quinta-feira, 23 de agosto de 2012

* Funcionários terceirizados da Secretaria Estadual de Saúde ameaçam paralisação das atividades.

Mais uma parte dos trabalhadores terceirizados poderão entrar em greve amanhã. Dessa vez, o segmento a cruzar os braços são os funcionários da Farmácia Popular do Brasil, isso se até o final da tarde de hoje não for realizado o pagamento referente ao mês de julho. Os trabalhadores enfrentam atraso de salários desde abril quando o contrato com a empresa JMT, responsável pela mão-de-obra, não renovado.

A empresa JMT possui três contratos com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Um referente aos hospitais regionais, outro referente ao Samu Metropolitano, e um terceiro referente à Farmácia Popular do Brasil. Diferente dos dois primeiros, o das farmácias é pago com recursos federais. Entretanto esses recursos não estão sendo enviados desde abril devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União que impediram a renovação do contrato.

* Tribunal Regional Eleitoral confirma candidatura de Flaviano Monteiro em Apodi.

O Tribunal Regional Eleitoral negou o pedido de recurso que tentava rejeitar a candidatura a prefeito de Apodi de Flaviano Monteiro. Recurso impetrado pela coligação “Apodi que cresce” (PMDB-DEM), tentava justificar que o político estaria inelegível porque teve contas reprovadas quando disputou cargo de deputado estadual, no pleito de 2010.

O juiz relator Jailson Leandro analisou que o fato do político ter contas rejeitadas no pleito de 2010 não é motivo de inelegibilidade no pleito.

* Bebida de amora pode virar medicamento natural contra diabetes.

Conhecidos os grandes benefícios que o vinho tinto traz à saúde, cientistas da Universidade de Illinois (EUA) decidiram estudar vinhos mais exóticos, feitos de mirtilo e amora.

Ao avaliar os componentes bioativos desses vinhos, bastante comuns em uma região dos EUA, Michelle Johnson e seus colegas descobriram compostos que inibem a ação de enzimas responsáveis pela absorção de carboidratos.

Isso significa que esses vinhos poderão dar origem a uma alternativa saborosa para que pessoas com diabetes diminuam os índices de açúcar no sangue.

As cientistas compararam o efeito “anti-carboidratos” das duas enzimas (alfa-amilase e alfa-glucosidase) com o medicamento acarbose, contra o diabetes.

Sempre em comparação com a droga, a enzima alfa-amilase foi inibida em 91,8%, enquanto a alfa-glucosidase chegou a 103,2%, mais do que o dobro do medicamento.

As pesquisadoras afirmam que o efeito de degradar as enzimas foi documentado tanto para o vinho a temperatura ambiente, quanto gelado (4ºC).

“Estamos pensando em uma bebida de frutas fermentada, sem álcool, que otimize a inibição das enzimas alfa-amilase e alfa-glucosidase, e também aproveite outros componentes bioativos saudáveis do vinho”, disse a Dra Elvira de Mejia, coordenadora do estudo.

* Governo do RN lança Sistema Integrado de Gestão da Educação.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte lança, nesta quinta-feira (23), o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, um sistema informatizado que mudará a cultura da gestão escolar da rede pública de ensino. O lançamento do SIGEduc será realizado no auditório do Praiamar Hotel, a partir das 15h e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, que atenderão à imprensa antes da solenidade.

Para a concretização do SIGEduc, o Governo do Estado contou com o importante apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Ministério da Educação. Da UFRN veio a cessão do seu conhecido Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Do MEC/FNDE partiu o financiamento para a reengenharia e customização do SIGAA para a Educação Básica da rede pública. Em contrapartida, o sistema será disponibilizado para outros Estados e Municípios, tão logo esteja implantado.

O SIGEduc é um sistema pioneiro no país que integrará todas as escolas da rede estadual de ensino, informatizando suas atividades didático-pedagógicas e técnicas. Ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e às informações relacionadas às rotinas escolares. Por meio do sistema, o aluno fará sua matrícula, acompanhará suas notas, frequências e conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da sua turma, receberá comunicados, terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola, entre outras informações.

* Coligação “Vitória do Povo” iniciam a caminhada pelo bairro “Leandro Bezerra”.

Iniciando a série de caminhadas pelo bairro mais populoso de Caraúbas/RN, o bairro Leandro Bezerra, Ademar Ferreira (PMDB) e Ivanildo Fernandes (PT), candidatos a Prefeito e Vice pelo grupo situacionista, visitaram as residências no Conjunto Habitacional “Maria Bandeira”.

Com Vereadores, correligionários e população em geral, Ademar e Ivanildo passaram por dezenas de casas pedindo o apoio para continuar os projetos iniciados em sua gestão, além dos novos que estão por vir para melhorar a vida dos moradores.

Dentro do Conjunto “Maria Bandeira” Ademar conseguiu construir, quando prefeito, uma Unidade Básica de Saúde, que está prestes a ser inaugurada, dando melhor acesso a uma saúde de qualidade para os que moram no local.

O que marcou a visita foi a manifestação de populares através de discursos públicos, utilizando o carro de som, dizendo aquilo que acham sobre o candidato a prefeito. “Esse sem dúvida foi o melhor prefeito que Caraúbas já teve”, disse o cidadão conhecido como “Netinho”.

Durante a agende desta quinta-feira (23), os candidatos Ademar e Ivanildo, da Coligação “Vitória do Povo”, farão visitas aos moradores do Assentamento “8 de Março” logo pela manhã e continuarão a caminhada no bairro Leandro Bezerra, no horário vespertino. A noite acontece passeata às 20h pelas principais ruas da cidade.
 Ivanildo e Ademar são recebidos com festa nos Bairros Leandro Bezerra e Maria Bandeira.

* Governo do RN garante condições à Sesap e fixa reuniões semanais com grupo de gestão de crise.

Na noite da última terça-feira (21), a governadora Rosalba Ciarlini reuniu-se por 4h30 com gestores da Secretaria de Saúde Pública e das secretarias de Estado envolvidas no plano de enfrentamento à crise na área de urgência e emergência na saúde do RN. Durante a reunião levantou-se as atividades já desempenhadas pelas equipes e foram apontadas estratégias para se resolver as demandas do Plano de Calamidade Pública que está em andamento no Estado desde o início de julho.

Por proposição da governadora, reuniões irão ocorrer todas as segundas-feiras, às 17h, para avaliação das ações e avanço em novas áreas. O grupo que se reunirá semanalmente é formado por integrantes da Sesap, Procuradoria Geral do Estado, Consultoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gabinete Civil, Secretaria de Planejamento e Assessoria de Comunicação do Governo do RN.

O primeiro encontro se voltou para avaliações de atividades, repasses orçamentários à Secretaria de Estado de Saúde Pública, abastecimento dos hospitais, implementação de UPAs, estabelecimento dos leitos de retaguarda e reformas dos hospitais, entre outros temas de interesse.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Vilela, “a reunião desta noite foi oportuna e esses encontros semanais serão fundamentais para dar celeridade aos procedimentos, além de unificar as ações das secretarias envolvidas. Entretanto, vinha despachando quase que diariamente com a governadora Rosalba Ciarlini, mas agora o grupo de gestão, em virtude das demandas de cada secretaria, pode formalizar essas reuniões sistemáticas para o acompanhamento das ações na saúde”, declarou o secretário.

A governadora Rosalba Ciarlini solicitou uma nova avaliação das necessidades dos repasses financeiros e de remanejamento orçamentário da Sesap para enfrentar as demandas da calamidade pública. Também foi cobrado agilidade no tocante às Unidades de Pronto Atendimento. A UPA de Natal, erguida na Cidade da Esperança e já concluída, será passada pelo município do Natal ao Governo do RN, que estudará o melhor modelo de gestão para essa unidade. Na UPA de Parnamirim, região metropolitana de Natal, será feito o repasse em torno de R$ 460 mil por parte do Governo do Estado ao município, que gerenciará a unidade. A obra será concluída em 20 dias. As UPAS de São Gonçalo do Amarante e de Pau dos Ferros já estão com o processo de licitação em andamento.