segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

* Tragédia com caraubenses, mais informações: Homem e mulher morrem em batida com ônibus na Linha Verde, diz PRE.

Um homem e uma mulher morreram em um grave acidente de trânsito ocorrido na BA-099, que liga a capital baiana ao litoral norte, por volta das 18h desta segunda-feira (10). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas estavam em um carro de passeio do modelo Siena, com placa do Rio Grande do Norte, que se envolveu em uma batida com um ônibus perto da praia de Imbassaí, que pertence à cidade de Mata de São João. O trecho é conhecido como Linha Verde.

O Departamento de Perícia Técnica (DPT) foi acionado, mas não havia chegado ao local por volta das 21h. Entre as vítimas, o homem tem 26 anos. A idade da mulher ainda não foi identificada. De acordo com a PRE, a batida entre os veículos foi transversal, mas ainda não há detalhes sobre a circunstância do acidente. A PRE registrou fluxo lento no local por conta de curiosos.
G1 Bahia.

* Rosalba: “Relação do governo com o PMDB está boa” será?

A governadora Rosalba Ciarlini abordou a relação com o PMDB dos aliados ministro da previdência Garibaldi Filho e deputado federal Henrique Eduardo Alves. Rosalba disse que a relação “está boa” com a legenda, fazendo questão de frisar o apoio do DEM à candidatura de Henrique Alves à presidência da Câmara dos Deputados, anunciado na semana passada.  “Estivemos lá como única governadora do DEM dando nosso apoio a Henrique”, frisou Rosalba.

Na disputa pela presidência da Câmara, ao deputado Henrique Alves recebeu o apoio do DEM e do PSDB, partidos de oposição ao governo federal que hipotecaram apoio à pretensão do peemedebista de presidir o Poder Legislativo, cargo de alta relevância política por controlar a pauta de votação do Congresso e também por ser o terceiro na linha sucessória presidencial.

Antes do apoio do DEM a Henrique, o deputado do PMDB havia dito em entrevista ao Jornal de Hoje que estava rouco de tanto falar com o governo Rosalba Ciarlini sem conseguir ser ouvido. Após isto, o parlamentar delegou ao ministro Garibaldi a incumbência de negociar com Rosalba. O ministro manteve um encontro com a governadora e o chefe de Gabinete, Carlos Augusto Rosado, de quem ouviu promessas de que 2013 será um ano melhor para a administração do Rio Grande do Norte.

* Decisão só na quarta: STF fica empatado sobre cassação de deputados; decisão sairá na quarta.

A questão da perda de mandato de parlamentares condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, será definida apenas na próxima quarta-feira (12). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da ação, ministro Joaquim Barbosa, suspendeu a sessão de hoje (10) quando o placar estava em 4 a 4, restando apenas as considerações do ministro Celso de Mello.

Mesmo sem o voto computado oficialmente, Mello já sinalizou nas últimas duas sessões que deverá acompanhar o entendimento de Barbosa. Para o relator, a perda do mandato deve ser decretada judicialmente pelo STF, e ao Congresso Nacional cabe apenas ratificar a determinação.

A Corte analisa a situação dos deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Recentemente, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que o STF não poderia interferir na questão política do mandato, e que caso isso ocorresse, a Casa iria estudar qual decisão tomar.

* Tragédia envolvendo caraubenses no estado da Bahia.

O jovem casal caraubense Fábio Brito e Paula Vanessa tiveram sua vidas ceifadas no início da noite de hoje (10), quando o veículo que trafegavam bateu transversalmente com um ônibus na BA 099.

A notícia abalou a sociedade local, visto que ambos são de famílias tradicionais.

Nas redes sociais o assunto é muito comentado, com inúmeras mensagens.

Enviamos os nossos votos de pesar as famílias.
Casal morava a pouco no estado bahiano.

* Governo Ademar: Novo secretariado deve ser anunciado após o Natal.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB) já está se reunindo com alguns assessores e definindo alguns nomes e pontos do seu novo governo. A princípio não devemos ter muitas mudanças no corpo administrativo entretanto o gestor já deixou claro que o seu segundo mandato terá um nova cara.

De acordo com informações, o anuncio dos nomes dos futuros secretários da municipalidade local será após as festas natalinas.

É aguardar...

* Gari II: Garibaldi Filho afirma que Conselho Político foi teoria e diz que “Carlos Augusto sempre quis ser secretário (do Governo Rosalba)”.

O ministro da Previdência e senador licenciado pelo Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho, criticou hoje a inoperância do Conselho Político, “criado” pelo Governo Rosalba Ciarlini. Segundo ele, na prática o Conselho nunca funcionou, “foi criado apenas na teoria”. “Se você souber de algo que esse Conselho decidiu me diga”, afirmou o peemedebista, em entrevista a TV TRIBUNA.

Sobre a nomeação do marido da governadora, Carlos Augusto Rosado, para secretário chefe do Gabinete Civil, Garibaldi Filho afirmou: “Carlos Augusto sempre quis ser secretário, isso ele sempre quis”, destacou.

Blog: Para um bom entendedor meia palavra basta, Garibaldi já rompeu com a Rosa.

* Gari I: Ministro Garibaldi Filho: “o PMDB poderá romper mais cedo (com o Governo) do que muitos pensam”.

O ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho admitiu que o PMDB poderá romper com o Governo Rosalba Ciarlini “mais cedo do que muitos pensam”. Ele disse que manteve conversa com a governadora Rosalba, mas “aguarda por providências”. “A conversa foi muito boa, mas é preciso agir”.

* Felipe Guerra: vereador que assumiu Prefeitura não era da Mesa Diretora da Câmara.

O cenário político em Felipe Guerra pirou. O vereador Reginaldo Luciano da Costa Pascoal (foto à direita), que assumiu o cargo de prefeito interinamente sexta-feira (07) e encontrou R$ 741 mil em caixa, não deveria ter assumido, pois o ato de nomeacão dele para o cargo de Primeiro Secretário pelo então presidente da Câmara Paulo César é considerado nulo, pois o regimento interno não prevê nomeação e sim eleição. E Regis Pascoal assumiu por que o vereador Pedro Alves Cabral, foi afastado do cargo de prefeito interino pelo Tribunal de Justiça por está envolvido nos desvios de recurso público pelo prefeito afastado Brás Costa. Pedro Alves Cabral ficou apenas no cargo de vereador.
Brás Costa e toda sua equipe foram afastados na Operação Ave de Rapina, por determinação do Tribunal de Justiça do Estado, a pedido do Ministério Público Estadual, que investiga desvios de milhões dos cofres da Prefeitura de Felipe Guerra.
Explicando:

A mesa diretora da Câmara de Felipe Guerra era formada por Paulo César (presidente), Pedro Alves Cabral (vice-presidente), Zé Wandilson (Primeiro Secretário) e Genilson Nogueira (Segundo Secretário).

O vereador Paulo César foi afastado do cargo pela Justiça por corrupção na mesma ocasião que foi afastado o prefeito Brás Costa, o vice-prefeito e várias outras pessoas da Prefeitura na Operação Ave de Rapina.

O vice-presidente Pedro Alves assumiu a Presidência da Câmara e automaticamente assumiu o cargo de prefeito. Então, a Mesa Diretora ficou só com o Segundo Secretário Genilson Nogueira, porque o Primeiro Secretário já havia sido afastado por infidelidade partidária em agosto passado.

No caso, assumiu o cargo no lugar dele Ismar Ramalho, mas não como primeiro secretário. Este cargo ficou vago. O segundo secretário Genilson Nogueira se recusou a assumir e o presidente Paulo César nomeou para o cargo o vereador Regis Pascoal, ferindo a Lei a Orgânica.

Quando Paulo César e Pedro Alves foram afastados, Regis ilegalmente assumiu a presidencia da Câmara e automaticamente a Prefeitura. Para completar os erros, o vereador Genilson Nogueira, que havia renunciado a condição de Segundo Secretário, assumiu a presidência da Câmara.

De acordo com o Regimento Interno, como a mesa diretora foi desfeita, o vereador mais velho, no caso Otoniel Maia, deveria ter assumido e convocado uma reunião extraordinária para eleger uma nova mesa. O escolhido presidente iria para a Prefeitura e o vice presidente ficaria na Presidência da Câmara.

Os demais vereadores já perceberam os erros e prometem resolver.

* Prefeitos recebem esclarecimentos técnicos.

Prefeitos eleitos e reeleitos do Rio Grande do Norte são os convidados especiais de hoje, a partir de 8h, até às 18h, para reunião de trabalho em Natal.

A Controladoria Geral da União (CGU) promove encontro com os prefeitos – tendo apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio ALves (CERUME), Cidade da Esperança, Natal.

O propósito da iniciativa é esclarecer os prefeitos sobre questões técnicas e legais da administração pública, para que evitem erros até por desconhecimento.

De Caraúbas seguiram para o evento o prefeito Alcivan Viana (PMDB) e o secretário de finanças Patrício Brito.

* Selo UNICEF será entregue hoje a 46 municípios do RN.

No Rio Grande do Norte, 46 municípios potiguares conquistaram o Selo Município Aprovado do UNICEF edição 2009-2012. A entrega do título acontece hoje(10), às 14h30, no Centro de Convenções, Via Costeira, em Natal, esses municípios receberão os títulos de certificação. Para a concessão do certificado foram avaliados três indicadores de desempenho: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, a partir de avanços em áreas como Saúde, Educação e Proteção Social no período de quatro anos.

A cerimônia de premiação no RN conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS, e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONSEC.

A divulgação dos vencedores foi feita no último dia 29 de novembro, em cerimônia realizada no Museu Nacional, em Brasília. Do Rio Grande do Norte se inscreveram ao prêmio 165 dos 167 municípios potiguares. A maioria dos municípios contemplados está localizada nas regiões do Seridó e Alto Oeste, cada uma com 11 municípios aprovados.

No RN foram certificados com o selo UNICEF edição 2009-2012, os municípios de Acari, Alto dos Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Baraúna, Bodó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Ceará Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lucrécia, Major Sales, Martins, Mossoró, Olho D’Água dos Borges, Parazinho, Parelhas, Pendências, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antônio, São João do Sabugi, São Jose de Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Tomé, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Venha Ver, Vera Cruz e Viçosa.

* PRF registra 35 acidentes, 23 feridos e duas mortes neste final de semana.

Trinta e cinco acidentes foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias que cortam o Rio Grande do Norte neste final de semana. Duas pessoas morreram e vinte e três ficaram feridas.

Um dos acidentes aconteceu neste domingo (09), na BR-101, em Canguaretama. Um homem de 43 anos estava com o seu filho na garupa de uma bicicleta quando colidiu com um Pálio. O homem foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. O menino de nove anos ficou gravemente ferido.

O outro acidente fatal aconteceu na BR-304, em Mossoró. Uma colisão envolvendo um caminhão e uma motocicleta deixou uma pessoa morta. A vítima foi identificada como Wstámia Kelly Brito, de 27 anos, passageira da moto.