quarta-feira, 11 de julho de 2012

* 'A vida continua', diz Demóstenes na despedida com funcionários.

Depois do resultado da votação que lhe cassou o mandato, o agora ex-senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), saiu pela sala do cafezinho dos parlamentares, pegou o carro e deu meia volta no Congresso para ir ao seu gabinete, no térreo.

Demóstenes chamou os funcionários de seu gabinete - cerca de 18 - e os de seu escritório no Estado que vieram lhe apoiar e despediu-se deles.

- Bola pra frente. A vida continua - disse.

Alguns servidores choraram. Demóstenes manteve-se impassivo. Permaneceu por cerca de 15 minutos no local e retirou-se, deixando para trás o amplo gabinete e todas as suas coisas, que ainda serão embaladas.

Os servidores ainda não sabem como será a transição. Mas já planejam começar nesta quarta-feira mesmo a embalar os pertences do ex-patrão.

Chico Gois.

* Cientistas encontram galáxias escuras dos primórdios do Universo.

Astrônomos divulgaram nesta quarta-feira (11) que observaram pela primeira vez a existência das galáxias escuras. Segundo a teoria, esse é o estágio inicial da formação das galáxias, mas elas nunca haviam sido registradas pela ciência.

Os objetos evasivos foram vistos pelo Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês), construído no Chile pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na silga em inglês), projeto do qual o Brasil faz parte. Na imagem acima, uma dessas galáxias é detectada, iluminada por um quasar -- o núcleo muito brilhante de outra galáxia.

As galáxias escuras são pequenas e têm grande volume dos gases dos tempos da origem do Universo, que não são eficazes para formar estrelas. Pela teoria, esses objetos devem ter "alimentado" galáxias maiores, e esse gás teria depois dado origem às estrelas que existem atualmente.
quasar HE 0109-3518 (Foto: ESO, Digitized Sky Survey 2 and S. Cantalupo (UCSC)) 
A imagem profunda mostra a região do céu em torno doquasar HE 0109-3518.

* Documentário mostra vida da mulher com maiores seios naturais do mundo.

A rede de TV americana TLC realizou um pequeno documentário sobre a vida de Annie, mulher que detém o recorde de maiores seios naturais do mundo. O vídeo faz parte da série Strange Sex (sexo estranho - assista ao vídeo).

Juntos, os seios de Annie pesam mais de 38 quilos. Segundo o documentário, a americana sofre de gigantomastia, um crescimento anormal dos seios. Ela usa um sutiã personalizado com tamanho 102ZZZ.

Ela não vê problema nisso, entretanto. "Ninguém se parece comigo. Sou uma em um milhão. Sempre imitada", disse Annie no documentário. "Nunca considerei fazer uma cirurgia de redução de seios", disse.

Ela inclusive usa os seios recordistas para ganhar dinheiro. Annie dá vida à personagem Norma Stitz, que já participou de mais de cem filmes eróticos leves (sem sexo, segundo ela).
 Vídeo mostra vida da americana Annie, recordista mundial em tamanho de seios naturais.

* Situação de emergência é prorrogada por mais 90 dias no RN.

Santana do Matos: Seca castiga cidades no interior do RN 
Santana do Matos: Seca castiga cidades no interior do RN.
 A governadora Rosalba Ciarlini, por meio do decreto n° 22.859, de 10 de julho de 2012, prorrogou por mais 90 dias a vigência do decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, que declarou situação de emergência nos municípios do RN afetados por desastres naturais relacionados com a intensa redução das chuvas. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado.

O documento considera que a zona rural dos municípios do RN ainda se encontra afetada, com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal; considera os respectivos problemas socioeconômicos, bem como a dificuldade, por parte da administração pública local de adotar medidas emergenciais que minimizem a situação de anormalidade.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), aponta 139 municípios do RN sofrendo com a estiagem, com uma população rural afetada em torno de 500 mil pessoas, cuja situação tende a agravar-se à medida que se eleva a escassez de água na zona rural.

A redução do volume de água de alguns reservatórios também preocupa o Executivo estadual. Segundo o decreto da governadora Rosalba, as pancadas de chuvas de inverno até o presente momento foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios, açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e cisternas.
Tribuna do Norte

* Suplente de Demóstenes Torres foi maior doador de sua campanha.

O empresário Wilder Pedro de Morais que assumirá a vaga de senador por Goiás em substituição a Demóstenes Torres, é dono da Orca Construtora e de shopping centers em Anápolis e em Goiânia.

De acordo com a Justiça Eleitoral, primeiro suplente na coligação que elegeu Demóstenes, o empresário doou R$ 700 mil para a campanha do senador em 2010. Com tal valor, Wilder aparece como segundo maior doador de campanha do senador.

Wilder Morais foi casado com Andressa Mendonça, atual mulher do empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira. Foi por causa da relação estreita com Cachoeira, flagrada em diálogos gravados pela Polícia Federal, que Demóstenes Torres perdeu o mandato, acusado de quebra de decoro parlamentar. Demóstenes chegou a citar o suplente no depoimento que deu no Conselho de Ética. Ao caracterizar sua amizade com Cachoeira, Demóstenes disse que ele discutiam problemas conjugais, que culminaram com a separação de Andressa e Wilder Morais.

* Convite importante...

* Candidato a vereador Assis Batista inicia campanha pela várzea.

Na tarde do último domingo (08), o candidato a vereador Assis Batista (PMDB), popularmente conhecido como “Assis de Romão”, iniciou sua campanha para a disputa de uma vaga no legislativo caraubense.

Em seu primeiro dia de campanha, Assis iniciou pela comunidade de Santana, onde visitou lideranças políticas locais. Posteriormente, o ex-vereador também visitou eleitores o lideranças políticas nas comunidades de Pacó, Apanha-peixe II, Mariana, Pedrês, Ursulina Xique-xique, Trindade e Volta do Juazeiro.

Durante a visita o candidato foi acompanhando de alguns seus principais apoiadores na região como é o caso de Aguinaldo (Agente comunitário de saúde), Clemison (Funcionário Público) e do professor Cezimar da comunidade de Santana.

Enquanto visitava algumas lideranças políticas na região, o postulante Assis Batista recebeu o apoio do Peemedebista histórico de Caraúbas/RN, o senhor José Sena, 90 anos. Zé Sena como é mais conhecido, ainda afirmou que deverá votar pela última vez essa campanha devido a idade avançada, mas que devido ao trabalho realizado pelo candidato enquanto vereador iria apoia-lo nesta eleição. 

* Por 56 votos a 19, Demóstenes tem mandato cassado pelo Senado.

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) teve nesta quinta-feira (11) o mandato cassado por 56 votos a favor, 19 contra e 5 abstenções.

Um dos principais líderes da chamada “bancada ética” do Senado, Demóstenes foi flagrado em escutas pela Polícia Federal em situações que sugerem o uso do cargo em benefício do suposto esquema criminoso comandado por Carlinhos Cachoeira.

Além disso, é acusado de ter mentido em plenário quando disse que somente mantinha relação de amizade com o empresário. Até hoje o Senado só cassou o mandato de Luiz Estevão (DF), em 2000, no escândalo de desvio de recursos das obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

O ex-líder do DEM ficará inelegível até 2027 (oito após o término da legislatura para o qual foi eleito), quando terá 66 anos.

A vaga de Demóstenes deverá ser ocupada por seu suplente, o empresário Wilder Pedro de Morais, atual secretário de Infraestrutura de Goiás. Morais é ex-marido de Andressa Medonça, noiva de Cachoeira, pivô do escândalo que envolveu Demóstenes. A votação que levou a perda do mandato de Demóstenes foi secreta e os senadores foram proibidos de revelar o voto.

* Câmara de Apodi volta a desaprovar contas e prefeita Goreti fica inelegível.

A Câmara Municipal de Apodi voltou a reprovar as contas da prefeita Goreti Pinto (PMDB). Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (11), os vereadores repetiram a votação do primeiro julgamento, com o placar de 7 a 2.

As contas reprovadas são referentes ao exercício de 2010.

Com nova derrota a prefeita se torna inelegível pela Lei da Ficha Limpa, uma vez que a condenação se deu por colegiado.

O relatório do vereador Ângelo Suassuna, pela desaprovação, foi acompanhado pelos vereadores Júnior Carlos, Hélio da Ambulância, Paulo de Tércio, Chico de Marinete e Genivan.

Dois vereadores discordaram do relatório e votaram pela aprovação: Arnaldo Costa e Nilson Fernandes.
A votação foi aberta, com a leitura dos votos de todos os vereadores.

A partir de agora, a prefeita Goreti vai partir para nova luta na Justiça. Ela havia conseguido reverter o quadro na primeira condenação. A sessão da Câmara foi considerada nula. A prefeita ganhou fôlego, porém, não teve habilidade para convencer os vereadores a mudar o voto.

O Ministério Público Eleitoral pedirá a impugnação da candidatura de Goreti Pinto.

* Hospital Tarcísio Maia ganhará UTI pediátrica.

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, se prepara para implantar uma UTI pediátrica com quatro leitos. A previsão é que o novo setor já esteja em funcionamento dentro de noventa dias.

De acordo com o diretor geral do HRTM, Ney Robson Alencar, o projeto já foi aprovado pelo setor de engenharia da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa). “Os equipamentos já foram solicitados e o Secretário de Saúde, Isaú Gerino, está cuidando do quantitativo de profissionais necessários”, completou Ney Robson.

A implantação da UTI pediátrica cumpre uma determinação judicial, cuja decisão liminar estabelece a implantação de mais leitos de UTI no município de Mossoró. Além da implantação do novo setor, já está sendo finalizado um projeto de reforma no Hospital Tarcísio Maia que contempla a construção de mais 10 leitos de UTI pediátrica.

* Inscrições para exame de admissão na Escola Agrícola de Jundiaí seguirão até o dia 20 de julho.

Aberto dia 26 de junho último o calendário de inscrições para o exame de seleção 2021.2 com oferta de 50 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária e 30 vagas para o Curso Técnico em Agroindústria na alçada da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Ceará-Mirim, vão se prolongar até o dia 20 de julho, uma sexta-feira.
 
O processo de seleção é fruto da parceria institucional entre a EAJ e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn).
 
Segundo informação prestada pela assessoria de comunicação social da Federação, na capital do Estado, os critérios para seleção são: Ensino Médio completo; ser jovem trabalhador/trabalhadora rural; ser sócio/sócia e ter boa relação com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em seus municípios; ter participado de alguma atividade sobre Desenvolvimento Rural; ter capacidade de articulação; aptidão para trabalhar com Agricultura Familiar; e concordar com as normas da EAJ.
 
As inscrições custam R$ 20,00 e serão feitas através de depósito identificado. Após o pagamento, os candidatos/candidatas devem encaminhar para a Fetarn a seguinte documentação: cópia do documento de identidade e CPF; carteira de sócio/sócia do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ao qual é filiado/filiada; e comprovante de pagamento da inscrição. As provas são de Matemática, Português (Nível Fundamental) e Redação, serão realizadas no dia 29 de julho, na sede da Fetarn, em Natal, a partir das 8h.
 
Todos os detalhes pertinentes ao exame de seleção foram informados aos sindicatos pela Fetarn por intermédio do Ofício Circular nº 004/2012, do dia 25 de junho, assinado pelo presidente da entidade, Ambrósio Lins do Nascimento; o secretário-geral, José Edson de Oliveira; e o secretário de Juventude da organização, Erivam do Carmo Silva.

* Governo do RN pleiteia ampliação de convênio junto ao Banco Mundial.

Em reunião na tarde de ontem (10) entre a governadora Rosalba Ciarlini e representantes do Banco Mundial, o assunto tratado foi a extensão de prazo para a execução do Programa Semiárido Potiguar.

A parceria para o Programa Semiárido Potiguar foi firmada em 2008, mas de acordo com Karin Kemper, gerente de meio ambiente e de recursos hídricos para a América Latina do Banco Mundial, só agora as atividades encontraram impulso para finalização. “Já acompanho esse projeto há alguns anos e notei que com esta gestão as equipes são mais entusiasmadas e ativas. O Rio Grande do Norte não dava muitos passos para frente nos últimos dez ou quinze anos, mas ultimamente o trabalho apresentado tem deixado a nós, do Banco Mundial, orgulhosos”, afirmou Karin Kemper.

O Programa tinha data inicial de encerramento para novembro de 2012, com um aditivo no prazo para novembro de 2013. Os investimentos previstos para o Programa são de quase US$ 60 milhões, aplicados em melhorias na área de recursos hídricos, sendo 60% do valor, o equivalente a US$ 35,9 milhões, liberados pelo Banco Mundial, mas até o momento apenas pouco mais de US$ 17 milhões foram executados. Com o pedido de prolongamento do Programa Semiárido Potiguar para março de 2014 a meta é viabilizar ajustes para que o restante da verba possa ser aplicada.