terça-feira, 6 de novembro de 2012

* Seca no RN faz macacos descerem a serra em busca de água e comida.

A seca que assola 83% dos 167 municípios potiguares, além de sofrimento ao sertanejo, também tem causado mudanças no comportamento de animais. No município de Patu, na região Oeste do estado, a estiagem está mudando o comportamento de colônias inteiras de macacos prego. Em busca de água e comida, os animais estão descendo a Serra do Lima e invadindo a cidade. Levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do município aponta para aproximadamente 1.500 símios na região. A Prefeitura está preocupada com a situação e o Ibama alerta: dar comida aos bichos pode causar desequilíbrio ambiental.

O secretário de Comunicação de Patu, Bruno Campelo, afirmou que o Ibama recomendou que as pessoas não alimentem os animais. Ele disse que os macacos podem se acostumar e adotar o hábito. "Eu receio que eles continuem buscando alimento entre as pessoas mesmo quando a chuva retornar", acrescentou.

Campelo informou ainda que a mudança de comportamento dos macacos prego ocorre desde que um incêndio, ocorrido em agosto passado, devastou a vegetação de palmeiras da espécie coco-catolé, principal alimento dos símios que habitam a Serra. Ainda segundo o secretário de comunicação, a queimada não ocorreu de forma natural, mas ainda não se descobriu o responsável por ter ateado fogo na vegetação. E, como não chove na região há meses, as plantas ainda não se regeneraram.
Macacos prego estão descendo a Serra do Lima. Os animais entram nas casas dos moradores em busca de comida e água (Foto: Bruno Campelo) 
Macacos prego estão descendo a Serra do Lima. Os animais entram nas casas dos 
moradores em busca de comida e água.

* População não colabora...

Em conversa na manhã de hoje (06), com o secretário Keyoshe Targino, o mesmo trouxe uma preocupação para com os animais soltos na ruas da nossa cidade.

De acordo com o secretário a municipalidade irá intensificar as fiscalizações e as multas para os donos de animais soltos em vias públicas, "Estamos pedindo mais uma vez para a população que tem animais, que cuidem deles e não deixem os mesmos nas ruas da nossa cidade, caso esse fato volte acontecer iremos tomar as medidas necessárias", frisou Keyoshe.
Animais em vias públicas, são frequentes em nossa cidade.

* Prefeitos preocupados!

O atraso da publicação, pelo Ministério da Educação, da nova estimativa - ainda para 2012 - de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aumenta as preocupações dos gestores municipais, principalmente pela proximidade do final do ano. 
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reivindica urgência na publicação da nova portaria fixando as estimativas da receita do Fundeb, sob pena de prejuízos incalculáveis ao planejamento municipal e ao equilíbrio das contas públicas.
 
A Confederação Nacional de Municípios explica que, devido à crise econômica, as prefeituras sentem os reflexos com a redução nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)  e o Governo Dilma Rousseff já deveria ter revisto os valores, em razão da queda na arrecadação. 
 
Essa realidade é diferente nos diversos Estados em que a redução de receita tem variado negativamente de 3% a 11%. Para a maioria das prefeituras do país, as consequências dessa crise ainda produzirão muitos problemas até o final do ano, pois não há condições de cumprir o planejado e, por esta razão, a contenção dos gastos é inevitável.
 

* Bancada do RN se reúne amanhã para discutir as prioridades nas emendas ao Orçamento Geral da União de 2013.

A reunião da bancada dos deputados Federais do Rio Grande do Norte ficou marcada para amanhã, dia 7. O encontro dos potiguares em Brasília é para tratar da previsão orçamentária do Governo Federal para execução em 2013. O grupo vai definir quais as emendas serão priorizadas pelo Rio Grande do Norte no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2013).

Estarão presentes Felipe Maia (DEM), Rogério Marinho (PSDB), João Maia (PR), Fátima Bezerra (PT), Henrique Alves (PMDB), Paulo Wagner (PV) e Fábio Faria (PSD), os senadores Garibaldi Alves (PMDB), Paulo Davim (PV) e José Agripino (DEM); além do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB). O governo propõe para 2013 destinar cerca de R$ 2 bilhões para grandes eventos – como Copa do Mundo, Copa das Confederações, Jogos Olímpicos e a Jornada Mundial da Juventude –, dos quais R$ 1 bilhão será gasto com segurança.

* Sem silicone...

Divulgação 
Faz 12 anos que ninguém consegue tirar um recorde que Norma Stitz tem em suas mãos. Bom... O recorde imbatível não está exatamente nas mãos dela. Olha bem: tá na cara.

* Líderes do PCC poderão ir para presídio federal de Mossoró.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, levará à reunião desta terça-feira com o governo de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, um relatório de inteligência da Polícia Federal com raio X do PCC. Cardozo oferecerá ainda 300 vagas em presídios de segurança máxima. Já o Estado pretende usar essas vagas para o envio de criminosos que se envolverem em mortes de agentes públicos - neste ano, já foram assassinados 90 PMs e 3 agentes penitenciários.

Quatro unidades - Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR) - totalizam 832 vagas, das quais 500 estão ocupadas. A unidade com mais vagas disponíveis é Mossoró. É também a mais odiada pelos detentos - nesta época, o calor lá passa dos 35°C e recentemente houve problema de abastecimento de água.

O governo federal espera por uma lista de criminosos que o Estado pretende isolar. A partir daí, será feita a logística da transferência em um prazo mínimo de 48h a 72h. A União também oferecerá apoio logístico e de inteligência, por meio de técnicos da Receita e do Sistema Brasileiro de Inteligência (Abin).

Há expectativa, não confirmada, de que o chefão criminoso Marcos Camacho, o Marcola, seja incluído na lista. Ele comandou em 2006 a última grande onda de violência desencadeada em São Paulo, com a ajuda de outros líderes dentro dos presídios estaduais.

* Votação pelo sistema biométrico deve ser ampliada em 2014.

A votação pelo sistema biométrico, que é o reconhecimento do leitor por sua digital, deve ser ampliada nas eleições de 2014. A informação foi confirmada ontem (05) pela presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, mas ainda não há decisão sobre quantas cidades deverão entrar no sistema.

A ministra participou, nessa manhã, de reunião com 23 presidentes de tribunais eleitorais regionais para discutir os números das eleições deste ano e programar melhorias para daqui a dois anos. De acordo com Cármen Lúcia, os presidentes terão prazo de 15 dias para informar as cidades onde a biometria poderá ser implantada futuramente.

Neste ano, o sistema de reconhecimento digital foi aplicado em 298 municípios de 24 estados, com a participação de 7,8 milhões de eleitores. Os índices de reconhecimento das impressões digitais alcançaram 94,18% no primeiro turno e 96,53% no segundo turno.
Agência Brasil

* Capacete sem utilidade...

A grande maioria da população caraubense não utilizam mais o capacete, é nítido o desrespeito dos motoqueiros em nossa urbe amada.

Devido a essa prática a polícia rodoviária estadual já foi solicitada, através da polícia militar de Caraúbas, assim os amarelinhos devem está de volta à Caraúbas.

Os amarelinhos devem voltar, a qualquer momento!

* EDITAL 2013: PSV 2013 ofertará 2.602 vagas nos cursos de graduação da UERN.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulga o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento das vagas iniciais dos cursos de graduação da UERN, no ano letivo de 2013. São ofertadas 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013.

O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Uma das novidades é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal.

A solicitação de inscrição no PSV 2013 deverá ser efetuada, exclusivamente, VIA INTERNET, acessando portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

Resultado: A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela COMPERVE/UERN, no dia 05 de abril de 2013.

Clique abaixo e veja:


MAIS INFORMAÇÕES: 3315-2153

* Em busca de um milagre: Novas mudanças no Governo Rosalba Ciarlini.

As mudanças no Governo Rosalba Ciarlini serão ampliadas, além da nomeação de Carlos Augusto Rosado para o Gabinete Civil e de José Anselmo Carvalho para Controladoria, o que já ocorreu semana passada. A reforma do secretariado estadual contemplará a ampliação de espaços para o PMDB e a acomodação do PSDB.

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama deixará a titularidade. Na pasta da Agricultura, o deputado federal licenciado, Betinho Rosado, já não esconde que deseja assumir definitivamente o mandato na Câmara dos Deputados a partir de fevereiro. Com isso, ficará desacomodado o suplente Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, que estava na titularidade do cargo.

Outra mudança cotada no Governo Rosalba é na Saúde. O médico Isaú Gerino poderá pedir exoneração do cargo.

Enquanto define as saídas, Rosalba Ciarlini também já trabalha com as indicações. Ponto pacífico no Governo é o fato da governadora abrir novos espaços para o PMDB. O partido presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, deverá ter novas secretarias. Atualmente, o espaço peemedebista é apenas a Secretaria de Trabalho e Ação Social, onde está o professor Luís Eduardo Carneiro.

Outra preocupação da governadora Rosalba é acomodar o deputado federal Rogério Marinho, que ficará sem cargo com a ida de Betinho Rosado para Câmara dos Deputados. O deputado federal Felipe Maia (DEM) já disse que não pretende se licenciar do cargo. Com isso, fica descartada a permanência de Marinho na Câmara. Ou seja, a única alternativa é uma nomeação da chefe do Executivo estadual. O que Rosalba Ciarlini não definiu foi para qual cargo indicará o presidente estadual do PSDB.

A reforma de secretariado pretendida pela governadora Rosalba Ciarlini deverá marcar o início da segunda metade da sua gestão. As mudanças começaram na semana passada com a nomeação do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, marido da governador, que assumiu a Secretaria do Gabinete Civil.

José Anselmo Carvalho, que estava nessa função, assumiu a Controladoria Geral do Estado, cargo do qual foi exonerado Francisco Melo.

A situação do governo Rosa é cada dia pior, junto a população...

* Prefeita cassada: TRE tira mandato da prefeita de Rodolfo Fernandes por infidelidade partidária.

A prefeita do município de Rodolfo Fernandes, Bernadete Dantas Queiroz, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), nesta segunda-feira (5). Ele cometeu infidelidade partidária ao trocar o DEM pelo PMDB.

Para fazer a transferência partidária, a prefeita alegou que vinha sofrendo perseguição dentro do partido. A tese, porém, não prosperou. A Corte eleitoral entendeu que não houve motivos para a troca de partido, o que se configurou a infidelidade partidária.

Bernadete Queiroz não tentou reeleição, devido ter rompido politicamente com o tio e cacique político Chiquinho Germano (DEM). Mesmo assim, ela investiu na campanha eleitoral e conseguiu eleger o sucessor, Monteiro. Por gravidade, impôs derrota ao tio, que foi vice na chapa encabeçada por Wilton, irmão do prefeito eleito Monteiro.

Chiquinho Germano não perdia uma eleição em Rodolfo Fernandes há mais de cinco décadas. Era um dos últimos caciques da política oestana.
Prefeita cassada.