quinta-feira, 27 de setembro de 2012

* Datafolha: Russomano cai de 35% para 30% e Serra continua à frente de Haddad: 22% a 18%.

O Datafolha fechou nova pesquisa sobre a corrida pela prefeitura de São Paulo. Revela que o líder Celso Russomanno caiu cinco pontos percentuais. Em sondagem divulgada no dia 20, tinha 35%. Agora, amealha 30%.

José Serra (PSDB) oscilou um ponto para cima. Foi de 21% para 22%. Aparece à frente de Fernando Haddad (PT), que oscilou dois pontos percentuais para o alto, de 16% para 18%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Significa dizer que Serra e Haddad continuam disputando o segundo lugar estatisticamente empatados.

O empate se dá nos dois extremos da margem de erro. No seu melhor cenário, Haddad teria, no topo da margem, 20%. No seu pior cenário, Serra teria, no piso da margem, idênticos 20%.

* Campanha oposicionista caraubense sente o golpe duro da pesquisa e das ruas...

A oposição local sentiu mais um duro golpe, o que era para ser uma resposta a pesquisa ITEM divulgada pelo vespertino Correio da Tarde sobre o registro Nº 00136/2012 se transformou em um evento pequeno em relação aos inclusive anteriores da própria oposição.

A passeata do "pega na mentira" não formou, em seu lugar surgiu uma carreata onde a tentativa era colocar o maior número de motos possíveis para ser um contra ponto ao giro 15 que levou aproximadamente 1000 motos as ruas, tentativa frustrada.

A campanha está entrando na reta final e nesse sentido o sentimento de vitória se expressa no olhar de cada eleitor bacurau, enquanto isso o bloco oposicionista que até então não trouxe uma só novidade para a campanha a não ser citar as obras e a administração do meu amigo Eugênio Alves, esse ponto valeu até certo ponto da campanha, pois o povo sabe que o candidato não é Eugênio e sim Paulo Brasil (PR).

Durante toda campanha a oposição sempre se colocou na condição de vítima, a coitadinha, a sem nada, que é contra a compra de votos, enquanto isso promessas de emprego e casas populares são as bandeiras de luta ao adentrarem em boa parte da residência do nosso município.

Faltando praticamente uma semana para a eleição o mais interessante são os nomes dos cotados para substituir A ou B, em uma sonhada, mais sonhada mesmo futura administração. A cada dia a fragilidade da campanha de oposição cresce mais, as passeatas menores e as carreatas no mesmo sentido, ratificam não só os números da pesquisa ITEM mais a certeza que existe em ambos os lados que o favoritismo da situação é algo a cada dia mais concreto.

Em futuro próximo iremos entender que a campanha oposicionista atual foi uma das mais importantes balizas para a vitória da situação.

A reta final da campanha será apenas para assegurar e aumentar a maioria da situação.

* Governo do Estado entrega viaturas e armamentos à Polícia Militar.

Em solenidade que acontecerá nesta sexta-feira (28), a Governadora Rosalba Ciarlini fará a entrega de viaturas e armamentos à Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A entrega será feita às 9h, no pátio em frente à Governadoria, no Centro Administrativo.

Serão entregues 108 viaturas (tipo Sandero) e duas mil armas (tipo pistola calibre ponto 40) para reforçar o policiamento da Região Metropolitana de Natal. Foram investidos R$ 3.279.636,00 nas viaturas e o armamento faz parte do lote das cinco mil pistolas doadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que chegou a Natal na última sexta-feira (21).

As armas foram transportadas pela Força Aérea Brasileira e estão guardadas na Seção de Suprimento e Manutenção de Armamento e Munição da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. O restante do armamento será distribuídos posteriormente, destinado a outras regiões do Estado.

* Taxa do RN é o dobro da média do país.

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio sobre a educação, no Rio Grande do Norte, registram uma boa e uma má notícia. A boa é que a tendência de queda nas taxas da população sem saber ler e escrever tem se mantido constante no Estado desde 2001, passando de 18,6% naquele ano para 15,8% em 2011. A má é que a taxa atual  é praticamente o dobro da média nacional (8,6%) e apenas um ponto abaixo da média regional (16,9%).

Apesar da redução no número de analfabetos, os especialistas avaliam que não há muito o que se comemorar, pois não significa uma melhora real na educação e muito menos que mais pessoas são capazes de ler e escrever. Isso porque fatores como diminuição na taxa de fecundidade e da população contribuem para elevar a taxa de alfabetizados.

"Na análise da série histórica, percebe-se que, ao contrário do Nordeste e do Brasil, o RN vem apresentando um tendência de queda no percentual de analfabetos, principalmente  nas faixas etárias mais jovens. Isso em virtude dos incentivos governamentais para manter as crianças na escola", explica o analista do IBGE/RN, Ivanilton Passos. 

* Aprovação do governo Dilma sobe de 59% para 62%.

A aprovação do governo de Dilma Rousseff pelos brasileiros subiu de 59% para 62%, segundo pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse porcentual se refere aos entrevistados que consideram o governo Dilma ótimo ou bom na comparação com a pesquisa feita em junho deste ano.

Aqueles que consideram o governo Dilma regular correspondem a 29% ante 32% no levantamento anterior. A avaliação ruim ou péssima caiu de 8% para 7% dos entrevistados.

A avaliação pessoal da presidente e seu modo de governar permaneceu em 77%, assim como nas pesquisas de março e junho deste ano. O porcentual de entrevistados que desaprovam a maneira de governar de Dilma se manteve em 18% como na pesquisa de junho.

* TCE concede mais 90 dias para Secretaria de Segurança anular contrato de locação de veículos.

O Tribunal de Contas do Estado resolveu conceder mais 90 dias para que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) proceda a anulação do contrato com a empresa Locavel Ltda para locação de viaturas policiais.

A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo Pleno da Corte de Contas, atendendo pedido do governo do Estado de prorrogação do prazo anterior de 120 dias. O governo alegou no pedido o encerramento do exercício financeiro de 2012 e dificuldades das empresas vencedoras a entregarem os novos veículos em tempo hábil.

O Corpo Instrutivo do TCE propôs que a SESED apresentasse os seguintes documentos: comprovação da possibilidade de prorrogação do prazo de entrega dos veículos em 90 (noventa) dias, em consonância com o edital e as normas em vigor, e apresentação de pedido formal das empresas, com exposição de motivos que justifiquem tal medida.

O Governo encaminhou correspondência da nova empresa locadora adjudicada, qual seja, a Citycar Locação de Veículos e Serviços Ltda., pugnando pela apreciação do pedido de prorrogação de prazo.

* Entidades Médicas apresentam ao Ministério da Saúde pedido de intervenção no RN.

Já está com o Ministério da Saúde o pedido de intervenção na saúde pública do Rio Grande do Norte. Representantes do Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e Associação Médica Brasileira protocolaram, nesta manhã, o pedido de intervenção.

As entidades entregaram um relatório completo sobre a situação da rede pública de saúde no Estado. A diretora de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Alzira Jorge, acompanhada de técnicos está fazendo uma visita ao Estado.

Com o protocolo já feito pelas entidades médicas, será realizada uma reunião para discutir o relatório feito por Alzira Jorge e pelas instituições. A partir daí o processo será encaminhado a Advocacia Geral da União que emitirá um parecer sobre o caso.

Caberá a presidente Dilma Rousseff decidir sobre a intervenção na gestão da saúde pública no Rio Grande do Norte.