sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

* Confira a Programação da Semana Pedagógica 2013.



A prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, realiza a Jornada Pedagógica 2013, objetivando fortalecer as discussões referentes à melhoria do processo do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o foco principal é a busca da construção e reconstrução de ações pedagógicas e administrativas, que favoreçam a organização e o sucesso da Educação Básica.

Com o tema “Revendo as nossas práticas, humanizando a educação, objetiva-se construir dentro do fazer pedagógico reflexivo, metas e estratégias que possibilitem a melhoria da qualidade do ensino no município de Caraúbas/RN. Com a semana pedagógica os participantes terão subsídios para elaborar um planejamento educacional baseado na realidade da escola. É um momento para reflexão, no qual serão levantados os avanços e desafios da escola, pensados coletivamente por quem está nesse contexto.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
DIA: 19 de fevereiro de 2013 (Terça-feira)
Local: Escola Municipal Josué de Oliveira.
7h30min – Credenciamento
8h - Abertura Oficial
Presenças:
Prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira da Silva.
Vice-Prefeito de Caraúbas Francisco Ivanildo Gomes Fernandes.
Secretária de Educação Vânia Maria Praxedes de Sales.

9h – Palestra 01

Tema- O Potencial Humano como fator decisivo para elevar a qualidade da Educação.
Professor: Joaquim Juraci Farias de Oliveira – Secretário Adjunto do Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.

#Momento Cultural

12h - Palestra 02

Tema: O PPP (Projeto Político Pedagógico) e o PDE (Programa Desenvolvimento da Escola) na melhoria da qualidade do desenvolvimento da Escola.
Professora: Rosângela Maria de Holanda Angelim Nogueira. COASE (Coordenadora de Articulação com os Sistemas de Ensino).

9h - FORMAÇÃO PARA TED's E GESTORES.
Sala n°: 12

Tema: Curso de Redação Oficial: Trabalhando com documentos de uso escolar.
Ministrante: Juscileide Câmara da Cruz Gurgel

9h –. FORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS

Sala n°: 13

Tema: Projetando um caminho eficaz para a Biblioteca Escolar
Ministrante: Maria Bernadete dos Santos Duarte e Maria Luzineide Almeida.

9h - FORMAÇÃO PARA ASGs. 
Sala n°: 14


Tema 01: O ASG como agente de educação: atuação e responsabilidade.
Ministrante: Professor Vandilson Ramalho de Oliveira.

Tema 02: Desenvolvendo práticas para melhoria da alimentação escolar.
Ministrante: Nutricionista Isabella Fernandes.

Dia 20 de fevereiro de 2013 -Planejamento nas escolas.

Dia 21 de fevereiro de 2013 - Formações com as Escolas do Ensino Infantil.

Tema: Currículo e Práticas da Educação Infantil.
Ministrantes: Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Mayria Rodrigues Fernandes Ribeiro e Giovana Carla Cardoso (Professoras da UERN).
Maycon Oliveira.

* Para animar os foliões...

Leo Franco/ AgNews

* MPF denuncia ex-prefeito de Caraúbas e mais dois por desvio de recursos públicos.

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Federal o ex-prefeito de Caraúbas, Luciano Augusto da Cruz; o ex-secretário de Obras do Município, Zilenildo Moraes de Menezes; e João Miguel Câmara Araruna por desvio de recursos públicos. Um total de R$ 180 mil em verbas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deveriam ser utilizadas para construir 180 unidades sanitárias. A prefeitura utilizou os recursos, mas apenas 153 foram concluídas.

Luciano Augusto foi denunciado por crime de responsabilidade, falsidade ideológica e concussão, ou seja, exigir vantagem indevida em razão da função pública que exercia. Em dezembro de 2001, a Funasa assinou o convênio com a Prefeitura de Caraúbas. O órgão federal repassou ao município R$ 180 mil, porém entre abril e novembro de 2003 o ex-prefeito desviou parte desses valores, utilizando-se de um esquema montado com o então secretário de obras e o representante da C&T Construções e Serviços Ltda., João Miguel Câmara.

A denúncia, assinada pelo procurador da República Fernando Rocha de Andrade, aponta que a fiscalização da Funasa constatou que o objeto do convênio não foi executado em sua totalidade. Das 180 unidades sanitárias previstas, 27 não foram construídas, embora todo o dinheiro repassado tenha sido gasto. Além 
disso, o montante pago à empresa responsável foi maior que o previsto na licitação.

Blog: Em conversa com o blog, Zilenildo Morais disse que a sua situação já foi negociada e ele já está fazendo  tudo que ficou acertado com os órgãos competentes.

* Opção: Carnaval do Mela Mela em São Geraldo/Caraúbas...

Já virou tradição o carnaval do Mela-Mela no Mercado Público de São Geraldo/Caraúbas, a festa começa nesse domingo (10), e vai até a terça-feira (12).

A entrada é totalmente grátis.

A animação fica por conta das Bandas Forró dos Primos e Júnior Lima e Banda.

Organização Chiquinho e Claudete.

Todo mundo lá...
O casal Claudete e Chiquinho comandam o Mela-Mela.

* Governo do RN decreta ponto facultativo na segunda de carnaval.

Em virtude do carnaval, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo no dia 11 de fevereiro para funcionários que trabalham em órgão e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (07). De acordo com a publicação, o expediente da quarta-feira (13) será de 13h às 18h.

* Prazo para aderir à lista de espera do SiSU termina hoje.

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 tem até hoje para aderir à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Podem participar os candidatos não selecionados em nenhuma das chamadas regulares e os candidatos selecionados na segunda opção, independente de terem se matriculado. A lista de espera é válida apenas para a primeira opção escolhida pelo candidato e, para aderir, deve-se acessar o site do SiSU.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o sistema e no link boletim do candidato, clicar na confirmação de interesse em participar da lista de espera do sistema de seleção. Ao encerrar a adesão, o site emite mensagem de confirmação.

As convocações, que devem ocorrer no dia 18 deste mês, visa preencher as vagas remanescentes do total de 129,3 mil oferecidas pelo SiSU neste ano, em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano. Ao todo, 101 instituições de ensino aderiram ao Sistema de Seleção Unificada, que totalizou 1.949.958 inscritos.

* MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni.

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (08) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos podem conferir o resultado na página do ProUni, por meio da central de atendimento pelo telefone 0800 616161 e nas instituições que participam do programa. Aqueles que forem pré-selecionados terão de hoje até o dia 19 de fevereiro para comprovar as informações nas instituições de ensino. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos e de conclusão do ensino médio, entre outros.

* Caraúbas: Bloco da Prevenção dará ponta pé inicial no carnaval 2013.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da secretaria de saúde dará início ao carnaval 2013. o bloco da prevenção sairá a partir das 18h, do posto JP.

O tema deste ano será "Agora é guerra contra AIDS e contra a DENGUE".

Serão entregues camisetas aos 450 primeiros foliões.

Bloco da prevenção mais uma ação da municipalidade local.