domingo, 22 de julho de 2012

* Agentes penitenciários encontram túnel em Alcaçuz e evitam nova fuga.

Agentes penitenciários do presídio estadual de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta, evitaram uma nova fuga em massa, no fim da tarde desse sábado (21). Na ocasião, um túnel foi encontrado no Pavilhão 1, nas mediações da quadra até o muro. Dentro do local de escavações, foram encontradas duas "Terezas” (pedaços de lençóis para formação de corda).

Segundo o capitão Alberto, da Companhia Independente de Policiamento de Guarda, os agentes perceberam uma movimentação suspeita durante um rápido apagão na penitenciária e se depararam com o túnel.

* No RN apenas 15 prefeitos são candidatos a reeleição.

No Rio Grande do Norte apenas 15 prefeitos serão candidatos a reeleição, o que representa apenas 3,64% dos prefeitos potiguares. Já o número de vice-prefeito candidato a reeleição é um pouco maior chega a 17.

Quando a análise é da possibilidade de reeleição nas Câmaras Municipais, a estatística aponta que 387 vereadores tentarão se manter no mandato, o que representa 5% do total de legisladores municipais.

O pleito de 2012 no Rio Grande do Norte conta no total com 412 candidatos a prefeito e 5.046 candidatos a vereador.

Conheça os prefeitos candidatos a reeleição:

APODI – MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO – PMDB
BENTO FERNANDES – IVANILDO FERNANDES DE OLIVEIRA – PP
BOM JESUS – EDMUNDO AIRES DE MELO JÚNIOR – PMDB
CANGUARETAMA – WELLINSON CARLOS DANTAS RIBEIRO – PR
ENCANTO – ALBERONE NERI DE OLIVEIRA LIMA – DEM
JARDIM DO SERIDÓ – JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO – PMDB
LUCRÉCIA – ANTONIO WALTER DE ARAUJO – PSB
MACAÍBA – MARÍLIA PEREIRA DIAS – PMDB
MONTANHAS – MARIA ELIETE COUTINHO BISPO – PMDB
PARELHAS – FRANCISCO ASSIS DE MEDEIROS – PT
PATU – EVILÁSIA GILDÊNIA DE OLIVEIRA – PSB
POÇO- BRANCO JOSE MAURICIO DE MENEZES FILHO- PSD
SÃO BENTO DO NORTE – LUIZ LUCAS ALVES JUNIOR – PR
SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – JACKSON DANTAS – PMDB
VILA FLOR – GRINALDO JOAQUIM DE SOUZA -PSD.

* Jovens católicos em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude.

Jovens de todas as pastorais de Natal se reuniram na tarde de hoje (22) para celebrar a contagem regressiva para a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro daqui a um ano. Programou-se, em todas as capitais do país, uma caminhada para iniciar a contagem de um ano até que o evento seja realizado. Em Natal, foi realizada uma missa na Catedral Metropolitana, celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Segundo os organizadores, a caminhada é uma forma de lembrar e chamar a ala jovem de todas as pastorais e movimentos da Igreja Católica para o engajamento na 27ª Jornada Mundial da Juventude. "Trata-se de um evento programado pela CNBB e que irá dar o início a essa contagem de um ano até a realização da jornada", explica José Brendow, um dos coordenadores.

A caminhada teve como percurso as ruas do centro da cidade, terminando no Largo Dom Bosco, às portas do Teatro Alberto Maranhão, onde foram realizados shows com bandas gospel.

* Queda do FPM compromete finanças das prefeituras.

Enquanto as propostas de mudança nas regras do pacto federativo se arrastam no Congresso, os municípios brasileiros vão acumulado  dificuldades em função da queda nos repasses federais e das novas atribuições nas áreas da Saúde e da Educação. Este mês, o Fundo de Participação, principal fonte de recursos de 80% das prefeituras potiguares, terá queda de 30% em relação a maio, colocando em risco até mesmo o pagamento da folha salarial em dia.

Levantamento feito pela Tribuna do Norte no banco de dados do Tesouro Nacional mostra que 71 prefeituras do RN tiveram "saldo zero" no repasse da primeira cota, no dia 10 deste mês. Isso em função da queda brusca nos dois impostos que constituem o Fundo de Participação - o Imposto de Renda, que bateu recorde de restituição em julho, e o Imposto sobre Produtos Industrializados, em função da renúncia fiscal para acelerar as vendas de eletrodomésticos da linha branca e desencalhar os pátios das montadoras de automóveis.

O valor total do repasse - R$ 444,2 milhões para mais de 5,5 mil municípios - foi tão baixo que o fantasma do "saldo zero" voltou a se repetir, atingindo 49 prefeituras do Rio Grande do Norte na segunda cota.

"Saldo zero" é um termo usado pelos prefeitos para definir a situação de dificuldade nos repasses do FPM. Ele ocorre quando o valor depositado é igual as retenções para a Educação (Fundeb), Fundo Municipal de Saúde, Pasep e recolhimento das contribuições previdenciárias. "A situação é muito preocupante", disse o ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio.

* Inscrições para cursos superiores do IFRN termina neste domingo.

Terminam este domingo (22) as inscrições de processos seletivos para cursos superiores do IFRN. No total, são oferecidas 192 vagas com ingresso ainda em 2012, na modalidade presencial. Os candidatos interessadosdevem se inscrever exclusivamente através do site ingresso.ifrn.edu.br.
 
O Edital 16/2012 oferece 138 vagas para os cursos superiores de licenciatura em Matemática (Câmpus Mossoró); Espanhol (Natal-Central); Informática (Natal-Zona Norte) e em Física (Santa Cruz). São disponibilizadas ainda 40 vagas para o Técnólogo em Alimentos (também superior, no Câmpus Currais Novos).

Para este edital, não é cobrada taxa de inscrição. A seleção vai ser feita através das notas do ENEM 2010 ou 2011. Já o Edital 20/2012 é voltado especificamente para o Curso Superior de Licenciatura em Espanhol, com número de vagas reservadas para convênios. São quatro vagas para os associados da APELE – Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Estado do Rio Grande do Norte – e 10 para os professores em exercício efetivo na educação básica pública para o âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação.

* Programação do balneário dos cajueiros/Distrito São Geraldo/Caraúbas...

A partir do meio dia de hoje (22), na área de lazer do Distrito de São Geraldo/Caraúbas, haverá uma vasta programação.

Na parte social, o cantor Junior Lima animará a galera, com a participação de Lele dos teclados e o forró dos primos.

A partir das 16h, terá continuidade o campeonato de mini campo "Miguel de Morais Câmara".

Todo mundo convidado para mais essa grande festa.

* Confira: Tribunal de Justiça divulga salários de servidores e magistrados.

O Tribunal de Justiça do RN, por determinação da presidente, desembargadora Judite Nunes, divulga a partir desta sexta, no Portal da Transparência, no site da instituição, a lista com os valores pagos aos magistrados e servidores do Judiciário Estadual, incluindo as remunerações, diárias, indenizações e quaisquer outras verbas. Clique aqui

* Sucessão em São Paulo: Pesquisa mostra empate técnico entre Serra e Russomanno.

Os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) lideram a disputa para a Prefeitura de São Paulo, conforme pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo. Serra tem 30% das intenções de votos e Russomanno, 26%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, a situação é de empate técnico.

Entre os demais candidatos, Fernando Haddad (PT) tem 7% das intenções, Soninha Francine (PPS), 7%, Gabriel Chalita (PMDB), 6% e Paulinho da Força (PDT), 5%. Entre os 1.075 eleitores consultados, 6% não sabem em quem votar e 11% votarão em branco ou nulo. A pesquisa foi feita em 19 e 20 de julho.

* Candidato a vereador Assis Batista recebe apoios importantes para sua campanha.

Desde a manhã da última sexta feira (20), o candidato a vereador pela coligação “Vitória do Povo”, Assis Batista (PMDB), vem recebendo apoios importantes para o seu projeto de retornar ao legislativo municipal.

Sexta Feira (20), Assis recebeu o apoio do líder do presidente da associação de Ursulina de Nilson, da região da várzea caraubense. Na manhã ontem (21), mais uma adesão ao postulante, desta vez da ex-candidata a vereador Joaninha Praxedes, que teve uma votação expressiva na eleição de 2008.

Além dessas lideranças, algumas famílias do Caraúbas/RN também fecharam com o ex-parlamentar.  Assis, já está preparando para os próximos dias uma reunião com todos seus apoiadores para colocar seu time em campo.
 Albertinho, Nilson e Assis Batista.

* Equipe da inter tv cabugi esteve gravando matéria sobre a doença de chagas em Caraúbas.

Na tarde da última sexta (21), uma equipe da Inter TV Cabugi esteve realizando uma matéria sobre a doença de Chagas em nosso município, para ser veiculada no canal já na próxima semana.

Na oportunidade o equipe visitou uma casa de taipa abandonada no bairro Leandro Bezerra, local que serve de abrigo para o “Barbeiro”, transmissor da doença de Chagas. Além disso, foi feita uma entrevista com a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Carlos.

Juliana ressaltou que está sendo realizado em nosso município toda uma campanha durante os últimos dias para ter um diagnostico precoce como também para captura do “Barbeiro” para saber ele transmite ou não a doença de Chagas.

A equipe ainda fez uma visita ao Hospital Regional de Caraúbas/RN, onde estava sendo realizada uma coleta de sangue de várias pessoas para saber se elas estavam com a Doença de Chagas.
 Juliana Carlos gravando...

* Servidores da Governadoria são os primeiros a terem a remuneração divulgada.

A governadora do estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, publicou na edição da última sexta feira (20) do Diário Oficial do Estado o Decreto Nº 22.868 que dispõe sobre a divulgação das remunerações e subsídios dos agentes públicos, civis e militares, ativos e inativos, bem como pensionistas, no âmbito do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte. E, ontem (21), as consultas já podem ser realizadas no site da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, SEARH.


De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil da Governadora, Anselmo Carvalho, a medida atende integralmente as disposições da Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso à informação pública. “Estamos disponibilizando as primeiras informações. A referência foi o já feito pelo Governo Federal e pelo STF. Os dados, neste primeiro momento, são dos servidores de órgãos vinculados à Governadoria. O sistema vem recebendo as informações para que na folha de julho, logo na primeira semana de agosto, as informações estejam disponíveis à sociedade”, disse Anselmo Carvalho.

* Brasil vai receber mais vacinas contra a gripe.

Enquanto a demanda pela vacina contra influenza continua alta nas clínicas particulares, o País inteiro deve receber mais 100 mil doses este ano. A informação é do médico Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do laboratório Delboni. Ele acrescenta que, em muitas dessas unidades, não há mais imunizantes disponíveis. Um dos laboratórios que fornece a imunização para o mercado privado brasileiro, a GlaxoSmithKline, informou que já distribuiu no País toda a quantidade que havia sido encomendada para o ano, o que totaliza mais de 1 milhão de doses.

“Neste ano houve um aumento significativo da demanda do mercado privado, além das necessidades habituais, e, por causa disso, a vacina da GSK possivelmente encontra-se indisponível em alguns locais”, disse a farmacêutica, em nota. Quem garante a entrega das 100 mil doses para os centros privados nos próximos dias é o laboratório Sanofi Pasteur, que deve priorizar as regiões com maior incidência da gripe suína. A empresa afirma que aumentou em 30% o volume inicialmente previsto por causa da alta demanda.

Cunha observa que a corrida pela vacina começou há um mês, quando os casos de gripe passaram a ser divulgados. “As pessoas se sensibilizam pelo risco”, diz. Por outro lado, Estados como São Paulo e Rio de Janeiro não atingiram a meta de imunizar 80% da população de risco na campanha de vacinação, que terminou em 1º de junho.

Para a médica Rosana Richtmann, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), durante a campanha as pessoas não estavam convencidas da necessidade de se vacinar. “É preciso entender a importância da prevenção. Não adianta sair correndo enquanto aos casos estão ocorrendo”. O ideal seria ter se vacinado em abril ou maio.