segunda-feira, 6 de agosto de 2012

* Silas Sales justifica sua saída do pleito eleitoral.

Em contato com o blog, Silas Sales (PIPI-DEM), expôs os motivos que o levaram a desistir do pleito eleitoral de outubro, confira:

Blog:  PIPI o que o levou a tomar essa decisão de desistir de ser candidato?

Resposta: Antes de dizer porque desistir, quero dizer porque me lancei candidato, coloquei o meu nome na disputa, por acredita que poderia representar o meu povo na câmara municipal, em outras oportunidades assim o fiz. Saí candidato por acreditar no grupo ao qual sempre fiz parte, mas percebe que a campanha está tomando um rumo que eu não tenho com continuar, a minha estrutura é muito pequena, mesmo assim, coloquei a campanha na rua, montei o meu carro de som, minha besta serviu a coligação, tudo que fiz, foi custeado por mim, porém apesar de reconhecer os limites da campanha de Padre Paulo, chegou a um ponto que eu não tinha mais como continuar. Outro ponto que aconteceu foi a falta de apoio da majoritária na questão de articular os apoios da minha região para mim, como Eugênio fez em 2008, reuniu todo mundo e disse que eu era o seu candidato na minha região, isso não aconteceu, assim juntando tudo não dava mais.

Blog: Pipi sua relação com Eugênio, Juninho e Paulo Brasil?

Resposta: A minha relação com os três sempre foi muito boa, não tenho nada contra nenhum, não estou saindo da disputa por causa deles, estou saindo por não ter mais como continuar, não sei brincar de fazer política e se continuasse era isso que eu iria fazer. Com relação a Padre Paulo, é um grande homem não tenho nada contra ele, porém ele não tinha como me ajudar em nada e assim é muito difícil ou quase impossível se fazer política em Caraúbas. Eugênio e Juninho são meus amigos, esses não tenho nenhum motivo, para fazer nenhuma cobrança com relação a eles, os mesmos não são candidatos e por isso não tem nenhum razão de me ajudar em nada. Na campanha passada Eugênio vez por mim tudo e mais um pouco, porém agora ele não é candidato, assim não tem porque me ajudar, eu compreendo e deles quero continuar contando com a nossa amizade.

Blog: Você vai apoiar Neguinho de Grosso?

Resposta: Vou. Vou, porque Neguinho é meu cunhado, casado com a minha irmã, e eu sei quem é Neguinho, sei do seu trabalho, da sua luta, sei das dificuldades que ele enfrenta no dia a dia de uma campanha dessa, e assim eu vou votar em Neguinho, ele já tinha me convidado várias vezes, você sabe, e agora vou cumprir o que dizia, se eu não for candidato e vou apoiar Neguinho, a partir de agora vou me integrar a equipe de campanha dele e quem tem atenção por mim a partir de agora, vota em Neguinho de Grosso e em Ademar Ferreira.

Blog: O que lhe fez votar em Ademar Ferreira?

Resposta: Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que todas as articulações feitas para essa situação foram realizadas entre eu, Neguinho e alguns dos seus assessores, em nenhum momento mantive nenhum contato com Ferreira, vou votar em Ademar por acreditar que ele pode fazer um governo melhor do que o primeiro e outra na verdade vou seguir com Ademar também atendendo um pedido de Neguinho que sempre articulou esse apoio.

Blog: A partir de agora, como será a atuação de PIPI nessa eleição?

Resposta: Vou continuar conversando com os meus amigos, eleitores e com a minha família, passarei a participar ativamente na campanha de Neguinho e Ademar, e espero poder contribuir para a vitória de ambos.

Blog: Agradecemos a sua entrevista e deixamos o espaço para suas considerações finais?

Resposta: Quero agradecer, a todos que acreditão em mim, a minha família que sempre está do meu lado, aos meus eleitores, o meu muito obrigado, desculpe se decepcionei algum, porém quero que todos tenham a real certeza que não fui candidato, por não poder continuar mantendo a campanha, assim aqueles que acreditarão e acreditam em PIPI a partir de agora passe a apoiar Neguinho de Grosso e Ademar Ferreira., finalizou Pipi.
Silas Sales (PIPI-DEM) 
Agradecemos ao suplente de vereador PIPI, informamos a ele que o mesmo realizou alguns comentário (Positivos), com relação a nossa pessoa, agradecemos as palavras, porém para manter a nossa isonomia resolvemos não publicar.

* Comunicado Importante...

A Direção da Escola Municipal Josué de Oliveira comunica que amanhã, dia 07 de Agosto, não haverá aula no turno matutino, devido o sepultamento da Senhora Francisca Lucicleide da Silva, que acontecerá as 7h. A mesma era irmã de Luciene, funcionária da referida Escola.

Agradece à Direção.

* Termina hoje prazo para partidos divulgarem relatório de financiamentos de campanha.

Os candidatos, partidos políticos e coligações têm até hoje (6) para divulgar na internet um relatório discriminado dos recursos para financiamentos da campanha eleitoral e gastos. Pela lei, eles devem mencionar também estimativas de gastos. Os dados serão divulgados na página da Justiça Eleitoral. Os eleitores que ainda não tiraram a segunda via do título têm mais dois dias para solicitar o documento.

O calendário, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não prevê prorrogações. As eleições municipais ocorrem nos dias 7 e 28 de outubro. No dia 7, será o primeiro turno e em 28, o segundo turno, caso seja necessário. Pelos dados do TSE, há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo o país.

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral tem até quarta-feira (8) para requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral. Ao solicitar a segunda via, o eleitor deve esclarecer se quer receber o documento na sua zona eleitoral ou naquela onde a requereu.

No dia 8, terminam os prazos para os órgãos de direção dos partidos políticos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais. O alerta do TSE é para que sejam observados os percentuais mínimo e máximo para candidatos de cada sexo.

Também ocorre na quarta-feira a designação dos locais das mesas eleitorais para o primeiro e segundo turnos, além de ser a data limite para a nomeação dos integrantes das juntas eleitorais.

* Vereador Novinho Praxedes realizou a maior carreata de vereador da história de Caraúbas.

Na tarde/noite de ontem (05), o vereador Novinho Praxedes (PMDB), realizou a maior carreata em Caraúbas em termos proporcionais, da história.

A carreata teve início na Comunidade de Cachoeira, onde de lá seguiu sentido a cidade de Caraúbas, ao chegarem percorreu algumas das principais ruas da cidade. Além da gigantesca movimentação, a animação e entusiasmo dos eleitores foi a marca principal da festa.

A movimentação de Novinho Praxedes contou com a presença do candidato a vice prefeito Ivanildo Fernandes (PT) e o candidato a prefeito Ademar Ferreira (PMDB), e demais apoiadores e eleitores do vereador.

"Fiquei emocionado com essa grande festa que se transformou a nossa carreata, são eventos como esse que mostra que estamos no caminho certo, esse reconhecimento nos impulsiona a continuar a luta na certeza que ainda temos muito a fazer pelo nosso povo. Agradeço a todos que participaram da nossa carreata, novinho vai provar de novo que merece está na câmara municipal" analisou Novinho Praxedes.

Vereador Novinho Praxedes, Ademar e Ivanildo.
 A maior carreata proporcional da história de Caraúbas.
 Concentração na AABB.

* Mossoró: Larissa cai e Claúdia Regina encosta.

A TV Cabo Mossoró (TCM) divulgou há poucos minutos a segunda rodada (de uma série de quatro) de pesquisas eleitorais contratadas ao Instituto Certus, de Natal. Os dados saíram no programa “Vota Mossoró”, apresentado pelo jornalista Julierme Torres.

A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ouviu 500 pessoas em Mossoró, entre os dias 31 de julho (terça-feira) e 2 de agosto (quinta-feira). A margem de erro é de 3%.

A pesquisa mostra o desempenho dos cinco candidatos a prefeito, segundo a vontade popular: Larissa Rosado (PSB), Cláudia Regina (DEM), Cinquentinha (Psol), Ednaldo Calixto (PRTB) e Josué Moreira (PSDC).  Larissa mantém dianteira na sondagem, mas conforme números da Certus, Cláudia Regina cresceu.
A governista aparece com ‘engorda’ de 3,60% na Espontânea e na Estimulada alcançou 4,80 pontos percentuais.
A diferença pró-Larissa em relação à Cláudia na Espontânea é de 5,80% de e na Estimulada chegou a 6,20 pontos percentuais. 

Larissa inflou residualmente na Espontânea. Chegou a 1,80 pontos percentuais de crescimento e na Estimulada praticamente ficou em empate numérico: teve 42,60 em julho e agora possui, conforme o Instituto Certus, 42,40 pontos percentuais. 

Veja o resultado da pesquisa a prefeito nas modalidades de perguntas Estimulada e Espontânea, além de Rejeição e Definição de Voto, num comparativo com a anterior, veiculada pela mesma emissora no dia 16 de julho:
ESPONTÂNEA  16/jul 06/ago
Larissa Rosado 29,60% 31,40%
Cláudia Regina 22,00% 25,60%
Prof. Josué 0,40% 0,60%
Cinquentinha 0,40% 0,20%
Outros 0,60% 3,20%
Ninguém 15,60% 6,00%
Não Sabe 31,00% 32,80%
Não Respondeu 0,40% 0,20%
     
ESTIMULADA 16/jul 06/ago
Larissa Rosado 42,60% 42,40%
Cláudia Regina 31,40% 36,20%
Prof. Josué 2,00% 1,20%
Cinquentinha 0,80% 0,20%
Ednaldo Calixto 0,20% 0,60%
Nenhum 8,00% 8,80%
Não sabe 14,80% 10,40%
Não respondeu 0,20% 0,20%
     
REJEIÇÃO 16/jul 06/ago
Larissa Rosado 13,00% 14,40%
Cláudia Regina 11,80% 12,40%
Cinquentinha 17,40% 12,20%
Prof. Josué 3,60% 2,80%
Ednaldo Calixto 3,00% 4,00%
Outras Respostas 4,80% 4,80%
Rejeita nenhum 31,40% 34,00%
Não sabe 0,40% 0,60%
Não respondeu 9,20% 8,80%
Rejeita todos 5,40% 6,00%
     
DEFINIÇÃO DO VOTO 16/jul 06/ago
É definitivo 54,07% 65,83%
Pode mudar 44,80% 33,94%
Não sabe 0,68% 0,23%     

* RN terá 14 municípios com identificação biométrica.

O Rio Grande do Norte terá 14 municípios que vão identificar o eleitor pelas impressões digitais nas eleições de 2012. A identificação biométrica alcançará mais de 7,7 milhões. O número foi divulgado pela coordenação do projeto de identificação biométrica do eleitor.

Os municípios do RN que vão usar a tecnologia nessas eleições serão os seguintes: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Guamaré, Ielmo Marinho, João Dias, Macaíba, Macau, Nísia Floresta, Pedro Avelino, Pilões, São Fernando, São José de Mipibu e TimbaúBA Dos Batistas.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.
O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

* Código Penal: Depois de 72 anos de vigência, será reformado.

Depois de 72 anos de vigência, o Código Penal Brasileiro, de 1940, será alvo de modificações. O anteprojeto entregue ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB), no dia 27 de junho, deve ser encaminhado para apreciação dos senadores. Durante sete meses, uma comissão técnica formada por 15 pessoas, entre  juristas, procuradores, defensores públicos e advogados, e presidida pelo ministro do Superior Tribunal Justiça (STJ), Gilson Dipp, estudou e montou o texto final.

Com quase 500 páginas, a proposta eliminou tipos penais, criou crimes e decidiu tratar tabus com um viés claramente liberal. Os juristas avançaram em temas polêmicos, como os que ampliam as hipóteses do aborto e que legalizam o uso de drogas. O texto cria possibilidades de as autoridades apurarem e enquadrarem servidores públicos por crime de enriquecimento ilícito;  remove os atuais obstáculos legais à comprovação do crime de embriaguez ao volante; criminaliza os jogos de azar, hoje tipificados como uma contravenção, e aumenta as penas por interceptação ilegal de ligações telefônicas e por maus-tratos a animais.
 
No Brasil, 65 mil pessoas estão encarceradas por crimes de furto. Pela proposta, em casos de furtos, a vítima deve provocar o Estado para que se inicie a ação penal

* Juiz vai interditar Alcaçuz.

O Novo Jornal destaca que a maior penitenciária do Rio Grande do Norte será interditada pela Justiça no início da semana. O Presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, ficará impossibilitado de receber novos presos até que a secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) dê andamento as obras de reforma do pavilhão 5. Inaugurado a menos de um ano e com capacidade para 400 detentos, o pavilhão permanece fechado por problemas de ordem elétrica e hidráulica. A decisão será tomada pelo juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar Vilar dos Santos – corregedor do Presídio. Ontem, o presídio assistiu a mais uma fuga.

“Já é certo que a interdição ocorrerá na terça ou quarta-feira. Aguardo comunicado da Sejuc para analisar se a interdição terá prazo fixo ou ocorrerá por tempo indeterminado”, disse o juiz Henrique Baltazar ao NOVO JORNAL. Na prática, a interdição parcial representa a proibição de entrada de novos presos na unidade, que hoje já comporta mais de 900 detentos.

Em média, 15 presos são transferidos para lá semanalmente e a proibição da entrada dos detentos irá causar consequências em outras unidades, também já superlotadas. O juiz irá basear a sua decisão na passividade do Governo do Estado em resolver problemas da Penitenciária, como as obras do pavilhão 5, denominado Rogério Coutinho Madruga.

* MEC acredita que acordo possibilitará fim da greve dos professores.

O governo está convencido de que a representação sindical da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) é a que expressa “o verdadeiro sentimento dos docentes universitários”, segundo o Ministério da Educação (MEC) em nota enviada ontem  (05).

“Estamos certos de que a maioria dos professores aceitou a proposta apresentada pelo governo”, disse o professor Amaro Lins, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. E acrescentou: “Na base do Proifes, que consultou os docentes por plebiscito, mais de 75% da categoria manifestaram-se pela aceitação da proposta, enquanto nas assembleias tradicionais apenas minorias foram consultadas”. Para o secretário, os professores devem gradativamente voltar ao trabalho.

Os aumentos propostos pelo governo ao professores de instituições federais de ensino superior em greve variam de 25% a 40%. Além disso, as carreiras foram reduzidas de 17 para 13 níveis, permitindo uma progressão mais rápida dos docentes.

Hoje (06) o Ministério do Planejamento inicia as negociações com os técnicos administrativos dos institutos e das universidades federais. Até o final do mês, a pasta deve enviar ao Congresso Nacional a proposta de Orçamento para 2013.

O Proifes representa sete universidades federais e um instituto técnico, que englobam cerca de 20 mil docentes. Em plebiscito eletrônico, realizado com 5.222 profissionais, 74,3% se mostraram favoráveis ao fim da greve. A entidade vai promover, a partir de hoje (06), assembleias nas bases para decidir se os professores vão retornar às salas de aula.