terça-feira, 3 de julho de 2012

* Moderna UBS é concluída no Maria Bandeira.

O prefeito Alcivan Viana (PMDB), acompanhado da Secretária Municipal de Saúde Juliana Carlos, e os Secretários Municipais de Governo, Zilenildo Morais de Menezes, de Infra-Estrutura Keyoshe Targino e o de Finanças Patrício Rogério de Brito, e a fiscalização do engenheiro de Obras da Prefeitura Ivair de Morais, integraram uma comitiva que esteve visitando na manhã desta terça feira, dia 3, a moderna Unidade Básica de Saúde enfermeiro Raimundo Pedro Benevides.

Com obras em conclusão a UBS está edificada no populoso Conjunto Habitacional “Maria Bandeira” ao lado do bairro Leandro Bezerra, este o mais populoso da cidade. A obra importante  para o reforço do complexo de Saúde de Caraúbas teve investimentos na ordem de R$ 200 mil reais, recursos do Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal que tem como contra partida toda a mobília, equipamento e outros itens que engrandeceram este benefício da Saúde Pública do município.
                        
Moderno Gabinete Odontológico, sala de Enfermagem, Consultório Médico, salas de Esterilização, de Imunização, de reuniões e de expurgo, com moderna cozinha e banheiros inclusive para portadores de necessidades especiais, com recepção e local para uma boa acolhida e espera, constituem a estrutura física da Unidade Básica Raimundo Pedro Benevides.
                         
Além da cobertura do bairro onde está construída, a Unidade Básica Raimundo Pedro Benevides, segundo declarações da Secretária Juliana Carlos, será suporte para as populações do bairro Leandro Bezerra e ainda  parte da população do bairro Sebastião Maltêz. 
                         
Ainda esta semana, o prefeito Alcivan Viana e equipe estarão definindo a data para a entrega de mais um grande benefício da Administração “Nossa Força é Nosso Povo”- Governo Cidadão.
 Prefeito Alcivan Viana e alguns auxiliares.
ACPMC.

* Professores do Estado não estão recebendo novo piso salarial.

Professores da rede pública estadual, que são conveniados a instituições de apoio a portadores de necessidades especiais, vão, nesta terça-feira (3), conversar com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, para saber os motivos dos seus salários terem sido reduzidos no mês de maio.

Em janeiro, foi anunciado que a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) forneceria o aumento salarial aos professores de acordo com o novo piso salarial, afixado em R$ 1.451, para uma jornada de 40 horas. Esse reajuste salarial equivale a 22,22%.

De acordo com os professores, nos meses de março e abril, eles receberam os salários com o novo reajuste. No mês de maio, o reajuste de acordo com o piso foi retirado. Em junho, o pagamento com o novo piso salarial foi retomado em folha complementar.

Porém, o mês de julho, os docentes receberam os seus salários sem o reajuste de acordo com o piso salarial. Eles afirmam que somente os conveniados estão nessa situação e criaram um protocolo para saber quais foram os motivos de ter tido esse desconto salarial.

* Será: Ministério Público identifica suspeita de ilegalidade na lista de nomeados do concurso do DETRAN.

A promotora Moema de Andrade Pinheiro está investigando denúncias de que o concurso feito pelo Departamento Estadual de Trânsito não seguiu a ordem de classificação com a consideração dos candidatos portadores de necessidades especiais.

O Ministério Público instaurou um inquérito civil público para apurar as denúncias. Hoje foi publicada no Diário Oficial uma recomendação assinada pela promotora.

observa que na lista de convocados, publicada pelo Governo no dia 11 de maio e 2012, foram nomeadas 142 pessoas, mas nenhuma é portada de deficiência. No documento, Moema Pinheiro pede informações à direção do DETRAN e à Secretaria de Administração e ainda recomenda que seja feita a republicação da portaria com a retificação dos atos.

* É dever dos juízes fazer valer a Lei da Ficha Limpa, diz presidente do TSE.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Rocha, afirmou que é dever dos juízes fazer valer a Lei da Ficha Limpa, que barra das eleições políticos que tenham sido condenados em segunda instância. A ministra destacou que a lei é resultado de uma iniciativa popular. “É preciso que nós, juízes, tenhamos uma conduta exatamente coerente com a demanda da sociedade”, afirmou.

A ministra participou de encontro hoje com o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter; juízes eleitorais; e chefes de cartório das 249 zonas eleitorais fluminenses, durante o Seminário de Direito Eleitoral, na sede do tribunal de Justiça, no centro do Rio.
 
A ministra afirmou ainda que o tribunal está se esforçando para que haja a presença de pelo menos um juiz em cada zona eleitoral e que a segurança de cada juiz esteja assegurada. Segundo ela, cinco Estados pediram a presença do exército em alguns municípios. Um deles é o Estado do Rio. Até o fim do mês, o TSE decidirá se aprovará ou não.
 
Nestas eleições, segundo a ministra, serão mais de 350 mil candidatos a prefeitos e vereadores. Cármen Lúcia destacou também o papel do cidadão ao defender e lutar pelos seus direitos. “As leis não fazem milagre. O que faz milagre é o cidadão quando exige a aplicação da lei”, disse a ministra.

* Arraiá da integração na comunidade de apanha Peixe.

Na última sexta feira (29), as escolas Domingos Ventura, Gregório Batista de Morais, Francisco Reinaldo da Costa e Núbia de Oliveira Ramos realizaram o Arraiá da Integração.

Em um clima de muita festa e alegria o passeio de carroças teve início no Distrito de São Geraldo e término na comunidade de Apanha Peixe.

No Apanha Peixe houve uma bela festa, com direito a quadrilha entre os alunos e venda de deliciosas comidas típicas.

Ao término houveram apresentações de quadrilhas estilizadas da cidade de Felipe Guerra.
Esse Noivo é show de bola e a noiva também...
Passeio de Carroças...
Foi uma bonita festa...
Quadrilha entre os alunos...

* Deputada Estadual Márcia Maia visitou o município de Caraúbas.

A Deputada Estadual Márcia Maia (PSB), visitou no último sábado (30) o município de Caraúbas. Na oportunidade a mesma esteve na residência do secretário de infra estrutura Keyoshe Targino.

Keyoshe apoiou Márcia no último pleito estadual.

Na sua visitam a deputada deixou claro que estará sempre a disposição do município de Caraúbas. Neste sentido atendendo uma reivindicação do secretário Keyoshe Targino, a mesma irá buscar viabilizar a construção ou instalação de um Restaurante Popular para o nosso município, "O município de Caraúbas vem crescendo e com a chegada da UFERSA se faz mais do que necessário, a instalação de um Restaurante Popular, para a população ter uma comida barata e de qualidade", frisou Keyoshe.

Após a solicitação a deputada Márcia Maia se comprometeu, a luta para viabilizar esse projeto já a partir de 2013.
Keyoshe e a dep. Márcia Maia.

* Petrobras adia projeto de exploração no RN para 2013.

O Rio Grande do Norte terá que esperar um pouco mais para explorar petróleo em águas profundas. Prevista para este ano, a operação da Petrobras - que poderá reforçar a produção e é inédita no estado - só sairá do papel no segundo semestre de 2013. A informação foi repassada pela estatal. O adiamento foi motivado por ajustes na disponibilidade de sondas de perfuração, mas segundo a companhia, não trará nenhum prejuízo ao RN. A produção de petróleo do estado não seria afetada por esta reprogramação. "O cronograma de atividades está adequado ao desenvolvimento do conhecimento geológico da área, não havendo qualquer prejuízo", informou a estatal, através da assessoria de comunicação. Isso porque, explica, uma descoberta de petróleo leva anos para entrar na fase de produção comercial.

"As perfurações programadas para os blocos de água profunda na Bacia Potiguar são parte da atividade de Exploração, que representa o estágio inicial de pesquisas na busca de novas jazidas. Caso alguma destas perfurações seja bem sucedida, uma série de novas pesquisas terá que ser feita para delimitação da jazida, em uma nova etapa denominada Plano de Avaliação da Descoberta, cujo prazo de execução pode variar de três a cinco anos antes da Declaração de Comercialidade da área", esclarece. Apenas em caso de sucesso na fase exploratória, os projetos em execução deverão alavancar a produção de petróleo ou gás do Estado, informou a companhia.

* Uern define calendário pós-greve até quinta.

O calendário acadêmico pós-greve da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) só deverá ter uma definição a partir desta quinta-feira (05), quando será submetido à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), durante reunião presidida pelo reitor Milton Marques de Medeiros.

A pró-reitora de Ensino e Graduação, professora Moêmia de Oliveira Miranda informou que o esboço de um novo calendário acadêmico “estará pronto” até amanhã: “Nós temos a perspectiva de concluir o primeiro semestre em novembro e, no mesmo mês, começar o segundo semestre, que irá até março de 2013″.

Moêmia ainda explicou que o recesso acadêmico, que normalmente ocorre no meio do ano – “para matrículas de alunos e planejamento pedagógico dos professores” – também ficará para novembro. Com isso, as férias de professores, servidores e estudantes, segundo a professora, devem ficar para abril de 2013, embora admita que “vai ser muito difícil” ajustar os calendários acadêmico e civil por conta de duas greves seguidas – a primeira, em 2011, durou 107 dias; e a paralisação encerrada nessa sexta-feira (29) contabilizou 57 dias de suspensão das atividades acadêmicas.