sábado, 16 de fevereiro de 2013

* Para a maioria é assim...

* Glauber Rego é o novo desembargador do TJRN.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já indicou o advogado Glauber Antonio Nunes Rego, 42 anos, como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), o qual havia ficado em segundo lugar na lista tríplice, com sete votos dos 12 desembargadores que votaram no segundo escrutínio  da eleição ocorrida na sessão extraordinária daquela Corte, na manhã da sexta-feira (15).

Rosalba Ciarlini tomou uma decisão tipicamente  política, porque além dos atributos profissionais, o advogado Glauber Rego é sobrinho do  deputado Getúlio Rego, que tem oito mandados como parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado e é filiado ao partido Democratas, o mesmo da governadora.
Glauber Rego é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte 
Glauber Rego é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

* Para pensar: De olho em 2016...

A política é uma temática multante e nesse sentido, o pleito de 2012 nem términou direito e os líderes, ou aspirantes, já pensam em 2016. Dentro desse contexto já são borbulantes os diálogos e possíveis "Acordos" visando o pleito municipal vindouro.

Entretanto, antes de 2016, vem 2014 e dentro desse tempo histórico, existem 4 anos de administração...

Pense nisso...

Ah, não entendi...São poucos os que irão entender...

* Nota de agradecimento...

Vimos através deste agradecer a todos que fazem a imprensa falada e escrita da Cidade Caraúbas, pela divulgação do Bloco da Prevenção. Consideramos um sucesso a 3ª edição, na qual foram distribuídos entre os foliões e para as pessoas que se encontravam nas ruas, em média  4.320 preservativos e panfletos mostrando a importância do uso da camisinha bem como, medidas de prevenção contra o Mosquito da Dengue.


Agradecemos também a todos os foliões que atenderam ao nosso convite e participaram desta importante atividade educativa saindo às ruas de nossa cidade para mostrar que é preciso sim levar informações à população.


E lembramos: Dengue e AIDS prevenir nunca é demais.

* Vaticano diz que Conclave pode começar antes de 15 de março.

O Vaticano disse neste sábado (16) que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.

Ele afirmou anteriormente que o conclave começaria entre 15 e 20 de março, de acordo com as regras existentes. Mas neste sábado (16), disse que os acontecimentos podem ocorrer mais rapidamente, já que a Igreja está lidando com uma renúncia anunciada previamente, e não com uma súbita morte do pontífice.

* Novos moradores: Presídio Federal de Mossoró, no RN, recebe 37 presos de Santa Catarina.

Trinta e sete homens, que estavam custodiados em unidades prisionais catarinenses, desembarcaram na tarde deste sábado (16) no Rio Grande do Norte. O destino final foi o Presidio Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar. A transferência, segundo anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz parte de uma das cinco medidas adotadas para conter os ataques de violência que atingem cidades de Santa Catarina.

desembarque aconteceu por volta das 15h45, no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. O avião, um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, segundo informações da direção do presídio, saiu de Florianópolis e chegou ao RN sem escalas. Um forte esquema de segurança, organizado por agentes federais, impossibilitou a aproximação da imprensa.

Do aeroporto - em comboio formado por veículos do Sistema Penitenciário Federal e viaturas da Polícia Rodoviária Federal -, os presos foram escoltados diretamente para o Presídio Federal. A direção da unidade, no entanto, não repassou qualquer informação com relação aos detentos ou mesmo sobre o tempo de permanência deles no Rio Grande do Norte.

Além da transferência de detentos para outros estado, prisões, reforço de homens da Força Nacional, criação da Operação Divisa e a formação de uma Frente Nacional de Defensores Públicos compõem o pacote anunciado em coletiva realizada com o ministro e autoridades catarinenses na manhã deste sábado. Segundo Cardozo, há ainda outras operações que serão realizadas sem serem divulgadas, em função de segurança.
Carros do Sistema Penitenciário Federal levaram os presos do aeroporto para o Presídio Federal de Mossoró (Foto: Carlos Adams/G1) 
Carros do Sistema Penitenciário Federal levaram os presos do aeroporto para o 
Presídio Federal de Mossoró.
 G1/RN.

* MEC reconhece cursos superiores presenciais e a distância.

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta sexta (15) do Diário Oficial da União portarias que reconhecem 126 cursos superiores de graduação em instituições privadas e públicas. Foram reconhecidos ainda 30 cursos superiores na modalidade de educação a distância. A maior parte dos cursos presenciais e de educação à distância reconhecidos nas portarias está em instituições particulares, mas há também vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O reconhecimento é uma segunda etapa do processo de abertura de cursos. Primeiramente, a instituição pede autorização do Ministério da Educação para iniciar a oferta de uma turma. Entre os cursos reconhecidos estão os tecnológicos em construção de edifícios, da Universidade Estácio de Sá (RJ); em análise e desenvolvimento de sistemas, da Faculdade de Pato Branco (PR) e o bacharelado em engenharia elétrica, do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (PA).

* Segurança: Bento XVI continuará morando no Vaticano após sua renúncia

A decisão do papa Bento 16 de viver no Vaticano depois de se aposentar lhe permitirá ter segurança, privacidade e proteção jurídica contra eventuais processos que o relacionem a casos de abuso sexual cometidos pelo clero, segundo fontes eclesiásticas e juristas. "Sua continuada presença no Vaticano é necessária, do contrário ele poderia ficar indefeso. Ele não teria sua imunidade, suas prerrogativas, sua segurança, se estivesse em outro lugar", disse um funcionário do Vaticano, pedindo anonimato.

Fontes no Vaticano disseram que três coisas foram levadas em conta na decisão de manter Bento 16 vivendo num convento da Santa Sé depois que a sua renúncia se efetivar, em 28 de fevereiro. A polícia do Vaticano, que já conhece o papa e seus hábitos, poderá proteger sua privacidade e segurança, sem que seja necessário contar com uma força policial estrangeira.

Outra consideração foi que, se o papa se mudasse permanentemente para outro país, indo viver em reclusão num monastério da sua Alemanha natal, por exemplo, esse poderia ser tornar um local de peregrinação. Isso seria complicado para a Igreja, especialmente na improvável hipótese de que o próximo papa tome decisões que desagradem à ala conservadora, que então se dirigiria ao local de residência do antecessor para lhe prestar homenagens.

A última coisa levada em conta foi a possível exposição do pontífice a processos judiciais por causa dos escândalos sexuais. Em 2010, por exemplo, Bento 16 foi apontado como réu em um processo que o acusava de se omitir na época em que era cardeal, em 1995, e teria ficado sabendo de abusos cometidos décadas antes nos Estados Unidos. Os advogados retiraram o processo no ano passado, e o Vaticano disse que isso foi uma comprovação de que o papa não pode ser responsabilizado por atos de subordinados.

* Comunicado importante da Escola Estadual Lourenço Gurgel.


* Será: Governo do RN garante R$ 100 mi em aparatos policiais para 2013.

O Governo do Rio Grande do Norte tem R$ 100 milhões para investir em aparato policial em 2013, segundo a governadora Rosalba Ciarlini. De acordo com a “Mensagem Anual à Assembleia Legislativa” da chefe do Executivo, os recursos são de ordem estadual e federal.

A governadora afirmou que o montante vai cobrir gastos da chamada ‘matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo 2014′, na área da segurança, que, ainda de acordo com o documento, deve ser assinada nas próximas semanas.

Também na Mensagem Anual, Rosalba Ciarlini confirmou que o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) será transferido para o Centro de Comando de Controle, a ser instalado na Escola do Governo. Rosalba disse que o Ciosp será informatizado e modernizado.

A governadora ainda garantiu o aumento da frota de viaturas e a requalificação de policiais civis e militares para realização operações preventivas antiterror e de controle de eventos de grande porte, nos estádios e nas festas que reunirão torcedores.