quarta-feira, 25 de julho de 2012

* Unidade Móvel Médico Odontológica na comunidade de Santo Antônio.

A Unidade Móvel Médico- Odontológica esteve hoje na comunidade de Santo Antônio, onde na oportunidade foram realizadas consultas odontológicas na população residente nas comunidade de Bela Vista, Santo Antônio e adjcentes. Este importante beneficio para a população de Caraúbas está sempre indo naquelas comunidades mais distantes levando saúde de qualidade para todos. Todos os meses um cronograma é desenvolvido com as equipes para que a Unidade Móvel possa ir para estes locais, sempre dando preferência as comunidades rurais mais distantes. Aquelas comunidades que possuem associações podem se articularem e entrarem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 84-3337-2796 e solicitarem a Unidade Móvel que serão atendidas.

* Prefeito Alcivan recebe Secretário de Recursos Hídricos que Anuncia Recuperação do Açude Grande e Reforço para o Apanha-Peixe.

O Prefeito Alcivan Viana (PMDB) recebeu na manhã desta quarta feira, 25, na companhia dos Secretários Municipais, Lucinaldo Souza-Naldo do Recanto- de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Zilenildo de Morais, de Governo, Silvan Pessoa e Silva, de Administração e assessores da municipalidade, o Secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Antônio Gilberto de Oliveira Jales, recepcionado na sede da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMPO). 

A visita tinha sido uma das solicitações do prefeito Alcivan Viana quando em uma de suas audiências em Natal na citada secretaria. Recuperação de açudes de médio porte, segurança às barragens do município e demais ações do suporte hídrico e de enfrentamento da estiagem que assola o Rio Grande do Norte, foram ações emergenciais anunciadas pelo Secretário Gilberto a equipe do Governo Municipal.  
         
“Em regime de urgência aqui em Caraúbas teremos a recuperação da parede do Açude Grande, açude do Governo, e de reforço para recuperação do manancial do Apanha-Peixe e outras ações de suporte hídrico”, explicou o objetivo e imediatos resultados da sua visita à Caraúbas, o Secretário Gilberto Jales.
            
“Para nós da administração Nossa Força é Nosso Povo-Governo Cidadão-, é uma satisfação e prova da seriedade com este governo iniciado em 2009 e agora tendo continuidade com a nossa pessoa”, opinou sobre a visita do Secretário Gilberto Jales à Caraúbas. ”Temos metas que serão cumpridas até o fim do mandato tem para com o povo”, manifestou-se Alcivan Viana sobre a visita do Secretário de Estado.
              
Segundo Gilberto Jales, os recursos para as ações de recuperação dos mananciais em Caraúbas serão do Governo do Estado através do Banco Mundial, que terá uma participação financeira de 60% e o restante contra partida do Executivo Estadual.
               
Após reunir-se com o prefeito Alcivan Viana e secretários na sede da SPOCAMPO, o Secretário Gilberto Jales fez visita à parede do Açude Grande (Açude do Governo), localizado no perímetro urbano próximo a antiga Estação Férrea.
               
O Secretário e equipe do prefeito Alcivan Viana constataram o perigo de arrombamento que corre o citado manancial, caso não sejam realizados antes do próximo período invernoso reparos em sua parede.

Gilberto Jales disse da próxima ação da  SEMARH, com referência ao assunto, que será uma visita de uma equipe técnica para levantamentos e estudos das obras a serem executadas.
 Comitiva.

* Governo do Estado faz coletiva para apresentar balanço da Educação.


A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, concede entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26), para apresentar um balanço das ações da Secretaria de Educação e uma série de medidas para combater a falta de professores nas salas de aula. A coletiva está marcada para as 9h, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo.

A convocação de aproximadamente 900 professores na segunda chamada do concurso será um dos pontos da pauta, com apresentação do detalhamento de convocação por pólo/municípios e divulgação de informações necessárias para que os nomeados assumam seus cargos.

Entre os dados a serem apresentados, também está o volume e a aplicação dos recursos garantidos para a Educação do Estado até 2014, número de escolas construídas, reformadas ou com reforma em andamento. Além da compra de ônibus para reforçar a frota do transporte escolar, implantação do SigEduc e projetos voltados para combater a evasão escolar.

* Convocação para lista de espera do Sisu começa hoje.

Começa nesta quarta-feira (25) a convocação dos estudantes que ficaram na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A convocação será feita pelas instituições de ensino e não mais pelo Ministério da Educação.

Os estudantes que não foram classificados nas duas primeiras chamadas do Sisu puderam declarar interesse em participar desta lista. O MEC não informou quantos estudantes estão nesta situação.

O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste processo seletivo foram oferecidas 30.548 vagas em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais.

* AL vota hoje lei sobre reajuste de servidores da UERN.

Para deliberar sobre o Projeto de Lei Complementar que “Altera a remuneração de servidores públicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)”, a governadora Rosalba Ciarlini convocou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte extraordinariamente.

A sessão acontece às 10h30, no Plenário Clóvis Motta, na Assembleia Legislativa, hoje (25). A convocação não gera pagamento extra aos deputados
 
A Proposta Normativa do Governo pretende reestruturar a remuneração de ocupantes de cargos públicos de provimento efetivo – precisamente, de Professor e Técnico Administrativo, no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“É inegável que os professores e técnicos administrativos da UERN, no regular exercício de suas atribuições, contribuem de forma decisiva para o êxito do processo de formação acadêmica dos estudantes universitários”, disse a governadora.

Em virtude do recesso parlamentar em que se encontra a Assembleia e exercendo a prerrogativa da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, a governadora convocou a Casa Legislativa encaminhando duas mensagens governamentais: nº. 042/GE e nº. 043/GE, em 23 de julho de 2012.