quarta-feira, 10 de outubro de 2012

* Governo do RN prorroga por 180 dias estado de emergência devido à seca.

O Governo do Estado publicou hoje (10) novo decreto prorrogando por 180 dias a situação de emergência em 139 municípios afetados pela seca no Rio Grande do Norte. Outros três, que têm o estado de emergência decretado diretamente pela Defesa Civil Nacional, já encaminharam solicitação para a prorrogação do prazo, que expira neste mês. Os motivos alegados pelo Governo do Estado para a manutenção do estado de emergência é a previsão de ausência de chuvas nos próximos meses.

Decretado inicialmente em 11 de abril deste ano, o estado de emergência devido à seca já havia sido prorrogado em julho por mais 90 dias. À época, a justificativa para o decreto eram os problemas de escassez de chuvas no período, que causaram morte de rebanhos, perda de colheitas e afetaram mais de 500 mil pessoas. De acordo com o Governo, a situação continua preocupante.
Esta já é considerada a pior seca dos últimos 30 anos
Seca.

* Banco do Brasil perde exclusividade em consignado a servidores.

O Banco do Brasil terá de cancelar as cláusulas de exclusividade presentes nos contratos de crédito consignado concedidos a servidores públicos que recebem salário pelo banco. A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na sessão de julgamento desta quarta-feira, dia 10.

Desde agosto do ano passado, o Banco do Brasil já estava proibido de exigir exclusividade nos contratos, prática considerada ilegal. O Cade havia iniciado a investigação sobre o caso em 2010. A partir de amanhã, os servidores que recebem pelo Banco do Brasil estarão livres para contratar operações de crédito consignado com qualquer outro banco.

A determinação vale tanto para contratos de crédito consignado em vigência como para novos financiamentos que venham a ser concedidos pelo Banco do Brasil. A instituição terá 30 dias para avisar aos órgãos públicos com os quais possui convênio para a distribuição da folha de pagamento sobre o fim da exclusividade.

* Queda no repasse do FPM deverá acender a luz vermelha no fechamento das contas.

A queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) acendeu a luz vermelha em algumas prefeituras que terão dificuldades para fechar suas contas já que este ano é transitório e muitos prefeitos não conseguiram se reeleger ou eleger os seus sucessores.

Os dado são da Confederação Nacional dos Municípios que aponta queda no repasse que será efetivado é 8,5% menor do que o mesmo período do ano passado em valores reais, corrigidos pela inflação. Com este repasse, no ano o FPM acumula R$ 51,3 bilhões em valores reais, enquanto que no mesmo períododo ano passado havia acumulado R$ 52 bilhões, ou seja, acumula queda real de 1,4%.

Confira AQUI a tabela

* Mensagem de agradecimento do Prefeito Ademar Ferreira e o vice Ivanildo Fernandes.


O Povo de Caraúbas é Soberano

A maioria decidiu. E a vontade da maioria é soberana. Assim é a democracia.

Realizamos nossa campanha política pela raça, pela luta, pelo trabalho, pela seriedade, pela paz e pelo amor!

O momento é, sim, para agradecer. Agradecer muito. A todos aqueles que estiveram ao nosso lado, principalmente nos momentos mais difíceis, quando fomos desacreditados e atacados.

Temos a responsabilidade, dada por mais de 7 mil e 400 eleitores, de continuar ajudando nossa gente, de continuar contribuindo com a nossa querida  Caraúbas  no que for preciso, e assim será.

Neste momento, é Hora de agradecermos aos eleitores das Comunidades rurais, Assentamentos e de todos os bairros. Que o nosso próximo governo seja para todos os caraubenses, a quem agradecemos novamente:
                               
MUITO OBRIGADO!

ADEMAR FERREIRA (PMDB)-Prefeito Eleito-IVANILDO FERNANDES (PT)-Vice-Prefeito ELEITO.

* Vereador Édson Moraes agradece aos eleitores pelos votos recebidos‏.

O vereador reeleito para o seu 5º mandato, Édson Moraes vem a público agradecer ao povo caraubense pelo os 636 votos depositados em seu nome e pelo apoio dos amigos e familiares que acreditaram em seu trabalho, lhe fazendo vitorioso no município de Caraúbas/RN.

Quero agradecer a cada um dos 636 votos que acreditaram e confiaram em nosso nome e no nosso trabalho que vem sendo realizado durante esses 4 mandatos em favor da população de nosso município. Reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando no legislativo pela construção de uma cidade com respeito e dignidade para todos.

Ao longo dos últimos três meses, foi gratificante percorrer todos os bairros, ruas da cidade de Caraúbas e comunidades deste município, apresentando propostas e discutindo, junto com a população, ações concretas para o progresso de nossa população.

 Estou extremamente alegre com esse resultado, pois mostra que a nossa dedicação para com os caraubenses não foi em vão, me sinto recompensado por isso. Muito obrigado.
Agradece Édson Moraes (Pelé).

* Confira como foi o desempenho dos partidos, na relação com o número de candidatos lançados a prefeito e os eleitos.

Veja como foi o desempenho dos partidos no comparativo do número de candidatos lançados a prefeito e os eleitos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

* Confira o desempenho dos partidos nas eleições de vereador no RN, a relação entre candidatos e eleitos.

Veja o desempenho dos partidos políticos na relação entre o número de candidatos lançados e os eleitos para as Câmaras Municipais dos 167 municípios potiguares.

* ENEM: Locais de prova do Enem podem ser consultados nesta quarta.

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar a partir de hoje (10) os locais em que farão as provas este ano, por meio dos cartões de confirmação que estarão disponibilizados no site do Enem. O documento também passa a ser distribuído pelos Correios a partir dessa quarta-feira, com previsão de entrega no endereço informado pelo participante até 26 de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, se o candidato não receber o cartão em casa e não conseguir imprimir o documento por meio do site, pode obter a informação por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.

Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2012.

O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova pelos estudantes, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante.

* Maioria no STF vota pela condenação de José Dirceu por corrupção ativa.

O ministro Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) votou ontem (09) pela condenação do ex-Chefe da Casa Civil José Dirceu no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão. O voto forma maioria pela condenação de Dirceu pelo crime de corrupção ativa. “José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio”, assinalou.

Marco Aurélio considerou que “o PT buscou mesmo uma base de apoio no Congresso Nacional” e também condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino.

O ministro seguiu o voto do relator Joaquim Barbosa e condenou pelo crime de corrupção ativa todos os réus do chamado núcleo publicitário Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e Rogério Tolentino. Com o voto, há maioria formada pela condenação de Tolentino. Ao todo, nove réus já foram condenados neste capítulo, que tratou da compra de apoio político entre 2003 e 2004.

Marco Aurélio absolveu o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto por corrupção ativa, que, até o momento, foi absolvido por todos os ministros. Entretanto, o ministro do STF abriu divergência e condenou a ex-funcionária de Marcos Valério Geiza Dias, que foi absolvida pelos sete ministros que já votaram.