segunda-feira, 10 de setembro de 2012

* PM confirma mais de 90 mortes violentas este ano em Mossoró.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) registrou, de janeiro ao dia 10 deste mês, 93 mortes violentas no município de Mossoró, na região Oeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, a maioria dos crimes tem como motivação o envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.

No sábado (08) e no domingo (09), mais três pessoas foram mortas em Mossoró, que é o segundo maior município do estado. Os assassinatos aconteceram nos bairros Bom Jesus, Malvinas e Dom Jaime Câmara. De acordo com as investigações da Polícia Civil, duas vítimas foram mortas dentro de suas próprias residências, por parentes ou alguém do convívio pessoal. Já a terceira teria sido assassinada por engano, e estava em companhia de um ex-presidiário.

Segundo o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, major Correia Lima, nem todas as 93 mortes registradas este ano podem ser consideradas homicídios. "Das 93 vítimas, 61 foram assassinadas, 11 morreram em confronto com a polícia, 6 sofreram lesões corporais e chegaram a óbito posteriormente, 4 faleceram no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas eram de outras cidades. E o restante, morreram em acidentes de carro", disse o comandante.
 
Mapa da Violência

No Mapa da Violência 2011, traçado pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal - órgão criado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) -, Mossoró contabilizou ao longo do ano passado exatos 169 homicídios. O número representa uma taxa de 65,03 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, quando o aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de no máximo 10 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas em uma mesma cidade.

De acordo com a PM, o número de homicídios em Mossoró têm reduzido, pois, em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a 10 de setembro), foram registrados 135 crimes de assassinato no município. Contudo, de janeiro a setembro de 2012, a taxa de homicídios no município já é de 35,08 para cada 100 mil habitantes, ou seja, três vezes mais que o valor tolerado pela ONU.

* Sesap já confirmou mais de 9 mil casos de dengue em 2012.

Mais de 9 mil casos de dengue já foram confirmados no Rio Grande do Norte neste ano, além de 28.398 casos  suspeitos notificados. De acordo com o novo boletim da doença, elaborado pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, 99 municípios do Rio Grande do Norte apresentam alta incidência da doença, enquanto 32 estão com incidência média e 36 com baixa.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, a Sesap vem desenvolvendo ações de apoio técnico e monitoramento junto aos municípios. A coordenadora alerta a população para a importância das medidas de prevenção, principalmente por meio da eliminação de criadouros, para combater a dengue.

* Com 54,4% Fabrício Torquato lidera pesquisa em Pau dos Ferros.

A Gazeta do Oeste, de Mossoró, divulgou ontem, pesquisa eleitoral para a prefeitura de Pau dos Ferros. Foi feita pelo instituto Perfil. Está na liderança o atual vice-prefeito e candidato à sucessão de Leonardo Rego (DEM), Fabrício Torquato (DEM).

Eis o resultado na pergunta estimulada:

Fabrício Torquato (DEM) – 55,4%
Bráulio Figueiredo (PMDB) – 34,8%
Indecisos – 7,8%
Branco-Nulo – 2%

A pesquisa foi realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, ouviu 500 eleitores e foi registrada no TRE-RN sob número de protocolo 00088/2012.

* Justiça Eleitoral impugna 178 candidaturas no Rio Grande do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) impugnou, até a manhã desta segunda-feira (10), 178 candidaturas. Os indeferimentos atingiram candidatos em quase todos os municípios potiguares. Comparando com o número de cidades que formam o Rio Grande do Norte, é como se pelo menos um candidato tivesse sua candidatura negada em cada município.

O maior número de recursos negados é referente ao cargo de vereador, com 154 pedidos de regularização negados pela Corte Eleitoral estadual. Já para os cargos de prefeito e vice-prefeito a Justiça negou provimento para 15 pré-candidatos a prefeito e nove pré-candidatos a vice-prefeito. As sentenças da Justiça Estadual, porém, ainda poderão ser revertidas caso os candidatos tenham recurso aprovado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Os processos de impugnação, porém, só serão julgados até o dia 21 deste mês, conforme cronograma do Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-RN, o julgamento dos recursos dos candidatos interpostos no pleito eleitoral de 2012 até agora realizados demandou mais tempo que as outras eleições.

Dentre outros tópicos analisados pelos desembargadores, em 2012 passou a vigorar a Lei da Ficha Limpa, para a qual a Corte potiguar está criando nova jurisprudência. A maioria dos recursos negados são referentes à desincompatibilização de cargos públicos, irregularidades na prestação de contas para candidatos à reeleição e, em pelo menos um caso, por comprovação de analfabetismo.

Nesta terça-feira (11), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do RIo Grande do Norte irá se reunir em duas sessões, às 8h e às 14h, para julgar os últimos 28 recursos relativos ao pleito eleitoral 2012.
 
Lista
 
Veja abaixo a listagem completa, elaborada pelo, dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que tiveram as candidaturas impugnadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
candidaturas impugnadas até 10 de setembro NO RN
MUNICÍPIO CANDIDATURAS INDEFERIDAS AO CARGO DE PREFEITO
Angicos 1
Arês 1
Barcelona 1
Campo Grande 1
Campo Redondo 1
Currais Novos 1
Grossos 1
Guamaré 1
Japi 1
Lagoa de Pedras 1
Macau 1
Monte Alegre 1
Ouro Branco 1
Paraná 1
Pilões 1
TOTAL 15
MUNICÍPIO CANDIDATURAS INDEFERIDAS AO CARGO DE VICE-PREFEITO
Baraúna 1
Governador Dix-Sept Rosado 1
João Câmara 1
Maxaranguape 1
Monte Alegre 1
Ouro Branco 1
Passagem 1
Santo Antônio 1
Tangará 1
TOTAL 9
MUNICÍPIO CANDIDATURAS INDEFERIDAS AO CARGO DE VEREADOR
Afonso Bezerra 4
Alexandria 1
Apodi 1
Areia Branca 1
Bento Fernandes 1
Brejinho 2
Caiçara do Norte 1
Campo Grande 2
Canguaretama 2
Carnaúba dos Dantas 1
Ceará-Mirim 4
Cerro-Corá 1
Cruzeta 2
Currais Novos 1
Governador Dix-Sept Rosado 3
Equador 1
Espírito Santo 2
Fernando Pedrosa 1
Galinhos 4
Goianinha 1
Grossos 1
Ielmo Marinho 1
Ipanguaçu 1
Ipueira 1
Itajá 6
Japi 1
Jardim de Piranhas 1
João Câmara 3
Lagoa de Pedras 2
Lajes Pintadas 3
Macaíba 1
Maxaranguape 4
Montanhas 1
Monte das Gameleiras 2
Mossoró 3
Natal 39
Nova Cruz 1
Paraná 2
Parazinho 1
Parnamirim 4
Pedra Grande 3
Pedra Preta 1
Pedro Avelino 1
Pedro Velho 1
Pendências 1
Poço Branco 1
Pureza 2
Riacho da Cruz 1
Rio do Fogo 1
Rui Barbosa 1
São Gonçalo do Amarante 1
São José de Mipibu 5
São Miguel 1
Senador Elói de Souza 1
Serra Caiada 2
Serra do Mel 1
Serra Negra do Norte 1
Serrinha 1
Tangará 3
Tibau 3
Touros 4
Triunfo Potiguar 2
Venha-Ver 1
Vera Cruz 1
TOTAL 154

* Ademar Ferreira em Mirandas...

A comunidade de Mirandas recebeu na manhã de ontem (09), a comitiva do candidato Ademar Ferreira (PMDB). Apesar do sol forte, uma verdadeira multidão marcou presença no evento, uma das maiores concentrações políticas durante o dia já vista na comunidade.

A programação do povão 15, teve início com uma gigantesca carreata pelas principais ruas da cidade, a mesma seguiu sentido Mirandas. 

Já na comunidade o povão realizou uma grande passeata, seguido de um comício relâmpago.

O grupo situacionista avaliou positivamente a movimentação.

Na parte da tarde Ademar realizou algumas visitas.
Ademar Ferreira vem confirmando a cada dia o seu favoritismo...
Parte dos presentes...
Povão cantava as músicas de Ademar...

* Ferreira Júnior irá apoiar a candidatura de Alexsandro Gurgel...

O clima em Caraúbas não está para brincadeira, faltando mais de um ano para o pleito da escolha do novo diretor da Escola Estadual Sebastião Gurgel, o já pré candidato Alexsandro Gurgel recebeu um importante apoio para candidatura, trata-se do empresário Ferreira Júnior.

Não é novidade para ninguém que existe um problema pessoal entre o atual gestor da Sebastião Gurgel e parte da família ferreira, esse seria um dos motivos para o apoio de Ferreira Júnior à Alexsandro.

Já Alexsandro confirmou ao blog o interesse em se candidatar ao cargo.

Alexsandro Gurgel já assumiu a direção da Sebastião Gurgel por inúmeras vezes, apoiou a candidatura de Bastinho, entretanto a relação entre os dois não parece das melhores.

É aguardar...

* Campanha em Caraúbas entra em uma nova fase...

A menos de 30 dias para o pleito eleitoral, a campanha em Caraúbas, passará por uma nova fase, essa marcada pelos discursos inflamados, agressivos e em um tom de provocação, de ambos os lados.

Esse novo momento pode trazer consequências no hoje e futuras...

Essa fase é perigosa...

Lavagem de roupa nem sempre deixa as roupas limpa na política...
Os 5
Vem lavagem de roupa por aí...

* Agradecimento a família Maria Sílvia...


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DOS DESPORTOS
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA SILVIA DE VASCONCELOS CÂMARA
MUNICIPIO: CARAÚBAS                          DIRED: 13ª DIRED


Agradecimento!
Agradecemos a todas as pessoas que participaram do desfile cívico de 07 de setembro, (Elaboração, organização, desfile) funcionários, professores, supervisores, coordenadores, vice diretora, alunos e pais. O desfile estava simples, porém com um toque de charme e criatividade.
        
Mais uma vez a família Maria Sílvia brilhou...

Esperamos continuar contando com aqueles que querem uma Maria Sílvia cada dia melhor.

Muito obrigado por tudo...
                             

Caraúbas, 10 de Agosto de 2012.

  
  ____________________________________
João Marcolino Neto
Gestor – Mat.128.753-2
Aut:32/2012


Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara
Rua: Pedro Câmara Sn – Bairro: Leandro Bezerra – Caraúbas – R/N
CEP: 59.780.000 - Telefone: 84 – 3337 – 2309

* Barrados mais de 300 candidatos a prefeito com “ficha suja”; 13 no RN.

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo nos 26 estados do País mostra que os Tribunais Regionais Eleitorais já barraram a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa.O maior número de "fichas sujas" está em São Paulo, 56.

No Rio Grande do Norte, o TRE indeferiu o registro de 13 candidatos a prefeito, entre eles, os ex-prefeitos Bruno Filho (PMDB), de Areia Branca; Bebeto Almeida (PSD), de Campos Grande; João Dehon (PMDB), de Grossos; e Dario Vieira (PSD), de São Miguel. Na chamada região do petróleo, foram barrados Mozaniel Melo (PMN), de Guamaré; e Wilson Roberto (PT), em Macau.

Como os TREs ainda estão julgando recursos dos candidatos que tiveram registros negados em primeira instância, é provável que o número de barrados seja maior.

Os políticos que foram impedidos pelos TREs estão recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mantém as campanhas nas ruas. Porém, dificilmente conseguirão reverter o quadro em Brasília.

Como o TSE não terá tempo para julgar todos os recursos até o dia das eleições, 7 de outubro, os votos dos fichas sujas ficarão sub júdice. E o que tiver o recurso rejeitado, assume o segundo colocado.

A presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, acredita que todos os recursos serão julgados até a diplomação dos eleitos.

* Propaganda eleitoral custa R$ 3 milhões ao contribuinte.

No Rio Grande do Norte, a veiculação do programa eleitoral gratuito, que começou no dia 21 de agosto, custa R$ 3,057 milhões. Esse é o montante que a Receita Federal deixa de arrecadar, este ano, junto às emissoras de rádio e televisão, no Estado. No Nordeste, somente nestas eleições, o montante referente à renúncia fiscal devido ao horário eleitoral chega a R$ 49,9 milhões, sendo que o estado da Bahia lidera o ranking. Nesse estado, mais de R$ 22,8 milhões deixarão de ser recolhidos devido à propaganda eleitoral. No ranking nordestino, o RN é o quinto.

O benefício da renúncia fiscal é garantido pela legislação eleitoral (lei 9.504/2007), para compensar as perdas das empresas de comunicação, que deixam de ganhar dos anunciantes comerciais, nos 60 minutos diários da propaganda eleitoral. Ou seja, embora os candidatos e partidos políticos não paguem pela propaganda eleitoral, a União paga - e caro. No Rio Grande do Norte, é como se cada um dos mais de 2,3 milhões de eleitores, indiretamente, pagasse R$ 1,29 para receber informações sobre candidatos e partidos políticos nas rádios e Tvs.

Na Bahia, esse custo indireto sobe para R$ 2,26, por eleitor. No Nordeste, o segundo estado nordestino onde a União mais perde receita é o do Ceará, mais de R$ 7,5 milhões. O terceiro no ranking é o de Pernambuco, onde a isenção fiscal leva mais de R$ 6,2 milhões, e o quarto, Sergipe onde a receita da União cai mais de R$ 3,1 milhões.

As informações do custo do horário eleitoral, com o detalhamento por estado, estão no relatório anual de gastos tributários e foram fornecidos, com exclusividade, pela Receita Federal à pedido da TRIBUNA DO NORTE.  Em meados de agosto, a ONG Contas Abertas divulgou parte do relatório,  mas apontava apenas os gastos globais do Brasil, com a média histórica da última década. Desde 2002, a União deixou de arrecadar, devido à propaganda política,  mais de R$ 4 bilhões.

* Seca provoca redução na produção de leite no Nordeste.

A seca está prejudicando a produção de leite no Nordeste. A situação é complicada mesmo onde choveu um pouco. A falta de chuva tem prejudicado os criadores em toda a região do agreste de Pernambuco.

No município de Bom Conselho, um dos principais produtores de leite de Pernambuco, não há pasto e 90% dos açudes do lugar estão vazios. Desde quando a seca começou, o criador Ivanildo da Silva não consegue mais encher o balde como antes. Sem pasto, as vacas recebem uma mistura de palma, bagaço de cana e farelo. Cada animal come apenas uma pequena quantidade e só se alimentará novamente depois de 12 horas.

O criador Juarez de Farias não vê resultados no investimento de cerca de R$ 100 mil na compra de equipamentos de ordenha mecânica. “O tanque fica cheio com 1,6 mil litros de leite. hoje, está em torno de 200 litros por dia”, diz.

O cenário na bacia leiteira que reúne a produção de 11 municípios de Alagoas é um pouco diferente em relação a outras regiões do semi-árido do Nordeste. As chuvas que caíram nos últimos dois meses permitiram a recuperação da pastagem.

* Crise financeira no Estado: Salários em risco?

A situação financeira do governo estadual tem preocupado a governadora Rosalba Ciarlini e os auxiliares mais próximos a ela. Alguns interlocutores apontam uma gravidade tamanha que teria consequências até mesmo em dificuldades para cumprir rigorosamente a programação da folha de pagamento até o início do próximo ano. Publicamente,  Rosalba Ciarlini e o secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, já declararam que a queda do Fundo de Participação dos Estados, provocada pelos incentivos fiscais dados pelo governo federal, seria o motivo deste aperto, embora não admitam que os salários do funcionalismo público estadual estejam ameaçados.

Implicações

O atraso na folha provocaria muitos danos. Além dos atingidos diretamente, os servidores e suas famílias, que há muito não sabem o que é este drama, haveria as “vítimas” indiretas. Para um Estado com a economia dependente do setor público como o Rio Grande do Norte, se o quadro financeiro do governo se agravar, ao ponto de colocar em risco a folha, os efeitos são amplos e nefastos.
Tribuna do Norte