terça-feira, 28 de agosto de 2012

* Servidores federais de dezessete categorias retornam ao trabalho dia 3 de setembro.

Cerca de 250 mil servidores públicos, principalmente de carreiras administrativas, de dezessete categorias ligadas à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), voltam ao trabalho na próxima segunda-feira (03).

Após pouco mais de dois meses em greve, eles decidiram hoje (28), durante plenária nacional, assinar acordo com o governo federal, aceitando a proposta de reajuste de 15,8%, e suspender a paralisação.

* Governadora participa da abertura da Formação Continuada de gestores escolares.


Com a eleição direta para a escolha dos gestores escolares, o Governo do Estado assume a responsabilidade de promover a formação continuada dos gestores. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação realiza até a próxima quinta-feira (30), no auditório do Praiamar Hotel, a segunda etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2012/2013, envolvendo 600 pessoas.

Na manhã desta terça-feira (28), a formação foi aberta com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a Governadora lembrou que os gestores foram eleitos pelos que fazem a comunidade escolar. “Eles confiaram em vocês, que agora assumiram uma grande responsabilidade. Assim como é a minha”, ressaltou a Governadora.

“É preciso reconhecer que existe um esforço do Governo para tentar mudar o quadro em que encontramos a Educação e estamos mudando, mas para isso precisamos caminhar juntos. E daqui a alguns anos, eu quero lembrar que foram os gestores e diretores das escolas que me ajudaram a dar um salto na Educação do Estado. Trabalho dá, mas desejo que sua escola seja uma escola forte, para que a nossa Educação seja respeitada e valorizada”, concluiu Rosalba Ciarlini.

Já a Secretária de Educação lembrou que os gestores se candidataram aos cargos por livre e espontânea vontade e que eles têm um papel decisivo. “Precisamos reconstruir a escola pública, refletindo a partir do papel que cada um de nós devemos assumir neste processo, nossa responsabilidade. Não é qualquer um que pode assumir o comando de uma escola e fazer com que o processo de ensino/aprendizagem aconteça de verdade”, ressaltou Betânia Ramalho.
 Governadora Rosalba no encontro.

* Confira a agenda do candidato Ademar Ferreira.

* Ministro confirma nesta terça-feira as obras de irrigação da chapada do Apodi.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assina nesta terça-feira (28) a ordem de serviço para obras da primeira etapa do projeto de irrigação da Chapada do Apodi. O evento está marcado para as 17h, no gabinete do ministro.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estará presente, assim como toda a bancada federal do Rio Grande do Norte. A única dúvida é quanto a presença da deputada Fátima Bezerra (PT), que sempre se colocou contra o projeto.

Na primeira etapa do projeto serão irrigados 5.200 hectares, com expectativa de geração de 15 mil empregos diretos, beneficiando 80 mil pessoas.

O valor total da obra é de R$ 280 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

* Reunião: Ademar e Ivanildo na Bairro Leandro Bezerra.


Na noite desta segunda feira, dia 27, na sede do Clube BLB no maior bairro da cidade, Leandro Bezerra, os candidatos Ademar e Ivanildo da Coligação Vitória do Povo ao lado de grande parte dos candidatos a vereador estiveram reunidos perante uma grande multidão.
          
O objetivo deste encontro político foi apresentar a todos os que lotaram as dependências do clube, o que já foi realizado, o que está sendo realizado e que virá através dos futuros gestores de Caraúbas a partir de 2013.
          
“Para os nossos adversários que não têm propostas e que só atingem a mim e aos nossos companheiros com críticas infundadas, aqui está a prova: Ademar Fez Ademar Faz”, discursou o candidato a vice-prefeito Ivanildo Fernandes do PT.
            
Vários populares, lideranças e candidatos falaram no bairro Leandro Bezerra e depoimentos do povo ao microfone foram expressos, sobre a boa administração Nossa Força é Nosso Povo.
              
O caraubense e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Prof. Dr. Josivan Barbosa argumentou sobre os pontos positivos e da grande conquista para Caraúbas e região que foi a Universidade.
           
Geração de emprego e renda, parcerias e desenvolvimento sócio-econômico para o desenvolvimento da terra das caraubeiras e região, atraídos  através da articulação de Ademar Ferreira, deputados e da grande colaboração dada pelo empresário Ademos Ferreira que doou o terreno para a construção da importante obra, foram evidenciados pelo caraubense Josivan em depoimento de Vídeo. .
            
Toda a prestação do que Ademar fez e fará foi condensado em uma bem confeccionada revista, mostrando em fotos e pequenos textos o que agora será entregue em todos os lares de Caraúbas e da zona rural com prova documental da boa administração de Ademar Ferreira e Alcivan Viana, hoje prefeito do município. Ademar Ferreira eleito Prefeito de Novo ao lado do seu companheiro Ivanildo Fernandes do PT, ainda terão muito o  que realizar pelo povo na melhoria de qualidade  de vida.
 População mais uma vez compareceu.
Assessoria.
Obs: coligação "Pelo Bem de Caraúbas" não enviou programação.

* Estados Unidos aprovam novo remédio para o tratamento do HIV.

A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou um novo remédio para o tratamento do HIV. O medicamento Stribild combina quatro drogas em apenas um comprimido para ser tomado uma vez ao dia por pacientes adultos que nunca foram tratados.

Stribild contém dois medicamentos já aprovados contra o HIV e mais dois novos, elvitegravir e cobicistat. De acordo com os pesquisadores, em conjunto, estas drogas fornecem um regime de tratamento completo para a infecção pelo HIV.

A segurança e a eficácia de Stribild foram avaliadas em 1.408 pacientes adultos não tratados previamente para o HIV em dois estudos.

Os estudos foram desenvolvidos para medir a porcentagem de pacientes que tinham níveis indetectáveis do HIV no sangue em 48 semanas. Os resultados mostraram que entre 88 e 90% dos pacientes tratados com Stribild tinham níveis indetectáveis de HIV no sangue, em comparação com 84% dos pacientes tratados com Atripla e 87% dos pacientes tratados com Truvada em combinação com atazanavir e ritonavir.

Os efeitos colaterais mais comuns observados nos ensaios clínicos incluem náusea e diarreia. Efeitos secundários graves incluem problemas renais novos ou agravamento de condições existentes, densidade mineral óssea reduzida, redistribuição de gordura e mudanças no sistema imunológico.

Segundo os pesquisadores, o novo remédio, como os outros, é apenas um tratamento contra os sintomas da doença, que destrói o sistema de defesa do organismo. A infecção por HIV ainda não tem cura ou vacina. Para evitar o contágio, é preciso usar camisinha nas relações sexuais e usar agulhas e seringas descartáveis, quando necessário.

A medicação será comercializada pela empresa farmacêutica Gilead.

* Butantan aguarda autorização para testes em humanos da vacina contra dengue.

O Instituto Butantan aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para iniciar os ensaios clínicos, em humanos, da vacina contra dengue. A expectativa é que a resposta venha em breve, mas não se sabe ainda precisar quando.

Após a aprovação, o instituto poderá iniciar o recrutamento de 300 voluntários nos quais a vacina será experimentada. A vacina, desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), já passou por testes em diversos grupos de 20 pessoas, nos Estados Unidos, para avaliar sua segurança.

De acordo com o diretor-médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Alexander Precioso, os trâmites para obtenção da autorização para os ensaios clínicos estão em andamento há pelo menos dois meses. “O projeto é encaminhado, é feita uma avaliação parcial que nos é enviada de volta para que respondamos algumas questões, devolvemos e outras questões vêm. Já estamos respondendo outras avaliações. É um processo dinâmico de esclarecimento, de troca de informações, até que eles emitam a aprovação para o estudo”.

Os 300 voluntários serão moradores de São Paulo e, depois, conforme os dados coletados e avaliações, as próximas fases incluirão cidades representativas de todo o Brasil e um maior número de voluntários. “Nos testes feitos nos Estados Unidos, a vacina se mostrou segura, sem evento adverso grave, e adequada do ponto de vista de resposta imunológica. Agora, vamos iniciar os estudos com as características particulares do Brasil, onde a dengue é uma doença endêmica”, relatou Alexander Precioso.

A vacina é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue com a administração de apenas uma dose. Na primeira fase de testes, poderão participar adultos entre 18 e 50 anos de anos, de ambos os sexos e que não tenham nenhuma doença de base. “No processo de recrutamento, todos os voluntários passarão por avaliação médica e exames laboratoriais para, então, ser definida sua participação ou não no estudo”, revelou o diretor de Ensaios Clínicos do Butantan.

Os voluntários serão acompanhados por uma equipe de médicos, enfermeiros e farmacêuticos ao longo de cinco anos, tanto presencialmente como por contatos telefônicos periódicos. “Embora a vacinação ocorra só no primeiro ano, posteriormente, [os voluntários] continuarão sendo acompanhados para que possamos monitorar como essa resposta imunológica que eles vão desenvolver vai se manter ao longo do tempo”, explicou Alexander Precioso. Dessa maneira, os pesquisadores poderão definir a necessidade de mais doses da vacina.

A vacina está sendo elaborada desde 2005, em parceria com institutos americanos de pesquisa em saúde. A estimativa é que esteja disponível para a população entre 2014 e 2015.