terça-feira, 4 de setembro de 2012

* Ligações em orelhões da Oi devem ser gratuitas em 63 municípios do RN.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, nesta terça-feira (4), a lista dos 2.020 municípios que onde as ligações realizadas em orelhões da Oi deverão ser gratuitas. No Rio Grande do Norte, 63 cidades serão contempladas com a ação.

A medida foi tomada por causa dos problemas verificados nos aparelhos. Segundo a Anatel, muitos telefones estão quebrados ou são insuficientes para atender à demanda da população. A gratuidade permanecerá até o dia 30 de outubro.

De acordo com Jarbas Valente, vice-presidente da Anatel, a agência realizou um levantamento da situação dos telefones públicos no Brasil em 2011. Foi constatado que, em alguns estados, menos de 50% dos equipamentos estavam em condições de serem utilizados.

Para voltar a cobrar pelas ligações, a Oi terá que garantir o funcionamento de, no mínimo 90% dos aparelhos. Onde não há serviço individual de telefonia, a meta é de, pelo menos 95% dos orelhões funcionando.

Confira a lista dos municípios beneficiados no RN:

* Confira algumas imagens da musa da CPI na PLAYBOY.


  
  
  
  
  
 

* Agentes da PF, Incra e professores de universidades federais continuam em greve.

O governo fechou a mesa de negociações para reajustes salariais dos servidores federais em 2013 e já enviou ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para o ano que vem. Mesmo assim, três categorias rejeitaram o aumento oferecido pelo Planalto e continuam em greve: parte da PF (Polícia Federal), servidores do Incra e professores de universidades federais.

Ao contrário do setor administrativo, que encerrou a greve, os agentes, papiloscopistas e escrivães da PF estão parados desde o dia 7 de agosto e não têm data para voltar ao trabalho. Com quase um mês de paralisação, as investigações estão suspensas e a emissão de passaportes também está prejudicada.

De acordo com a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), somente em Fortaleza (CE), pelo menos 2.000 passaportes prontos deixaram de ser entregues em 20 dias de paralisação. A estimativa da Federação é que a situação tenha se repetido em todas as unidades da federação.

Segundo a Fenapef, a proposta de reajuste, de 15,8% divididos em três anos, não atende a questão da reestruturação da carreira. Por isso, a categoria continua em greve por tempo indeterminado e com um calendário de mobilização até dezembro, com protestos em aeroportos, fronteiras, portos, além de delegacias e superintendências de todos os estados.

Professores

Os docentes de 52 universidades federais também continuam em greve. De acordo com o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), os sindicatos regionais decidem nesta semana se mantêm o movimento. Segundo um dos diretores, Maurício Alves, será realizada a conferência nacional no final de semana.

— Até quinta-feira serão realizadas assembleias regionais e no fim de semana a gente bate o martelo durante a conferência nacional. Por enquanto, continuamos em greve.

* Ministério da Saúde Aprova Equipes do Programa Saúde da Família de Caraúbas.‏

A Secretária Juliana Carlos recebeu na manhã desta Terça-Feira (04) a Portaria do Ministro Alexandre Padilha, onde na oportunidade lista as primeiras cidades do Brasil que foram validadas pelo Programa  Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ.

O município de Caraúbas foi incluído nesta primeira lista, assim, nossas equipes recebem aprovação dentro dos critérios de avaliação do Ministério da Saúde. "Essa certificação/aprovação mostra mais uma vez que a Saúde de Caraúbas vem andando no caminho certo, sempre dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde." Relata a Secretária Juliana Carlos. O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
 Caraúbas contemplada com mais equipes médicas.

* Coletiva com Alcivan Viana...

O mesmo disse que esta há exatos 92 dias na condição de Prefeito Titular deste município. Uma experiência mais que desafiadora, entretanto honrosa e desejada por quaisquer um que possa concretizar esta possibilidade.

Passado esses três meses de atuação, sentiu a necessidade e no dever de oportunizar esse momento, atendendo inclusive a cobrança  da imprensa, pra que aqui pudéssemos falar do que e como  estamos fazendo e daquilo que ainda nos cabe cumprir nos próximos meses que ainda nos compete conduzir os destinos administrativos do nosso município.

No começo Alcivan Viana comentou sobre a filosofia de governo e como tem se esforçado par deixar claro que esta interinidade a frente da Administração Municipal é parte de um governo que iniciou no dia 10 janeiro de 2009, portanto encerra qualquer especulação ou conotação de um novo governo. Dentro desse perfil, tem buscado dar ênfase ao aspecto da Cidadania, por compreender que a gestão pública deve priorizar na implantação de suas ações o olhar voltado para o cidadão. Por isso elencou como marca para essa nossa interinidade e assim concluir o “Governo Nossa Força é Nosso Povo” iniciado por ADEMAR/ALCIVAN  o sentido do “Governo Cidadão”. Tem orientado e cobrado de seus auxiliares o respeito pelo cidadão como foco principal.

Em seu pronunciamento Alcivan ainda ponteou: Dificuldades / desafios do processo; Algumas conquistas já alcançadas;  e metas até o final do Governo / gestão em 31 de dezembro de 2012.

Alcivan Viana...

* Três detentos escapam da Penitenciária Mário Negócio por um túnel de mais de 20 metros.

Na madrugada do último sábado (1º), três detentos conseguiram escapar da ala do regime fechado do Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) em Mossoró, depois de terem escavado um túnel com mais de 20 metros de comprimento. Antonio Vagner dos Santos, "Nego Vagner" 35, condenado por assalto à mão armada; Francisco Tiago da Silva Nascimento, natural de Caraúbas, cumpre pena por roubo e Robson Raniele da Cunha, 22, de Caraúbas, cumpre pena por assalto à mão armada.

Segundo informações dos agentes penitenciários, a fuga só não foi em massa porque o sentinela viu a movimentação no pé do muro pelo lado de fora e disparou alguns tiros para conter os fujões. Foi chamado reforço e ao ser realizado uma vistoria foi encontrado um buraco com espessura de 30x50 centímetros de entrada, 2,25 metros de profundidade na saída e 21, 20 metros de comprimento.
 
A escavação começou no local do vaso sanitário da cela 01 do Pavilhão III, lado "B" e saiu na parte externa do complexo penal.
 
Atualmente o CPEAMN conta com população carcerária de 363 detentos: sendo 272 no regime fechado e 91 no semiaberto.
tunel_na_mario_negocio
Túnel usado para a fuga...

* Ufersa convoca 52 candidatos na terceira lista de espera.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido convoca mais 52 candidatos para preencher as vagas oferecidas na Terceira Lista de Espera do SiSU 2012.2. A reunião e matrícula vão acontecer na próxima quinta-feira (06), às 8h, no campus no qual o candidato se inscreveu. São 42 vagas para o campus de Mossoró, 06 vagas para o campus de Caraúbas e 04 vagas para o Campus de Pau dos Ferros. Os candidatos devem chegar ao local com antecedência mínima de 30 minutos. Após o horário marcado não será possível à entrada do candidato no recinto da reunião.

Na UFERSA Mossoró a reunião vai acontecer no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Prédio da Reitoria, no Campus Leste, para os classificados nos cursos de Agronomia (07), Biotecnologia (08), Bacharelado em Ciência e Tecnologia Noturno (01), Ciências Contábeis (03), Direito (03), Engenharia Agrícola e Ambiental (03), Engenharia Florestal (06), Engenharia de Pesca (05), Medicina Veterinária (02) e Zootecnia (04).

CARAÚBAS – No Campus da UFERSA Caraúbas a reunião será no Prédio Administrativo provisório, para os classificados nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia Integral (03) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia Noturno (03). O Campus de Caraúbas fica na Rua Dona Quitéria 119, Centro. Caraúbas-RN. Telefone (84) 9481- 7629 (Claro).

PAU DOS FERROS – Na UFERSA Pau dos Ferros, que funciona interinamente no IFRN Pau dos Ferros, a reunião acontecerá no Auditório Ariano Suassuna para os classificados no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia Integral (04). O IF Pau dos Ferros fica localizado na BR 405, KM 154, Bairro Chico Cajá, Pau dos Ferros.

* Aí mata: Hospital Walfredo Gurgel recebeu só 2,28% da verba prevista.

O Diário de Natal destaca na edição de hoje que, após 60 dias do decreto de calamidade pública, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG), em Natal, só recebeu cerca de R$ 100 mil dos R$ 4,390 milhões previstos no Plano de Enfrentamento de Urgências e Emergências do Governo do Estado – apenas 2,28% da verba prevista.

O dinheiro serviria para a reforma do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, compra de equipamentos de emergência, custeio e manutenção da unidade de saúde, a maior do Estado e que nos últimos meses só acumula problemas.
Na semana passada, a UTI cardiológica deixou de receber pacientes por decisão dos médicos, inconformados com a falta de medicamentos. Ontem, centenas de pacientes aguardavam cirurgias ortopédicas, 78 deles espalhados nos corredores, alguns deitados no chão.

* Deputado propõe criação de unidade móvel da Central do Cidadão.

O deputado Leonardo Nogueira – DEM propôs à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário da Justiça e da Cidadania Kércio Pinto a implantação de uma unidade móvel itinerante da Central do Cidadão, para oferecer, em um mesmo local, diversos serviços de natureza pública ao cidadão distante dos grandes centros.

A ideia do parlamentar é que a permanência da unidade móvel em cada localidade dependerá do número de habitantes e da demanda pelos serviços, variando de 3 a 15 dias. O horário de funcionamento também deverá ser diversificado, devido ao tempo de deslocamento dos funcionários da cidade-sede até o local de atendimento. Nas cidades-sede, por exemplo, o atendimento deverá ser realizado por 12 horas consecutivas, de segunda a sábado.

“Nas unidades móveis serão prestados serviços como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, além de uma série de serviços públicos eletrônicos disponibilizados como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CN H, registro de boletim de ocorrência, entre outros.

O deputado Leonardo Nogueira disse ainda que a unidade móvel da Central do Cidadão consistirá em carreta e ou ônibus especialmente adaptados para o atendimento da população, tendo como objetivo principal atender a população residente em bairros e municípios distantes dos postos fixos.

* Pesquisa TCM, na estimulada, mostra Larissa com 46,8% e Cláudia Regina com 36%.

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) lidera a intenção de votos para Prefeitura de Mossoró. Ela está com 46,8%, números da pesquisa TCM/Certus. Em segundo lugar aparece a vereadora Cláudia Regina (DEM) com 32,4%.

A pesquisa TCM/Certus foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistadas 500 pessoas de 21 bairros de Mossoró e quatro comunidades rurais. A margem de erro é de 3%. Registro no TRE nº RN-00073/2012.

Veja os números da estimulada:

Larissa Rosado 46,8%
Cláudia Regina 36%
Professor Josué 1,6%
Cinquentinha 1,2%
Ednaldo Calixto 0%
Nenhum 7,2%
Não sabe 7,2%

* MP recomenda à Degepol providências para impedir atuação de ” araques de polícia”.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, encaminhou Recomendação ao Delegado-Geral de Polícia Civil, para que adote providências necessárias com o objetivo de impedir o desempenho de atividades de policiais civis por quaisquer pessoas estranhas aos quadros funcionais da Polícia Civil no Estado, vulgarmente conhecidos por “calças-pretas” ou “araques de polícia”.

O 19º Promotor de Justiça da Comarca de Natal — com atribuições em investigações criminais e controle externo da atividade policial — instaurou em março passado inquérito civil para apurar o possível exercício irregular de atividades próprias de agentes e escrivães de Polícia Civil por pessoas estranhas ao quadro funcional da Instituição, requisitou informações para saber se particulares ou servidores de outros órgãos estavam trabalhando em unidades de Polícia Civil e encaminhou a Recomendação.

O representante do MP pede que o titular da Degepol faça a expedição de ato administrativo específico com divulgação em todas as unidades da Civil no Estado proibindo todos os policiais civis de cometerem ou delegarem atividades próprias a indivíduos conhecidos como “informantes”, “alcaguetes”, “calças-pretas” ou “araques de polícia”, não permitindo que acompanhem, como coadjuvantes, diligências policiais ou, de qualquer forma, tenham acesso às áreas restritas aos servidores de repartições policiais.

* Ademar confirma mais uma vez favoritismo...


Os candidatos das Coligações "Vitória do Povo de Novo" e "Frente Socialista Caraubense", Ademar Ferreira (PMDB) e seu companheiro de chapa Ivanildo Fernandes (PT), ao lado do prefeito e vice-presidente do Diretório do PMDB local, Alcivan Viana participaram de uma gigantesca passeata seguida de um grandioso comício.
              
Uma considerável multidão saiu às ruas e avenidas de vários bairros da cidade vinda também da zona rural, tornando-se numa mobilização política, denominada “Vôo 15 Bacurau” que vai ficar na história política caraubense.

A cor verde da esperança, o entusiasmo do povo deu um brilhantismo ao espetáculo político que teve até uma aeronave tipo Helicóptero, de propriedade do empresário Ademos Ferreira, irmão do candidato Ademar Ferreira, que cedeu o seu Helicóptero, caracterizando o Vôo 15 Bacurau.              
               
O Ministro e Senador Licenciado Garibaldi Alves Filho, o deputado federal Henrique e o deputado estadual Wálter Alves, a família PMDB do RN, compareceu e abrilhantou parte da passeata ao lado do povo e dos candidatos Ademar (PMDB), Ivanildo do PT e os candidatos a Vereador da Coligação.
              
A grande apoteose desta memorável mobilização política nesta campanha de 2012 aconteceu na Praça Aproniano Martins de Sá, antiga Praça dos Festejos, que ficou  pequena para  tanta gente. Jovens, pessoas idosas, casais de namorados e pessoas de todas as idades e famílias inteiras foram contagiadas pelo calor da concentração política.
            
Garibaldi, Henrique e Wálter Alves em suas falas no comício aproveitaram para prestar contas e agradeceram a boa votação que obtiveram em Caraúbas na campanha passada, quando o senador obteve mais de um milhão de votos em todo o Rio Grande do Norte.
            
Ao mesmo tempo Garibaldi, Henrique e Wálter Alves reiteraram compromissos já assumidos com Ademar Ferreira, seu sobrinho e articulador político Ferreira Júnior e com o prefeito Alcivan Viana que esteve em Brasília semana passada encaminhando pleitos e cobrando outros já protocolados e que se reverterão em inúmeras obras e ações político-administrativas para Caraúbas.
              
Encerrando a concentração política o trio do PMDB do Estado do RN foi bastante assediado para uma sessão de fotos daqueles que desde criança aprenderam a admirar e são partidários do partido da Esperança e que TAM na ave Bacurau o seu símbolo.     
            
Ademar Ferreira e o vereador Ivanildo Fernandes discursaram agradecendo os benefícios já consolidados em Caraúbas, como INSS, Campus da UFERSA, calçamento e inúmeros benefícios trazidos ao município pelas mãos de Ademar Ferreira quando no comando da Prefeitura de Caraúbas e que agora luta para voltar e continuar a sua obra já aprovada por toda a população caraubense.
 Multidão saiu as ruas.
Assessoria.