quinta-feira, 13 de setembro de 2012

* Rosalba culpa atrasos da Prefeitura do Natal por sobrecarga no Walfredo Gurgel.

Depois do secretário de Saúde do Estado, Isaú Gerino, classificar como terrorista e exagerada a situação apresentada ontem no hospital Walfredo Gurgel, foi a vez da governadora Rosalba Ciarlini comentar o caso. A chefe do Executivo potiguar garantiu que o Estado vem tomando as medidas possíveis e reafirmou que o Estado está em dia com a Cooperativa dos Médicos, que suspenderam atendimento na unidade devido a débitos por parte do Município de Natal. Em nota publicada hoje, Rosalba disse que aguarda o pagamento por parte da Prefeitura para que o atendimento volte ao normal.

"o Governo do Estado espera e confia que diante da regularização dos pagamentos devidos à Cooperativa dos Médicos, pela administração municipal, os profissionais retornem ao trabalho, normalizandoo atendimento à população o mais brevemente possível", disse Rosalba Ciarlini.

Sobre as ações que vêm sendo tomadas pelo Governo, Rosalba destacou, entre outras medidas, as reformas dos hospitais Giselda Trigueiro, João Machado, Santa Catarina, Maria Alice Fernandes, todos em Natal, além do Rafael Fernandes, em Mossoró, e do Hospital Regional de Macaíba. Contudo, disse que a morosidade na liberação de recursos por parte do Governo Federal vem atrapalhando a execução das medidas previstas para a Saúde.

* Ação solidária da Escola Josué de Oliveira...

A escola Josué de Oliveira, realizou uma ação solidária com a doação de 90 feiras básicas, no bairro Rocinha em Caraúbas RN. A ação realizou-se no dia 11 deste mês. As feiras foram resultado da arrecadação feita pelos alunos da referida escola, na Gincana cultural que aconteceu no final de agosto. Nós da direção, equipe pedagógica e professores decidimos doar a uma comunidade mais pobre. Ficamos satisfeito em ver aquelas famílias de baixa renda recebendo a feira. 

"A política desta escola é fazer o bem a população e iremos continuar com este trabalho", afirma o diretor Alexsandro Gurgel. Desde que assumi em junho deste ano, tenho trabalhado com uma excelente equipe desta escola para  melhorar o ensino e também ajudar a população. 

"Sinto-me honrado em dirigir esta grande instituição", finalizou Alexsandro Gurgel.
 Alexsandro na hora da entrega...

* Ademar no 1º de Maio...

Depois de caminhada no bairro Sebastião Maltêz, Ademar e Ivanildo e candidatos a vereador das coligações proporcionais foram em caravana até o Assentamento 1º de maio onde foram recepcionados por Valson Paiva (PT), Emília de Severino Marchante (PTB),representantes da região da caatinga, entre outros que têm ligação política e de atuação regional, lideranças da comunidade assentada e das  demais localidades vizinhas a partir de Miranda, oportunidade em  que juntamente com candidatos de Caraúbas promoveram uma proveitosa concentração política.
             
A senhora Juranda Gomes da Associação Comunitária dos Assentados do 1º de maio, foi a primeira a dar as boas vindas aos caravaneiros da Vitória do Povo e numa forma comparativa, citou o antes e depois da atual administração: “Aqui as escolas eram uma vergonha, caindo a estrutura física, sujas e caracterizam um ambiente não digno para os nosso filhos que estudavam nesta localidade e localidades da caatinga” testemunhou a líder comunitária.
             
O advogado e candidato a vereador pelo PC do B, Francisco de Assis De melo Varela (Dr. Varela) recordou que na campanha passada o então candidato a prefeito Ademar Ferreira e a vice prefeito Alcivan Viana prometeram um Posto de Saúde e uma Moderna Escola para o PA de 1º de maio.
         
“Uma promessa está sendo cumprida que é a Unidade Básica com obras bastante adiantadas e a Escola que com o projeto pronto falta só  iniciar a sua construção em breve”, citou em sua fala o Dr. Varela.
Repúdio à Mentira.
             
Populares, líderes comunitários e o candidato a vice- prefeito vereador Ivanildo Fernandes após ouvirem vários depoimentos citaram que: “É inverdade o que a oposição pregou quando por aqui passou. O povo aqui é sério e não gosta de mentiras e propagandas enganosas.

“Como exemplo aqui eles disseram que a partir de janeiro não mais haverá fiscalização e apreensão de veículos e motos pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE)-Amarelinhos-. Puro engano. Este assunto é de competência do Poder Judiciário e portanto não vai acabar nunca , é Lei”, explicou Ivanildo Fernandes aos presentes que o aplaudiram.
                
Em sua fala o futuro prefeito Ademar Ferreira da Silva, comprometeu-se em construir a Escola Grande e Moderna e ainda uma Quadra de Esportes no PA 1º de maio. Agradeceu a boa receptividade e proclamou seu grito de Vitória, Vitória, Vitória......
 População aplaudiu a chegada de Ademar Ferreira.
Obs: A coligação "Pelo Bem de Caraúbas" não enviou a sua programação.
Assessoria.

* TJ decreta ilegalidade da greve do Itep e Sinpol pagará multa de 50 mil por dia.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte considera ilegal a greve de servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia e determinou multa de R$ 50 mil, por cada dia sem trabalhar, a serem pagos pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública.

A ilegalidade do movimento paredista foi decretada em 2011, numa primeira greve, porque o TJ entendeu que o Itep, por integrar o aparelho da Segurança Pública, não poderia paralisar suas atividades, mas o Sinpol ignorou a determinação judicial e deflagrou outra parada, dia 3 passado. O desembargador Assis Brasil ratificou, no último dia 6, que a paralisação não poderia acontecer, reforçando a imposição de multa diária ao Sindicato.

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, disse que o Governo do RN insiste em afirmar que a greve é ilegal e acredita que o Tribunal de Justiça “não pode tolerar que uma decisão do ano passado seja descumprida”. Miguel Josino informou que, diante da ilegalidade da greve, os dias não trabalhados serão descontados.

* Negociações com servidores do Itep não avançam e greve continua.

Após dez dias de greve os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia tiveram uma Audiência no Tribunal de Justiça (TJRN) com representantes do Governo, entretanto, apesar das tentativas de conciliação empreendidas durante cerca de três horas pelo desembargador, Francisco de Assis Brasil, o entendimento não foi possível e ficou agendada uma nova audiência para o próximo dia 26, às 15h.

O Governo destacou representantes que não tinham autonomia para estabelecer prazos para a conclusão dos trabalhos no Anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do Itep, e desta maneira, o juiz intimará o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, assim como o consultor-geral do Estado, José Marcelo, e o diretor do Itep, Nazareno de Deus, para a próxima audiência.

Durante a audiência, os representantes do Governo sequer sabiam informar se a Minuta que acaba de ser remetida da CGE ao Gabinete Civil tinha o Parecer que era tão aguardado e que motivou, inclusive, a deflagração da greve.

* Calamidade: Pacientes ameaçam queimar colchões em protesto no Walfredo Gurgel.

Após a visita do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e dos Direitos Humanos ao Hospital Walfredo Gurgel na manhã desta quarta-feira (12), pacientes, médicos e enfermeiros fizeram um protesto em frente ao pronto-socorro. Revoltados, os pacientes ameaçaram queimar colchões

O Cremern convidou conselheiros dos Direitos Humanos para conhecer a realidade do maior hospital do Estado. O Rio Grande do Norte está em estado de calamidade há mais de 60 dias, e o plano emergencial para conter o caos lançado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não apresenta resultados visíveis, pelo menos para os pacientes da unidade.

Os pacientes que tiveram condições de se deslocar acompanharam médicos e outros profissionais de saúde até a porta do Pronto-Socorro para fazer o protesto em frente às câmaras de televisão e jornalistas presentes durante a visita. Com palavras de ordem, os manifestantes gritavam: “Saúde é o que interessa. A Copa não tem pressa”, sobre os investimentos do governo potiguar na infraestrutura para a sede da Copa 2014.

“Queremos respeito aos pacientes, respeito a todos nós. Nossas mãos hoje não foram lavadas. Temos risco de contaminar os pacientes porque não lavamos nossas mãos por falta de sabão no hospital. Sabão. Queremos lavar as nossas mãos”, gritava a técnica de enfermagem Ângela Maria Ramos, que trabalha na sala de gesso do hospital. Outra mulher, a acompanhante de um paciente, se ajoelhou e implorou por ajuda. “Pelo até pelo amor de Deus. Nos ajudem. Tenham piedade. Misericórdia de todos nós”, rogou a mulher. 

* Deputados aprovam reajuste salarial para servidores da Saúde e agentes penitenciários.

Dois Projetos de Lei encaminhados pelo Governo do Estado foram aprovados, na sessão desta quarta-feira (12), pela unanimidade dos parlamentares. Uma delas altera a Lei Complementar n.º 333, de 29 de junho de 2006, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores efetivos da Secretaria de Estado da Saúde Público do Rio Grande do Norte (Sesap). O reajuste será de 22%. O segundo Projeto de Lei dispõe sobre remuneração dos agentes penitenciários, que passará a ser de R$ 3.153,00.

Durante a votação, os deputados repercutiram a importância de tais matérias para a população. Com relação ao Projeto que trata do reajuste dos agentes penitenciários, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta parabenizou a presidente do Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), Vilma Sampaio. “Todos tiveram muita paciência. Isso sensibilizou o Governo e todos desta Casa, pois em momento algum fizeram greve. Por dever de justiça, também parabenizo os meus colegas deputados. Todos estão com suas campanhas, mas fizeram questão de estar nesta manhã, atendendo convocação dos senhores agentes penitenciários. Parabéns a todos pela conquista”, declarou.

O líder do Governo na Casa, o deputado Getúlio Rego afirmou que os servidores buscaram as melhorias salariais de forma organizada. “É uma grande conquista. Sou testemunha da aflição dessa categoria, mas na hora possível tudo foi acertado. Estamos aqui para comemorar esta vitória dos agentes penitenciários e dos servidores da Saúde também”, disse Getúlio.

REAJUSTES

A matéria dos servidores da Saúde é uma proposta normativa que pretende estabelecer uma nova remuneração para os titulares dos cargos de provimento efetivo das Classes A, B e C do Quadro de Pessoal da Sesap. Tal sistema consiste em reajustar em 22% os valores dos salários e incorporar a Gratificação de Atividade Estadual e a Gratificação de Jornada Especial ao pagamento do servidor público, atualmente fixado em valor defasado, segundo descreve o Projeto.

O outro Projeto trata-se de uma Lei Complementar que dispõe sobre a remuneração dos agentes penitenciários do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Tal Lei prevê alterações nos vencimentos dos agentes, que passará a ser de R$ 3.153,00, somando os vencimentos mais a Gratificação de Exercício de Atividade Penitenciária (GEAP), e a Gratificação de Risco de Vida (GRV). Esses pagamentos serão implantados em duas etapas, nas folhas de pagamento de setembro de 2012 e maio de 2013.

* Pesquisa mostra que 28% das prefeituras estão em atraso...

Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios apontou que 65,74% dos prefeitos confirmaram atrasos com os fornecedores. No caso das empresas contratadas a média de atraso com fornecedor chega a 2,42 meses. Das prefeituras potiguares, 28,78% admitem estar com algum atraso no pagamento dos salários. A média de atraso é de 1,33 mês. 

"Os municípios não contam com orçamentos para administrar; contam com previsões. Apesar das dificuldades, as prefeituras estavam enfrentando os problemas, mas nos últimos três meses, a crise de 2009 ressurgiu, quando os prefeitos já eram candidatos à reeleição, em virtude da redução do IPI e da devolução do Imposto de renda", analisou o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, João Gomes.

* Secretário critica ações de médicos.

A visita de representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremern) ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) na manhã de ontem foi mal vista pelo titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Isaú Gerino. Segundo ele, todo o caos registrado ontem no interior do maior hospital do Estado não passa de "uma montagem" e  o "exagero" seria a melhor palavra para definir a atuação do Cremern nas instalações. "Chamo aquilo de terrorismo. Aquela situação denigre a imagem dos médicos que estão por trás e leva a população a acreditar que realmente a situação está incontrolável", alegou Gerino.

Por volta das 10 horas da manhã de ontem, o presidente do Cremern, Jeancarlo Cavalcante, chegou ao Walfredo Gurgel em companhia do presidente do  Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio Caldas, para iniciar a visita que visava constatar a situação "caótica" em que se encontraria a unidade hospitalar de regência estadual. Uma comitiva de 10 pessoas, sem contar com toda a imprensa presente na apuração do acontecimento, caminhou pelo interior do hospital - que estava com 92 pacientes internados pelos corredores - e entrou nos centros cirúrgicos, UTI's e no setor de Politrauma, onde vários doentes se encontravam em estado grave de internamento.

* Larissa faz passeata com Romário em Mossoró.

O deputado federal Romário (PSB/RJ) confirmou em Mossoró que Larissa terá apoio de toda a bancada do PSB na Câmara dos Deputados na defesa de Mossoró, a fim de conseguir mais recursos da União para o município.

“Nós, da bancada do PSB, vamos ajudar a trazer verba para Mossoró, para que as pessoas sejam mais respeitadas, e esse respeito só será possível também votando em Larissa, votando no 40 para mudar”, defendeu.

Proveniente de Aracaju, o tetracampeão desembarcou por volta das 14h15 no Aeroporto Dix-Sept Rosado, de onde foi direto para estúdio, montado no Bairro Belo Horizonte, gravar participação no programa eleitoral de Larissa.

Na tarde/noite, participou de mega passeata com Larissa e Josivan, ao lado também dos colegas deputados federais do PSB Givaldo Carimbão (AL), Sandra Rosado (RN) e o deputado estadual Domingos Neto (PSB/CE).
Romário movimentou a política mossoroense.