segunda-feira, 26 de novembro de 2012

* PT já sinaliza para processo de expulsão de quem aceitar ser secretário na gestão de Carlos Eduardo.

O diretório municipal do PT já sinaliza que poderá abrir um processo de expulsão do filiado que aceitar convite para ser secretário na gestão do prefeito eleito Carlos Eduardo. No último sábado, depois de seis horas de reunião, o partido decidiu manter a resolução que proíbe a participação da legenda na próxima administração municipal.

O médico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Cipriano Maia, filiado ao PT, foi convidado a ser secretário municipal de Saúde e já disse que aceitará. Para Cipriano a decisão não fere a resolução.

* UFRN divulga gabarito do 2º dia do vestibular.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou nesta segumda-feira(26) o gabarito oficial  do segundo dia de provas do vestibular 2013, realizado na manhã de hoje nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Os candidatos receberam nesta segunda uma Prova de Redação, comum a todas as áreas dos cursos, e Provas Objetivas, também comuns a todas as áreas dos cursos, com 44 questões de múltipla escolha, das Áreas de Conhecimento do Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura Brasileira) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).

Na terça-feira, terceiro dia e último dia, o candidato receberá um Requerimento para Reserva de Vagas, uma caneta esferográfica e um Caderno de Provas, contendo 12 questões discursivas (4 questões por disciplina) de acordo com a área do curso.

Confira AQUI o gabarito das provas de hoje.

* Tragédia: Edigardo Braga é encontrado morto em Mossoró.

O gerente Edigardo Braga foi encontrado na manhã de hoje (26), morto, em uma estrada carroçável da cidade de Mossoró.

As primeiras informações dão conta que o mesmo pode ter cometido suicídio, visto que ao lado do corpo foi encontrado um revólver com cinco munições intacta e uma capsula deflagrada.

A família de Gardinho como era mais conhecido está em estado de choque. Edigardo era casado e tinha dois filhos.

Edigardo era meu amigo/irmão, não sei o que o levou a tomar essa medida, entretanto sei que foi um dos caras mais alegres e gente boa que tive o prazer de conviver.

Edigardo era caraubense e residia em Mossoró, onde trabalhava.
Edigardo Braga Braga

Edigardo Braga, meu amigo do peito.

* Uma das maiores: Seca amplia devastação no Nordeste

A falta de chuvas no Nordeste já não se limita ao antigo Polígono da Seca. Além de atingir uma área maior no semiárido nordestino e do Norte de Minas, a estiagem já chega a municípios da Zona da Mata e do litoral de alguns estados.

O número de dias sem chuva aumentou em vários municípios e ela está mais irregular. Mais forte, dura menos tempo e sua infiltração na terra diminui. A mudança tem sido observada pela Defesa Civil e por meteorologistas que atuam nas áreas afetadas. Em 2005, o Polígono incluiu mais 103 municípios, alcançando 1.133, e o governo recomendou não usar mais a figura para definir a área sujeita à seca.

“A seca deste ano é mais severa do que as de 1983 e 1998, provocadas pelo El Niño, e abrange uma superfície de terras bem maior”, diz Raimundo dos Anjos, do 3º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, em Recife.
O cenário é de devastação.

* Aí mata: Mascote da Copa 2014 se chamará Fuleco.

A mascote da Copa das Confederações e da Copa de 2014 se chamará Fuleco. Com 48% dos votos nas enquetes realizadas no site da Fifa e da Coca Cola, a opção bateu Zuzeco, que teve 31% dos votos, e Amijubi, com 18%. Mais de 1,7 milhões de votos foram computados.
Fuleco é fuleragem...

* Vettel chega em sexto e se torna tri-campeão mundial mais novo da Fórmula 1.

Uma prova caótica era o que o espanhol Fernando Alonso queria para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 para tentar conquistar o Mundial da categoria. O pedido do espanhol foi atendido, mas nem assim o título escapou das mãos do alemão Sebastian Vettel, que foi o sexto colocado da prova paulistana neste domingo (25) e garantiu o tricampeonato consecutivo com 281 pontos, três a mais do que seu rival.

A prova, vencida pelo britânico Jenson Button, teve todos os ingredientes para encerrar uma das melhores temporadas da história da categoria: alternância entre pista seca e molhada, acidentes e entrada de safety car. E também um desempenho memorável de Sebastian Vettel, agora o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1, superando o brasileiro Ayrton Senna.
Sebastian Vettel, piloto da equipe Red Bull, é o tri-campeão mundial mais novo da Fórmula 1, aos 25 anos
Sebastian Vettel, piloto da equipe Red Bull, é o tri-campeão mundial mais 
novo da Fórmula 1, aos 25 anos.

* Senadora afirma que aprovação da PEC 37 seria um retrocesso para o Brasil.

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira do Ministério Público (MP) a atribuição de iniciar investigações é um retrocesso, afirmou a senadora Ana Amélia (PP-RS). A parlamentar também disse concordar com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que classificou a PEC 37/11 como um atentado contra o Estado Democrático de Direito.
 
- Não posso admitir qualquer tentativa de amordaçamento do Ministério Público - disse a senadora.
 
De autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), a PEC atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal. Ela foi aprovada ontem por comissão especial da Câmara e segue para votação, em dois turnos, pelo plenário da Câmara, antes de ser examinada pelo Senado.
 
Pelo texto, o processo só poderá ser conduzido pelo MP se a denúncia chegar com provas materiais do crime. Caso contrário, terá que encaminhar a ação para que a polícia inicie o processo investigatório.
 
- Nesta casa, esta PEC 37 não terá nem o meu voto nem o de muitos senadores. Considero isso uma violência muito grande, um retrocesso até em relação à democracia. A meu ver, essa PEC é um retrocesso e um descompasso em relação à lógica da democracia e da moralidade - criticou a senadora.

* Senadores articulam votação do Fundo de Participação dos Estados nesta semana.

Preocupados com o prazo exíguo para definir uma nova regra de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE), senadores articulam a votação da matéria nesta semana. As negociações contam com respaldo do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que a ideia é o senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentar seu parecer na reunião da comissão de quarta-feira (28). Pinheiro é relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Cauteloso, o senador do PT disse à Agência Brasil que a votação ou não da matéria dependerá do andamento das conversas com os parlamentares. Se elas prosperarem, haverá clima para apreciar o projeto de lei. "Nós estamos procurando conversar com todo mundo. Quanto o assunto estiver maduro vamos votar. Esta semana quero terminar estas conversas para ver em que data dá para votar a matéria", disse Pinheiro.

* Valor estimado em 1% do FPM será creditado nas contas das prefeituras no dia sete de dezembro.

Centenas de prefeitos de todo Brasil aguardam para o próximo mês, a liberação do  valor Estimado do 1 % do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Blog teve uma informação, que a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) já comunicou aos prefeitos que o repasse a ser creditado, acontecerá no próximo dia 07, à noite.
 
O texto da emenda determina que o adicional de 1% crédito do FPM deverá ser “entregue no primeiro decêndio do mês de dezembro de cada ano”. O 1% que os municípios irão receber no dia 07 de dezembro é resultado de uma luta de todos e é muito importante para a garantia do pagamento do décimo - terceiro salário dos servidores dos municípios.

* Julgamento Mensalão: parlamentares conhecerão penas nesta semana.

O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, continua nesta semana com a definição das penas dos políticos condenados por corrupção passiva. O Supremo Tribunal Federal (STF) faz hoje (26) a quadragésima oitava sessão dedicada ao assunto, depois de quase quatro meses de julgamento. Apenas nove ministros continuam votando após as aposentadorias de Cezar Peluso em agosto e Carlos Ayres Britto no dia 18 de novembro.

A Corte já fixou a pena de 16 condenados (veja quadro), restando apenas nove: os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT); os ex-deputados Pedro Corrêa (PP), Bispo Rodrigues (PL, antigo PR), Roberto Jefferson (PTB), Romeu Queiroz (PTB), José Borba (PMDB); e o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri. O relator Joaquim Barbosa não informou qual será o primeiro da lista.

* Alcivan Viana entrega benefícios a população caraubense.

Na ultima sexta feira (23), o prefeito Alcivan Viana (PMDB) entregou benefícios a população caraubense.

Em destaque a reforma e ampliação da Escola Municipal Gregório Batista de Morais, na comunidade de Apanha-Peixe. Essa obra era um sonho antigo da população local.

Outras unidades educacionais também foram atendidas pela municipalidade local, foram entregues Centrais de Ar e Ventiladores e assinada uma ordem de serviço para uma reforma na Escola Acaci Viana, na comunidade de Mariana/Caraúbas.
Alcivan entregando benefícios na comunidade de Apanha Peixe.