segunda-feira, 13 de agosto de 2012

* Urnas com identificação biométrica são testadas em 117 cidades.

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendaram, no fim de semana, a realização de testes com a urna biométrica em 117 cidades de vários estados, destinados a preparar os eleitores para as eleições de outubro.

Nos dias 7 e 28 de outubro, quando haverá primeiro e segundo turnos, cerca de 7,7 milhões de eleitores, em 299 municípios de 24 estados, utilizarão a urna biométrica. Em 2010, pouco mais de 1,1 milhão de brasileiros votaram usando o sistema.

Os eleitores de cinco capitais votarão usando as urnas com identificação digital. Estão na lista os eleitores de Aracaju (Sergipe), Curitiba (Paraná), Goiânia (Goiás), Maceió (Alagoas) e de Porto Velho (Rondônia).

Em Alagoas e Sergipe, 100% das urnas usam a nova tecnologia. Os estados do Amazonas e de Roraima continuarão com as urnas antigas. No Distrito Federal, não há eleições municipais.

Os eleitores de 299 cidades foram convocados para cadastrar sua impressão digital e fotografia, além de atualizar os dados. Em Curitiba, o recadastramento reduziu de 1,31 milhão para 1,17 milhão o total de eleitores da cidade. É a maior quantidade de eleitores entre as cidades que utilizarão as nova urnas nas eleições de outubro.

Durante a votação, os mesários poderão fazer até 12 tentativas de identificação do eleitor - três em cada dedo polegar e indicador, de ambas as mãos. Se não houver sucesso, o eleitor terá que ser identificado por meio de um documento oficial com foto.

A identificação biométrica dispensará o eleitor de assinar a lista de presença das seções eleitorais. Se a impressão digital não for reconhecida, o presidente da seção deverá utilizar a sua própria impressão digital para autorizar o voto do eleitor, cuja assinatura passa a ser necessária.

* Dilma Rousseff reabre negociações com servidores em greve.

Depois de endurecer a postura com os servidores em greve e autorizar a contratação de funcionários municipais e estaduais para substituir os trabalhadores que cruzaram os braços, a presidente Dilma Rousseff reabre, nesta segunda-feira (13), a rodada de negociações.

Nesta manhã, a presidente se reúne com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para definir uma proposta de reajuste para os servidores federais. No entanto, a expectativa é que o valor total destinado ao aumento de salário seja pequeno. Isso porque a prioridade do Planalto ainda é estimular o crescimento do País por meio de pacotes econômicos.

De acordo com o Ministério do Planejamento, esta semana e a próxima serão dedicadas a reuniões com representantes de cada categoria para tentar solucionar a questão até, no máximo, o fim deste mês. Para esta terça-feira (14), está marcada uma reunião com a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal).

* TCE aprova contas do governo Rosalba com ressalvas.

O Governo do Rio Grande do Norte gasta menos com saúde do que com diárias e publicidade. Por causa desse e de outros fatores, as contas do exercício financeiro de 2011 da gestão Rosalba Ciarlini (DEM) foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Corte analisou as receitas, despesas e prestação de contas do Governo do Estado em uma sessão extraordinária que aconteceu nesta segunda-feira (13). Por unanimidade, os conselheiros do TCE seguiram o voto do relator do processo, Paulo Roberto Chaves Alves, que apontou ressalvas às contas públicas no alto valor da Dívida Ativa do Estado, na falta de investimentos em saúde e na inclusão de gastos com inativos nas despesas de insumos na pasta da educação.

O relatório segue para aprovação na Assembleia Legislativa, que deve julgar se as contas podem ser aprovadas ou não. Do montante de R$ 9.498.381.000,00 da receita prevista na Lei Orçamentária Anual, foi arrecadado o valor de R$ 7.778.420.362,47, correspondente ao percentual de 81,89%. Isso ocorreu especialmente “em função do baixo nível de eficiência da previsão de receitas correntes, como a patrimonial, a agropecuária, a industrial e a de serviços, e da superestimação das receitas de capital”, disse o relator. O governo gastou apenas 3,70% do orçamento com investimentos.

* Confira a entrevista de Popó Porcino ao Jornal O Mossoroense.

O Mossoroense: Como foi a sua captura?
 
Popó Porcino: Quando terminei de correr, antes de entrar no caminhão de apoio, fui interceptado e levado pelo bando.

OM: Durante o trajeto até o cativeiro você estava com os olhos vendados ou via para onde ia sendo levado?
 
PP: Estava com a cabeça para baixo sem ver nada.

OM: O que os criminosos falavam durante o percurso até o cativeiro?
 
PP: Não falaram nada, silêncio profundo.

OM: No cativeiro, você ficou acorrentado e como era a relação com a quadrilha?
 
PP: Fiquei acorrentado, mas fiquei amigo deles. Foi onde facilitou tudo para as negociações.

OM: Qual o momento mais tenso durante o cativeiro?
 
PP: No momento da mudança do cativeiro, esse sempre era o momento mais tenso.

OM: Chegou a ser agredido fisicamente?
 
PP: Não.

OM: O que passava pela sua cabeça durante os dias em que esteve em poder dos sequestradores?
 
PP: Tentei ficar bastante tranquilo, foi o que ajudou a passar o tempo.

OM: Chegou a falar com a sua família? Com quem? O que falou?
 
PP: Sim, cheguei a falar com meu pai e minha mãe. Só pedia para eles me tirarem dali.

OM: No dia do resgate, quando você ouviu a polícia invadindo, o que passou na sua mente?
 
PP: No momento não imaginei que fosse a polícia. Quando eles entraram no quarto onde eu estava só fiz comemorar e agradecer a Deus pelo pesadelo ter chegado ao fim.

OM: Como foi o reencontro com a família?
 
PP: Só alegria. Fiquei bastante feliz em rever minha família.

OM: Qual a importância da polícia no seu sequestro?
 
PP: Tenho muito a agradecer a eles, pois os policiais foram muitos profissionais. Estão de parabéns.

OM: O que muda de agora em diante?
 
PP: Ter bastante cuidado e prestar atenção onde ando.

* Tragédia em Apodi...

Tragédia na campanha eleitoral do Apodi. A estudante Camila Danikely Gurgel de França, 15, morreu por volta de 20h20 desse domingo (12), depois de cair de um paredão de som e ser atropelada por essa mesma estrutura de som, puxada por um veículo automotivo.

Ela estava sobre o paredão, em carreata à reeleição a prefeito Maria Gorete da Silveira (PMDB), “Coligação Apodi que Cresce”.

Apesar do acidente fatal, a passeata política teve sequência com uso de outros paredões e carros de som até o centro da cidade, Praça Robson Lopes, centro da cidade. Tudo com a maior naturalidade, como se nada tivesse ocorrido a provocar comoção nos políticos e manifestantes.

Segundo relato do Blog F5  Apodi, Camila seguia em uma carreata que vinha do sítio “Sororoca” em direção à área urbana, onde se juntaria às demais vindas de outros locais. Durante o percurso, mais precisamente nas proximidades do sitio “Água Fria”, ela se desequilibrou e caiu do paredão de som.

Momentos depois da queda, populares que estavam no local informaram que Camila não respondia a estímulos e estava aparentemente desmaiada. A jovem estudante foi colocada em um carro e levada para o Hospital de Apodi, onde recebeu os primeiros socorros.

Em seguida, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. Porém, durante o percurso, Camila não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Ela residia na Rua José Martins de Vasconcelos, bairro Lagoa Seca.
Vítima.

* RN tem 31 municípios com mais eleitores que habitantes.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rio Grande do Norte tem 31 municípios com mais eleitores que habitantes. O Estado é o quarto no país com esse índice inverso. Entre eles, três apresentam maior discrepância: Severiano Melo, na região Oeste, tem 5.8 mil habitantes e 7.3 eleitores. Passagem, no Agreste, tem 2.9 mil habitantes e 4.5 mil eleitores e Lagoa de Velhos, também no Agreste, tem 2.6 mil habitantes e 3.4 eleitores.

Contudo, o Tribunal entende que nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo do eleitor e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, o que não configura necessariamente fraude. É o caso de Severiano Melo, que no censo de 2010, perdeu praticamente metade dos habitantes depois da revisão de divisas.

Situação dos três municípios mais críticos

Severiano Melo (Oeste): 5.801 habitantes - 7.347 eleitores

Passagem (Agreste): 2.910 habitantes – 4.580 eleitores

Lagoa de Velhos (Agreste): 2669 habitantes – 3.426 eleitores

* Ademar em Mirandas...

Após sua visita a comunidade de São Geraldo (11/08), o Candidato da coligação “Vitória do Povo”, Ademar Ferreira(PMDB), participou na manhã do último domingo (12/08) de grande mobilização na Comunidade de Mirandas, uma das comunidades mais populosas próximas a Caraúbas/RN.

Na oportunidade Ademar fez o lançamento de seu comitê da comunidade, a “CASA 15”, ao lado dos candidatos a Vereadores Valson (PT) e Emília(PTB).

Com muito entusiasmo e euforia a população local recebeu o prefeito com grande numero de motos e carros onde percorreram algumas ruas da localidade.

Essa é apenas a terceira mobilização do candidato, que anunciou que nos próximos dias estará visitando instituições na zona urbana de Caraúbas, além de prováveis passeatas ainda essa semana.

* Trabalhadores terceirizados da saúde iniciam greve nesta segunda,

Os trabalhadores terceirizados da empresa Safe, que prestam serviço aos grandes hospitais estaduais da capital, irão cruzar os braços a partir desta segunda-feira (13) devido ao atraso de salários. Eles se concentram a partir das 8h no Hospital Walfredo Gurgel onde farão  uma  manifestação pública.

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde, o atraso dos salários vem acontecendo há vários meses e a empresa alega que o problema é uma dívida que o  governo deixou em 2010 que impede a empresa de honrar seus  compromissos. Os trabalhadores também estão há dois anos sem  receber as férias.

Os problemas já foram discutidos na Procuradoria Regional do Trabalho e ainda não foram resolvidos. O sindicato alega que a única alternativa para os trabalhadores é a paralisação.

Segundo informações do Sindicato, os trabalhadores da Safe são responsáveis pela limpeza dos maiores hospitais da capital, além de também atuarem nos setores de nutrição e como maqueiros.

* Ademar em São Geraldo...

Na noite do ultimo sábado, dia 11 de agosto, o candidato da coligação “vitória do Povo”, Ademar Ferreira (PMDB), fez presença na programação da Festa da Padroeira da comunidade do São Geraldo, localizada na zona rural de Caraúbas/RN.

Ademar contou com a companhia de seus correligionários onde foram recebidos com grande hospitalidade pela população local. “É sempre muito bom visitar o pessoal de São Geraldo, aqui eu sempre fui muito bem recebido”, disse Ademar em agradecimento por toda a atenção prestada.