terça-feira, 21 de agosto de 2012

* Caraúbas: Reunião se transforma em festa bacurau...

O que era para ser apenas uma reunião motivacional, acabou se transformando em uma verdadeira festa bacurau.

Na noite de ontem (20), o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), convidou a sua militância para uma reunião, a mesma de forma espontânea, logo passou a ser uma verdadeira demonstração de confiança na vitória de Ademar Ferreira.

Além de milhares de pessoas marcaram presença no evento o ex prefeito Luciano Cruz (PMDB), o prefeito Alcivan Viana (PMDB), candidatos a vereador, lideranças locais, todos disseram sim a Ademar e Ivanildo.

Na tarde/noite de hoje (21), Ademar e Ivanildo seguem caminhando pelo município, desta feita estarão a partir das 18h, nos conjuntos Haroldo Maia e Aeroporto.
Uma verdadeira multidão no verdes mares. 
Coligação "Pelo bem de Caraúbas" não enviou a agenda.

* Servidores do ITEP-RN confirmam greve para esta quarta-feira (22).

Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia geral, realizar uma greve de advertência de 24 horas a partir das 7h desta quarta-feira (22).

Apesar de entender que houve avanço com o Governo, no momento em que o consultor-geral do Estado, José Marcelo, garantiu na última reunião com o Sindicato que o Estado fará o Estatuto do ITEP, a categoria temem a demora.

Segundo o Sinpol, Sindicato da Polícia Civil e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), ofícios foram encaminhados à governadora Rosalba Ciarlini, ao Chefe da Casa Civil, Anselmo de Carvalho, e ainda ao diretor do ITEP/RN, Nazareno de Deus, comunicando sobre a greve de advertência. Nos documentos, o Sinpol afirma ter solicitado a apresentação do parecer final por parte da Controladoria Geral do Estado reunião com o Governo para rodada de negociação, antes do envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa para aprovação.

O consultor geral do Estado, José Marcelo Costa, disse que se reunirá com a direção do Itep ainda nesta terça-feira (21) para avaliar a reivindicação da categoria. "Somentre depois dessa reunião é que poderemos repassar algum parecer", disse ele.
 
Greve

O Sinpol comunicou ainda que a greve, mesmo sendo pelo período de 24 horas, obedecerá a todos os trâmites e exigências legais, funcionando em 30% para os atendimentos inadiáveis, ligados aos flagrantes delito. Estará funcionando a Central do ITEP no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os setores de necrotério e perícias externas em locais de crimes (flagrantes).

* Falta de chuvas prejudica fruticultura no interior do RN.

O Rio Grande do Norte se destaca na produção de frutas tropicais por causa do clima e da posição geográfica favoráveis. Condições importantes para o desenvolvimento de grande parte das culturas.

Mas, por causa da falta de chuvas, os produtores de melão, banana, mamão e castanha enfrentam dificuldades.

A irrigação se tornou a única opção para quem resolve continuar produzindo.

* Assembleia garante divulgação de salários com nomes dos servidores, diz Marcco.

Uma comissão do Movimento Articulado de Combate à Corrupção obteve, hoje (21) pela manhã, em reunião com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o compromisso de que fará a divulgação dos salários, atendendo plenamente à Lei de Acesso à Informação. "Foi uma reunião positiva, onde o presidente Ricardo Motta se prontificou a fazer a divulgação dos salários nos moldes dos demais órgãos", afirmou a coordenadora do Marcco-RN, Ohara Fernandes.

No Rio Grande do Norte, tanto o Governo do Estado, quanto Tribunal de Justiça e Tribunal Regional do Trabalho divulgaram a lista individualizada dos salários de seus servidores, com todas as vantagens, indenizações, auxílios e deduções. O Marcco cobra a mesma posição do Legislativo Estadual e Municipal. No caso da Câmara Municipal, a audiência solicitada pela entidade ainda não foi agendada. "Queremos que seja divulgado o salário real do servidor e saber porque não estão cumprindo integralmente a Lei de Acesso à Informação", afirmou a coordenadora do Marcco. 

Segundo a Assessoria de Comunicação da AL, na reunião, que foi fechada à imprensa, o presidente Ricardo Motta reafirmou que a Casa não criará nenhum obstáculo à transparência e que a Assessoria Jurídica analisa, ponto a ponto, a recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual.  Por meio de sua assessoria, Motta assegurou que após essa análise, a forma que a Assembleia encontrar para atualizar a divulgação dos salários "vai atender aos anseios de quem não ficou satisfeito com a forma atual de divulgação".

A Assembleia Legislativa tem até o dia 4 de setembro para cumprimento da recomendação expedida pelo MP, para que divulgue a lsita individualizada de salários. A AL foi notificada na quarta-feira, 15, pelo MP, quando começou a contar o prazo de dez dias uteis.  Já Câmara tem até o dia 5 de setembro para cumprir a recomendação do MP, que está sendo analisada pela Procuradoria Jurídica da Casa.

* Comunicado Importante...

Em razão do falecimento do jovem Benedito Romário da Silva, 18, funcionário da empresa AFICEL-Mossoró, a caminhada dos candidatos da Coligação “Vitória do Povo” será realizada a partir das 18h nos bairros Aroldo Maia e Aeroporto.

No horário anteriormente agendado, 16h, os candidatos estarão participando do sepultamento de Romário da Silva, que acontecerá no Cemitério Público de Caraúbas.

* Exame da OAB reprova 84% dos candidatos na 2ª fase no RN.

O VII Exame de Ordem Unificado aprovou apenas 283 candidatos dos 1737 inscritos, sendo 238 em Natal e 45 em Mossoró. A primeira fase foi aplicada em 27 de maio e a prova subjetiva em 8 de julho. Assim, a taxa de reprovação no exame foi de 84%.

O próximo exame acontece dia 9 de setembro deste ano. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados no site da OAB/RN e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na data provável de 3 de setembro de 2012.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

* Deputado Ezequiel confirma ter recebido convite do PMDB, mas diz que ainda não decidiu destino partidário.

Durante entrevista na 96 FM, o deputado Ezequiel Ferreira, que foi destituído da presidência do PTB, confirmou ter recebido convite para ingressar no PMDB, mas disse que ainda não decidiu o destino partidário.

“Olha, só posso garantir que no momento minha cabeça é nas eleições. Eu não vou tirar o foco das eleições municipais. Eu preciso manter o foco e continuar com as visitas ao interior, para fortalecer o PTB. Agora, depois das eleições nos vamos parar e pensar que rumo vamos tomar”, afirmou.

O deputado disse que o convite da ala peemedebista veio com o deputado federal Henrique Eduardo Alves e o deputado estadual Walter Alves. “Eu recebi o convite do deputado Walter Alves e também do deputado Henrique. Aliás, Henrique Alves é um homem de caráter, ele se mostrou solidário, porque sabe quem sou eu. Ele se sentiu indignado com a agressão e se mostrou solicito com minha situação”.

* Horário eleitoral gratuito começa a partir de hoje.

A partir desta terça-feira (21) começa a ser transmitida a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O horário eleitoral termina no dia 4 de outubro. Nos municípios onde houver segundo turno, depois de totalizados os votos no dia 7 de outubro, a data limite para o início da propaganda eleitoral gratuita é o dia 13 de outubro. Neste caso, a propaganda gratuita segue até o dia 26 daquele mês. O segundo turno das eleições municipais ocorre no dia 28 de outubro.

A propaganda gratuita dos candidatos a prefeito e vice-prefeito será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda gratuita dos candidatos a vereador vai ocorrer às terças, quintas-feiras e aos sábados, nos mesmos horários.

Pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.370, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legenda. Esses mecanismos devem constar obrigatoriamente da mídia entregue por partidos e coligações às emissoras de TV.