segunda-feira, 20 de agosto de 2012

* Projeto "Eco Cidadão" Parte II.

Na manhã desta segunda-feira, 20 de agosto, a administração “Nossa Força é Nosso Povo – Governo Cidadão”, realizou na Quadra Municipal de Esportes "José Ricardo" a solenidade de lançamento da 2ª Etapa do Projeto Eco Cidadão.
                     
O Projeto Eco Cidadão é uma iniciativa do prefeito Alcivan Viana (PMDB), através das secretarias em parceria com órgãos governamentais e vêm desenvolvendo com sucesso desde o dia 18 de junho de 2012, sendo que na 1ª Etapa do projeto os trabalhos foram executados nos bairros da cidade e no Distrito de São Geraldo.
                       
Hoje teve início a 2º Etapa que será feito um trabalho de orientação e conscientização da população através das escolas.

O projeto atingiu, além dos bairros e o distrito de São Geraldo, a entrada da cidade com desmatamento e alargamento das margens tem recebido elogios e aprovação de toda a população caraubense, e tem colaborado com os motoristas que trafegam pelos trechos que cortam a cidade de Caraúbas.
              
O prefeito Alcivan Viana trouxe uma palavra de conscientização para os alunos, bem como para todos os presentes na solenidade de lançamento do projeto,  argumentando: “O trabalho do Projeto Eco Cidadão faz parte da integração de várias secretarias municipais e órgãos governamentais que visam realizar ações de conscientização ambiental na população”,  disse.

O Projeto de Governo do prefeito Francisco Alcivan Viana, “Eco Cidadão” tem como tema: “Limpando a Cidade, Promovendo a Saúde”, com o objetivo de despertar a responsabilidade socioambiental na comunidade e promover ações que visem uma cidade mais limpa.
 Alcivan Viana no lançamento do projeto

* DIAP reconhece que Henrique Alves está entre os parlamentares mais influentes.

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), está na lista dos 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional pela 13ª vez. O levantamento foi divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A lista do DIAP incluiu o líder entre os 61 deputados e 39 senadores considerados “cabeças” do Congresso Nacional. Dezesseis parlamentares do PMDB, na Câmara e no Senado, integram o estudo do DIAP.

O DIAP está integrado a 900 entidades sindicais de trabalhadores e se consolidou como um dos principais observatórios da política brasileira. Antônio Augusto de Queiroz, Diretor de Documentação do DIAP e responsável pelo estudo, explicou no site do instituto que Henrique Alves está no levantamento na categoria “articulador”. A principal característica do deputado é a capacidade de se relacionar com a bancada, atualmente com 79 parlamentares, e de negociar com as demais lideranças do governo e da oposição.

* Reunião de Ademar e Ivanildo movimenta política caraubense...

Logo mais às 19h, no Clube Verdes Mares, acontecerá uma grande reunião de todo povão 15, todo povão Bacural.

A mesma será conduzida pelo prefeito Ademar Ferreira (PMDB).

Presenças do vice Ivanildo Fernandes (PT), TODOS os candidatos a vereador, lideranças e do povão da "Vitória do Povo".

Se você é simpatizante ou militante do PMDB sinta-se convidado pelo prefeito Ademar Ferreira.
Venha e traga a sua família.

* Começa amanhã a propaganda eleitoral gratuita no Rádio e TV.

A campanha eleitoral na Rádio e Televisão começa amanhã (21) em todo o Brasil. Nos municípios onde for ocorrer a veiculação, a população vai conhecer primeiro os candidatos a vereador. A propaganda para candidatos a prefeito começa na quarta-feira (22).

De acordo com a resolução da Justiça Eleitoral, todas as rádios comunitárias, televisão em VHF e UHF, TV por assinatura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais serão obrigadas a veicular os programas. A divisão dos dias e horários também está definida.

Para a programação nas emissoras de rádio, a propaganda para candidatos será exibida de segunda a sábado, a prefeito será exibida às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na TV, os dias serão os mesmos, mas a veiculação ocorre das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.

Já para a veiculação das propagandas dos candidatos a vereador, os horários serão os mesmos tanto na Rádio quanto na TV, mas os dias serão terças, quintas-feiras e aos sábados.

A propaganda será exibida até o dia 4 de outubro e, caso haja segundo turno, poderá ter início a partir das 48h após a divulgação dos resultados do primeiro turno até o dia 26 de outubro.

* RN é o quarto Estado com mais candidatos à reeleição.

Com 414 candidatos à prefeito, nestas eleições, o Rio Grande do Norte é o quarto estado da Federação com maior número de candidatos à reeleição. No poder, 81 prefeitos estão na disputa tentando garantir um novo mandato - o que representa 81% do total de prefeitos que poderiam se candidatar, de acordo com as regras eleitorais. Dos atuais 167 prefeitos, 100 poderiam  concorrer à releição. A média do RN é maior do que a nacional, que é de 74,8%. Do total de candidatos inscritos nestas eleições, 19,5% estão pleitando a reeleição.  

Fora isso, em todos os estados da Federação, o quantitativo de candidatos a prefeito que já exerceu o cargo nos anos de 1994, 2000 e 2004 é significativo. No caso do Rio Grande do Norte, dos atuais candidatos inscritos, 25 foram prefeitos de 1996 a 1999; 41 comandaram as prefeituras de 2000 a 2004; e 23 exerceram o cargo de 2005 a 2008. Os dados estão no estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ao comparar as eleições de 2000, a primeira com vigência da emenda constitucional da reeleição, e a deste ano, verifica-se que apesar da queda nos números absolutos, houve crescimento percentual no número de inscritos. Este ano, o percentual de candidatos à reeleição, nos municípios brasileiros, está cerca de doze pontos percentuais acima do que foi registrado na eleição de 2000, quando 62% dos prefeitos no cargo disputaram um segundo mandato.

Em termos absolutos, no entanto, a eleição de 2000 registrou  -  3.448 prefeitos candidatos à releição, dos 5.558 que poderiam concorrer ao cargo. Atualmente, dos 3.659 prefeitos que podem disputar a reeleição, 2.736 registraram suas candidaturas e estão concorrendo. Em relação ao pleito de 2008, houve redução na quantidade de registros. Naquele ano,  78,6% dos prefeitos que poderiam disputar a reeleição, 4.368 um total de 3.435 se inscreveram.

* Agripino diz que documentos confirmam que mensalão era operado no coração do governo.

A atuação de José Dirceu no comando da Casa Civil, exposta em documentos oficiais do Palácio do Planalto obtidos pelo Estado, confirma a denúncia do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que o mensalão era operado no coração do governo, segundo líderes de partidos de oposição na Câmara e no Senado.

Reportagem publicada ontem pelo jornal Estado de São Paulo, com base em correspondências confidenciais, bilhetes manuscritos e ofícios cedidos com base na Lei de Acesso à Informação, retrata troca de favores entre governo e aliados, negociações de cargos na máquina pública por indicados políticos e ações que mostram o poder do então ministro em contraste à defesa de Dirceu no processo do Supremo Tribunal Federal (STF) de que ele não tratava de assuntos partidários.

O líder do DEM, senador José Agripino (RN), afirma que as revelações comprovam a acusação do deputado Roberto Jefferson (PTB), cassado em 2005 e um dos 37 réus no processo do mensalão, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento de todas as iniciativas do ministro e que Dirceu era o operador.

“Roberto Jefferson acertou ao dizer que livrou o Brasil do José Dirceu”, disse o senador. “O comandante do processo era José Dirceu com o aval de seu comandante Lula”.

Agripino argumenta que seria irreal imaginar que Dirceu encaminhava pedidos de nomeação, audiências nos ministérios e mantinha uma rede de informações sobre a atuação de outros integrantes do governo, como foi revelado na reportagem, “escondido” de Lula.