segunda-feira, 1 de outubro de 2012

* Deputado defende perenização do rio Umari para levar água ao Vale do Apodi.

 O deputado Dibson Nasser –PSDB está defendendo a perenização do rio Umari, como forma de resolver o problema de falta de água no Vale do Apodi. Ele fez essa solicitação ao secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Antônio Gilberto Jales, em requerimento protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

O parlamentar disse que o Vale está a 10 quilômetros abaixo da barragem de Santa Cruz, que tem capacidade para acumular 600 milhões de metros cúbicos de água e essa água pode chegar, por gravidade, sem nenhum custo com energia elétrica, até a área a ser beneficiada.

“Para a perenização é necessária a construção de um canal de ligação entre os rios Apodi e Umari, por meio do braço de abastecimento da lagoa do Apanha Peixe, interligando os riachos da região do Vale do Apodi”, justificou.

O deputado disse ainda que essa obra beneficiará cerca de duas mil famílias que moram naquela área, que vivem da pecuária e da agricultura familiar e que sofrem muito com a falta de água nos períodos de seca.
 Deputado Dibson Nasser.