sábado, 13 de outubro de 2012

* Doença de chagas preocupa pesquisadores da UFRN na região Oeste do RN.

As pesquisadoras Lúcia Galvão e Antônia Claudia Jácome, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficaram assustadas com os resultados que obtiveram no trabalho de pesquisa de campo que realizaram em 15 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte, diagnosticando pessoas com doença de chagas.

Para cada 100 pessoas que se submeteram aos exames de sangue coletados pelos auxiliares das pesquisadoras (capacitados pela Prefeitura de Caraúbas), 8,5 estavam contaminados com ‘doença de chagas’, que não tem cura e que se não for tratada corretamente o cidadão morre do coração ou com infecção intestinal. Tomando a medicação, controla e vive.

O trabalho começou pelo município de Caraúbas, onde a secretária de saúde Juliana Carlos e a auxiliar Ellane Gurgel, perceberam casos de morte súbita de pessoas que aparentemente estavam bem de saúde, sem problemas coronários. A partir da desconfiança, a Prefeitura firmou parceria com a UFRN para diagnosticar e com a UERN para o tratamento imediato.

No primeiro levantamento foi diagnosticada cerca de 70 pessoas com o protozoário instalado no corpo somente em Caraúbas. Estas pessoas foram encaminhadas para fazer o tratamento adequado na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, com o médico Kleber Mesquita (foto), especialista neste tipo de doença.

Para a segunda rodada de exames, Lúcia Galvão e Claudia Jácome ampliaram a parceria com Kléber Mesquita e com a Prefeitura de Caraúbas para tratar as pessoas diagnósticas gratuitamente, já que em quase 100% dos casos descobertos em Caraúbas são de pessoas humildes, que não teria condições financeiras de buscar tratamento particular.

Kleber disse que atualmente já acompanha 185 pessoas com doença de chagas, sendo que cerca de 60 somente do município de Caraúbas, que o então prefeito Ademar Ferreira da Silva se antecipou e buscou solução, a mais adequada, antes que fosse tarde para salvar a vida dos pacientes. Se não tratar logo, o protozoário afeta o coração e mata.

Das 700 coletas de sangue feitas nos 15 municípios da região oeste, incluindo cidades localizadas em regiões de chapada e margens dos rios, assim regiões serranas, durante o mês de agosto, as pesquisadores diagnosticaram 33 pessoas contaminadas com o protozoário transmitido pelo barbeiro, um dado científico muito preocupante, considerando que o número máximo aceitável seria 2,5 por 100 habitantes e no caso, é três vezes mais.

O município com maior índice de pessoas com doença de chagas são Severiano Melo, Felipe Guerra e Apodi, onde a média é de 10,9 pacientes doentes para um universo de 100 pessoas analisadas. Em Caraúbas, a constatação foi de 8,5 para cada 100 pessoas examinadas.

As cidades com a menor incidência de pessoas doentes com doença de chagas constatada pelas pesquisadoras são Martins e Serrinha dos Pintos, na região serrana. Segundo Kleber Mesquisa, estas região não tem clima adequado de multiplicação do barbeiro e existem muitas matas virgens onde eles podem viver sem ter que se aproximar das residências.

Já na região da chapada do Apodi e cidades próximas, o desmatamento teria feito os barbeiros se aproximaram das residências, especialmente moradias construídas de varas e barro (casa de taipa). Também tem registros de pessoas contaminadas que moram em residências de alvenaria, daí anecessidade de uma mobilização de todos contra o transmissor da doença.

Colocando os dados na mesa e analisando uma cidade pela outra, o índice de pessoas doentes na região Oeste do Rio Grande do Norte por 100 habitantes que se submeteram aos exames de sangue é 5,5, mais do que o dobro do que era esperada (2,5, no máximo) pelas pesquisadoras Lúcia Galvão e Claudia Jácome,da UFRN. Se considerar só a região de várzea, próximo aos rios, esta média sobe para 8,5, indicando onde é necessário se fazer o trabalho mais intenso de combate ao barbeiro e também de diagnóstico e tratamento das pessoas.

* Criador de 'Os Trapalhões' morre de parada cardiorrespiratória em SC.

Wilton Franco, criador do programa 'Os Trapalhões', morreu aos 82 anos na manhã deste sábado (13) em Penha, no Norte de Santa Catarina. Franco teria passado mal em sua casa, com princípio de AVC e foi encaminhado para o Hospital de Penha, onde teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu por volta das 10h30. 

Nos últimos anos, Franco trabalhava como consultor do Parque Beto Carrero World. "Ele não era só um consultor, ele era um grande amigo, uma pessoa de confiança, com grandes ensinamentos. Vamos sentir muita falta dele e de seus conselhos", declarou Alex Murad, filho de Beto Carrero.

De acordo com a assessoria, o corpo do ex-diretor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) por volta das 12h deste sábado. O velório começa a partir das 17h no Salão Paroquial da igreja matriz de Penha. Wilton Franco vai ser cremado dentro de um período de 72h, em Balneário Camboriú, no Crematório Vaticano.
Wilson Franco trabalhava como consultor no 'Beto Carreiro World' (Foto: Divulgação) 
Wilton Franco trabalhava como consultor no Beto Carreiro World .

* Polícia investiga uso de sangue de rato em seita que previa fim do mundo.

A polícia investiga se Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, que dizia ser profeta e reuniu 130 pessoas em uma casa para esperar o fim do mundo em Teresina, no Piauí, dava uma substância com sangue de ratos envenenados para seus “seguidores” beberem.

A informação é do chefe de Investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente do Piauí, Joattan Gonçalves. Segundo ele, a informação foi passada por duas pessoas em depoimento à polícia. Essa substância seria usada para curar doenças dos integrantes da seita de Santos. 

“Ainda não averiguamos essa informação, vamos investigar. Ouvimos que ele criava ratos, que depois eram envenenados e tinham o sangue extraído e dali se produzia uma espécie de medicamento para pessoas com algum tipo de enfermidade. Agora serão analisadas as pessoas que tomaram a substância”, diz Gonçalves. O investigador informou ainda que a polícia vai apurar a denúncia de que duas pessoas em épocas diferentes teriam morrido devido à ingestão dessa substância. “Não encontramos essa substância na casa, apenas veneno para rato, que foi enviado para a perícia”, diz.

As duas pessoas que citaram o uso da substância não eram ligadas diretamente à seita – uma delas é marido de uma seguidora e a outra ficou sabendo do fato por meio de alguém que frequentava o grupo. De acordo com os depoimentos, a substância seria administrada às 16h de sexta-feira (12), hora prevista para o fim do mundo, “para as pessoas poderem se arrebatar”.
Luis Pereira dos Santos, que teria previsto o fim do mundo (Foto: Náyra Macêdo/Portal da Clube) 
Luis Pereira dos Santos, que teria previsto o fim do mundo.

* Maioria dos prefeitos se reelegeram este ano.

O resultado das eleições municipais deste ano mostrou que os atuais prefeitos são beneficiados pelo instituto da reeleição, apesar do número dos prefeitos que conseguiram mais um mandato ser menor do que nos pleitos anteriores. Dos 2.736 candidatos que disputaram um novo mandato 55% deles foram reeleitos.

Dos quase 5.600 prefeitos, 3.659 poderiam pleitear mais um mandato, mas 923 optaram por não concorrer. Nas eleições de 2008, 65,9% dos prefeitos que disputaram um novo mandato foram reeleitos. Já nas eleições de 2004 e 2000 o número de reeleitos foi 58,2%, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a entidade, os estados que mais conseguiram reeleger seus prefeitos foram Rio Grande do Norte (69,1%), Paraíba (68,4%), Rio Grande do Sul (67,6%), Pernambuco (62,4%) e Mato Grosso do Sul (61,3%). Levando em conta apenas o número de municípios, os estados que mais reelegeram prefeitos foram Minas Gerais, com 185 reeleitos, São Paulo, com 182, e Rio Grande do Sul, com 163.

* RN recebe premiação nacional como "Melhor Destino".

Pela quarta vez, o Rio Grande do Norte recebeu o prêmio "melhor destino Estado" no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).

A escolha ficou a cargo dos 1.490 agentes de viagens de todo o país que participaram da 35ª Feira de Turismo do Estado de São Paulo (Aviestur), realizada em abril, em Campos do Jordão (SP).

A premiação será entregue em uma solenidade no dia 11 de novembro, em São Paulo, com a presença de toda mídia especializada de turismo nacional e de representantes da Secretaria Estadual de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística.

* Jornalistas dizem que Fidel Castro teve morte cerebral.

Conhecido por ter revelado que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer, o jornalista Nelson Bocaranda deu como certo em seu blog um boato que toma conta das redes sociais desde a quarta-feira: segundo ele, o ex-presidente cubano Fidel Castro teria morrido.

De acordo com seu post, a morte de Fidel seria anunciada em até 72 horas - Havana só esperaria que Juanita Castro, irmã de Fidel, volte de Miami para um “anúncio familiar importante”. O próprio jornalista, no entanto, disse ao GLOBO por e-mail, nesta sexta-feira, que a morte de Fidel Castro ainda não era confirmada, mas que o líder cubano respirava por aparelhos.

Filho de Fidel, o fotógrafo Alex Castro desmentiu a informação durante uma visita à província de Guantánamo, a 900 quilômetros de Havana. Notícias sobre a suposta morte de Fidel circulam com certa frequência nas redes sociais.

“O comandante está bem, fazendo suas coisas diárias, lendo e praticando exercícios - disse Castro, de acordo com o blog “Soy la isla”, da jornalista cubana Arlin Alberty, que trabalha para meios de comunicação oficiais. 
Uma das últimas fotos de Fidel Castro, em março deste ano, com o papa Bento XVI.

* Prefeito do interior do RN é considerado foragido da Justiça.

O prefeito do município de Serra do Mel, na região Oeste, Josivan Bibiano de Souza é considerado foragido da Justiça desde a última quinta-feira quando um mandado de prisão foi expedido pelo Tribunal de Justiça.

O prefeito havia sido preso em 2011 por suposto envolvimento na morte do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Ednaldo Figueira, assassinado em julho do ano passado.

O prefeito foi solto com habeas corpus, mas deixou de cumprir algumas condições e o delegado da região Oeste, Odilon Teodósio pediu novamente o mandado de prisão que foi concedido na última quinta.

* Justiça bloqueia contas da Prefeitura de Felipe Guerra para garantir pagamento de servidores.

A Justiça bloqueou contas da Prefeitura de Felipe Guerra para garantir o pagamento dos servidores públicos municipais.

A ação do Ministério Público teve como foco “resguardar o pagamento dos servidores públicos municipais”, cujos salários estão com até cinco meses de atraso, e, ainda, garantir a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais à população.

A merenda e o transporte escolar, por exemplo, já começaram a faltar, por atraso de pagamento dos fornecedores. Um dia após sua candidata perder a eleição, o Prefeito Braz Costa Neto deixou faltar alimentos numa das escolas da rede pública municipal, acarretando a suspensão das aulas. O transporte escolar, por sua vez, foi suspenso por falta de combustível, já que os postos responsáveis pelo abastecimento dos veículos também estão com faturas atrasadas.

Segundo o Promotor de Justiça Sílvio Brito, autor da ação, a situação do município de Felipe Guerra é caótica e tenderia a se agravar sensivelmente se não houvesse uma intervenção enérgica do Poder Judiciário.

* Estatuto do PT manda expulsar mensaleiros condenados.

O Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê a expulsão de filiados que tenham sido condenados “por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado”, informa Cláudio Humberto na sua coluna. A determinação está prevista no artigo 231 do Estatuto do PT, nos quais estariam enquadrados os réus petistas condenados no processo do mensalão, incluindo seus ex-presidente José Dirceu e José Genoino. O réus do mensalão filiados ao PT têm no STF a última instância de julgamento, e a condenação será sentença transitada em julgado.

O Estatuto do PT prevê também a comunicação à Justiça Eleitoral dos condenados desfiliados, o que implica em perda de eventual mandato.A direção do PT ainda não informou se vai cumprir o dispositivo do Estatuto do partido sobre a expulsão de filiados condenados na Justiça.

* Prefeitos atrasam fornecedores no Rio Grande do Norte.

A maioria dos prefeitos do Rio Grande do Norte está com pagamentos de fornecedores pendentes, tem dificuldade de implementar o piso nacional dos professores e admite que vai deixar restos a pagar aos sucessores.

Essa situação das prefeituras, no final dos mandatos, preocupa os prefeitos, porque a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que eles encerrem a administração com as contas equilibradas. As constatações são de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios. O levantamento concluiu que 65,47% das cidades estão com pendência junto a fornecedores, o que significa 91 municípios em atraso.

Como a maioria das pequenas cidades dependem do FMP para complementar o próprio orçamento, o desfalque significativo, ocasionado principalmente pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), gerou um efeito cascata que preocupa 115, das 139 cidades consultadas pela Confederação Nacional dos Municípios no tocante ao fechamento das contas ao final do mandato.

No relatório elaborado pela CNM, que representa prefeituras de todo o país, o diagnóstico da situação indica que 28,78% das cidades do RN consultadas apresentam atrasos no pagamento de salário e 65,47% estão com pendência junto a fornecedores. Os repasses do Fundo são realizados três vezes por mês, e a primeira parcela do FPM depositada dia 10 de outubro deixou 50 municípios do RN com saldo zero.

* Homenagem a todas as crianças...

Neste dia 12 de outubro estaremos comemorando mais um dia da Criança. Em Caraúbas, nós gestores recém-leitos, ADEMAR FERREIRA E O MEU COMPANHEIRO IVANILDO FERNANDES estamos felizes.

Para provar o que estamos transmitindo nesta mensagem, temos como fundamento o êxito das políticas públicas voltadas às nossas crianças, as quais terão continuidade na próxima administração.  Dependem, é claro de diversos fatores.

Entre esses, é fundamental o conhecimento da realidade para a definição do conteúdo e da gestão dos programas de utilidade pública.

Devemos Fundamentar o conhecimento na realidade concreta, ou seja, nas circunstâncias e nos programas de cunho social como PROJOVEM, PETI, AABB COMUNIDAE, a prática de esportes, entre outros programas e ações em que as crianças vivam centrando a atenção na família.

Fortalecer essas tentativas pode então representar uma decisão importante e inovadora no panorama dos programas públicos.

Parabéns a todas as crianças caraubenses na passagem de data tão importante dedicada a elas.
 Ademar Ferreira.