quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

* Enem pode ser aplicado via computador a partir de 2016.

Provas de concurso público feitas com papel e caneta podem estar com os dias contados. A Fundação Cesgranrio — atual responsável pela aplicação de vestibulares, concursos e avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade) — está iniciando um projeto de elaboração de testes adaptativos por computador para concursos de larga escala.

O sistema, que já é utilizado em alguns exames dos EUA, tem como principal premissa a realização de provas 100% informatizadas, nas quais os limites das habilidades e competências de cada estudante são levados em consideração o tempo todo durante o teste.

* Bancada feminina da câmara ouve propostas de Henrique.

O deputado Federal Henrique Eduardo Alves (RN), líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, em campanha para presidir a Casa nos próximos dois anos, se reuniu nesta quarta-feira (19) com a bancada feminina. O encontro foi na residência da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

As deputadas apresentaram propostas ao candidato e questionaram Henrique Alves sobre assuntos envolvendo a temática feminina. Uma das reivindicações das deputadas é a criação de uma Comissão Permanente para apreciar as matérias relacionadas aos assuntos de interesse das mulheres e de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Henrique entre as parlamentares.

* Agora: Lula diz que não será derrotado por nenhum "vagabundo".

Em meio a denúncias que envolvem seu nome, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa quarta-feira (19) que voltará a andar pelo país em 2013 e que não será derrotado por nenhum "vagabundo".

"Só existe uma possibilidade de me derrotarem: trabalhar mais do que eu. Se ficar um vagabundo numa sala com ar condicionado falando mal de mim, vai perder", discursou o petista, sem dar nomes.

Lula discursou por mais de 40 minutos na posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidade a qual presidiu na década de 70 e que o lançou para a vida política nacional.

Lula fez elogios ao próprio governo e à presidente Dilma Rousseff e pediu otimismo aos brasileiros diante da crise internacional.

"Temos que pensar da forma mais positiva possível. Não é porque nosso vizinho está doente que a gente vai ficar doente. Não é porque a Europa está em uma crise que a gente tem que entrar em crise."

* Desastre: 49,3% das pessoas acima de 25 anos não concluíram o ensino fundamental.

Quase metade (49,3%) da população de 25 anos ou mais não concluiu o ensino fundamental, enquanto 11,3% tinham curso superior de graduação completo. O dado integra a pesquisa "Educação e deslocamento" desenvolvida com base no censo demográfico de 2010, divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual referente à parcela da população sem instrução ou com o fundamental incompleto foi maior nas regiões Nordeste (59%) e Norte (53,6%). Nas demais regiões os índices foram: Sul (48%), Centro-Oeste (46,8%) e Sudeste (43,7%).

* Aí mata: Mantega confirma que haverá aumento da gasolina em 2013.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta quarta-feira (19), em café da manhã com jornalistas, que haverá aumento no preço da gasolina em 2013. Entretanto, ele não informou quando será anunciado o reajuste, e nem qual o percentual de correção.

"Certamente, haverá aumento em 2013. Não é nada excepcional isso. Neste ano, teve aumento. O preço vai subir", declarou ele, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras. "No momento correto, a Petrobras anunciará o reajuste. Haverá aumento no momento adequado, que não sei dizer. Se soubesse, não diria porque mexe com o mercado", acrescentou ele.

* Contribuintes poderão regularizar CPF de graça pela internet.

Desde ontem (18), os contribuintes com problemas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) podem resolver as pendências pela internet. A Receita Federal lançou uma ferramenta que permite a regularização cadastral no site do órgão. De acordo com a Receita, o novo serviço ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Até agora, a pessoa física com problemas com o CPF só tinha a alternativa de regularizar a situação se fosse a uma das unidades da rede conveniada, nas agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Receita, a regularização será gratuita apenas na internet. Os contribuintes continuarão a pagar R$ 5,70 nos postos conveniados. O formulário eletrônico para o pedido de regularização é de fácil preenchimento. O contribuinte precisa informar o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e número do título de eleitor.

* Natal em Jucurutu vai ser realizado...

O prefeito Junior Queiroz (PSB) confirmou em entrevista à Rádio Caicó AM que a prefeitura vai realizar a festa natalina, com atrações musicais na Praça Pública, na próxima segunda-feira (24). Junior disse que o acordo foi feito entre o Município, o Ministério Público e a Justiça, em reunião já divulgada.

Júnior disse que o Município não está indiferente as ações de convivência com a Seca. “Já fizemos mais de duzentos quilômetros de adutoras, perfuramos poços, dentre outras ações”, As atrações do Natal em Jucurutu serão Reginaldo Rossi, Dorgival Dantas, Deixe de Brincadeira e Guilherme Dantas.

* Segundo repasse do FPM para as prefeituras potiguares acontece nesta quinta(20).

As prefeituras do Rio Grande do Norte vão receber nesta quinta-feira (20), o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês de dezembro. Segundo a previsão da Federal do Brasil divulgada no começo do mês, o valor será 7,7% menor.

Já pela a análise da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o repasse apresenta redução de 22,8% – termos reais – em relação ao mesmo período de 2011.

De acordo com cálculo, ao levar em conta a previsão para o último repasse do ano, o FPM bruto em dezembro deve fechar com um total de R$ 6,2 bilhões. Isso, sem considerar o depósito do 1% adicional ao Fundo que ocorreu no dia 7, poucos dias antes do primeiro repasse do mês.

* Urgente: Mãe procura por filha que está desaparecida há uma semana no RN.

Em Mossoró, a dona de casa Aldenira Faustina de Oliveira está à procura da filha Valteísa Monalisa Freitas de Oliveira, 18 anos, desaparecida há uma semana. De acordo com Aldenira, Monalisa saiu de casa há três semanas levando o filho Malisson Caic, de apenas 2 anos, e disse que ia para Natal viver com o namorado identificado apenas como Jonatan.

Aldenira disse que a filha não contou onde iria morar e não deixou qualquer endereço. "Ela me disse que Jonatan tinha alugado uma casa para ela ir viver com ele, mas não me disse onde. Eu disse para ela que não fosse", conta a mãe.

Ainda de acordo com a mãe, Jonatan é preso do regime semiaberto em Natal, mas não sabe muito sobre ele. "Eu não sei nem em qual presídio ele cumpre pena", explicou. O último contato com a filha aconteceu há uma semana, quando Monalisa ligou para mãe chorando e dizendo que estava sofrendo muito. "Ela me ligou e disse que não estava dando certo e que os dois já estavam brigando demais", conta.

Aldenira disse que depois desse contato por telefone a filha não ligou mais e nem chegou a Mossoró. "Eu ligo, mas os dois celulares dela estão desligados. Estou com medo que ela esteja sofrendo e meu neto também e até mesmo que ele tenha feito o pior com ela", desabafa a mãe.

Aldenira já tentou entrar em contato com o taxista que levou a filha para Natal, mas os celulares estão desligados. A polícia também não foi acionada. Ela pede que quem tiver notícias da filha entre em contato pelos números: Simone (irmã): 9809-9385/ 9483-8033; Aldenira (mãe): 9143-5168 / 9149-5200 / 8808-1873 e José (padrasto): 9156-1460.
Desaparecida.

* MEC divulga lista de cursos superiores que terão vestibular suspenso.

O Ministério da Educação publicou hoje (19) no Diário Oficial da União a lista de cursos superiores que não alcançaram resultados satisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2008 e de 2011, e sofrerão medidas cautelares, entre elas a suspensão do processo seletivo para ingresso de novos alunos.

A publicação divide os cursos em dois grupos: os 112 que melhoraram a nota entre 2008 e 2011, e por isso são considerados de tendência positiva, e os 88 que pioraram, classificados como de tendência negativa.

Aos cursos de tendência positiva, está aberta a possibilidade de reverter a suspensão do vestibular ainda em 2013, se seguirem as regras definidas pelo MEC para se reabilitar. Já os de tendência negativa não poderão abrir processos seletivos no ano que vem.

Todos os cursos deverão assumir um protocolo de compromissos com o MEC, criar uma comissão para acompanhar esse protocolo e definir prazos e metas para melhorar a qualidade do ensino. O Inep fará avaliações in loco ao fim do prazo, e as instituições que não cumprirem o compromisso estabelecido poderão ter a autorização de funcionamento cassada. 

O Diário Oficial da União traz ainda a lista de todos os cursos que tiveram CPC negativo em 2011.

* Grupo Ferreira consegue mais uma grande vitória para o município de Caraúbas.

Nos últimos anos o bloco situacionista local, comandado pelos Ferreiras, tem conseguidos bons resultados para o município de Caraúbas, a prova disso, são as melhorias nas áreas da saúde e da educação, nesse ponto a UFERSA uma conquista secular.

Nos próximos dias o município de Caraúbas estará ganhando mais uma partida no jogo do desenolvimento e na melhoria do seu povo, essa será comemorada e muito pôr boa parte dos munícipes locais.

Estaremos trazendo essa informação nos próximos dias em conjunto com toda impressa local e regional.

Essa conquista se deve a influência política dos Ferreiras.

É aguardar...

* Festa de São Sebastião 2013 será bem movimentada.

Os bastidores indicam mais uma grande Festa do Padroeiro São Sebastião no ano de 2013, no município de Caraúbas.

As inúmeras programações indicam para uma grande movimentação na cidade.

Em destaque as programações religiosa, esportiva e social.

A Festa de São Sebastião já está entre as maiores do interior do Rio Grande do Norte.

É aguardar...

* Ademar Ferreira com equipe quase definida...

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), vem se reunindo com alguns assessores e políticos para formação da sua equipe de auxiliares diretos, as mudanças não serão nos nomes, em sua maioria, entretanto em atitudes.

Ademar já deixou bem claro nas conversas que manteve com alguns, que fará um governo mais técnico no seu segundo mandato.

Os nomes do novo secretariado deve ser anunciado após o Natal, visto que o gestor ainda se recupera de uma cirurgia.

É aguardar...

* Na pauta: Presidência da câmara de vereadores de Caraúbas.

Quem pensa que a política em Caraúbas está morna, não sabe dos seus bastidores, entres os líderes e vereadores a conversa não é outra, a não ser quem será o novo presidente da casa legislativa local.

Apesar de contar com a simpatia da cúpula administrativa local, o vereador Novinho Praxedes (PMDB), tem encontrado alguma barreiras.

Existem muitas conversas entre todos os Edis.

A oposição que corre por fora, está trabalhando na tentativa de colher frutos descontentes do pomar situacionista.

Em se tratando de presidência de Câmara, todo cuidado é pouco...

* Preocupante: 2013: prognóstico é de chuvas abaixo do normal.

O período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas "entre normal e abaixo do normal". Esse foi a conclusão de meteorologistas de vários estados, reunidos desde a última segunda-feira em Campina Grande, acerca dos primeiro trimestre do próximo ano. A reunião faz parte de uma série de encontros periódicos entre meteorologistas, pesquisadores e técnicos acerca da previsão climática para o semiárido. Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças nesse panorama.

O prognóstico negativo foi obtido a partir de análises de dados da atmosfera e dos oceanos. De acordo com Bristot, o Oceano Atlântico Norte está "aquecido". Essa variável aponta para um período chuvoso desfavorável. "Isso pode sofrer modificações. Caso o oceano sofra um processo de resfriamento em dezembro e principalmente em janeiro, o prognóstico muda. Existe uma tendência de resfriamento já identificada, mas é preciso acompanhar para ver o comportamento nos próximos meses", diz Bristot.
Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, a previsão ainda carrega muitas dúvidas. isso porque os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças 
Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, a previsão ainda carrega muitas 
dúvidas. isso porque os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças.

* Trotes em Caraúbas...

A polícia militar da cidade de Caraúbas, através do Capitão Carvalho, alerta toda população local a cerca de trotes que estão acontecendo com frequência no nosso município.

De acordo com as informações, pessoas estão recebendo ligações informando que existe pessoas da família sendo sequestradas, assim é exigido o pagamento do resgate, o fato curioso é que esse pagamento se dar através de créditos de celular.

A polícia informa que a população deve ficar atenta, pois trata-se de trotes.

Em sua grande maioria as ligações são feitas de números restritos, sem identificação ou de outros estados.

Essas ações geralmente são realizadas dentro dos presídios.

Assim todo mundo de olho.

* Justiça obriga Governo do RN a nomear delegados, agentes e escrivães aprovados em concurso público.

A juíza Patrícia Gondim decidiu hoje obrigar o Governo do Estado do Rio Grande do Norte a nomear delegados, agentes de Polícia e escrivães aprovados no último concurso público. A determinação recai para que o Executivo emposse no cargo 107 escrivães, 263 agentes e 84 delegados.

A decisão, ressaltou a magistrada, alberga todos os aprovados dentro do número de vagas previsto em edital e seguindo, rigorosamente, a ordem de classificação. Sobre o limite prudencial, a magistrada observou: “com relação a questão da situação orçamentária o do limite prudencial relativo à despesa com pessoal, como óbice à nomeação pretendida pelo Autor, a mesma não se sustenta, seja porque se o Estado convocou e realizou o certame público era porque existia previsão orçamentária, devidamente aprovada para tal fim”.

A juíza foi mais além:”Ora, se a segurança pública integra o rol dos direitos fundamentais difusos, eventual ineficiência do Poder Público, por qualquer dos seus escalões, torna-se passível uma intervenção judicial, sem que isso venha a caracterizar afronta ao princípio da separação de poderes”.

* 13º salário será pago até amanhã...

Após receberem a primeira parcela do 13º salário, que teve prazo para pagamento no dia 30 de novembro, os trabalhadores brasileiros devem ficar atentos à chegada da segunda parcela da gratificação, que deve ser paga, obrigatoriamente, até amanhã - dia 20 de dezembro. 

Devem receber o 13º salário todos os trabalhadores do mercado formal, urbano ou rural, inclusive os empregados domésticos. A primeira parcela - que corresponde a 50% do salário do mês anterior -  deve ter sido paga entre os meses de fevereiro e 30 de novembro.  A segunda parcela deve, por lei, ser paga até o dia 20 de dezembro, porém as empresas podiam antecipar o pagamento.

A advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Ydileuse Martins, explica que o pagamento do 13º salário não pode ser feito em mais de duas parcelas. "Se a empresa não cumprir as datas previstas na legislação, ela será autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego", comenta.
No Rio Grande do Norte, o pagamento do 13º salário fará circular na economia R$ 1,42 bilhão, se consideradas as duas parcelas
No Rio Grande do Norte, o pagamento do 13º salário fará circular na economia R$ 1,42 bilhão, se consideradas as duas parcela.