quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

* Espanha lidera e Brasil permanece na 18ª posição no ranking da FIFA.

O Brasil permanece na 18ª posição na edição de fevereiro do ranking mundial da FIFA, divulgado nesta quinta-feira (14.02). É a pior colocação da Seleção, que não disputa eliminatórias para o Mundial de 2014 por ser o país-sede. O país tem 924 pontos. A derrota para a Inglaterra por 2x1 no amistoso de 6 de fevereiro contribuiu para manter a distância dos primeiros colocados, enquanto os ingleses sugiram duas posições e agora ocupam o quarto lugar, com 1160 pontos.

A Espanha ainda é líder, com 1590 pontos, seguida da Alemanha (1437) e da Argentina (1281), seleções que também não sofreram mudanças de posição.

As grandes novidades da lista de fevereiro são as equipes que se destacaram na Copa Africana de Nações. A campeã Nigéria subiu 22 posições e aparece no 30º lugar, a melhor classificação desde agosto de 2010. Já a vice-campeã Burkina Faso ascendeu 37 posições e agora é a 55ª.

Ao subir duas colocações e chegar aos 999 pontos, a Costa do Marfim também alcançou sua melhor classificação na história, a 12ª posição, mesmo sendo eliminada nas quartas de final da competição. Gana chegou às semifinal do torneio e saltou sete posições, chegando ao 19º lugar, com 865 pontos. Outro destaque foi a África do Sul, que subiu 25 lugares e está em 60º.

Confira os 20 primeiros colocados e a pontuação:
1 Espanha - 1590
2 Alemanha - 1437
3 Argentina - 1281
4 Inglaterra - 1160
5 Itália - 1157
6 Colômbia - 1129
6 Portugal - 1129
8 Holanda - 1108
9 Croácia - 1059
10 Rússia - 1055
11 Grécia - 1020
12 Costa do Marfim - 999
12 Equador - 999
14 Suíça - 993
15 México - 968
16 Uruguai - 950
17 França - 929
18 Brasil - 924
19 Gana - 865
20 Bélgica - 864
Fonte: Portal da Copa, com informações da FIFA

* Comperve informa que Medicina é o curso mais concorrido da Uern com 143 candidatos por vaga.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), antecipou a divulgação da concorrência do Processo Seletivo Vocacionado  (PSV 2013). A previsão inicial da divulgação da concorrência era para amanhã, 15.

Como nos anos anteriores, o curso de Medicina é o mais concorrido. Com 1.862 candidatos inscritos, o curso lidera a concorrência geral com 143,23 candidatos por vaga. Na segunda colocação está o curso de Direito (2º semestre) do Campus de Natal, com 47,05 candidatos por vaga. Em terceiro lugar está Odontologia, do Campus de Caicó, com 42 candidatos por vaga.

Já entre os cotistas, Medicina também lidera a concorrência com 31,3 candidatos por vaga. Na segunda posição está Odontologia, do Campus de Caicó, com 20,9 candidatos pleiteando uma vaga e, em terceiro, está o curso de Serviço Social, com 18,39 candidatos por vaga.

Recém-criado, o curso de Ciência e Tecnologia teve 402 inscritos, sendo o segundo mais concorrido do Campus de Natal. Na concorrência geral são 16,08 candidatos disputando uma vaga e entre os cotistas essa concorrência cai para 7,68.

Conforme o coordenador da Comperve, o professor Egberto Mesquita, amanhã, 15, será disponibilizada a lista com a relação dos candidatos beneficiados com o Sistema de Cotas e a respectiva escola onde o candidato concluiu o ensino médio. Ele destaca que a lista tem como objetivo fazer com que qualquer pessoa possa verificar as informações cedidas pelos candidatos. Caso haja divergência, as pessoas poderão identificar e denunciar à Comperve.

A partir do dia 19 deste mês a Comperve irá liberar os cartões de identificação dos candidatos, que contêm os dados pessoais e o local de prova. O candidato deve colar uma foto 3x4 no cartão, foto recente datada a partir de 2010.

Neste ano, serão ofertadas 2.602 vagas nos cursos de graduação da Uern. As provas do PSVserão realizadas nos dias 3 e 4 de março, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, 
Patu, Natal e Caicó.

* Ademar participou de reunião com membros da CDL, SEBRAE e ATOS.

Na tarde de hoje (14), o prefeito Ademar, acompanhado de alguns dos seus auxiliares, participou de uma importante reunião na sede da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), estavam na referida membros da ATOS, CDL, SEBRAE e prefeitura.

A pauta principal é o desejo por parte do SEBRAE em desenvolver um curso para os empresários locais, denominado de EMPRETEC.

O EMPRETC é um curso desenvolvido pela ONU que testa e potencializa o seu comportamento empreendedor, o mesmo se dar em 6 dias de treinamento intensivo onde você encara seus medos,acorda para oportunidades, enfrenta limitações e fortalece suas habilidades. De acordo com a coordenadora do SEBRAE Agelda Feitosa, “Ninguém sai ileso de um EMPRETEC”.

Após um explanação da coordenadora do SEBRAE, o prefeito Ademar Ferreira se dispões a ajudar no que for preciso, apoio dado também pelo presidente da CDL, Haroldo Gurgel. Ficou firmado entre as partes, uma ampla reunião que irá acontecer dia 28 de Fevereiro, posterior haverá a formação de uma turma para o curso.

O seminário EMPRETEC deve acontecer entre os dias 18 e 23 de março.
Membros da ATOS...
Coordenadora Agelda Feitosa e Haroldo Gurgel.
Membros da administração...
l
Parceiros..

* Vem aí: O Radical Hotel Park

* Servidores da Secretaria de Assistência Social passam por capacitação.


Em uma ação inovadora a Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria de Ação Social, está capacitando os servidores dos programas PETI, PROJOVEM, CRAS, CREAS entre outros, a intenção da municipalidade é implantar uma nova metodologia de trabalho a partir deste ano.

A capacitação está sendo ministrada pela secretária Auricéia Fernandes e pela assistente social Isabel Motta, e teve início hoje (14) e vai até amanhã (15), na Casa do Idoso. Após a implantação da nova metodologia de trabalho da secretaria, será feita uma ampla avaliação para se medir o grau de produtividade e melhoria do trabalho prestado a população.

De acordo com a secretária ações como essa aperfeiçoa o trabalho e humaniza a equipe.
Isabel Motta e Auriceia Fernandes.
Técnicos sendo capacitados.

* Segurança Pública divulga queda de óbitos durante carnaval.

Os órgãos da Segurança Pública do Rio Grande do Norte e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência se reuniram na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Emater, para apresentar à imprensa o balanço da Operação Carnaval Seguro 2013, realizada de 8 a 12 de fevereiro.

Durante o período, as forças de segurança e proteção civil ampliaram a ação integrada e aumentaram a atuação no Estado, resultando na redução de 50% no número de óbitos por acidentes de trânsito; redução de 35% de atendimentos do SAMU; e aumento de 61,5% da apreensão de pedras de crack.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) registrou oito homicídios (queda de 50% em relação ao ano passado). Para o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, os dados da Operação Carnaval mostram que a ação integrada das forças de Segurança refletiu diretamente na redução dos índices apresentados. “O nosso trabalho e a fiscalização rigorosa têm dado resultados positivos nas estradas, por exemplo, Isso causou uma redução drástica nos números de acidentes automobilísticos e de óbitos. Isso é um trabalho muito importante e estamos muito satisfeitos. O Carnaval foi relativamente tranquilo”, declarou.

* Pregão presencial da Prefeitura Municipal de Caraúbas.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/2013 PROCESSO 00084/2013

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN, no uso de suas atribuições legais torna público o Pregão Presencial nº. 001/2013, destinado ao registro de preço para aquisição de combustíveis e lubrificantes derivados de petróleo para suprir necessidade das diversas unidades administrativas da administração municipal. O pregão será realizado no dia 01 de março de 2013, às 09:00 horas, na sede da prefeitura municipal. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados, na sede da Prefeitura Municipal, sito a praça Reinaldo Pimenta, 104, centro, cep: 59780-000, Caraúbas – RN, em 14 de fevereiro de 2013.

UGO DELLION DA LUZ
Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN.

* Relação de beneficiários que ainda não compareceram a Secretaria de Ação Social em Caraúbas.

Alguns beneficiários do Programa de moradias da Prefeitura de Caraúbas, ainda não compareceram a sede da Secretaria de Ação Social para atualizar e posterior assinar a adesão ao programa.

O não comparecimento desliga o beneficiário do programa.

Dias atrás Caraúbas foi contemplada com 40 unidades habitacionais (Casas).

Segue relação: 
LISTA DAS PESSOAS QUE AINDA NÃO COMPARECERAM A SECRETARIA PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS  

Documentação para entrega das Casas
(RG/CPF/Nº DO NIS/COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA)


1.             Rosicleide Garcia Oliveira
2.             Rita Rayane dos Santos
3.             Rita Antonia Leite da Silva
4.             Maria Lucimar da Silva
5.             Maria de Fátima Batista
6.             Maria das Graças da Silva
7.             Maria Aparecida Gomes
8.             Kaliane Cristina S. de Oliveira
9.             Joseane da Silva Ferreira
10.      Antonio Dias Bezerra
11.  Antonia Doíbra de Oliveira
12.      Antonia Diva dos Santos

* Dr. Galeno Torquato deve ter apoios em Caraúbas em 2014...

O ex-prefeito de São Miguel Dr. Galeno Torquato deve contar com apoios em Caraúbas, o mesmo será candidato a Deputado Estadual pelo PSD, do vice governador Robinson Faria em 2014.

Galeno tem um ótimo relacionamento com os Alves e deve ter o apoio de um dos irmãos, por está no mesmo partido, não será surpresa nenhuma se Juninho Alves apoiá Galeno em 2014, pois ambos são do PSD.

É aguardar...
Dr. Galeno deve ser candidato a Deputado Estadual em 2014.

* Sem tramitação...

A apreciação do pedido de convocação extraordinária apresentado pelo Governo à Assembleia Legislativa para votar o projeto de recomposição do Orçamento Geral do Estado (OGE) será hoje, às 10h30. Mas já se sabe que a convocação, mesmos se aprovada, não terá efeito prático. Como os três líderes das bancadas de oposição - Fernando Mineiro (PT), Márcia Maia (PSB) e José Dias (PSD) - avisaram que não liberam a dispensa de tramitação do projeto, restará aos parlamentares deliberarem o pedido de sessão extra e fazer leitura da matéria, que deverá ser apreciada com o retorno dos trabalhos legislativos. Isso ocorrerá amanhã, com a leitura da mensagem da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que abrirá oficialmente o expediente da AL de 2013. O Governo visava recompor R$ 1,2  bilhão por meio de créditos especiais no OGE, cujo montante foi vetado pela chefe do Executivo atingindo sobretudo as finanças do Tribunal de Justiça (TJRN), Ministério Público (MPE), Tribunal de Contas (TCE) e do próprio legislativo.

* Polícia registra oito mortes na quarta-feira de cinzas no RN.

O governo estadual anuncia hoje (14) o balanço da violência e da criminalidade durante o Carnaval, mas as estatísticas de homicídios cresceram com mais oito mortes ocorridas na quarta-feira de cinzas. À noite, Gladson Carlos da Silva Lins, 16 anos, foi baleado por um homem que atirou de dentro de um carro, nas imediações do Cruzeiro da avenida Bom Pastor, no bairro homônimo da zona Oeste de Natal.

Ainda na mesma região, foi morto Zênio Luiz de Lima, 35 anos, alvejado a tiros na rua Raniere Mazzilli, em Felipe Camarão. Os dos casos vão ser investigados pela 14ª DP. Nenhum dos dois respondia criminalmente na Justiça, mas a família de Gladson Lins informou que, apesar de ele não tinha envolvimento com drogas, tinha amizade "com pessoas erradas".

* Cardeal diz que nacionalidade não é relevante para a escolha do papa.

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, disse nesta quarta-feira (13) que o país de origem não deverá ser relevante na escolha do próximo papa. Em entrevista à imprensa, ele se esquivou de questões sobre rumores de que seu nome seria considerado para o posto.

“Acho que seria muita pretensão um cardeal dizer ‘eu estou preparado’. É muito mais um julgamento dos outros do que o próprio. Ao longo da vida, a gente vai dando conta do recado que nos é confiado”, disse ao ser questionado sobre a expectativa de que um latino-americano possa ser escolhido.

* Deputados “ecoam” críticas de Henrique Eduardo ao Governo.

As críticas feitas ao Governo Rosalba Ciarlini pelo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, repercutiram entre os deputados estaduais. Peemedebistas, oposicionistas e até mesmo os governistas concordaram com as declarações do presidente estadual do PMDB que reclamou de isolamento do Governo do Estado.

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) analisou que o deputado federal do partido se posicionou muito bem ao comentar a situação da administração estadual. “O deputado Henrique colocou muito bem esse isolamento político que vive o governo”, destacou. Walter Alves confirmou que o PMDB irá se reunir para definir a posição no Governo. “Vamos aguardar uma posição coletiva do partido”, completou.

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) observou que a realidade descrita pelo presidente do partido é constatada também pelos deputados. “O que ele (Henrique Alves) disse é uma grande verdade. Há dificuldades no Governo Rosalba de secretários sem autonomia, o Governo não faz o básico, não tem agilidade e as ações são sempre atrasadas”, observou, ressaltando a lentidão dos serviços que são aguardados do Executivo.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) afirmou que as críticas feitas pelo presidente estadual do PMDB foram ditas por ele desde o início do ano passado. “O Governo é centralizador, isolado e não escuta a opinião de ninguém. Até o principal aliado da governadora acha isso”, comentou o petista,lembrando que antes era uma “voz isolada”, o que já não ocorre.

Os deputados governistas também repercutiram as declarações do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Raimundo Fernandes (PMN) afirmou que o líder do PMDB precisa ser ouvido em todas as circunstâncias. “O deputado Henrique se posicionou muito bem com as declarações feitas”, destacou, enaltecendo que a governadora Rosalba Ciarlini é “uma pessoa muito boa, mas a equipe não ajuda”. “O Governo precisa respeitar os que fazem a política do Estado; os deputados estaduais precisam ser presenças constantes para ajudar o Governo”, completou.

O deputado estadual Kelps Lima (PR) analisou que o sentimento geral é que falta diálogo do Governo. “E se tem alguém com quem não pode faltar diálogo é com o deputado Henrique Eduardo Alves. Eu tenho preocupação que a gente tenha bons projetos, afinal, são apenas dois anos que ele (Henrique Alves) vai pasar como presidente. O Governo tem projetos? Quais são? Em que estágio estão”, disse o parlamentar do PR, ressaltando o “grande momento de alavancar o Estado”.