quarta-feira, 7 de novembro de 2012

* Bom fim de noite...


Fotos de Nana Gouveia Playboy-2

* Câmara aprova texto do Senado para royalties sem reserva para educação.

Por 286 votos a favor e 124 contra, os deputados federais aprovaram, na noite desta terça-feira (6), o texto-base de divisão dos royalties do petróleo aprovado no Senado, de relatoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), rejeitando o substitutivo do relator do assunto na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Com isso, não se sabe ainda se mudanças aprovadas na Câmara, como a determinação do uso dos royalties para investimento em educação e o percentual distribuído para os entes federativos, serão cumpridos. Agora, os deputados irão votar destaques que podem alterar a proposta do Senado e recompor itens propostos por Zarattini.  A expectativa era de que os deputados votassem o substitutivo proposto pelo deputado petista, mas, por 220 votos a favor, 211 contra e uma abstenção, os parlamentares decidiram usar o texto do Senado como referência.

A versão que sair da Câmara só será novamente votada no Senado se houver modificações em relação ao texto de Vital. Do contrário, ele vai direto para sanção presidencial sob o risco de ser vetado em pontos que não estiverem de acordo com o que o Executivo pretende.

Pelo texto do senador, aprovado no Senado em outubro do ano passado, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20% já em 2012. Para os Estados produtores --Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo-- a participação cai de 26,25% para 20%.

* Contas ainda sem data...

As contas do ex prefeito Eugênio Alves ainda estão sem data definida para votação no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas.

Em conversa na manhã de hoje (07), com o e presidente Vinícius Amorim o mesmo informou que não tem a data definida para votação, entretanto o mesmo ratificou que as contas ainda devem ter votação nesse mês em curso. Vinícius ainda comentou que tem prazo e que não irá ultrapassa-lo.

Sobre o seu posicionamento com relação ao seu voto, o mesmo disse que está estudando o parece do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e que ainda não se decidiu.

O parecer do TCE foi aprovando as contas do ex gestor, com ressalvas.

Essa demora na votação se dar por muitos motivos, extra contas.

Assim, é aguardar...

* Operação Ave de Rapina: suspeitos são impedidos de freqüentarem os prédios da prefeitura Felipe Guerra.

A Operação Ave de Rapina é resultado de uma investigação criminal que apura desvios de recursos públicos no município de Felipe Guerra. As buscas e apreensões, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do RN por meio de decisão proferida pelo Desembargador Arthur Cortez, foram realizadas na Prefeitura Municipal de Felipe Guerra, nas residências do prefeito Braz Costa Neto e de sua esposa Regina Coeli Costa e Silva, atual Secretária Municipal de Finanças do Município, do ex-tesoureiro do município, Francisco Fagner Morais da Silva e da servidora pública municipal Sônia Maria da Silveira Barra.

Além das buscas e apreensões, o Tribunal de Justiça determinou o afastamento do cargo do Prefeito do município, Braz Costa Neto, do vice-prefeito Francisco Canindé de Menezes e das pessoas de Sônia Maria da Silveira Barra, servidora publica municipal e Regina Coeli Costa e Silva, Secretária Municipal de Finanças de Felipe Guerra.

Pela decisão todas essas pessoas, bem como de João Gualberto de Brito Neto, conhecido por Neto de Deto e Francisco Fagner Morais da Silva, estão proibidas de frequentarem os prédios da prefeitura e das secretarias municipais do Município de Felipe Guerra (RN). Além disso, foi decretado o sequestro dos bens de Braz Costa Neto e João Gualberto de Brito Neto.
Robson Pires.

* Dicas de saúde: Cuidado com as latinhas...

Bebidas e outros alimentos enlatados ficam estocados em armazéns antes de serem transportados e vendidos. Nesse trajeto, entram em contato com bichos, bactérias, poeira e muita sujeira, por isso, é preciso proteger a boca de todas essas imundícies. Casos de pessoas que contraem leptospiras – nome da bactéria presente na urina dos ratos e que causa leptospirose – porque  beberam cerveja, refrigerante ou sucos em lata, sem antes lavarem a tampa, são mais freqüentes do que se desejaria. Lavar as latas e garrafas antes de levá-las à boca deve ser um hábito.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela leptospira.  Os principais transmissores da enfermidade são os ratos, portanto, as chances de contaminação são grandes onde há (ou houve) a possibilidade da presença de roedores.  Como a transmissão se dá  pelo contato das mucosas (boca, olhos, partes genitais) ou de feridas e arranhaduras  com a bactéria deixada pela urina desses animais,  o contato com as  águas de esgoto que transbordam em enchentes, e, ainda, com córregos e lagoas poluídas é bastante perigoso.
Perigo!

* Felipe Guerra: Prefeito eleito quer apurar “herança” de desmandos.

O prefeito eleito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira (PSD), pretende desencadear uma auditoria nas contas da Prefeitura de Felipe Guerra. Quer essa providência como uma prioridade no início de gestão.

Ele demonstra preocupação com o legado deixado por Braz Costa (PMDB), atual prefeito.

Esta semana, por exemplo, ele foi informado de uma dívida de mais de R$ 578 mil reais, junto a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

Na semana passada, o promotor de Justiça, Sílvio Brito, da Comarca de Apodi, descobriu o nome da prefeita de Rodolfo Fernandes, Bernadette Dantas Queiroz (PMDB), como funcionária da Prefeitura de Felipe Guerra.

Segundo os vereadores Salomão Gomes (PR) e Ubiracy Pascoal (PR), elaa não dá expediente em sua função como funcionária pública municipal.

Existem pelo menos 50 procedimentos abertos pelo Ministério Público investigando desmandos.

Há até um suposto desvio de R$ 1 milhão de reais advindo de obras, como reformas de escolas e restauração do Mercado Público Municipal, usando nomes de pessoas humildes e já constatado o desvio pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN).

No dia 9 de Outubro foram bloqueadas contas da Prefeitura de Felipe Guerra para garantir o pagamento dos servidores públicos municipais que estão atrasados há vários meses.
Haroldo Ferreira.
Carlos Santos.
O prefeito do município de Felipe Guerra (323 km de Natal), Braz Costa Neto (PMDB); o vice, Francisco Canindé de Menezes (PSC); além de vereadores e servidores da prefeitura foram afastados de suas funções públicas nesta quarta-feira (7). A cidade está, por enquanto, sem prefeito. A determinação de afastamento, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, foi cumprida como parte da operação Ave de Rapina, desencadeada no município nesta quarta-feira pelo Ministério Público Estadual, com o reforço da Policia Militar e Civil. Além do prefeito e do vice, a secretária de Finanças, Regina Coeli Costa e Silva; a servidora pública Sonia Maria da Silveira; e os vereadores Francisco Flávio Gurgel (PDT) e Pedro Alves Cabral Neto (PMDB) são investigados criminalmente por conta de um esquema de desvios de recursos públicos no município. Todos foram afastados de seus cargos. Pela decisão, todas essas pessoas, assim como João Gualberto de Brito Neto e Francisco Fagner Morais da Silva – também ligados à Prefeitura de Felipe Guerra estão proibidas de frequentar qualquer prédio da administração municipal. A Justiça também determinou o sequestro dos bens do prefeito Braz Costa Neto e de João Gualberto de Brito Neto. A operação desta manhã contou com o cumprimento de mandatos de buscas e apreensões, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do RN. Os mandatos foram cumpridos na sede da Prefeitura de Felipe Guerra, nas residências do prefeito Braz Costa Neto e de sua esposa Regina Coeli Costa e Silva; do ex-tesoureiro do município, Francisco Fagner Morais da Silva e da servidora pública municipal Sônia Maria da Silveira Barra. Quebra de sigilo O Ministério Público informou que, por enquanto, não é possível informar o valor dos desvios, nem há quanto tempo o grupo é investigado porque as informações do processo estão em segredo de Justiça. Porém, segundo a assessoria do órgão, o MP já solicitou ao Tribunal de Justiça a quebra do sigilo do processo, o que ainda não foi analisado. Segundo órgão, a promotora Patrícia Martins, que coordenou a ação por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), informou que ninguém foi preso e que todos os mandatos no município já foram cumpridos. Na semana anterior, dia 31 de outubro, foi a vez da então prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), receber determinação do Tribunal de Justiça para deixar suas funções publicas. Micarla é suspeita de estar envolvida em um esquema de fraudes na saúde publica de Natal.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/11/07/prefeito-vice-e-vereadores-sao-afastados-por-ordem-da-justica-no-rio-grande-do-norte.jhtm

* SESAP se prepara para o recadastramento dos servidores.

Foi publicado no Diário Oficial desta terça feira (6), a convocação de todos os servidores ativos  da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) ou que estejam cedidos a outros órgãos,  a prestarem informações de dados cadastrais e local de lotação.

As informações coletadas serão cadastradas no sistema de gestão de recursos humanos da Secretaria de Estado da  Administração e dos Recursos Humanos, operacionalizando assim, também o sistema de aposentadoria.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, este é um trabalho em conjunto com a Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos, onde o objetivo é atualização e o acompanhamento de todos os servidores.

“Vamos atualizar o cadastro de toda a Secretaria de Saúde, identificando os servidores ativos, cedidos e também aposentados, que deveriam constar na folha do IPERN”, disse Isaú Gerino.

Atualmente, são cerca de  15 mil servidores lotados na SESAP, mas com a municipalização dos serviços de saúde, muitos deles foram cedidos  as prefeituras, e esses também  deverão ser acompanhados, quanto à jornada de trabalho.

“Com a implantação do ponto eletrônico na SESAP e suas unidades, o Estado precisa acompanhar, se verdadeiramente, esse servidor está  cumprindo sua jornada de trabalho”, falou o secretário.

O recadastramento vai acontecer no período de 12 a 23 de novembro, através do preenchimento de uma Declaração de Exercício, que constará na página da Secretaria de Estado da  Administração e dos Recursos Humanos, www.searh.rn.gov.br. Após o preenchimento,  o servidor  deverá entregar uma cópia impressa e assinada na Coordenadoria de Recursos Humanos da SESAP.

Os servidores que não atenderem a convocação terão seus vencimentos suspensos a partir da folha de pagamento do mês de dezembro.

* MEC divulga o gabarito oficial do Enem 2012.

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (06) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (03) e domingo (04). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Os documentos referente a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor.

O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE DOMINGO (4) DO EXAME NACIONAL 
DO ENSINO MÉDIO (ENEM 2012).
2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA AZUL
2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA AMARELA
2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA CINZA
2º DIA (Domingo)
Gabarito da
PROVA ROSA

* Como é: Ivete nega que tenha tido caso com Xuxa.

A cantora Ivete Sangalo, 40 anos, falou sobre os boatos de que teria um caso com a apresentadora Xuxa Meneghel, 49 aos, em entrevista à próxima edição da revista "Playboy". E afirmou: "Não sou lésbica".

"Como é que vou dizer: minha gente, nunca transei com a Xuxa?' Eu tenho vergonha de ter de falar isso". Por mais que eu desminta, não vai ser suficiente para suprimir essa necessidade do boato que vende. São vários problemas que uma fofoca dessas traz. Primeiro porque ela é minha amiga. Segundo porque eu não sou lésbica. Mas, se eu fosse, isso teria de ser respeitado", declarou.
Aí mata...

* Boa: Obama é reeleito presidente dos EUA.

Na mesma cidade em que quatro anos atrás fez seu discurso como o primeiro presidente negro na História dos EUA, Barack Obama agradeceu na madrugada desta quarta-feira o apoio dos eleitores que lhe garantiram um segundo mandato. Momentos antes, em Boston, o republicano Mitt Romney havia admitido a derrota.

- Se votaram pela primeira vez ou se ficaram horas nas filas (de votação), saibam que vocês fizeram sua voz ser ouvida – disse Obama à multidão em Chicago. – Obrigado por terem acreditado sempre. Nós somos a familia americana e vamos estar todos juntos como uma só nação – disse o presidente reeeleito, muito aplaudido.

O presidente afirmou que algumas vezes vão discordar, precisar de compromissos difíceis, mas prometeu que a economia vai se recuperar, que uma década de guerra está acabando e que uma longa campanha terminou. Admitindo, de certa forma, que esta foi uma eleição mais difícil do que a primeira, Obama declarou:

- Eu ouvi vocês e aprendi com vocês. Vocês me tornaram um presidente melhor. Vou votar para a Casa Branca mais inspirado e determinado do que nunca. Não somos um estado azul ou estado vermelho. Nós somos os Estados Unidos da América.
Obama venceu  Mitt Romney

* Operação Ave de Rapina afasta prefeito e vice de Felipe Guerra.

O Ministério Público Estadual no Rio Grande do Norte (MPE-RN) deflagrou na manhã de hoje (07) a Operação Ave de Rapina no município de Felipe Guerra, a cerca de 330 km da capital potiguar, investigando supostos desvios de recursos públicos na administração municipal. A operação foi realizada com apoio da Polícia Civil e Miltar e afastou o prefeito Braz Costa Neto, o vice-prefeito Francisco Canindé de Menezes, além de vereadores e secretários municipais.

Foram realizadas buscas e apreensões na Prefeitura, nas residências do prefeito, do ex-tesoureiro do município e de uma servidora pública. Os vereadores afastados são Francisco Flávio Gurgel e Pedro Alves Cabral Neto. Além desses, a secretária municipal de Finanças, Regina Coeli Costa e Silva, e a servidora Sônia Maria da Silveira Barra estão afastadas.

foi decretado também pelo MPE-RN o sequestro de bens do prefeito Braz da Costa Neto e de João Gualberto de Brito Neto, ligado ao governo municipal de Felipe Guerra. Também foi pedido pelo Ministério Público o levantamento de sigilo mas o pedido foi indeferido, fazendo com que o processo corra em segredo de justiça.

A Operação Ave de Rapina contou com o apoio da Polícia Militar, da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Braz Costa foi afastado do cargo.