quarta-feira, 15 de agosto de 2012

* OAB divulga resultado final do VII Exame de Ordem Unificado: RN empata com PB.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na última terça-feira o resultado final de candidatos aprovados no VII Exame de Ordem Unificado. A consulta aos resultados individuais pode ser feita aqui. De acordo com a OAB, foram aprovados 16.419 dos 109.649 bacharéis que se inscreveram para o exame, o equivalente a 14,97% do total. As provas da segunda fase foram aplicadas no dia 8 de julho e os candidatos fizeram uma peça processual e responderam a quatro questões.

As faculdades que mais aprovaram no país foram a Universidade Federaj de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e a Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas, com taxas de 73,08% e 73,68%, respectivamente. As outras universidades mais bem colocadas no desempenho são Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Depois da FGV Rio, a particular mais bem colocada foi a Faculdades Integradas de Vitória, com aproveitamento de 53,23%.

Confira os rankings das instituições públicas e privadas por índice de aprovação:
Instituições de Ensino Superior públicas:
1. Fundação Universidade Federal de Viçosa (73,08%)
2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (70,67%)
3. Universidade Federal do Paraná (69,77%)
4. Universidade Federal de Sergipe (67,69%)
5. Universidade Federal de Santa Maria (65,38%)
6. Universidade Federal do Espírito Santo (60,87%)
7. Universidade Federal da Paraíba (60,71%)
8. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (60,71%)
9. Universidade de Brasília (59,09%)
10. Universidade Federal de Goiás (59,02%)
11. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (58,70%)
12. Universidade Federal de Pelotas (57,75%)
13. Universidade de São Paulo (57,36%)
14. Universidade Federal de Juiz de Fora (57,14%)
15. Universidade Estadual de Maringá (56,57%)
16. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (56,10%)
17. Universidade Federal de Minas Gerais (56,04%)
18. Universidade Federal de Santa Catarina (55,56%)
19. Universidade Federal Fluminense (54,00%)
20. Universidade do Estado do Rio Janeiro (53,85%)
Instituições de Ensino Superior privadas:
1. Escola de Direito do Rio Janeiro – FGV (73,68%)
2. Faculdades Integradas de Vitória (53,23%)
3. Universidade Salvador (50,93%)
4. Escola de Direito de São Paulo (45,45%)
5. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (44,44%)
6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (44,44%)
7. Faculdade de Direito Nilton Campos (42,42%)
8. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (40,41%)
9. Inst. de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camilo Filho (38,81%)
10. Universidade Presbiteriana Mackenzie (36,48%)
11. Faculdade Baiana de Direito e Gestão (35,71%)
12. Centro Universitário Barriga Verde (34,78%)
13. Faculdades Integradas Machado de Assis (33,33%)
14. Universidade do Oeste de Santa Catarina (33,33%)
15. Inst. Superior de Ciências Humanas e Filosofia La Salle (32,65%)
16. PUC Minas – Campus Coração Eucarístico (32,49%)
17. Universidade Estácio de Sá – Nova Friburgo (32,47%)
18. Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba (32,22%)
19. Universidade Cândido Mendes (32,14%)
20. Universidade Estácio de Sá – Campos dos Goytacazes (34,14%)

* Candidatos Flávio Wagner e Ademar Ferreira se reúnem com população de “Língua de Vaca”.

Na noite da ultima terça-feira(14) o postulante a Vereador Flávio Wagner, candidato do partido PSDC pela coligação “Vitória do Povo de Novo” realizou grande reunião política na comunidade “Língua de Vaca”, zona rural de Caraúbas/RN.

Flávio contou com a presença do candidato a Prefeito Ademar Ferreira (PMDB), de representantes partidários, e vários outros candidatos ao legislativo municipal. O evento também contou com a participação do atual Prefeito Alcivan Viana (PMDB), do Vice Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas Ivanildo Pessoa, além de assessores, correligionários, e população local em geral.

Em seus discursos, todas as lideranças e postulantes presentes se comprometeram continuar a luta por melhorias para a comunidade e toda a região da “Várzea”.

Representando a comunidade rural, Ivanildo Pessoa destacou o atual Prefeito Alcivan Viana como um dos grandes colaboradores para as grandes conquistas da região.

Já o Prefeito Alcivan Viana falou sobre a importância nas lutas que as lideranças comunitárias da região fizeram para conseguir beneficiamentos ao longo da história para as comunidades, e que Ademar Ferreira em seu mandato trousse grandes melhorias.

O grande destaque ficou na proposta do candidato Flávio Wagner que disse que quando eleito iria juntar-se a Aderma na luta por uma cooperativa de beneficiamento através da planta “carnaúba”, um dos potenciais em fonte de renda para a região, principalmente no período de seca.

O candidato a Prefeito, Ademar Ferreira garantiu o apoio ao projeto da implantação da cooperativa, e lembrou que graças à parceria com o candidato Flávio Wagner conseguiu reformar a capela de São Francisco, fez o melhoramento da iluminação pública de Língua de Vaca, além de outros feitos na comunidade como melhoramento das estradas.
 Encontro político contou com a presença do prefeito Alcivan Viana.

* Estado paga parte de dívida com terceirizados da Saúde e serviços voltam ao normal.

Os servidores do Estado que são terceirizados pelas empresas SAFE e JMT, que estavam com atraso de pagamentos por volta de R$ 7 milhões e R$ 5 milhões respectivamente, receberam na última terça (14) o pagamento correspondente ao mês de julho. As informações são do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RN (sipern).

Como foi pago parte da dívida, os servidores da SAFE que entraram em greve na última segunda (13) e da JMT ( que entraraim em greve hoje caso o pagamento não fosse feito pelo Governo do Estado até ontem) suspenderam a greve, assim como a possibilidade de iniciar o movimento grevista. Esta suspensão ocorreu devido a uma audiência com representantes do Estado e das empresas estar agendada para o dia 23, com a empresa SAFE, e para o dia 29, com a JMT.

Enquanto em greve, os cerca de 800 trabalhadores responsáveis por serviços gerais nos hospitais de rede pública estavam disponibilizando apenas 30% de seu total para trabalhar, cumprindo as determinações da Lei de Greve. O Hospital Walfredo Gurgel, o Santa Catarina e o João Machado foram as unidades mais prejudicadas por ficarem sem os serviços prestados por esses profissionais da SAFE.

* Caraúbas: Aniversário do CAPS

No Dia 24 de Agosto, o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS estará em festa. Neste dia a referida instituição estará comemorado 01 ano de existência. No dia 22 do referido mês estará sendo desenvolvidas diversas atividades, tais como: Gincanas, dinâmicas, terapias em grupo, entre outros. Tudo será trabalhado em conjunto com os pacientes, funcionários e familiares. Ao final da programação será servido um almoço aos presentes como forma de confraternização.
CAPS.

* Pesquisa Certus mostra que Governo Rosalba é desaprovado por 51,11% da população de Parnamirim.

Pesquisa Certus, divulgada hoje no portal Nominuto,mostrou que o Governo Rosalba Ciarlini é desaprovado por 51,11% da população de Parnamirim. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 055/2012.

Confira os números completos:

Aprovam: 30,71%
Desaprovam: 51,11%
Não sabe: 17,2%
Não responderam: 0,98%

A pesquisa Certus entrevistou 407 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto.

* Pesquisa Certus/Nominuto mostra que mais de 30% da população de Parnamirim considera o Governo Rosalba ruim ou péssimo.

Pesquisa Certus sobre o pleito de Parnamirim, divulgada hoje no portal Nominuto e registrada na Justiça Eleitoral com o número 055/2012, mostrou que mais de 30% da população da cidade considera o Governo Rosalba Ciarlini ruim ou péssimo.

Confira os números da pesquisa Certus:

Ótima – 2,46%
Boa – 16,95%
Regular – 39,80%
Ruim – 15,23%
Péssima – 18,43%
Não souberam responder – 6,88%
Não responderam – 0,25%

* Servidores do ITEP podem entrar em greve.

Os servidores do ITEP podem entrar em greve a qualquer momento. Na tarde desta terça-feira(14) foi realizada uma  reunião entre representantes do Sindicato da Polícia Civil (Sinpol) e o consultor-geral José Marcelo.

O resultado não foi dos mais favoráveis e pode surgir a qualquer momento a deflagração do movimento.

Na reunião foi dado qualquer prazo para avaliar a Minuta do Anteprojeto do Estatuto do órgão, a paralisação de 24 horas, a partir das 8h do próximo dia 22, pode deixar de ter caráter apenas de advertência.

* OAB/RN convoca imprensa e expõe falta de proposta do Governo do Estado para fim da greve dos médicos.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte, concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (14) para comunicar que não mais intermediará as negociações entre Governo do Estado e Sindicato dos Médicos para o fim da greve dos médicos, que dura mais de 90 dias, por falta de proposta do Governo.

Conforme o secretário geral da OAB/RN, Paulo Coutinho, o próprio Governo do Estado convidou a Seccional Potiguar para intermediar as negociações. Na ocasião, a proposta do Sindicato era um aumento de 7% no salário e 22% em gratificação para quem está na ativa, bem como melhorar as condições de trabalho. “A OAB se propôs a escutar propostas e saber os limites, porém o Estado não apresentou contraproposta e nem números”, ressaltou a presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN, Elisângela Fernandes.

Para Elke Cunha, membro da Comissão Nacional de Direito Sanitário da OAB, não há proposta por parte do Governo. “A saúde pública exige posição do Estado até pelo estado de calamidade decretado”, enfatizou. Segundo Elisângela Fernandes, o retorno que tiveram do secretário de administração, Alber Nóbrega, foi que a reunião foi desmarcada porque só recebeu a proposta escrita do Sindicato na noite de ontem. “O ofício apenas ratificava o que foi amplamente discutido e que teve a OAB/RN como testemunha”, ressaltou Elisângela.
Robson Pires.

* São Paulo: Justiça libera distribuição de camisetas com nome de candidato para cabos eleitorais.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu nesta terça-feira, 14, liberar a distribuição de camisetas identificadas com o nome, número e foto de candidatos a prefeito e vereador para integrantes de suas campanhas, como cabos eleitorais. No entanto, continua proibido distribuir camisetas na forma de brinde para eleitores.

A decisão foi tomada no julgamento de representação do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, contra o candidato tucano, José Serra, que escalou uma equipe de jovens e modelos – apelidados de “serretes” – para pedir votos em colégios, bares, restaurantes e baladas, todos com camisetas personalizadas. No entendimento do tribunal, como os “serretes” são integrantes da campanha, podem usar camisetas com o nome do tucano.

A distribuição de camisetas é controversa desde 2006, quando o Congresso Nacional aprovou uma minirreforma eleitoral com o objetivo de baratear as campanhas políticas, no esteio das denúncias do mensalão. Além de proibir a confecção, utilização e distribuição de camisetas pelas campanhas, a Lei 11.300 baniu os showmícios e a publicidade eleitoral em outdoors.