terça-feira, 10 de julho de 2012

* Mercadante quer que recursos dos royalties de estados e municípios sejam investidos na educação.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, defendeu hoje (10) a utilização dos recursos arrecadados da distribuição dos royalties aos estados e municípios como forma de aumentar os recursos destinados ao Programa Nacional de Educação (PNE). Esse é um debate em andamento na Câmara para reajustar de 5% para 10% do orçamento da União destinados aos investimentos no setor.

Para Mercadante, essa discussão só avançará caso os parlamentares definam a fonte de custeio que bancará praticamente "dois Ministérios da Educação". O reajuste representa investimentos de R$ 200 bilhões o que significa, de acordo com o ministro, cinco CPMFs (Contribuição sobre a Movimentação Financeira).

"O Congresso Nacional vai bancar cinco CPMFs ou vai aumentar imposto?", indagou Aloízio Mercadante. Por outro lado, ele disse que a medida representaria um impacto nas prefeituras.

Mercadante disse que se os congressistas admitirem debater o repasse dos recursos dos royalties para investimentos em educação pública, o debate será "para valer". De qualquer forma, ele defendeu um amplo debate sobre o tema para que se possa analisar o Programa Nacional de Educação e suas respectivas fontes de custeio.

* Comunicado Importante...

As pessoas abaixo relacionadas estão sendo convidadas para comparecerem na ATOS/Caraúbas, para tratar de assuntos referentes ao projeto emergencial:
 
- DOMINGOS FIRMINO FILHO
- RAIMUNDO ROMUALDO DE OLIVEIRA
- RAIMUNDO FERNANDES DE MELO
- RAIMUNDO ALMEIDA
- CLEODON AUGUSTO DA CRUZ
- SILZOMAR SALES DE OLIVEIRA
- SEBASTIAO COSME DE FREITAS
- FRANCISCO DAS CHAGAS DA COSTA
- ADEILTON BEZERRA DE PUNA
- ANTONIO PEREIRA DA SILVA
- SEVERIANO MARQUES
- WILSON FIRMINO DE SALES
- JURANDI ROZENDO
- JOAO FERNANDES DE MELO
- FRANCISCO GOMES DE OLIVEIRA FILHO
- LEONILTON BENEVIDES GURGEL


CARAUBAS, 10 DE JULHO DE 2012

AGRADECE

KAYKE CRISTINA MARIGUELE
COORDENADORA ADMINISTRATIVA.

* Senadores potiguares deverão votar pela cassação de Demóstenes Torres.

A votação do processo de cassação do senador Demóstenes Torres (Sem partido) está prevista para ocorrer amanhã (11), no Senado Federal. A apreciação é secreta e os parlamentares não podem garantir, antes da votação, qual será o posicionamento no momento em que o processo for analisado em plenário. No entanto, os três parlamentares potiguares que participarão da sessão tendem a votar pela perda do mandato de Demóstenes.

Presidente nacional do Democratas, o senador José Agripino (DEM) confirmou a decepção com Demóstenes Torres devido à relação do parlamentar com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Agripino disse que quem acompanhou o posicionamento dele com relação ao fato sabe qual será sua postura no momento da votação.

"Não só eu, como todo o Brasil também ficou decepcionado com a postura do senador Demóstenes", disse o parlamentar.

O senador Garibaldi Alves também deverá votar pela cassação do parlamentar. Apesar de também não garantir qual será o voto no processo de amanhã, o parlamentar confirmou que a lógica será votar pela cassação de Demóstenes. "A tendência é votar pela cassação, a não ser que ele consiga alguma coisa relevante que comprove a inocência", explicou o senador através da assessoria de comunicação.

O senador Paulo Davim tem o mesmo posicionamento. Ele ponderou que não poderia antecipar qual seria o voto devido à previsão de votação secreta e também porque o próprio Demóstenes ameaçou ir ao STF contra os parlamentares que porventura declarassem o voto antes da votação. Porém, Davim disse que, apesar de não poder garantir, a intenção é votar pela cassação.

* Hospital de Caraúbas zela pela transparência na aplicação de recursos.

O diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva está   colocando em execução  um plano  que dentre outros objetivos , está zelando pela transparência  na aplicação dos recursos do Plano Estadual de Enfrentamento   em Urgência e Emergência, apresentando  a todos os gestores hospitalares e demais setores da Saúde Pública.

“Vamos, mais do que nunca, acompanhar a aplicação dos recursos transferidos para os hospitais, quer do Governo do Estado quer do Governo Federal”, explica o plano o diretor do hospital caraubense Alfredo José.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou, nesta sexta-feira (06), um ofício ao Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Saúde e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O objetivo dessa iniciativa é garantir a transparência, indispensável à Administração Pública, no processo de efetivação das ações planejadas para a reestruturação dos serviços de saúde e garantia de melhorias na qualidade e segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Reunião contou com a presença do diretor Alfredo José.

* Essa é a dieta: Mulher mais gorda do mundo perde 50 kg graças a 'maratona de sexo', diz.

A americana Pauline Potter, nomeada a mais gorda do mundo pela edição deste ano do livro dos recordes, diz que perdeu 50 quilos graças a "maratonas de sexo" com seu ex-marido.

Pauline chegou a pesar 291 quilos, e diz que não conseguia nem ir ao banheiro sozinha. Depois de reatar a relação com seu ex-marido, ela disse que começou a ter sessões de sexo que gastavam até 500 calorias.

"Eu suo e gasto muitas calorias. Chamo de 'sexercício'", disse.

Em entrevista, o marido disse gostar das "maratonas", mas que é preciso tomar cuidado. "Uma vez, quando ela ficou por cima, eu não conseguia respirar", disse.
Alex e Pauline Potter no casamento, em 2003, e a mulher em foto recente (Foto: Reprodução/Guinness)
Tem que ter gás.

* Convite Importante!

* Falar mal dos políticos, e o que seria das entidades, grupos e pessoas sem eles.

Falar mal dos políticos é sempre um prato apreciados por muitos em sua maioria, inclusive eu, entretanto é importante que seja esclarecidos alguns pontos.

# Não são todos os políticos que são ladrões e corruptos; Existem os bons políticos, os honestos, os que lutam em busca de uma sociedade mais justa, inclusive aqui em Caraúbas, não podemos dizer que todos os políticos não prestam.

# Na realidade, existe as pessoas que são frustradas, essas são as piores, pessoas que se decepcionaram não não âmbito coletivo, e sim no âmbito pessoal, inclusive na nossa querida imprensa local. Existe sentimentos e magoas guardadas em muitos corações, decepções pessoais, em algumas situações até o reclamante tendo toda razão em ficar na bronca. Porém não podemos trazer uma realidade pessoal para uma outra coletiva.

# A crítica aos atuais políticos, inclusive os Caraubenses, pergunto, o que chegou a Caraúbas, sem ter a participação dos políticos locais (Passado, presente)?, Não quero bancar o advogado dos políticos, entretanto existe uma parcela dos políticos, inclusive em Caraúbas, que merecem os aplausos, aquém procuramos nos momentos difíceis, na porta de quem se bate na hora do desespero, será se é ao arquiteto, ao músico, não, procuramos um político da nossa confiança, é bem verdade que existe alguma decepções, porém quantas vezes os problemas são resolvidos e não são propagados e muito menos reconhecido no momento certo.

# Bom seria se não se precisasse de políticos, mais a realidade é outra, se é ruim com os políticos, pior seria sem eles, assim é muito relativa essa questão.

# Existe uma parcela negra, existe, assim como existem péssimos profissionais em todas as artes e profissões.

# Caso você ache que estou errado, e para você, todos são ruins, o que você está esperando, entre na política e passe a ser a diferença.  

# Está sim chegando a hora esperada por muitos, em sua maioria, a população em geral busca apenas o interesse INDIVIDUAL, o coletivo é deixado de lado, precisamos mudar todo o contexto, não apenas uma parte dos personagens.

# É chegada a hora das decisões, e ninguém lhe obriga a fazer nada, você é livre, faça a diferença, vote pelas proposta, pelo perfil do candidato, pelo seu histórico, não se deixe levar pelos BABÕES, o voto é livre e secreto.

# Agora se você é um dos milhares de eleitores, inclusive de Caraúbas, que também está interessado no benefício INDIVIDUAL E IMEDIATO, passe também a cobrar menos, pois você já está começando errado, o seu processo de escolha.

* E já é muito: Rosalba só se dedicará a campanha nos municípios nos fins de semana.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini só deverá se dedicar a campanha nos municípios potiguares nos fins de semana. Pelo menos foi o que ela deixou claro em declaração a imprensa quando indagada se ela se dedicaria de “corpo e alma” na disputa eleitoral.

“Vou me dedicar à programação de candidatos do partido  ou aliados nos fins de semana. Tocarei para frente os projetos do governo, já que ainda estamos arrumando as finanças”, externou Rosalba.

Na verdade, na maioria dos municípios potiguares, Rosalba não terá nem discurso.

* Sem novidades: Rosalba admite possibilidade de nomear Carlos Augusto.

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que ainda tem a interesse em nomear o marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, para o cargo de secretário-chefe do Gabinete Civil. Ela chamou atenção para o desempenho do ex-deputado em funções públicas que ele já exerceu. "O ex-deputado tem experiência, já esteve à frente de várias missões da sua vida e sempre desempenhou muito bem. Eu espero, sim, que ele venha a compor como chefe da Casa Civil", comentou. 

* MP instaura inquérito para fiscalizar o cumprimento da carga horária dos médicos do Deoclécio Marques.

O Ministério Público Estadual, através da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, com atribuições na Defesa da Saúde, instaurou o inquérito civil público nº 059/2012, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento de carga horária dos médicos ortopedistas e anestesiologistas que atuam com vínculo estatutário e de cooperado no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, especialmente daqueles que possuem duplo vínculo. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira (10).

Segundo o MP, é de conhecimento da 4ª Promotoria de Justiça que o hospital Deoclécio Marques possui em seus quadros médicos ortopedistas e anestesiologistas vinculados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte e à Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado do Rio Grande do Norte, e afirma ser comum o funcionário médico cooperado também ser servidor estadual.

A fiscalização dos profissionais que tenham duplo vínculo (médico e servidor cooperado ao mesmo tempo), no que diz respeito ao acompanhamento do cumprimento de suas escalas no horário devido e respeitando a carga horária estatutária, deveria ser realizada pela direção de cada hospital, a qual é responsável pela fiscalização do fiel cumprimento dos contratos por parte dos prestadores contratados, devendo realizar o controle das escalas dos médicos e apontar eventuais irregularidades decorrentes da existência de duplo vínculo.

* Sesap realiza fórum de posse dos membros do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, realiza nesta terça-feira (10), das 9h às 12h, no auditório do SINTE/RN, na Cidade Alta, o fórum de posse dos novos membros do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI) do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e do Grupo Gestor Estadual (GGE/RN).

O projeto integra os setores da Saúde e da Educação, contribuindo para que a sociedade, os profissionais de educação, saúde, adolescentes, jovens, famílias, cuidadores e sociedade civil organizada construam conjuntamente a promoção da educação para a sexualidade, por meio de ações articuladas de participação, no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde. O GTI tem como objetivos implantar, implementar, monitorar e avaliar o desenvolvimento do SPE no Rio Grande do Norte, articulando e integrando representantes dos setores governamentais e da sociedade civil organizada.

O GTI/SPE-RN é um colegiado formado por membros titulares e respectivos suplentes de representações da Sesap, Secretaria de Estado da Educação, Subsecretaria da Juventude, de Universidades Públicas, entidade de representação de classe da Educação (CNTE – SINTE/RN), Grupo Gestor Estadual Jovem (GGEJ), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (FUNDAC), entre outros.