terça-feira, 30 de outubro de 2012

* Só faltou Caraúbas: Setur apresenta projeto para criação de novo roteiro turístico no RN.

O secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, e o especialista em espeleologia do Centro de Estudos de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Diego Bento, apresentaram  ao gerente geral da Petrobras no RN, Luis Ferradans, e ao corpo técnico da estatal dois projetos para a expansão do turismo no interior do Estado e criação de novas opções turísticas.

Um dos projetos trata da criação de um roteiro turístico com as cavernas existentes em solo potiguar. Ao todo, foram catalogadas 205 grutas no RN não apenas dentro do Parque Nacional de Furna Feia, entre os municípios de Mossoró e Baraúnas, como também em Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo, Martins e Apodi.

De acordo com o secretário Renato Fernandes, o Rio Grande do Norte tem a maior quantidade de cavernas do Brasil, além de sediar o mais novo parque nacional, o da Furna Feia, criado pela presidente da República Dilma Rousseff. Motivos que justificam um maior investimento no turismo ligado à natureza, uma tendência em todo o mundo.

O secretário ainda é de Caraúbas...

É de lascar!

* Cão que matou criança foi sacrificado...


O cão da raça mestiça Bull Terrier/Pitbull que matou a pequena Alítcia Ramilly, um bebê de apenas seis meses, foi morto na sexta-feira, 26. A decisão de realizar a eutanásia no animal foi da própria proprietária.

Segundo Ednaide Moura, médica veterinária e coordenadora do Centro de Zoonoses de Mossoró, o cão estava abrigado no Centro de Zoonoses desde o dia da morte da criança e não apresentava sinais de agressividade. Ela confessa que o cão parecia ser dócil e a dona assinou um termo de entrega do animal e permitiu a eutanásia.

“Aquilo realmente foi uma fatalidade, pois o cachorro não demonstrava ser bravo. A dona temia levar o cachorro de volta para casa e a população querer matá-lo a pauladas ou envenenado como já tinham avisado”.

A médica veterinária informa que em todos os casos de agressão o cão é levado para o Centro de Zoonoses, onde fica por dez dias e se o dono quiser vai pegá-lo de volta. Caso o dono não queira mais o animal, ele pode ser doado para alguma família que queira criá-lo.

“Aquele cão não poderia ser doado para nenhuma família, pois ele tinha um histórico de agressão e animais assim só podem ser resgatados pelo proprietário. Quando um cão ataca uma pessoa e é levado para o Centro de Zoonoses ele não pode ser doado”, relata.

Além do histórico de agressão, o cão da raça Bull Terrier/Pitbull não poderia ser adotado, pois foi diagnosticado que ele estava com calazar, doença sem cura para os cães.

“A eutanásia teria que ser feita de qualquer forma. Foi uma fatalidade o que aconteceu e agora fica claro para a população que a decisão de matar o cão não foi do Centro de Zoonoses, mas sim das circunstâncias e do consentimento da proprietária”, finaliza.
 
Cachorro foi morto na sexta-feira passada, no Centro de Zoonoses, 
com consentimento da dona.

* Novidade: Pagamento de funcionários da prefeitura de Felipe Guerra acontecerá esta semana.

Hoje pela manhã, a equipe de transição do prefeito eleito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira (PSD) acompanhará a entrega da relação da folha de pagamento dos servidores públicos municipais da prefeitura municipal de Felipe Guerra às instituições bancárias, para que seja feito o repasse dos recursos que serão utilizados num primeiro momento para o pagamento de parte dos salários dos servidores públicos municipais que se encontram em atraso, conforme determinação da Justiça.

De acordo com as informações da equipe de transição, após o pagamento de salários dos servidores, prosseguirá o pagamento dos fornecedores, como água e luz para que seja restabelecido que ora se encontram totalmente em atraso. Desde o último dia 9 de Outubro, através de determinação da Justiça foram bloqueadas as contas da prefeitura de Felipe Guerra para garantir o pagamento dos servidores públicos municipais que estão com salários atrasados, algumas categorias estão com cinco meses de atraso por parte da administração de Braz Costa (PMDB).

Para o prefeito eleito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira (PSD) é lamentável a situação que se encontro o município de Felipe Guerra, principalmente quanto ao pagamento do funcionalismo público municipal que para receber seus salários a justiça teve que bloquear as contas da prefeitura.
Fonte: Salomão Medeiros

* Deputado federal Betinho Rosado reassumirá o mandato na próxima semana.

O deputado federal licenciado Betinho Rosado reassumirá o mandato na próxima terça-feira. Com isso, Rogério Marinho, que estava na titularidade, volta a condição de suplente.

O parlamentar explicou que o retorno a Câmara dos Deputados ainda não é em definitivo. Na verdade, Betinho Rosado ficará como deputado até o dia 24 de novembro. “Reassumirei o mandato nesta fase de definição das emendas parlamentares”, disse o deputado federal.

* Ex-governador Iberê Ferreira é internado na UTI do São Lucas.

O ex-governador Iberê Ferreira de Souza está internado em um leito de UTI da Casa de Saúde São Lucas, em Natal, desde a manhã da segunda-feira (29). O motivo para o atendimento foram os efeitos do tratamento contra o câncer.

Iberê Ferreira sentiu-se mal, segundo a equipe médica que o acompanha, ainda em decorrência dos efeitos dos tratamentos aos quais foi submetido para tratar um câncer no cérebro. O ex-governador foi para a UTI como forma preventiva, logo que chegou, para permitir que a equipe médica pudesse fazer uma avaliação detalhada.

Há uma expectativa de que o ex-governador deixe a UTI ainda hoje (30), mas permaneça no hospital. No dia 2 de maio Iberê Ferreira passou por uma radiocirurgia para a eliminação de um tumor de 0,8 centímetro no cérebro.

Em 2010, o então governador passou por cirurgia para tratar de um câncer no pulmão. Os tratamentos vinha sendo feitos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mas acompanhados por médicos também em Natal.

O ex-governador Iberê Ferreira está consciente, mas sem previsão de alta da Casa de Saúde São Lucas.

* CCJ aprova nome de novo procurador-geral junto ao TCE.

Os deputados que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovaram, hoje (30), por unanimidade, o nome do procurador Luciano da Costa Ramos ser o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado. A indicação partiu do Poder Executivo e o Projeto de Lei será encaminhado ao plenário da Assembleia para apreciação. 

O procurador foi escolhido pelo Conselho Superior do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado para o cargo de procurador-geral para o biênio 2013-2014. Compareceram à reunião os deputados Gustavo Fernandes, que é presidente da Comissão, Getúlio Rêgo, Fernando Mineiro, Raimundo Fernandes, e Tomba Farias.

* Mudanças no Governo Rosalba, Carlos Augusto é nomeado para o Gabinete Civil, José Anselmo vai para Controladoria.

Agora é oficial. O marido da governadora Rosalba Ciarlini, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, foi nomeado para a secretaria chefe do Gabinete Civil.

José Anselmo Carvalho, que ocupava a pasta, é o novo Controlador Geral do Estado. No Diário Oficial dessa terça-feira, estão as nomeações e também a exoneração de Francisco de Melo, que era o controlador desde o início do Governo Rosalba.

* Planalto se prepara para romaria de prefeitos.

Josias de Souza destacou que Dilma Rousseff encomendou à pasta da Fazenda um estudo sobre as dívidas das prefeituras com o Tesouro Nacional. Quer saber também qual foi o real impacto das isenções tributárias concedidas pelo governo à indústria no caixa das prefeituras. O objetivo é verificar se há espaço para socorrer os municípios.

Com isso, Dilma tenta antecipar-se ao que um de seus auxiliares chama de “romaria” de prefeitos a Brasília. Prefeitos em fim de mandato, com a corda no pescoço, e também os eleitos, incomodados com a perspectiva de receber heranças molestas ao tomar posse, em janeiro.