resultado positivo da reunião, entretanto nada definido.

Definido mesmo é que a chapa puro sangue petista é inviável para o grupo da oposição e em uma futura composição PT/PR, uma pesquisa não estar descartada para a escolha da cabeça da chapa.
Reunião na casa de Celcivan Lima.

* Ensaio nu da ex-BBB Monique é o mais vendido.

Segundo informações do jornal “O Dia”, a revista “Sexy” de junho, que traz a ex-BBB Monique na capa, é a edição da publicação mais vendida de 2012.

Ela bateu nomes como Viviane Araújo, que posou para a edição de fevereiro, e a Miss Bumbum, que estampou a capa de janeiro.

Apesar de não divulgar números, a “Sexy” saiu com uma tiragem inicial de 88 mil exemplares. Metade foi vendida só nos primeiros dias.
Monique.

* Pequenos produtores atingidos pela seca terão prioridade a crédito no BNDES.

Os pequenos produtores atingidos pela seca, especialmente no semiárido nordestino, terão prioridade no acesso ao crédito de R$ 2 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberado pela Medida Provisória (MP) 561/12 para empresas, cooperativas e agricultores atingidos por desastres naturais desde 2010.

A mudança foi anunciada pelo relator da MP, deputado Hugo Motta (PMDB-PB). Segundo ele, ao dar prioridade de crédito para os agricultores afetados pela seca, o governo estará garantindo a manutenção da rentabilidade do semiárido nordestino. “O Brasil é um país agrário, portanto, quando o agricultor vai adquirir um empréstimo para manter o seu rebanho, a sua colheita, e garantir que a produção não será afetada pela seca, ele também está contribuindo para o crescimento do País”, defendeu.

* Alcivan Viana viabiliza renovação da parceria com a SENEL.

Na manhã de ontem (12), o prefeito de Caraúbas/RN, Alcivan Viana, recebeu em seu gabinete o diretor da SENEL, Lúcio Fonseca. A empresa é prestadora de serviços da COSERN (Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte).

Na oportunidade foi firmada a parceria do governo municipal com a empresa SENEL no sentido de viabilizar sua permanência na cidade, tendo em vista os benefícios que a mesma trás na prática dos serviços em Caraúbas, na geração direta de empregos, entre outros.

Além deste importante entendimento outros aspectos foram abordados no que diz respeito ao trabalho de cunho social que a empresa já desenvolve que poderá haver uma parceria a partir de então com a municipalidade.
 Alcivan Viana, Alfredo José e Lucio da SENEL.

* Mudança na data da convenção do PMDB caraubense.

A convenção do PMDB de Caraúbas não será mais na próximo domingo dia (17), o motivo para o adiamento foi as agendas do Senador/Ministro Garibaldi Filho (PMDB) e o Dep. Federal Henrique Alves (PMDB).

A nova data, a princípio será dia 23 de junho, mais poderá ainda sofrer alguma alteração.

Convenção do PMDB de Caraúbas sem data definida.

* Comunicado Importante.

* TRE nega recurso de Ademar Ferreira..

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou o recurso impetrado pelo ex-prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira, ele foi cassado na semana passada como punição pelo processo de infidelidade partidária. Ademar era filiado ao PSB e mudou para o PMDB.

Na Corte Eleitoral o recurso teve como relator o Juiz Federal Jailsom Leandro que negou prosseguimento. “O argumento da prejudicialidade para o município, em face da alternância de prefeitos, não procede. A uma porque não é notório que o vice não tenha condições de assumir o cargo. A duas porque uma vez reconhecida a ilegitimidade do titular em permanecer no cargo, não lhe assiste direito à continuidade do mandato”, escreveu o magistrado na decisão.
 Ademar Ferreira teve recurso negado.
Anna Ruth.

* Os petistas não estão falando a mesma língua...

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Caraúbas, ou uma parte significativa da sua cúpula estão com o discurso totalmente diferente, enquanto um grupo liderado por Edu Licurgo (PT) quer a união entre Velúzia/Paulo Brasil (PT/PR), outra ala defende a composição Velúzia/Ivanildo (PT/PT).

Na manhã de hoje (13), o presidente do PT local, Tanildo Fernandes, declarou em conjunto com os petistas Idalécio Fernandes, Peninha, João de Chicó que não votaram a favor de uma composição Velúzia/Paulo Brasil (PT/PR).

Entretanto tudo isso pode mudar, ou não...
image
Apesar das divergências o partido seguirá unido, ninguém sabe para onde.

* Grevistas da UERN fazem protesto hoje (13) em Natal.

Hoje (13), os professores, servidores e estudantes da UERN farão nova mobilização grevista. Desta vez, o ato será às 17h em frente ao Complexo Cultural de Natal, administrado pela Universidade, na Zona Norte.

No evento “Sinal Fechado para Educação”, os grevistas irão distribuir panfletos, esclarecendo a importância da Uern e pedindo o apoio da sociedade para o movimento grevista, que reivindica reajuste salarial para os servidores, autonomia financeira da universidade, melhoria das bibliotecas, incentivo à pesquisa, laboratórios estruturados, residências universitárias próprias e de qualidade, assistência estudantil e conclusão das obras inacabadas, entre as quais está o prédio da sede própria da UERN em Natal, que fica ao lado do Complexo Cultural, na Zona Norte, onde será realizado o protesto.

O movimento contará inclusive com o apoio da comunidade que é atendida pelo Complexo Cultural de Natal, através das associações de bairros da Zona Norte.

Os grevistas esclarecem que o movimento é pacífico e não vai atrapalhar o trânsito. “Não é nosso objetivo causar transtornos à população, mas sim esclarecer a importância da UERN para a educação potiguar, pois a Universidade vem sendo tratada com descaso pelo Governo do Estado”, explica a professora Michele Galdino, uma das organizadoras do evento.

* Eleição do Sinte/RN será realizada no dia 21 de junho.

No próximo dia 21 de junho será realizada a eleição para a diretoria estadual do Sinte. Serão disponibilizadas urnas fixas nas sedes das regionais, nos núcleos municipais e na sede do sindicato, além haver urnas volantes.

A diretoria do sindicato pede à categoria que fique atenta a essa data. “Vamos fazer uma bela festa de democracia. Para isso é necessário que cada sindicalizado e cada sindicalizada participe. Vamos repercutir esse evento e votar”, diz a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

Para votar, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto e do contracheque de dezembro. Os servidores aposentados também devem participar, procurando as urnas fixas nos locais indicados.

* Pesquisa em Macau aponta desaprovação de 64,76% do Governo de Rosalba.

Na cidade de Macau o Governo Rosalba Ciarlini é desaprovado por 64,76%. Esse foi o índice da pesquisa Consult, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte com o número 023/2012.

Confira os números:

Aprova 26,19%
Desaprova 64,76%
Não sabe 9,05%

* Comissão da Câmara aprova PEC que proíbe nomeação para cargos públicos de pessoas inelegíveis.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (12) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC – 11/11), do deputado Sandro Alex (PPS-PR), que proíbe a nomeação para os cargos de ministro de Estado (ou equiparado) e de secretário-executivo de órgãos da administração direta de pessoas consideradas inelegíveis pela Justiça Eleitoral.

A mesma vedação se aplicará às nomeações para funções de confiança ou cargos em comissão. A medida se estende ainda ao provimento de cargos e empregos de livre nomeação nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Em todos os casos, a restrição perdura durante o prazo da inelegibilidade.

O relator, deputado Fabio Trad (PMDB-MS), defendeu a constitucionalidade da proposta. Agora, a PEC será analisada por uma comissão especial, antes de ser votada em Plenário em dois turnos.