segunda-feira, 24 de setembro de 2012

* Pesquisa será divulgada amanhã...

Amanhã (25), por volta das 15h30min será divulgada a primeira rodada de pesquisa ITEM/Correio da Tarde, a mesma está registrada com o protocolo 00136/2012.

A divulgação desse levantamento estatístico deve trazer novidades na política caraubebse.

O nosso blog já está com todos os dados entretanto atendendo a pedido do editorial do Correio da Tarde, só iremos divulgar após o horário combinado.

* Mapa inclui RN e PB em estudo para ampliação da zona livre de aftosa com vacinação.

A governadora Rosalba Ciarlini recebe nesta terça-feira (25) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, para a solenidade de assinatura de uma Instrução Normativa Ministerial que incluirá os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba no Inquérito Soroepidemiológico que está em andamento na região. A solenidade será realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN), às 10h, e contará com a presença do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. 

O estudo vem sendo realizado desde abril nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará (parte centro-norte), Pernambuco e Piauí para avaliar se há ou não circulação do vírus da febre aftosa na área. O cronograma prevê ações até outubro, quando serão analisados os resultados e avaliado, junto com outros dados operacionais dos serviços veterinários estaduais, se o bloco poderá ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação.

A inclusão dos dois estados no inquérito soroepidemiológico também implicará na revogação das restrições do trânsito animal entre as unidades federativas que participam do estudo. A medida havia sido determinada pelo Mapa em maio deste ano para reduzir possíveis riscos de introdução do vírus na área em avaliação.

O Rio Grande do Norte conquistou essa vitória em virtude da última auditoria realizada no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), entre os dias 30 de julho a 03 de agosto deste ano, pelo Departamento de Saúde Animal do Mapa. O Estado teve um resultado favorável para a realização do inquérito, passo que antecede o reconhecimento para área livre de febre aftosa com vacinação.

“Para conquista o status de área livre de aftosa com vacina, o Governo do Estado, junto com o Idiarn, se comprometeu em executar algumas ações, com prazo de adequação até dezembro de 2013”, explicou Fabiana Lo Tierzo, diretora de Defesa e Inspeção Agropecuária Animal do Idiarn (DISA).

* Rio Grande do Norte ganhará até dezembro 11 novas Agências da Previdência Social.

Ainda este ano a população de 11 municípios do Rio Grande do Norte vai ganhar modernas Agências da Previdência Social em São José de Mipibu, Monte Alegre, Nova Cruz, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Nísia Floresta, Goianinha, Extremoz, São Miguel e Alexandria. A meta do governo é que a abertura de novas agências evite que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de benefícios previdenciários.

Estão previstas, até 2013, a construção de 720 unidades em todo o país, que fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), beneficiando municípios com população acima de 20 mil habitantes. O objetivo é ampliar o acesso dos segurados aos serviços previdenciários e melhorar o atendimento, evitando deslocamentos desnecessários, desconfortáveis e onerosos.

A Rede de Atendimento é uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e os municípios selecionados, que doam os terrenos onde serão instaladas as novas agências. A área tem que ter aproximadamente mil metros quadrados, em local de fácil acesso para a população. As unidades terão uma área coberta de 330 metros quadrados. Deputados federais e senadores também participam da parceria destinando recursos para a construção das Agências no Orçamento Geral da União.

Essas agências representam um novo modelo de atendimento ao cidadão. As agências do tipo 4 dispõem de equipamentos modernos, dispositivo de segurança e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, com a devida sinalização de fácil compreensão e equipamentos que permitem o acesso de pessoas com deficiência.

Cada agência vai dispor de quatro guichês de atendimento ao público, duas salas para perícia médica e para atendimento do serviço social, proporcionando comodidade aos segurados da Previdência Social que serão atendidos em ambientes confortáveis.

* Pesquisa Start Mossoró: empate técnico entre Larissa e Cláudia.

Confira os números da pesquisa estimulada:

Estimulda
Larissa Rosado – 47,3%
Cláudia Regina – 44,7%
Cinquentinha – 1,1%
Josué– 0,9%
Ednaldo Calixto – 0,2%
Não responderam – 0,9%

O instituto Start entrevistou 550 eleitores nos dias 15 e 16 e foi registrada no TRE sob número de protocolo 00131/2012.

Campanha quente em Mossoró.

* Ademar a cada dia mais próximo da vitória...


A 14 dias da realização das eleições municipais a cidade de Caraúbas viveu um dia de domingo nunca visto na sua  história  política.
         
Pela manhã, deste dia 23 de setembro, os caraubenses foram tomados de surpresa, quando por iniciativa de partidários dos candidatos a prefeito Ademar Ferreira (PMDB) e Ivanildo Fernandes (PT), com o suporte dos candidatos a vereador, promoveram uma das maiores carreatas com buzinasso de motos e veículos percorrendo as avenidas e ruas de quase todos os bairros da cidade.
         
Antes, na concentração em frente ao Posto JP, o Deputado estadual, Walter Alves, que estava de passagem, em sua palavra disse que o diretório estadual do PMDB tem uma relação dos prefeitos mais cotados para se eleger e Ademar é o primeiro da lista. Ele ainda deixou claro para os caraubenses, que: “Ademar pode contar comigo, eu serei uma voz no legislativo em prol da cidade de Caraúbas”, afirmou Walter Alves.
          
Um verde total misturado ao vermelho, cores que caracterizam a Coligação Vitória do Povo, enfeitaram e alegraram o povo que não paravam de vibrar e entoarem as canções e palavras de ordem das candidaturas da citada coligação.
           
Em proporções maiores o mesmo feito político foi repetido à tarde, como numa forma de aquecimento para o Grande Comício que foi realizado a noite no Bairro Leandro Bezerra com os candidatos Ademar e Ivanildo, candidatos a vereador, ex-prefeitos Júnior Gurgel e Luciano Cruz, prefeito Alcivan Viana. Antes do grande ato político aconteceu grande carreata e passeata.

DEPUTADO FÁTIMA REFORÇOU PALANQUE   
          
A grande atração da noite, que finalizou o dia das grandes mobilizações políticas no domingo em Caraúbas, foi a presença no palanque dos caravaneiros da Vitória do Povo da deputada federal Fátima Bezerra, que foi bastante aplaudida pelos caraubenses, já passando das 11 da noite, quando  ela afirmou  ser Caraúbas um dos municípios que mais gosta e tem histórias a quase 4 décadas, assumiu compromissos de colaborar decisivamente  com os futuros gestores de Caraúbas Ademar e Ivanildo.
            
Os candidatos Ivanildo Fernandes, vice-prefeito, do Partido dos Trabalhadores (PT) e Ademar Ferreira (PMDB)-prefeito, agradeceram o muito que a deputada fez por Caraúbas, como parlamentar, nesta gestão que termina em dezembro deste ano.       
             
O público presente ao grande comício foi ao delírio, quando o locutor do palanque anunciou que nesta terça feira, dia 25, sera divulgado uma pesquisa e apenas falou que o favoritismo das candidaturas de Ademar Ferreira/Ivanildo Fernandes aumentou consideravelmente.
             
Ao enumerar propostas e rememorar suas realizações quando esteve à frente da prefeitura, Ademar Ferreira encerrou sua fala com as palavras de ordem Vitória, Vitória, Vitória...  
 Deputado Walter Alves ao lado do povão 15...
O povão confirmou...
...A vitória.
Deputada Federal Fátima Bezerra...
 Ademar Ferreira a cada dia mais próximo da vitória...
Assessoria.
A coligação "Pelo Bem de Caraúbas" não enviou a programação.

* Ex-prefeito desiste da disputa pelo Executivo em Apodi.

O ex-prefeito de Apodi, José Pinheiro (PR), desistiu da disputa pelo Executivo municipal. O que se comenta que teria havido uma conversa entre os presidentes estaduais do PR e PMDB, João Maia e Henrique Alves, para ele tomar essa decisão. A história teria até o envolvimento do Kelps Lima, que é genro de Pinheiro.

Depois do tal acordo, Pinheiro apoiará a candidatura à reeleição, prefeita Gorete Pinto (PMDB). O grupo do ex-prefeito não teria ficado todo satisfeito, por isso muitos dos seus correligionários vão apoiar a candidatura oposicionista, Flaviano Monteiro (PCdoB).

João Maia já fez sua defesa: “Ele me ligou e disse que estava com problemas de saúde. A versão que ele me deu foi essa. Se houve alguma negociação de bastidores, que é o que já se comenta no Estado, eu não participei de nada, não fui informado e nem aceitaria. Fiquei chocado como todo o povo de Apodi ficou”.