terça-feira, 14 de agosto de 2012

* Campanha Nacional de Multivacinação‏.

No período de 18 a 24 de agosto de 2012, ocorrerá a Campanha Nacional de Multivacinação sendo a data de 18 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional. A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e aperfeiçoar a logística dos serviços de saúde. 

Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser  levadas  a  um  posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado,de acordo com a situação  encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança.

* Acusado de matar Cíntia Lívia pode pegar 30 anos de prisão.

O caseiro Poliano Cantarelle Fernandes de Lacerda, 35 anos, assassino confesso de ter matado a adolescente Cíntia Lívia, 12 anos, no último dia 21 de julho em Tibau poderá pegar até 30 anos de prisão.

Segundo o delegado Renato Batista responsável pelo inquérito, o acusado foi indiciado nos crimes de estupro de vulnerável seguido de morte, ocultação de cadáver e por fotografar adolescentes nuas.

“A pena mínima é de pelo menos 12 anos de prisão, mas com os agravantes do inquérito pode chegar até 30 anos com o julgamento”, afirmou o delegado. O inquérito foi remetido a Justiça no último dia 3 de agosto e aguarda denúncia do Ministério Público.

O assassino confesso Poliano Cantarelle continua preso na cadeia pública de Mossoró, onde deverá ficar até o julgamento.

* Sesap apresenta recomendações para cuidados com a dengue.

O Programa Estadual de Combate a Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça para a população e gestores de saúde alguns cuidados básicos com a dengue.

Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti é uma das principais medidas no combate a dengue. Não jogar o lixo em terrenos baldios e evitar recipientes que acumulem água são ações simples e que estão ao alcance da população. Ao se sentir doente é importante não se automedicar e procurar o serviço de saúde mais próximo de casa.

Os gestores de saúde dos municípios precisam ficar atentos para a alimentação imediata dos sistemas de informação nacionais do Ministério da Saúde, o SISFAD e o SINAN. E também estabelecer processos de mobilização contínuos da comunidade como forma de garantir atitudes diárias de eliminação de criadouros para o Aedes aegypti.

A Sesap orienta ainda que as operações de Ultra Baixo Volume - UBV pesado (“carro-fumacê”) são a última alternativa a ser procurada pelo poder público para o combate a dengue, já que possui um caráter emergencial, temporário e transitório.

A técnica do Programa Estadual de Combate a Dengue, Lúcia de Fátima Araújo, explica. “A operação com o UBV não é o que acaba a dengue, apenas controla temporariamente uma epidemia. Se as ações de rotina, tanto da prefeitura como da população, não forem realizadas eliminando os focos, as operações de UBV perdem a sua eficácia. Portanto, valorizem as ações de rotina e de prevenção, pois só através delas é que conseguiremos combater e controlar a dengue”, finalizou.

* Ademar no Sebastião Maltez...

Durante toda a manhã desta terça-feira(14) o candidato a prefeito da Coligação “Vitória do Povo”, Adermar Ferreira(PMDB), esteve visitando as principais instituições e pontos do bairro Sebastião Maltez, zona urbana da cidade.

Acompanhado se sua esposa, Auxiliadora Ferreira, e demais assessores, Ademar iniciou a serie de visitas no escritório da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte - CAERN, e em seguida na Escola Municipal “Josué de Oliveira”.

Ao chegar ao Instituto “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, escola particular da cidade, foi abordado pela senhora conhecida por “Mariazinha”, Assistente de Serviços Gerais da escola, que agradeceu pela assistência prestada pelo seu governo a sua filha que passou por um grave  problema de Saúde.

“Nunca tive a oportunidade de te agradecer pessoalmente. Você não deixou faltar nada para o problema de minha filha, sempre tínhamos transporte para o tratamento e remédios. Muito obrigada mesmo.”, disse a funcionária emocionada.

Logo após se dirigiu a Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental – ACRESEA, e ao Batalhão da Polícia Militar onde esteve com os oficiais de plantão e o Capital Carvalho que agradeceu pela reforma feita por Ademar durante seu mandato.

Ademar Ferreira visitou ainda o Hospital Regional de Caraúbas e o Centro Clínico do Oeste – CLIO, grandes parceiras do seu governo que ajudaram a Caraúbas ser referencia na saúde do estado.

Encerrando as visitas as instituições, o candidato a prefeito pelo PMDB passou pela prestadora de Serviços de Engenharia e Energia- SENEL, também parceira de seu governo, pelo Posto de Saúde do Sebastião Maltez, pela Estação Rodoviária, e na Rádio Liderança FM, onde fez breve entrevista no programa “Sociedade em Foco”, do radialista João Gomes.
Ademar visitou o Hospital de Caraúbas.

* PA 9 de Outubro terá Sistema de Abastecimento D’água.

No fim da tarde de ontem, dia 13 de agosto, um grupo de assentados do Assentamento (PA) 9 de outubro, localizado à margem direita  da RN 117, sentido Caraúbas/Mossoró recebeu a notícia que a muito desejariam ouvir em definitivo: A agrovila terá o problema da falta d’água e demais problemas que os comunitários enfrentam resolvidos em breve.

Foram várias reuniões no PA e na Presidência da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), em Natal, entre moradores, o prefeito Alcivan Viana e representantes de vários segmentos interessados na resolução da falta d’água.

O Gerente Regional da CAERN- Mossoró e Região- O engenheiro Nehilton Barreto anunciou que a comunidade terá o seu próprio Sistema de Abastecimento d’água com gestão dos próprios assentados.

O mecanismo encontrado pela empresa foi a derivação do sistema adutor central que abastece a cidade de Caraúbas, distante cerca de 20 km do centro da cidade para servir também a comunidade assentada.  

“Foi a melhor notícia que ouvimos nos últimos tempos em nossa comunidade assentada”, manifestou o seu contentamento Luzilene de Oliveira Cunha-Lena- Presidente  da Associação Comunitária do PA 9 de outubro.

Presentes a reunião do PA 9 de outubro, o prefeito Alcivan Viana e auxiliares ,  Secretário de Governo Zilenildo Morais de Menezes e Ana Paula da Chefia de Gabinete, José Carlos que coordena a CPT, Adriano Clementino do Fórum de Associações Comunitárias do Município(FOCAMPO), entre outras autoridades representativas do setor ruralista e da Reforma Agrária.

“Vocês terão que ter o sistema interno do PA, com gestão própria e ao mesmo tempo terão que estabelecer critérios de uso para a água que será somente para o consumo humano” explicou o engenheiro Nehilton Barreto gerente da CAERN.

Em suas explicações, Nehilton falou também que a tarifa a ser cobrada aos consumidores, que terão consumo controlado por hidrômetro, será uma tarifa diferenciada, menor que a cobrada na cidade e compatível com os colonos.

Reservatório, rede de distribuição e outros equipamentos deverão ser instalados na agrovila.

A construção e colocação deste equipamento serão financiadas com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em parceria com a CAERN, que cuidará da assessoria e manutenção técnicas e da Prefeitura que terá decisiva participação na consolidação na resolução deste problema que atualmente aflige as famílias do PA 9 de outubro. Ao final da reunião o prefeito Alcivan Viana anunciou a solução de outros problemas reivindicados pelos assentados, em reuniões anteriores, sendo que em curto, médio e longo prazos.
 Moradores comemoram.

* Prefeito de Janduís sofre agressão e aciona a Justiça Eleitoral.

Representantes da coligação Paz e Trabalho registraram queixa junto à Polícia Civil contra a coligação opositora “Unidos para Renovar”.

O fato se deu devido um incidente ocorrido na noite de ontem (12), quando a candidata à prefeita de Janduís. Nailka, o candidato a vice-prefeito, Raimundo, o prefeito Salomão Gurgel e assessores foram impedidos de entrar na cidade e sofreram agressões verbais de representantes da oposição.

Além do registro do Boletim de Ocorrência, a coligação Paz e Trabalho vai mover representação junto à Justiça Eleitoral a fim de coibir os excessos.

A comitiva voltava de uma atividade política na zona rural. Ao entrarem na cidade, a rua estava obstruída por uma concentração da oposição.

A calçada da casa de Salomão Gurgel, que fica na entrada da cidade, também estava tomada por pessoas, muitas delas alcoolizadas, que impediram que ele entrasse em sua própria casa, com xingamentos e impropérios. “Um verdadeiro ato de desrespeito e de invasão de domicílio”, afirmou Salomão.

Segundo ele, a concentração da oposição havia sido marcada para outra rua, mas foi remarcada pela equipe de organização da coligação Unidos para Renovar, através de mensagens na internet, como um ato de provocação o que, segundo o prefeito de Janduís, “é extremamente preocupante”.

“Tememos uma exacerbação de ânimos com consequências imprevisíveis. Pela primeira vez, a campanha em Janduís chega a esse nível de provocação e baixaria política, o que não condiz com a nossa tradição política”, completou.

A coligação vai solicitar da Justiça Eleitoral uma reunião no sentido de convocar as duas coligações para que seja assinado um Termo de Ajuste de Conduta, evitando que situações desse tipo se repitam.

“A nossa campanha é de paz e de trabalho. Queremos discutir ideias e propostas. Não concordamos com atos de violência. Esperamos que a Justiça Eleitoral tome providências”, finalizou Salomão Gurgel.

* Vergonha: Relatório do TCE mostra que Governo Rosalba gastou mais com diárias do que em investimentos com saúde.

O relatório do Tribunal de Contas do Estado sobre as contas do primeiro ano de Governo Rosalba Ciarlini mostrou que o Executivo gastou mais recursos com diárias do que com investimentos em saúde.

Os valores destinados à saúde, na rubrica de investimentos, somaram 11.076.834,92, enquanto com diárias a soma foi de R$ 23.678.716,14 e com publicidade governamental R$ 16.851.590,5.

O Tribunal de Contas do Estado aprovou, com ressalvas, as contas do Executivo, referentes ao ano de 2011, primeiro ano de gestão. O conselheiro relator Paulo Roberto Alves apontou como incoerências da prestação de contas o fato do “Plano Plurianual apresentar inconsistências quanto aos valores dos programas e o respectivo Relatório de Avaliação”.