domingo, 26 de agosto de 2012

* "O setor de politrauma do governo não pode parar", afirma deputada.

A deputada Márcia Maia (PSB) fez críticas ao governo pelo desabastecimento nas unidades hospitalares do RN, fato que vem provocando no Ministério Público Estadual (MPE) a intenção de ingressar com uma ação judicial contra o Estado. Foi nesse sentido que a promotora da saúde, Iara Pinheiro, reuniu diretores dos maiores hospitais da rede pública para colher informações e documentos sobre a situação do desabastecimento.
      
“O setor de politrauma do governo não pode parar. O Ministério Público vaio governo contra o desabastecimento”, disse a parlamentar. Márcia Maia também criticou o funcionamento de instituições, como o Ceduc, que não vem atendendo a demanda.
         
A deputada convidou autoridades e a população para a audiência pública que está realizando na próxima segunda-feira (27), sobre a Carta Compromisso Por uma infância melhor para o Rio Grande do Norte: “É preciso investir no presente para colher os frutos no futuro para a infância, com gestores que priorizem as políticas públicas”, afirmou.

* Descrédito das instituições políticas favorece candidaturas inusitadas.

O professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, João Emanuel Evangelista, avalia que o descrédito dos políticos e das instituições favorece o surgimento de candidatos que apelam ao ridículo.

Doutor em Ciência Política, ele afirma que, historicamente, essa estratégia, muitas vezes, não dá resultados. “Apesar de divertir alguns segmentos, esses candidatos, em geral, não obtêm sucesso eleitoral”, diz.

O cientista político também aponta a fragilidade dos partidos como um fator que incentiva esse tipo de candidatura.

* Arrastão de Ademar Ferreira confirma favoritismo...

A cada dia, a cada movimentação política dos candidatos da Coligação Vitória do Povo, Ademar Ferreira (PMDB) prefeito e Ivanildo Fernandes (PT) vice-prefeito, juntamente com os candidatos a vereador da Coligação Frente Parlamentar Socialista, têm crescimento acentuado as candidaturas da situação.

A manifestação é vista pela crescente participação do povo “bacurau” e partidários do PT de Caraúbas nas concentrações, caminhadas, visitas, carreatas e promovidas após cada visita nos bairros e zona rural do município.

Visitando o Bairro Leandro Bezerra toda tarde, Ademar, Ivanildo e candidatos a vereador encerram essa visita casa a casa, dia sim, dia não, sempre com uma grande manifestação.

Carreata ou passeata sempre estão saindo até durar todas as visitas aos lares do maior bairro da cidade com os candidatos da Vitória do Povo encerrando as suas mobilizações em locais diferentes no centro da cidade ou em bairros.

Neste dia 25, sábado, mais uma grande passeata saiu da Praça Elizabeth Elita, coração do Leandro Bezerra e grandes multidões vindas de toda a parte da cidade engrossaram a mobilização denominada de passeata de ensaio para grande mobilização a ser realizada no dia 1º de Setembro.
 
O Vôo Bacurau, dia 1º, terá a participação do Ministro e Senador Licenciado Garibaldi Alves Filho, do  Deputado Federal Henrique Alves e do deputado estadual Walter Alves.

“Estive em Brasília nesta semana com Garibaldi e Henrique e ambos confirmaram presença no dia 1º e me indagaram sobre o favoritismo para mais uma vitória do nosso futuro prefeito, de novo, Ademar o que confirmei”, discursou o prefeito Alcivan Viana, vice-presidente do PMDB caraubense.

Ao encerrar a mobilização, sendo carregado nos braços do povo até o palanque, Ademar Ferreira falou do que pôde fazer por Caraúbas em 3 anos e meio de mandato, mesmo diante das dificuldades e quedas de receitas e  do que poderá fazer muito mais para uma Caraúbas melhor  a partir de janeiro de 2013, ao lado de Ivanildo Fernandes seu companheiro de chapa.
 Ademar é levado pela multidão.
  Povão confirmou favoritismo de Ademar.
Assessoria.

* Servidores rejeitam acordo com governo e fazem contraproposta para reajustes até 2015.

Considerado um dia decisivo na negociação entre o governo e os servidores públicos federais, o sábado está chegando ao fim sem avanços. Até o começo da noite de ontem (25), todas as categorias que participaram de reuniões com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, recusaram a proposta do governo de reajuste de 15,8%, escalonados até 2015.

Era esperado, auditores e técnicos de fiscalização agropecuária e servidores de 22 carreiras do ciclo de gestão e trabalhadores ligados a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) não aceitaram a proposta. “Dificilmente essa proposta vai atender as categorias. Mas vamos levar às bases e trazer uma resposta até a terça-feira”, disse o diretor executivo da Condsef, Pedro Armengol. Em contrapartida, a União das Carreiras de Estado (UCE) apresentou um contraproposta de reajuste de 25,9%, divididos em fatias anuais de 6%, 8% e 10% até 2015.

* Mossoró: Pesquisa GAZETA/CIPEC aponta liderança Larissa está com 48.8%.

A primeira pesquisa eleitoral realizada pela GAZETA DO OESTE, para a sucessão municipal 2012, que teve o trabalho de campo feito pelo CIPEC, mostra a liderança da candidata do PSB, Larissa Rosado, que obteve 48.8% das intenções de voto na pergunta estimulada. Ela tem vantagem de 11.9% sobre a segunda colocada, a vereadora Cláudia Regina (DEM), que ficou com 36.9%.

Os percentuais mostram números já bem definidos pelo eleitor, mesmo a 40 dias do pleito. O professor Josué Moreira (PSDC) é o terceiro colocado com 1.4% das intenções de voto, seguido pelo professor Ednaldo Calixto (PRTB) com 0.8%, e Cinquentinha (PSOL) com 0.6%Os eleitores que disseram ter intenção de anular o voto ou votar em branco são 6.3% e os que não souberam responder são 5.4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21, 22 e 23 de agosto, sendo entrevistadas 800 pessoas. A margem de erro é de 4.4%, e seu registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral é nº RN-00060/2012.