domingo, 2 de setembro de 2012

* Polícia Civil prende acusado de matar ex-prefeito de Janduís.

A Polícia Civil prendeu ontem (1°) pela manhã no município de Janduís um dos acusados de terem assassinado o ex-prefeito da cidade, Walter Martins Veras, no último dia 4 de fevereiro, na calçada da residência do político.

Valter Brito foi preso nas primeiras horas da manhã no sítio Riacho da Serra, Zona Rural, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo juíz da Comarca e não reagiu a ordem de prisão dos policiais.

Segundo o delegado Márcio Delgado, designado para investigar o caso, a Polícia chegou ao acusado após depoimentos de testemunhas. “Ele foi quem atirou em Walter e nós ainda estamos procurando por outras três pessoas que têm participação direta no homicídio”, revelou.

No dia do crime, os acusados chegaram à casa de Walter em um Celta roubado e dispararam três vezes com uma espingarda calibre 12. Os tiros esfacelaram a cabeça de Veras.

E enquanto a polícia era informada do homicídio, os acusados fugiram em direção a BR 226, onde abandonaram o veículo, incendiando.

* Carlos Eduardo tem 50% e Hermano Morais, 13,88%.

A nova rodada da pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE - a primeira depois do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão - mostra algumas variações nos percentuais de intenção de votos dos candidatos à Prefeitura de Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está com 50% e o deputado Hermano Morais (PMDB), com 13,88%. Fircaram praticamente empatados os deputados Fernando Mineiro (PT), com 6,5%, e Rogério Marinho (PSDB), com 6,25%. O professor Robério Paulino (PSOL) tem 1,13% e Roberto José (PCB), 0,75%. Ainda responderam "não sabe" 13,88% e "nenhum", 7,63%. Essas números são da sondagem estimulada. Os questionários foram aplicados nos dias 29 e 30 de agosto.

Na pesquisa Certus/TN anterior, aplicada nos dias 11 e 12 de julho, Carlos Eduardo estava com 55,71%; Rogério, com 7,43%; Hermano com 7,29%; Fernando Mineiro, com 5,14%; Robério, com 1,4% e Roberto, com 0.43%. Isso significa que Carlos Eduardo teve uma variação de 5,71 pontos percentuais para menos. Hermano Morais  subiu 6,59 pontos. Rogério Marinho variou negativamente dentro da margem de erro (1,18 pontos). Fernando Mineiro também mudou de percentual dentro da margem de erro (1,36 pontos, para mais).

Os números da sondagem estimulada revelam ainda que, nessa nova rodada da pesquisa, Carlos Eduardo tem um percentual maior entre as mulheres (56,41%), do que entre os homens (42,59%). Hermano Morais chega a 17,79% entre os homens e vai para 10,49% entre as mulheres.

O candidato do PT fica, entre os eleitores masculinos, com um índice que é praticamente o triplo (9,97%) do que tem entre as mulheres (3,5%). Rogério Marinho está na faixa dos 6 pontos percentuais nos dois gêneros.

Na distribuição por faixa etária, Carlos Eduardo chega ao maior percentual entre os que têm de 45 a 59 anos (52,07%) e ao menor entre os jovens de 25 a 34 anos (48,19%). Hermano Morais chega a 17,43% entre os eleitores de 16 a 24 anos e vai para 8,97% na faixa de 35 a 44 anos. 

Espontânea

A nova pesquisa Certus/Tribuna do Norte também fez a sondagem espontânea, na qual não é apresentada a lista de candidatos aos entrevistados.

Neste caso, Carlos Eduardo tem 41,75%; Hermano Moraes, 10,50%; Fernando Mineiro, 4,63%; Rogério Marinho, 3,75%; Robério Paulino, 0,38% e Roberto José, 0,25%. Responderam outros nomes que não são candidatos 0,75%; "nenhum",  12,63%; e "não sabe", 25,37%.

* Cláudia Regina: “O que eu vi aqui hoje me confirma que a virada chegou”.

Com uma multidão gritando em uma só voz: “Eu acredito”, a candidata a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, abriu seu discurso de encerramento da Marcha do Abraço do Santo Antônio deste sábado. A marcha foi uma das maiores desta campanha e revelou o sentimento do povo de Mossoró, que deseja manter Mossoró no ritmo de crescimento e desenvolvimento.

“Tudo o que vimos aqui só confirma uma coisa que eu já sabia: a virada já chegou”, disse Cláudia Regina, sendo aplaudida pela multidão que lotou a rua Wensceslau Bráz, nas Barrocas, onde um palanque foi montado para o encerramento da marcha.

Cláudia Regina reforçou que seus projetos se baseiam em fundamentos como a seriedade, compromisso e verdade. “Não lidamos com mentiras, enganação com o povo. Somos sinceros, verdadeiros. São estas mãos limpas que eu coloco à disposição de Mossoró. Trabalho, mãos limpas e respeito aos desejos do cidadão, são estes três pilares que sempre fundamentaram nosso trabalho”, disse.
 
Passeata "Eu acredito"
Da Assessoria