quarta-feira, 18 de julho de 2012

* Mais de 34 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, aponta relatório da ONU.

Relatório divulgado hoje (18) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) indica que 34,2 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, sendo 30,7 milhões de adultos, 16,7 milhões de mulheres e 3,4 milhões de menores de 15 anos.

A África Subsaariana registra o maior número de pessoas infectadas, com 23,5 milhões, seguida pela Ásia Meridional e Sul-oriental, com 4,2 milhões. A Oceania tem a menor estimativa com 53 mil infectados. Na América Latina, são 1,4 milhão.

Dados indicam ainda que, em 2011, 2,5 milhões de novas infecções foram identificadas no mundo, sendo 2,2 milhões em adultos e 330 mil em menores de 15 anos. O número representa mais de 7 mil novas infecções por dia e 97% delas foram notificadas em países de baixa e média renda.

A África Subsaariana lidera o ranking com 1,7 milhão de novas infecções. Em seguida, aparecem a Ásia Meridional e Sul-oriental (300 mil) e a Europa Oriental e Ásia Central (170 mil). Na América Latina, 86 mil pessoas foram infectadas pelo vírus em 2011.

* Anatel decide suspender vendas de Claro, Oi e TIM.

A Anatel deve suspender a partir desta quarta-feira a venda de chips de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro. Somadas, as três empresas têm cerca de 70% do mercado de telefonia móvel no país.

A Folha apurou que as vendas ficarão interrompidas até que elas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços prestados aos consumidores.

Os técnicos da Anatel trabalhavam, nesta manhã, com previsão de impedir a venda e a ativação de novas linhas pela TIM em cerca de 15 Estados, pela Oi em 6 e pela Claro em 3.

A medida, que deve ser anunciada pela Anatel nesta tarde, em coletiva à imprensa, foi motivada pelo índice de reclamação dos consumidores sobre essas três empresas. A Vivo, que é a maior operadora do país, não será afetada. Todas as operadoras, porém, serão obrigadas a melhorar os serviços.

* Ministra do Planejamento confirma R$ 616 milhões para obras no RN.

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, convocou a governadora Rosalba Ciarlini, nesta quarta-feira (18). Na audiência, que contou com a presença da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, a Ministra confirmou que o Rio Grande do Norte vai receber R$ 616 milhões dos 20 bilhões anunciados pela presidente Dilma Roussef, dentro do Pró-Investe. O programa vai disponibilizar recursos para os estados investirem em infraestrutura dentro do esforço para retomada do crescimento.

Esses recursos são operações de crédito com 20 anos para pagar e dois anos de carência e, segundo a governadora Rosalba Ciarlini, a ministra Miriam disse que serão priorizados os projetos de saneamento, recursos hídricos e estradas que já estejam prontos para execução. “Avaliamos alguns projetos com a Ministra e vamos avançar com a discussão da aplicação desses recursos, a partir de uma reunião com o BNDES, ainda hoje” explicou a Governadora.

Logo depois da audiência com a ministra do Planejamento, a secretária Kátia Pinto seguiu para o Rio de Janeiro para juntamente com o secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues, participar de uma reunião  com o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e técnicos do órgão, para orientações a respeito dos critérios para o acesso aos recursos do novo credito lançado pelo Governo Federal.

A determinação da governadora é que os projetos de saneamento, estradas e recursos hídricos sejam adequados às exigências do Pró-Investe e o Rio Grande do Norte possa receber o financiamento o mais breve possível.    
 Reunião.

* Prefeitura e UFERSA discutem arborização e coleta seletiva de Caraúbas.

Na manhã desta quarta (18), se reuniram nas dependências da Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”, a diretora do campus da UFERSA/Caraúbas, Edina Linhares, Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Lucinaldo de Souza,  Secretário de Governo, Silvan Pessoa e o Responsável pela ACRESEA, Rivaldo Rivaldo Fernandes.

Na ocasião o grupo debateu os assuntos da arborização e da coleta seletiva de lixo em nosso município, reafirmando mais uma vez a parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraúbas e a Universidade Federal do Semi-Árido.

Com relação a arborização da cidade, ficou acertado que a prefeitura e a UFERSA irão tentar desenvolver um horto, para produção de muda para serem plantadas na ruas e logradouros públicos de Caraúbas.

A UFERSA irá entrar com o projeto para que o horto, ou seja, o que é necessário para se iniciar e para manter toda estrutura. A Prefeitura irá, procurar um terreno público  para que seja doado e que neste mesmo terreno seja furado um poço para que as mudas posam ter água em abundancia para o seu crescimento.

Com relação a Coleta seletiva de lixo, a UFERSA irá colaborar com a ACRESEA desenvolvendo um projeto para que a instituição possa melhor se estruturar, como também o trabalho educativo e de conscientização da população para que todos possam separar seu lixo e a ACRESEA possa recolher.  
 Reunião entre os representantes.

* No Congresso Nacional, dos 594 parlamentares, 191 respondem a inquéritos ou ações penais.

Pesquisa feita pelo Congresso em Foco mostrou que dos 594 parlamentares, pelo menos 191 (160 deputados e 31 senadores) são alvos de 446 inquéritos (procedimentos preliminares de investigação) e ações penais (processos que podem resultar na condenação). Quase 40% dos 81 senadores têm contas a acertar no STF.

Chama atenção ainda o fato de as acusações terem extrapolado o repertório tradicional, e já grave, praticamente restrito às denúncias de crimes eleitorais ou de mau uso do dinheiro público. Atos praticados em campanhas eleitorais e no exercício de outros cargos públicos, no Executivo ou no Legislativo, continuam abarcando a grande maioria dos mais de 20 tipos diferentes de crimes imputados aos parlamentares.

Mas alguns deles se veem às voltas agora com encrencas mais cabeludas, como suspeitas de envolvimento em homicídio, sequestro e associação ao tráfico de drogas.

* Pesquisa Sinduscon/Consult aponta liderança de Carlos Eduardo com 57,8 %, Rogério é segundo com 8,3%.

A pesquisa Sinduscon/Consult, divulgada há poucos instantes aponta liderança do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo na sucessão municipal de 2012. Rogério Marinho é o segundo colocado.
Acompanhe os números da pesquisa estimulada:

Carlos Eduardo 57,8%
Rogério Marinho8,3 %
Hermano Morais 6,8 %
Fernando Mineiro 3,4 %
Robério Paulino 0,3%
Roberto Lopes 0,1%
Nenhum 10,7%
Não sabe 12,6%

* Vergonha: Pacientes pagam por remédio gratuito e ficam em macas sem lençóis em hospitais do RN.

Com calamidade pública decretada na área da saúde desde o dia 4 de julho, os hospitais do Rio Grande do Norte enfrentam problemas com o desabastecimento de remédios e falta de material básico para atendimento. Os pacientes e acompanhantes reclamam da situação e alegam que são obrigados a pagar por remédios que deveriam ser fornecidos gratuitamente.

Durante três dias, a reportagem do UOL visitou três dos principais hospitais de Natal e constatou uma série de problemas, entre eles falta de remédios, equipamentos e insumos, além de muitos casos de improviso no atendimento.

A rede de saúde sofre com problemas estruturais básicos, como mofo em enfermarias, aparelhos de ar-condicionado quebrados e falta de espaço para atender a demanda dos pacientes.

No hospital Walfredo Gurgel, o maior de urgência e emergência do Estado, muitos pacientes são obrigados a ficar em macas nos corredores, com colchões sem lençóis. A maioria dos que têm lençóis para forrar macas e camas alega que o material é trazido de casa.

As macas se apertam nos estreitos corredores, que mais lembram um cenário de um hospital de guerra. Logo na entrada da emergência muitos pacientes estão internados de forma improvisada e recebem atendimento precário por conta da greve dos médicos. Durante a visita feita pela reportagem do UOL, pelo menos oito pacientes foram vistos internados em colchões sem lençóis.
Essa é a realidada da nossa saúde.

* Prefeitura de Caraúbas irá melhorar a merenda escolar.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas irá realizar melhorias, no tocante a Merenda Escolar da rede municipal de ensino, a informação foi dada pelo prefeito Alcivan Viana (PMDB), "Estamos aumentando o valor da contra partida por parte da prefeitura municipal com relação a Merenda Escolar. Iremos investir mais 65%, sobre o que já é investido, caso esse aumento não supra a demanda, iremos aumentar ainda mais, a merenda escolar e os nossos alunos são prioridades na nossa gestão", comentou Alcivan Viana.

A merenda escolar em Caraúbas, sofre com a demora no repasse da municipalidade local para com as Escolas, e nesse sentido, em alguns momentos, algumas unidades educacionais ficam sem disponibilizar a merenda aos alunos, causando um mal estar para os gestores e servidores com as famílias.

Acreditasse que com o aumento da contra partida municipal essa deficiência possa ser sanada ou ao menos reduzida na sua ampla maioria.

* Duplicação da rodovia que liga Mossoró a Tibau deve ser realizada em doze meses.

A duplicação da RN-013, que liga Mossoró a Tibau, deve ser realizada em doze meses. O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Demétrio Torres, visitou a cidade de Mossoró nesta sexta-feira (13) e afirmou que a burocracia está em andamento e próxima de ser concluída.

Ele afirma que a licitação já foi realizada e a empresa contratada. Agora restam algumas licenças, para que a obra se inicie de imediato. O prazo é de conclusão em um ano, a partir do momento que a obra for iniciada.

“A obra já foi contratada. Já foi assinado contrato, inclusive, já estamos com as licenças de instalações e o restante das licenças a gente deve está recebendo até o final desse mês. E, daí sim, se inicia a obra propriamente dita”, disse Demétrio Torres.

Segundo ele, essa duplicação será realizada em um modelo diferente, partindo de duas frentes, para que ganhe celeridade e seja concluída no prazo. O investimento será de R$ 40 milhões.

“É uma obra que a gente deverá começar em duas frentes. Uma partindo do trevo da BR-304 e outra iniciando de Tibau e encontrar as duas”, ressaltou o diretor.
Obras já foram licitadas e restam apenas algumas licenças.

* Homicídios de jovens crescem 346%.

De um lado, avanços em pesquisas e mais investimentos em saúde nos últimos 30 anos diminuíram os riscos de crianças e adolescentes morrerem de doenças e causas naturais no País. De outro, o Brasil ficou mais violento para essa faixa da população no mesmo período. Entre 1980 e 2010, o total de mortes de pessoas entre 0 e 19 anos por doenças e causas naturais passou de 387 casos em cada 100 mil pessoas para 88,5 por 100 mil, queda de 77%. Por outro lado, cresceu o total de crianças e de adolescentes que morrem pelas chamadas causas externas, que incluem homicídios, suicídios, acidentes de trânsito e de outros tipos. As vítimas de causas externas, que somavam 27,9 casos por 100 mil habitantes em 1980, alcançaram 31,9 casos por 100 mil em 2010, aumento de 14,3%.

Em 30 anos, 55 crianças e adolescentes morreram diariamente por homicídios, suicídios e acidentes, total suficiente para colocar o Brasil nos primeiros lugares no ranking de países mais violentos para crianças e jovens no mundo. É o quarto onde mais se mata e o 12° onde mais se morre por acidentes de trânsito.

A piora no quadro de mortes por causas externas foi puxada pelos homicídios, que cresceram 346,4% em 30 anos. Em 1980, morreram assassinadas 3,1 crianças e adolescentes em cada 100 mil, total que alcançou 13,8 casos por 100 mil em 2010. Também aumentou o total de suicídios (38%) e de acidentes de trânsito (7%).