quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

* Acidente entre carro e moto deixa um morto na RN-233.

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro deixou uma vítima fatal na manhã desta quinta-feira (20), no interior do Rio Grande do Norte. O fato aconteceu na RN-233, que liga as cidades de Apodi e Caraúbas. A vítima foi identificada como Pedro Viana, de 53 anos.
Segundo informações, a moto colidiu com uma Pick-up Strada, que trafegava pelo mesmo sentido, Apodi/Caraúbas. O filho da vítima, que estava do lado oposto da estrada e presenciou todo o acidente, informou que o pai tentou fazer o retorno em cima da pista e não observou que vinha um veículo no mesmo sentido. O carro chegou a frear, mas não conseguiu evitar a colisão.

Pedro Viana não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. 
   (Blog F5 Apodi/Divulgação)
Pedro de Quadrado como era mais conhecido faleceu na hora.

* Governo do RN recorrerá de decisão que obriga nomeação de concursados.

Os concursados da Polícia Civil deverão ser convocados. A Justiça deu parecer favorável a ação impetrada pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol). O despacho assinado pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Patrícia Gondim Moreira Pereira, determina a nomeação dentro do número de vagas previstas no Edital, obedecendo a ordem de classificação. A decisão tão aguardada por cerca de 514 concursados, já formados, que esperam a nomeação, é passível de recurso. O procurador geral do Estado Miguel Josino afirmou que irá recorrer. 

Em nota encaminhada à TRIBUNA DO NORTE, o procurador-geral do Estado alega que “tratando-se de obrigação de fazer nomeações (só quem nomeia é a Governadora, por expressa disposição constitucional), Juiz de Primeiro Grau não tem competência para dar ordem à Governadora. Esse assunto será analisado pela PGE com cuidado, uma vez que pode haver incompetência legal do Juízo de 1º Grau”. Dos que fizeram curso de formação, faltam ser nomeados 43 delegados, 186 agentes e 91 escrivães, totalizando 320 aprovados.

No texto, o procurador-geral também observa que a decisão não havia, até a tarde de ontem, sido publicada no Diário da Justiça. “Portanto, ainda não existe no mundo jurídico”. Josino enumerou razões para que a decisão não possa, segundo ele, “ainda, ser cumprida”. Entre as quais destacou: falta de publicação no Diário da Justiça; a decisão determina o reexame necessário (art. 475 do Código de Processo Civil), fato que, por si só, inibe o seu cumprimento; a PGE ainda vai tomar, formalmente, conhecimento do inteiro teor da decisão para analisar as medidas judiciais que adotará; enquanto não publicada a decisão não pode haver recurso.

* Convocação extraordinária da Assembleia Legislativa será amanhã, Governo quer empréstimo de R$ 600 milhões.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se reunirá amanhã, em convocação extraordinária, para votar três projetos enviados pela governadora Rosalba Ciarlini.

Entre os projetos que serão apreciados nesta convocação, está o que autoriza uma nova operação de crédito no valor de R$ 610 milhões.

“Os Projetos de Lei versam sobre matérias de relevante interesse da população do RN, razão pela qual confio na eficiência da tramitação e, ao final, em sua aprovação por esse Legislativo Estadual”, diz a governadora Rosalba Ciarlini em ofício encaminhado à Assembleia Legislativa no final da tarde de ontem.

A outra proposta trata da destinação dos recursos das emendas parlamentares para o pagamento de pessoal.

* PDT e PSC anunciam apoio à candidatura de Henrique.

O deputado Henrique Eduardo Alves, líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, conquistou ontem o apoio das bancadas de mais dois partidos: o PDT, que tem 26 parlamentares, e o PSC (16 deputados). A decisão dessas bancadas foi por unanimidade. 

O encontro com os parlamentares do PDT contou com a presença do Secretário Geral do partido, Manoel Dias (SC), que representou o presidente do PDT, Carlos Lupi. O líder da bancada, André Figueiredo (CE), disse que a expectativa dos deputados do PDT é a de que, com Henrique Alves na presidência da Câmara, o legislativo tenha uma administração cada vez mais democrática. "Temos convicção de que, pela sua experiência, em sendo presidente desta Casa, enfrentará com coragem temas polêmicos que precisam ser apreciados", declarou o líder pedetista.

Os deputados do PDT apresentaram sugestões e questionaram Henrique Alves sobre assuntos em tramitação e o futuro da Câmara dos Deputados. O líder peemedebista disse que, com 42 anos de atividades parlamentares e por tudo que já vivenciou de bom e ruim no parlamento, não poderia decepcionar os colegas caso seja eleito presidente da nova Mesa Diretora nas eleições marcadas para o dia quatro de fevereiro de 2013.
Henrique Eduardo Alves conversa, em Brasília, com os parlamentares e dirigentes do PDT 
Henrique Eduardo Alves conversa, em Brasília, com os parlamentares e dirigentes do PDT.

* Parabéns: Alunos da Escola Estadual Maria Sílvia são aprovados no IFRN.

A Escola Estadual Maria Sílvia está em festa, isto que dois dos seus alunos foram aprovados no IFRN.

Trata-se de Igor Mateus da Costa Alves e Gabriela Cristina de Oliveira, ambos foram aprovados para Informática.

Desejamos todo sucesso a esses feras, com a todos os demais candidatos aprovados no município de Caraúbas, confira relação:
Escola Municipal Jonas Gurgel
#Marynara Rita da Silva - Zootecnia
#Jisele Dayane Cavalcante - Biocombustíveis

Escola Estadual Antonio Carlos
#Carlos Vinícius de Melo - Biocombustíveis
#Lígia Vanessa Leandro Gomes - Zootecnia
#Abidnego de Medeiros Duarte - Zootecnia

#Marcos Vinícius de Freitas Targino - Informática
Escola Estadual Profº. Lourenço Gurgel
#Ítalo Santos Ferreira - Informática

Escola Estadual Profª. Maria Sílvia
#Igor Matheus da Costa Alves - Informática
#Gabriela Cristina de Oliveira - Informática


Escola Municipal Leônia Gurgel
#Paulo Josenberg Praxedes de Oliveira - Agricultura
#Francisca Millena Fernandes da Silva - Biocombustíveis
#Artur Alves de Sales - Zootecnia

Escola Municipal Josué de Oliveira
#Anderson Alves Gurgel - Informática.
Igor Mateus e Gabriela Cristina.
 Dados Maycon Oliveira.

* Escola Estadual Maria Sílvia deu início as comemorações natalinas.

A Escola Estadual Profª Maria Sílvia, Leandro Bezerra-Caraúbas-RN, deu início as comemorações natalinas na manhã de hoje (20). Durante todo o dia a festança será grande.

Na parte da manhã foram realizadas muitas brincadeiras, os alunos se divertiram no pula-pula, castelinho, rolou muito cachorro quente, algodão doce, pipocas, chupetas, bolos, refrigerantes e muito mais.

O ponto alto foi a entrega de presentes para todas as crianças da unidade educacional.

Essa é a segunda edição do Natal da Maria Sílvia.

Durante a tarde serão realizadas confratenizações entre os alunos, mais cachorro quente, presentes. 

Amanhã (21), será realizado um jantar natalino para os pais e funcionários, onde na oportunidade serão distribuídos inúmeros brindes-presentes para os presentes. Tudo animado ao som de Kleyson e Kleyton.

Assim, toda sociedade da Maria Sílvia convidada.
Rolando um pelo lanche...
 Pula-pula...
Castelinho da alegria...
 A galera curtindo a festa...
 Hum algodão doce...
 Parte dos alunos com presentes...
 Não tem preço a alegria das crianças...
Criançada recebe com alegria o presente...
 Vice-diretora na entrega dos presentes.

* Jogo da política: Bancada Ruralista oferece apoio a Henrique em troca de favores.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Homero Pereira (PR-MT), vai oferecer os 230 votos do grupo que coordena ao deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) na eleição para a presidência da Câmara, marcada para fevereiro.

Para garantir os votos, ele cobra quatro compromissos de Alves: aprovar a emenda constitucional que define o Congresso como instância para demarcar terras indígenas, aprovar lei definindo o que é trabalho escravo, aprovar nova legislação trabalhista rural e, por fim, aprovar emenda tornando obrigatória a execução de todas as emendas parlamentares. Unida, a frente pode eleger o presidente da Câmara que quiser.

* Maia não descarta oferecer abrigo se deputados condenados forem presos.

A colua Por da Folha destaca que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), não descartou nesta quinta-feira (20) o oferecimento de abrigo no prédio da Casa aos parlamentares condenados no mensalão, caso a prisão imediata deles seja decretada pelo ministro Joaquim Barbosa, a pedido da Procuradoria-Geral da República.

Como a Polícia Federal não pode entrar no prédio, eles ficariam protegidos nesse sentido. “Prefiro acreditar que eles não serão presos. Ocorreu o fato? A partir do fato ocorrido, teremos que tomar uma posição sobre ele”, disse Maia, quando questionado a respeito em coletiva de imprensa.

* Esquema pagou dupla sertaneja e Nizan, diz operador.

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão, entregou à Procuradoria-Geral da República os números de três contas bancárias no exterior nas quais teria feito depósitos para quitar dívidas de campanha do PT com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano e com os publicitários Nizan Guanaes e Duda Mendonça. As operações , segundo ele, ocorreram em 2005.

No depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral, Valério disse que dinheiro do esquema do mensalão foi usado para pagar a dupla sertaneja e os publicitários. Nesta semana, o Estado confirmou com fontes ligadas ao processo que o empresário também deixou com o Ministério Público os dados das contas bancárias.

Além de terem sido garotos-propaganda de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial de 2002, Zezé Di Camargo e Luciano trabalharam em campanhas petistas em 2004. Nesse mesmo ano, Nizan comandou a campanha derrotada de Jorge Bittar (PT) à prefeitura do Rio - dois anos antes, tinha sido o marqueteiro de José Serra na derrota pela disputa ao Planalto.

Os dados de uma terceira conta, cujo beneficiário seria Duda Mendonça, seriam diferentes da conta nos Estados Unidos na qual o marqueteiro de Lula em 2002 admitiu receber mais de R$ 10 milhões - o publicitário foi absolvido pelo Supremo no julgamento do mensalão após ser acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Duda trabalhou com petistas também no ano de 2004.

Os publicitários e a dupla sertaneja negam ter recebido qualquer pagamento de forma ilegal