quinta-feira, 16 de agosto de 2012

* Confirmado: Ademar tem recurso favorável em Brasília e retomará sua administração.

Através do articulador-comandante Ferreira Júnior (PMDB), chega a informação que por meio de um recurso em Brasília, Ademar Ferreira (PMDB) retomará o seu mandato de Prefeito Municipal de Caraúbas.

A decisão foi no último dia 13 e publicada dia 14 de agosto.

Ademar deve voltar ao comando do município no prazo de 10 dias.
Ademar voltará a prefeitura.

* Confira as Notas do Ideb já podem ser consultadas na internet.

Já está disponível no site do Ministério da Educação (MEC) o sistema de consulta aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Na página, é possível consultar a nota de cada escola, da rede de ensino, dos municípios e estados, além de comparar a nota atual com a de anos anteriores e verificar se as metas de melhoria da educação foram atingidas.

O indicador, que é calculado a cada dois anos, estabelece uma nota de 0 a 10 para cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional que, em 2011, foi 5 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental.

Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio. Todos os entes federados e escolas têm metas a serem cumpridas até 2022, bicentenário da Independência do Brasil.

* Em alta: Prêmio Congresso em Foco 2012 aponta Fátima Bezerra como a mais atuante do RN.

O Diário de Natal destaca que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) está na lista dos parlamentares que melhor exercem o mandato este ano no Congresso, segundo avaliação dos jornalistas que participaram da primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2012. Da banca do Rio Grande do Norte apenas os deputados Fátima Bezerra, com seis votos, e Henrique Eduardo Alves (PMDB) com cinco votos, aparecem na lista. Ao todo, 117 nomes na Câmara receberam ao menos um voto dos jornalistas na categoria principal.

Os 186 jornalistas que participaram da primeira etapa de votação, fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, distribuíram 1.455 votos nas duas categorias principais – de melhor deputado e melhor senador. Ao todo, 32 senadores e 117 deputados receberam ao menos uma indicação nessas duas categorias.

Todo ano o portal Congresso em Foco realiza uma eleição para escolher os melhores parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na lista, o senador José Agripino (DEM) aparece com três votos e o senador Paulo Davim (PV) foi citado por um jornalista.

* Brasileiros são queimados vivos na Bolívia.

Dois brasileiros que teriam matado a tiros três bolivianos na segunda-feira foram retirados da delegacia da cidade de San Matías, na fronteira da Bolívia com o Brasil, espancados e queimados vivos na terça-feira por um grupo de cerca de 400 pessoas, informaram autoridades da cidade.

Os brasileiros mortos foram Rafael Max Diez, de 27 anos, acusado de ter feito os disparos, e Jefferson Castro de Lima, de 22. “Os brasileiros dispararam contra um grupo de cinco pessoas, das quais três morreram e uma ficou gravemente ferida”, disse o vice-governador de San Matías, Matías Gil, em entrevista por telefone à Associated Press.

Segundo ele, há indícios de que o crime foi motivado pelo acerto de contas da venda de motocicletas, aparentemente roubadas. Matias Gil disse que os brasileiros são presidiários que fugiram de prisões brasileiras e que se refugiaram em San Matias.
 Corpos...

* Ademar continua visitando instituição de Caraúbas.

Dando continuidade a suas visitas institucionais, o candidato a Prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira(PMDB) da coligação “Vitória do Povo”, esteve durante toda a manhã desta quarta-feira (15) cumprindo sua agenda no centro de Caraúbas/RN.

Acompanhado de sua esposa, Auxiliadora Ferreira, e das futuras vereadoras, “Fátima de Amaurí” (PSB), Jô Sales(PMDB) e Preta de Dedé Bento (PMDB), ambas da coligação “Vitória do Povo de Novo”, e de auxiliares e assessores, Ademar iniciou suas visitas pela Secretaria Municipal de Saúde, secretaria esta que juntamente com seu trabalho hoje acumula prêmios como melhor saúde bucal do Rio Grande do Norte (Prêmio Brasil Sorridente), por 2 vezes consecutivas, e o prêmio de 3º melhor saúde do estado.

Visitou a Escola Estadual “Sebastião Gurgel”, onde foi recebido com empolgação pelos jovens do colégio, a ATOS, o Jardim de Infância “Hugolino D’Oliveira” e a Casa da Criança “Monsenhor Raimundo Gurgel do Amaral”, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Foi até Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, uma das grandes conquistas de seu governo que está completando 1 ano da inauguração. Graças a Ademar Caraúbas atende gratuitamente pessoas com necessidades psicológicas especiais gratuitamente.

Completando sua série de visitas, Ademar Ferreira, visitou a Escola Estadual ”Antônio Carlos”, a COOPERUBA, a APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (grande parceira de seu governo), e o centro administrativo da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, maior conquista de seu governo e de Caraúbas.
Ademar na Escola Sebastião Gurgel.
 OBS: A coligação de Paulo Brasil não enviou sua agênda.

* Governo federal e técnicos administrativos de universidades não entram em acordo e greve continua.

O impasse entre governo federal e técnicos administrativos de universidades federais continua. Após cinco horas de reunião, representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) mantiveram a rejeição à proposta do governo.

Segundo o coordenador-geral do Sinasefe, Gutermberg Almeida, houve avanços em alguns pontos, no entanto, o reajuste de 15,8%, fracionado até 2015, foi mantido pelo governo e o item travou a negociação. “Avançamos em alguns quesitos, mas o governo mantém o aumento de 15% em três anos e isso já foi recusado pela categoria. Entendemos que há possibilidades reais de melhorar essa proposta”, disse.

A coordenadora-geral do Fasubra, Janine Teixeira, endossou a insatisfação com o reajuste oferecido “A proposta que o governo manteve, a categoria já rejeitou. Essa oferta não tira as universidades da greve. Continuamos sem previsão de matrícula”, disse. Os técnicos administrativos do ensino superior defendem aumento de 15% para 2013 ou 25%, distribuído até 2015.