quarta-feira, 5 de setembro de 2012

* Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo, aponta estudo.

O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme resultado de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo - que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país - foram apresentados hoje (05) na capital paulista.

Os resultados do estudo, que tem o nome de Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos. Os adolescentes que já experimentaram esse tipo da droga foram 150 mil, o equivalente a 1%.

De acordo com o relatório, cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Entre os adolescentes, jovens de 14 a 18 anos, 44 mil admitiram já ter usado a droga, o equivalente a 3% desse público. Em 2011, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes usaram cocaína.

O levantamento do Inpad revelou também que a cocaína usada via intranasal (cheirada) é a mais comum. Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas já a experimentaram na vida e, somente no último ano, 2,3 milhões fizeram uso. Entre os adolescentes, o uso é menor, 316 mil experimentaram durante a vida e 226 mil usaram no último ano.

A pesquisa também comparou o consumo de cocaína nas regiões brasileiras em 2011. No Sudeste está concentrado o maior número de usuários, 46% deles. No Nordeste estão 27%, no Norte 10%, Centro-Oeste 10% e Sul 7%. Relatórios com resultado e metodologia estão na página do Inpad na internet.

* Ibope divulga primeiros números da corrida eleitoral em Natal.

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (05), sua primeira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Natal (RN) neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:

Carlos Eduardo (PDT) - 44% das intenções de voto
Hermano Moraes (PMDB) - 19%
Fernando Mineiro (PT) - 5%
Rogério Marinho (PSDB) - 4%
Robério Paulino (PSOL) - 1%
Roberto Lopes (PCB) - 0%
Em branco ou nulo - 17%
Não sabe - 10%

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro. Foram entrevistadas 602 pessoas em Natal. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), sob o número 00081/2012.

Rejeição

Entre os candidatos mencionados pelos eleitores como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Roberto Lopes apresenta índice de rejeição de 32%. Os candidatos Carlos Eduardo e Fernando Mineiro têm 31% cada um. Rogério Marinho aparece com 30% e Robério Paulino e Hermano Moraes, com 28% cada um.

Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos os candidatos representam 6% do eleitorado. Outros 12% não sabem ou preferem não responder a respeito.

* Governadora faz balanço sobre a saúde no RN e anuncia medidas.

A governadora Rosalba Ciarlini, e o secretário de estado da saúde pública, Isaú Vilela, fizeram um balanço sobre os 60 dias do Plano de Enfrentamento dos Serviços de Urgência e Emergência do RN, durante uma coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (05). A governadora anunciou que três empresas estão interessadas na construção do hospital de trauma.

Rosalba Ciarlini admitiu que a saúde é uma das áreas mais críticas e complexas da gestão estadual. A governadora pontuou ações já realizadas em sua administração, mas destacou que ainda não foram suficientes para resolver a situação da urgência e emergência e por este motivo foi decretada a calamidade pública.  Rosalba ressaltou que o Estado é obrigado a repassar 12% do seu orçamento mensal para a saúde, mas repassa 17%. No entanto, desse percentual destinado para a área, 80% é destinado à folha de pagamento.

Além de afirmar que três empresas apresentaram interesse em construir o hospital de trauma no estado, a governadora anunciou que o governo federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União com a liberação de R$ 46 milhões para a estruturação do programa Rede Cegonha, no qual o RN está incluso.

A governadora garantiu que até a primeira semana de outubro a Central Única de Regulação estará funcionando pelo menos em Natal e Região Metropolitana. As equipes que atuarão neste serviço estão participando de treinamentos.

O secretário Isaú Vilela ressaltou a missão de melhorar a saúde e reabastecer os hospitais. “Não é por que estamos em estado de calamidade pública que vamos deixar de fazer as compras com honestidade e transparência”, afirmou.

Segundo o coordenador de Samu Metropolitano, Luís Roberto Fonseca, a previsão é que na próxima semana sejam assinadas as ordens de serviço para a reforma e compra de equipamentos para os hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques, Santa Catarina e Maria Alice Fernandes.

* TRE mantém candidatura da Prefeita de Apodi, Goreti Pinto.

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou o registro da candidatura da prefeita de Apodi, Goreti Pinto, que estava enfrentando pedido de cassação. Com isso, estão confirmados em Apodi três prefeitáveis: Goreti Pinto (PMDB) na(foto), Flaviano Monteiro (PC do B) e José Pinheiro (PR).

* Bancários do RN podem entrar em greve até o dia 18.

Uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (05), às 18h30, na sede do Sindicato dos Bancários, Avenida Deodoro da Fonseca, nº 419, para analisar situação nacional e definir a data para uma possível greve, ainda em setembro. Mas a coordenadora geral do sindicato, Marta Turra, já afirma: a paralisação deve acontecer até o dia 18.

Ainda segundo Marta, a pauta do encontro será fechada durante a tarde de hoje, com base na situação nacional da categoria, mas as principais reivindicações dizem respeito a um reajuste salarial de 23%, abertura de novos concursos públicos para mais contratações e a assinatura da convenção 158 da Organização Nacional do Trabalho, que diz respeito a estabilidade do emprego e demissão por justa causa.

* Pesquisa TCM/Certus: 31,8% dos mossoroenses consideram o Governo Rosalba ruim ou péssimo e 33,6% ótimo ou bom.

A pesquisa TCM/Certus, divulgada esta semana, mostrou que 31,8% dos mossoroenses consideram o Governo Rosalba ruim ou péssimo.

A pesquisa TCM/Certus foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistadas 500 pessoas de 21 bairros de Mossoró e quatro comunidades rurais. A margem de erro é de 3%. Registro no TRE nº RN-00073/2012.

Veja os números completos sobre avaliação do Governo Rosalba:

Ótimo 10,40%
Bom 23,20%
Regular 30,00%
Ruim 11,60%
Péssimo 20,20%
Não sabe 4,00%
Não Respondeu 0,60%

* UFC confirma: quer Anderson lutando em estádio nos EUA.

Dana White sempre teve o sonho de organizar uma noite de lutas em um estádio de futebol. O presidente do UFC tentou realizar seu desejo no Brasil, mas não conseguiu viabilizar o projeto em São Paulo e no Rio de Janeiro, por falta de condições adequadas. Na noite de terça-feira, no programa de televisão do UFC, Dana White anunciou que enfim enxerga uma chance de concretizar seu plano, realizando uma luta entre o brasileiro Anderson Silva, campeão dos médios, e o canadense Georges St-Pierre, campeão dos meio-médios, no estádio do Dallas Cowboys, time de futebol americano do Texas. Para a luta acontecer, GSP precisa vencer Carlos Condit, detentor do cinturão interino da categoria (oferecido quando o campeão se lesiona por um longo período). Anderson já tinha avisado que gostaria de encarar o desafio.

“Caso Georges St-Pierre vença Carlos Condit, acredito que teremos Anderson Silva contra GSP. A luta deve acontecer com os dois lutadores pesando até 81,6 quilos e provavelmente será no estádio do Dallas Cowboys”, avisou o americano. Assim, Anderson Silva, que costuma pesar 84 quilos, o limite da sua categoria, baixaria de peso e GSP, que luta no limite de 77 quilos, engordaria. Considerado um dos estádios mais modernos e confortáveis do mundo, a arena do Dallas Cowboys foi inaugurada em 2009 e é totalmente coberta, o que resolve um dos problemas que a organização encontrou nos estádios brasileiros, que precisariam de coberturas temporárias para o UFC. Essa solução provisória não resolveria o problema do som (no Pacaembu, por exemplo, os moradores da região prometiam impedir o evento por causa do ruído excessivo) e não protegeria o público da chuva. 
Anderson "the Spider" Silva
Anderson Silva o the best do MMA.

* Eu não acredito não....

 

Segura que eu quero ver!

* Pizza: Acordo entre governistas e oposição enterra CPI.

Um acordo fechado entre os governistas e a oposição decidiu enterrar ontem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira com a suspensão de seus trabalhos até o primeiro turno das eleições municipais, que vão ocorrer no dia 7 de outubro. A paralisação das investigações conta com o aval do governo, favorável ao congelamento das reuniões da CPI.

"Não podemos deixar a CPI sofrer com a contaminação eleitoral", alegou o vice-presidente da Comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Tanto petistas quanto tucanos querem evitar a exploração de imagens e de depoimentos que acabem embaraçando as campanhas de seus candidatos. Diante desse cenário, o "acordão" caiu como uma luva. "Esse acordo é uma pá de cal na CPI", lamentou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno(PR).

A eventual prorrogação da CPI, prevista para terminar no dia 4 de novembro, vai depender do resultado das eleições municipais, das capitais em que os petistas sairão vitoriosos e do julgamento final do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) Se o PT achar que saiu muito prejudicado, a tendência é que a CPI seja prorrogada. Mas para isso, os petistas terão de convencer o PMDB e os demais aliados, que estão ávidos pelo fim dos trabalhos da Comissão.

"Se tiver prorrogação vai ser só por 15, 20 dias", avisou o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). "Não é bem assim. Vamos ter de ver isso depois das eleições", rebateu o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG). "Só vamos decidir se ampliamos o foco da CPI depois das eleições", afirmou Paulo Teixeira.  A decisão de paralisar a CPI até as eleições foi comemorada no Palácio do Planalto. O governo considerou um "erro estratégico" do PT na CPI a convocação de Luiz Antonio Pagot, ex-diretor do Dnit.

* Preso morre soterrado ao tentar fugir de Alcaçuz.

Uma tentativa de fuga na madrugada desta quarta-feira (05) resultou na morte de um preso da penitenciária estadual de Alcaçuz. O detento ainda não identificado morreu soterrado quando um túnel cavado no pavilhão 1 desabou. O Corpo de Bombeiros vai realizar a remoção do cadáver e ainda não há a confirmação sobre outros presos que possam também ter sido soterrados.

O incidente ocorreu às 3h. Um detento do pavlhão 1 utilizava um túnel que daria acesso à área externa lateral do pavilhão, quando a estrutura ruiu, impedindo que o detento retornasse ou deixasse a unidade prisional. A manifestação dos próprios presos fez com que os agentes penitenciários percebessem o incidente.

"Quando eles estão calados demais ou felizes demais, é que alguma coisa está acontecendo. Ontem, eles estavam cantando, batendo nas celas, então notamos que havia algo diferente. Quando observamos, já havia ocorrido o incidente. Pelo menos um morreu, mas vamos averiguar se havia outros presos no túnel", explicou o coordenador da administração penitenciária, Aílson Dantas.

Para a remoção do corpo, a administração de Alcaçuz retirou os presos do pavilhão 1, acomodando os detentos em outros pavilhões. A identificação do preso será feita após recontagem.

* Assembleia da Ufersa sugere fim da greve dos professores para 17 de setembro.

A greve na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) pode estar com os seus dias contados. Os professores se reuniram em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, e decidiram pela continuidade do movimento, mas sugerindo o dia 17 de setembro como data para o encerramento unificado da paralisação, em todo o país. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Docentes da Ufersa (ADUFERSA), José Torres, a universidade só vai voltar as aulas caso a maioria das outras que estão paralisadas também decidam pôr fim à paralisação.

"Queremos sair da greve junto com a maioria das outras universidades. A minha expectativa é que saia mesmo, já que fazer greve contra o congresso nacional seria pouco sensato. Vamos negociar, mas com aula", comentou.

Até o final desta semana o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino superior deve enviar uma resposta à Ufersa sobre a decisão tomada na assembleia.

Para José Torres, não se pode mais estender a paralisação, que já dura 112 dias. "Não tem mais o que conversar com o governo. Vamos falar agora com os parlamentares. Mas não podemos mais fazer isso com greve", disse.

Uma nova assembleia está marcada para a próxima semana, onde deve ser confirmado, ou não, que a greve acabou.

* Ademar em Santo Antônio...

Na noite desta terça feira,4, foi a vez da caravana da Coligação Vitória do Povo de Novo composta pelos candidatos Ademar Ferreira (PMDB) prefeito, Ivanildo Fernandes (PT) vice prefeito e os candidatos a vereador da coligação situacionista visitarem a comunidade de Santo Antonio, onde na praça central da comunidade foi realizado um encontro político entre os candidatos, lideranças e várias famílias das cerca de 250 que residem naquela comunidade e em seu entorno.

O encontro político foi aberto com as falas das várias lideranças da comunidade que enumeraram os vários benefícios recebidos na administração do então prefeito Ademar Ferreira e as que estão sendo executadas na responsabilidae do atual prefeito do município Alcivan Viana. Da mesma forma, as lideranças elencaram as principais dificuldades que enfrentam os residentes na comunidade de Santo Antonio.

"Eu tenho motivos para estar votando e acompanhando os candidatos que aqui estão. Mas o principal é que fui comparar a administração anterior e constatei que a administração de Ademar Ferreira foi melhos em vários aspectos, inclusive na saúde, na educação e em obras estruturantes", justificou o líder comunitário e ex Secretário de Agricultrua do Município de Caraúbas Airton Pimenta, que foi um dos residentes na comunidade que mudou de posicionamento político.

À medida que cada liderança da comunidade falava e justificava apoio aos seus candidatos Ademar Ferreira/Ivanildo e candidatos da preferência a vereador os presentes aplaudiam e reapaldavam o depoimentos dos seus líderes. Outro líder da comunidade e que mudou de posicionamento partidário foi o popular Júnior de Didi Miguel, em favor de Ademar Ferreira e Ivanildo.

Reconstrução de Posto de Saúde, melhorias nas estradas de acesso a comuniade de Santo Antonio, instalação do Projovem, organização dos vazanteiros que praticam a agricultura de subsistência entorno do açude do Santo Antonio do Governo do Estado, apoio através do transportes escolar e outras açõesm em prol da Educação da comunidade e outros inúmeros benefícios que foram levados à comunidade de Santo Antonio pela Administração Nossa Força é Nosso Povo, foram relatados em toda as falas dos oradores da noite, ao mesmo tempo em que se posicionaram a favor da volta de Ademar Ferreira(PMDB) e Ivanildo Fernandes (PT), para conduzir os destinos de Caraúbas. 
Ademar levou a sua mensagem aos presentes.
 Assessoria.
 OBS: Coligação "Pelo Bem de Caraúbas" não enviou a sua programação.
Email: j-marcolino@hotmail.com

* SINTE-RN convoca educadores para fazerem paralisação nesta quarta-feira (5).

O SINTE-RN, seguindo orientações nacionais da CNTE, convoca todos os educadores, tanto das redes municipais quanto da estadual, para suspenderem suas atividades durante esta quarta-feira, dia 5 de setembro.

A mobilização é um protesto pedindo a aprovação de Plano Nacional de Educação (PNE) e os 10% do PIB para a Educação. Na assembleia também será discutido a carreira e o cumprimento do 1/3 hora atividade.

* Governadora alerta TJ e MP sobre dificuldade financeira.

Em reunião com representantes do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Legislativo, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) abriu a discussão sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2013 e fez o alerta de que o Estado vive uma crise financeira. Ao expor as dificuldades, a chefe do Executivo deixou claro que, diante do problema, todos os poderes precisam colaborar.

Foram convocados para a reunião os presidentes do Tribunal de Justiça, desembargadora Judith Nunes, do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valério Mesquita e da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta.  Segundo dados apresentados na reunião ocorrida na segunda-feira, 3, pelo secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, a estimativa é de que o Fundo de Participação do Estado (FPE) tenha queda de  R$ 174 milhões.

Mesmo diante do discurso governista de crise, a presidente do Tribunal de Justiça expôs a necessidade de ampliar em 20% o orçamento destinado ao órgão. Esse aumento significaria R$ 142 milhões a mais no orçamento do judiciário. Em 2012, o orçamento do TJ ficou em pouco mais de R$ 710 milhões. Outro pleito renovado, na ocasião, foi o de aumentar a parcela da PAE (Parcela Autônoma de Equivalência), um benefício concedido administrativamente para pagamento de atrasados de um auxílio-moradia.

Atualmente, além dos salários, membros do TJ e MP recebem à título de PAE uma verba fixada, este ano, em R$ 5 mil/mês (valor para cada juiz/promotor). Na reunião, em tom enfático, Rosalba, segundo interlocutores, não se mostrou disposta a abrir exceções para atender determinados pleitos. Coube a Obery Rodrigues apresentar os números mês a mês, de janeiro de 2011 até agosto deste ano.