domingo, 24 de fevereiro de 2013

* Jornal de Fato: Caraúbas: Fazendeiro reage a assalto e leva tiro na coluna.

O fazendeiro Francisco Antônio de Arrruda, de 45 anos, conhecido por Chico da Fazenda Atoleiro, foi baleado nas costas na manhã deste domingo.

O crime teria sido uma tentativa de assalto. Chico estava acompanhado com a esposa perto de casa quando foi abordado pelos assaltantes.

Ele estava armado e quando tentou sacar o revólver, a arma escapuliu da mão dele e o assaltante efetuou dois disparos na direção dele. Um tiro acertou a coluna.

A mulher dele pegou a arma e os supostos assaltantes fugiram de moto. Chico foi socorrido para o Hospital Aguinaldo Pereira da Silva, de Caraúbas.

Como não tinha o atendimento adequado nesta unidade hospitalar, foi transferido em ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

* Palestra de apresentação do EMPRETEC em Caraúbas.

* Quatro partidos estão em formação no Rio Grande do Norte.

No Rio Grande do Norte quatro partidos estão em processo de formação. Para conseguirem o registro nacional, as legendas precisam antes conseguirem registro junto aos Tribunais Regionais Eleitorais do Estados.

No Rio Grande do Norte, tramitam quatro processos, segundo o próprio site do TSE.

Os partidos em forção no Estado são:

NOVO – PARTIDO NOVO
PDN – PARTIDO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL
PGT – PARTIDO GERAL DO TRABALHO
PJS – PARTIDO DA JUSTIÇA SOCIAL

* Comissão de Anistia reconhece direitos de 15 filhos de perseguidos políticos.

Quase dez anos longe do Brasil sem a expectativa de retornar a uma vida tranquila e comum. Sílvia Perone tinha apenas 5 anos quando foi separada do pai, um deputado estadual na época, que foi perseguido pelo regime militar e teve que deixar a Assembléia Legislativa às pressas e embarcar para o exílio no Chile, onde a família se reencontrou. Depois, nova mudança, para a França.

Essa semana, Sílvia, que ainda conserva o sotaque francês e as lembranças emocionadas de um período conturbado de sua vida, conseguiu ser anistiada. Há alguns anos, o perdão do Estado e as indenizações financeiras ou reconhecimentos de títulos conquistados em outros países, como diploma de graduação, eram concedidos apenas aos perseguidos políticos. Apenas recentemente, os familiares, principalmente, filhos desses militantes, começaram a ter o reconhecimento das restrições que viveram.

Depois de contar sua história, inclusive a morte de uma de suas irmãs que acabou se envolvendo com drogas depois do fim do exílio, Sílvia ouviu o pedido de desculpas do Estado, proferido por 16 conselheiros que integram a Comissão de Anistia. Quinze outros filhos de perseguidos políticos também foram anistiados no mesmo julgamento, que ocorreu há três dias em Brasília.

* Faern prepara relatório sobre efeitos da seca.

Nos próximos dez dias, os técnicos da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) vão elaborar um relatório com as informações colhidas durante a "Expedição Retratos da Seca". A caravana percorreu seis municípios potiguares mais afetados pela estiagem e encerra as atividades na tarde de hoje. O relatório da viagem será entregue a diversas autoridades e servirá de base à Assembleia Legislativa na definição das ações a serem implantadas no combate às consequências desse fenômeno.
Durante a expedição, cenário mostra condições adversas para a pecuária 
 Durante a expedição, cenário mostra condições adversas para a pecuária.
No início do mês, alguns deputados estaduais, entre eles o presidente da AL, Ricardo Motta, participaram de um encontro com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc). Na ocasião, Motta garantiu que criaria um fórum permanente de discussão sobre a seca na Assembleia. Porém, na mesma semana, o parlamentar explicou que os trabalhos só teriam início após o envio de sugestões da Faern. "Vamos esperar esse retorno para decidir o que fazer", informou à época o deputado.

Ontem, durante visita à cidade de Apodi, o presidente da Faern, José Vieira, afirmou que nenhum representante da AL havia procurado a instituição. "Não chegamos a nos reunir com os deputados. Houve sim uma conversa com a Anorc onde fomos informados sobre a comissão de discussão na Assembleia", pontuou. Vieira informou ainda que o relatório da expedição deve ficar pronto no prazo de dez dias e será entregue a várias autoridades. "Vamos entregar uma cópia para a governadora Rosalba Ciarlini e para o presidente da Assembleia", colocou. O documento também será enviado para a presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu, e imprensa potiguar. 

* Tratamento de saúde: Clínica de repouso da Inglaterra contrata prostitutas para seus pacientes.

Uma casa de repouso do sul da Inglaterra manteve por anos um programa de “visitas especiais” a seus pacientes, idosos com alguma deficiência física que escolheram envelhecer em paz à beira do canal da Mancha.

O plano ia bem até o fim do mês passado, quando uma ex-funcionária do asilo disse a um jornal local que as “visitadoras”, na verdade, são prostitutas contratadas para fazer sexo com os internos.

A história, que lembra o livro “Pantaleão e as Visitadoras”, de Mario Vargas Llosa, dividiu a pequena cidade de Eastbourne, virou tema de CPI na Câmara local e deu início a um debate na imprensa: a terapia sexual é eficaz para deficientes ou uma prática moralmente condenável?

Para a direção da Chaseley Trust, a clínica que gerou a polêmica, a resposta certa é a primeira. Em nota, disse que o acesso ao sexo é um direito dos seus pacientes.

“Estamos conscientes dos direitos das pessoas com deficiência. Se um indivíduo expressa o desejo de ter um relacionamento físico e nós podemos ajudá-lo de forma legal e segura, vamos fazê-lo”, disse a diretora Sue Wyatt.

A administração da cidade afirmou que a prática “não é bem-vinda” e que os idosos internados na casa de repouso são “vulneráveis” e sujeitos a “exploração e abusos”.

* Caraúbas: Aula inaugural do PETI e PROJOVEM será amanhã.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, irá ministrar nesta segunda-feira, 25, a aula inaugural das atividades do PETI (Serviços de Convivência) e PROJOVEM Adolescente. O evento será realizado na Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”, às 15 horas, momento em que também ocorrerá a entrega dos certificados para os que concluíram as atividades em 2012.

Neste ano de 2013, os programas PETI e PROJOVEM irão funcionar em 19 turmas, com atividades sendo desenvolvidas na cidade e na zona rural. Ao todo, serão 11 orientadores sociais dedicados exclusivamente ao trabalho desenvolvido no PETI, e 8 responsáveis pelo acompanhamento dos adolescentes.

De acordo com a secretária do Trabalho e da Assistência Social, Auricéa Henrique, “os programas irão beneficiar, em todo o município, cerca de 200 crianças, dos 6 aos 15 anos, e também uma média de 200 adolescentes. Esses números reforçam nossa responsabilidade de desenvolver o melhor trabalho possível em prol das crianças e adolescentes de nossa cidade”.

Para o prefeito Ademar Ferreira “o bom andamento dessas atividades deve ser prioridade em nosso governo, com ações voltadas para todas as famílias caraubenses que necessitam realmente desse trabalho, em especial aquelas mais carentes”.
Monitores, assistentes sociais e a secretária Auríceia.

* Nos bastidores da solenidade...

Na tarde de ontem (23), em Pau dos Ferros, na solenidade da entrega dos "Canarinhos da Rosa", como disse o Senador José Agripino, se referindo aos ônibus, um fato era notório entre os políticos e a imprensa lá presente,  "A eleição 2014" e o tema principal era "Rosalba será ou não candidata em 2014?. Nesse sentido as opiniões eram diversas uma parte achando que sim e outra acreditando que não.

Nos argumentos usados, dois eram primordiais, que defendia que era será candidata, a temática era o montante de recurso em caixa, nos cofres estaduais, nessa ótica Rosalba vai começar a chamar os prefeitos para uma conversinha e troca recursos por apoios e claro voto. Já quem defende que a gestora não irá as urnas o argumento é um só, a rejeição de Rosalba é irreversível.

Além do nome Rosalba, outro bastante citado era do Ministro/Senador Garibaldi Filho (PMDB), para muitos candidatíssimo ao governo do Rio Grande do Norte.

Opinião: Acredito que Rosalba está disposta sim, a buscar a reeleição, apesar da situação horrível que ela se encontra junto a população, o discurso é de candidata, dela e dos seus auxiliares e apoiadores presentes, frase tais como "Eles vão ver a mudança", "Agente vai vencer essa", "Teremos uma mudança no cenário", forma tidas nos discursos.

Sabemos também que prefeito é que virá campanha no RN, e nessa ótica  R$ 2,6 bilhões em caixa pode mudar muita coisa, é verdade, porém resta saber se irá dar tempo nessa mudança e se o povo está disposto a entrar nessa mudança.

Sobre o racha do PMDB com Rosalba, acredito que deve está acontecendo logo em breve, não foi coincidência nenhuma a conversa de LULA e HENRIQUE e logo em seguida (amanhã, (25)), a conversa entre Rosalba e o PMDB. Em suas palavras Lula deve ter cobrado de Henrique e de tabela Garibaldi, um afastamento imediato dos aliados Petista do Democrata de Agripino e Rosalba.

Tem muita coisa para acontecer na política estadual, e essas mudanças irá mudar ou não o cenário político caraubense...

É só pensar...

Não entendi...

É pensar não é para todos!

Aguardem...

* Henrique Alves revelou a Lula que poderá ser candidato a governador ou a senador.

Uma conversa “muito boa”, de quase duas horas, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estrela maior do PT, sondou o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), sobre seu projeto político-eleitoral para 2014. “Lula interessou-se em perguntar qual meu projeto em 2014, se seria candidato a governador ou a senador. Eu disse que estava muito cedo”, conta Henrique.

É a primeira vez que Henrique Alves admite que avalia – ou avaliará – a possibilidade de disputar um cargo majoritário no Rio Grande do Norte. Com onze mandatos de deputado federal, filho do ex-ministro e ex-governador Aluizio Alves, Henrique já disputou duas vezes, sem sucesso, a prefeitura de Natal, em 1988 e 1992. Nos idos de 2000, foi secretário do governo Garibaldi e pré-candidato a governador e a vice-presidente da República, mas ambos os projetos não se concretizaram. Chegar ao governo do Estado é um sonho antigo dele e do falecido pai, tido como maior liderança política que o Estado já teve.

Apesar de admitir a Lula que poderá ser candidato a governador ou a senador, Henrique fez questão de frisar que está muito cedo para essa discussão. Em sua avaliação, o debate prejudica o RN. Nessa hora, ele defende a união das forças políticas do Estado, para aproveitar a oportunidade que o Estado tem com um ministro no governo federal (Garibaldi Filho) e um presidente de Poder.
6414  
Nome de Henrique pode ser opção do PMDB.
Jornal de Hoje.

* Governo Ademar Ferreira reafirma compromisso com a classe docente local.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), continua reafirmando o seu compromisso para com os professores da rede municipal de ensino, e uma prova disso é que irá pagar já em fevereiro do corrente o Piso do Magistério à categoria, fato esse que não é feito em inúmeros municípios brasileiro.

Apesar de já está cumprindo a lei, pois a mesma assegura o pagamento apenas para os professores do nível médio, o gestor local vem ao longo dos anos repassando parte desse reajuste aos professores graduados e especialistas da rede municipal, visto que o gestor tem a real clareza que esses servidores merecem toda atenção e valorização possível. Dentro dessa conjectura, esse ano a realidade não será diferente, e nesse ponto, toda equipe administrativa da municipalidade local já está debruçada sobre os números e impactos de um possível reajuste na folha de pagamento do município, "Estamos realizando um amplo e minucioso levantamento do impacto salarial desse reajuste, inclusive já buscando números baseando-se no concurso público que iremos realizar esse ano. Estamos tendo toda atenção nessa questão, até porque queremos realizar sim o reajuste, mais pautado na responsabilidade dessa ação", comentou Ademar.

A municipalidade caraubense vem ao longo do tempo mantendo um respeitoso diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSPUMC), diálogo esse que continua aberto e assim será enquanto o prefeito Ademar, estiver a frente da municipalidade local, "Quero aqui registrar o bom relacionamento que temos com o Sindicato dos Servidores Caraubense, e reafirma que essa realidade irá continua", frisou Ademar. Neste contexto no último sábado (23), em uma assembleia dos servidores, realizado no auditório do sindicato, a categoria entendeu a nossa realidade e irá iniciar o ano letivo normalmente, contudo  iremos voltar a dialogar no próximo dia 07 de Março, com a categoria, onde acreditamos resolver todas as questões atuais, "A nossa intenção é atender as reivindicações da categoria, porém dentro da nossa realidade financeira, no próximo dia 07 iremos ter essa realidade em mãos e a partir desses dados chegarmos a um entendimento maduro e bom para ambas as partes" externou o prefeito.

O prefeito Ademar Ferreira apesar de está no segundo mandato, está buscando em conjunto com o seu corpo administrativo implementar inúmeras melhorias para a população caraubense, e nesse sentido está traçando metas e reajustando metodologias implementadas no seu primeiro governo, extraindo os pontos positivos e rejeitando os pontos negativos. Baseado nesse pensamento todas as ações da municipalidade está tendo como parâmetro as consequências deixadas por essas ações. O reajuste do piso passa por essa realidade, a prefeitura não pode e nem deve, tomar decisões precipitadas e depois pagar por elas.

O prefeito Ademar Ferreira reafirma assim, o seu compromisso com a educação caraubense e sobre tudo com os seus servidores e com a população como um todo. Uma prova disso é que essa semana já irá receber mais um ônibus escolar para transportar os alunos do município de Caraúbas, "Gostaria de dizer aos professores e demais servidores e porque não dizer a população, que esse prefeito e toda sua equipe está trabalhando de forma incansável para termos um município de Caraúbas melhor para todos. Aos professores o meu obrigado por mais esse voto de confiança, buscarei de todas as forma retribuir a altura esse gesto", finalizou Ademar.
A educação tem sido prioridade no governo Ademar.
ACPMC.

* Boas notícias: * Governo Ademar Ferreira consegue mais um ônibus escolar.

Na tarde de hoje (23), na cidade de Pau dos Ferros, o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), acompanhado de alguns dos seus auxiliares, participou da solenidade de entrega de 36 ônibus escolares por parte do governo do estado do Rio Grande do Norte.

A entrega desse benefício só foi possível graças a uma emenda coletiva de bancada, articulada pelo Senador José Agripino Maia (DEM). Em suas palavras o senador reafirmou o seu compromisso com a educação, “Quando disputei a minha última eleição para senador, fiz questão de salientar que seria o senador da educação e da juventude. A entrega desses ônibus demonstra o meu compromisso com a educação e com o nosso povo”, comentou Agripino.

Com a chegada desse benefício, Ademar se torna sem sombras de dúvidas, o gestor que mais adquiriu ônibus escolares para o município de Caraúbas, já são 04 só nos últimos meses, “Esse ônibus será mais uma ferramenta importante para a educação do nosso município, ele se juntará aos os demais e assim irá possibilitar um transporte escolar cada vez melhor para os nossos alunos”, externou Ademar.

Durante a solenidade, prestigiada por deputados estaduais e federais, prefeitos, vice prefeitos, liderança a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), comemorou a entrega dos ônibus aos município, relatou algumas conquistas do seu governo na área educacional e em um tom de campanha disse que o seu governo irá sofrer uma grande transformação nesses próximos dois anos. Ainda em suas palavras Rosalba disse que as Escolas que conseguirem melhorar os seus índices, tais como o IDEB, todos os seus servidores terá o 14º salário.

O prefeito Ademar Ferreira em contato com a governadora Rosalba solicitou uma reunião com a chefe do executivo estadual para as próximas semanas, após a solicitação a gestora estadual sinalizou positivamente para o encontro.

Além de agradecer a governadora Rosalba, Ademar conversou com os prefeitos e cobrou ações de alguns deputados que estavam presentes em Pau dos Ferros, em uma dessas conversas o prefeito conseguiu através do Deputado Estadual Leonardo Nogueira (DEM), uma emenda de R$ 100 mil reais já para 2013 e outra emenda de aproximadamente R$ 150 mil para 2014, “Estamos aproveitando a solenidade para lutarmos por benefícios para o nosso povo, e nesse sentido conseguimos R$ 100 mil reais para o nosso município, com o Deputado Leonardo Nogueira, desde já quero agradecer o deputado em nome do nosso povo”
Prefeito Ademar recepcionou a governadora Rosalba Ciarlini...

Conversa com Deputado Leonardo Nogueira...
 Ao lado do Senador Agripino Maia...
ônibus deve está chegando essa semana em solo caraubense.

* Governadora confirma reunião da base aliada.

A  governadora Rosalba Ciarlini (DEM) confirmou ontem que participará de uma reunião com líderes e presidentes dos partidos políticos da base governista amanhã, na residência oficial da Presidência da Câmara, em Brasília. A chefe do Executivo, segundo informou a Secretaria Estadual de Comunicação, irá prestar uma homenagem ao novo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), e "aproveitará a ocasião para apresentar alguns projetos". 

Há outros objetivos para o encontro. A reunião, de acordo com o deputado estadual João Maia, presidente estadual do PR, teria sido agendada para "estreitar os laços entre o governo e a base governista". O encontro foi marcado depois das críticas feitas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, sobre o distanciamento do Governo Rosalba Ciarlini com relação a base aliada. Críticas essas que ganharam respaldo entre os líderes dos partidos governistas.  
Rosalba pensando em 2014...

* Imposto de Renda: Hora de acertar as contas com o Leão.

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa na próxima sexta-feira, dia 1º, e termina em 30 de abril. 

Em algum lugar do Rio Grande do Norte, neste momento, há alguém procurando recibos das despesas e rendimentos para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 - utilizado pela Receita Federal para avaliar se o contribuinte pagou mais impostos do que deveria ou se está devendo aos cofres do governo.

O prazo para enviar a declaração vai de 1º de março - a próxima sexta-feira - até 30 de abril, mas quem quiser já pode baixar o programa a partir de amanhã (25). O programa do IR 2013, ano calendário 2012, estará disponível no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), para "download", a partir das 8h da manhã. Quem descumprir o prazo, que pode até parecer longo à primeira vista, terá que pagar uma multa de pelo menos R$ 165,74 pelo atraso, podendo chegar a 20% do imposto de renda devido.

* União assegura 40% da receita do RN...

A conta do tesouro estadual fechou 2012 com uma receita (o que não quer dizer dinheiro em caixa, mas verba orçamentária) de R$ 8,8 bilhões - 92,2% do que havia sido estimado para o ano. Mais de um terço desse total ou R$ 3,4 bilhões são de recursos oriundos dos cofres da União, por meio das chamadas transferências obrigatórias ou voluntárias. A informação, do Sistema de Dados de Coletas Contábeis (SISTN), da Caixa Econômica Federal, revela que 39,9% de todo o financeiro apurado pelo Executivo potiguar para pagamento de despesas e obrigações diversas remanesceram do caixa do Governo Federal. Para alguns, o cenário revela a dependência financeira cada vez maior do Estado em relação ao montante enviado mensalmente via Brasília. Mas para outros, como é o caso do secretário de Planejamento e Finanças (Seplan), Obery Rodrigues, retrata, ao contrário, que o Estado cumpre o dever de casa e consegue incrementar a arrecadação própria - ele lembra que o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], principal imposto arrecadador, não somente tem crescido, como tem sido essencial para amenizar as frustrações advindas do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

"Não há dependência. Se formos fazer uma análise histórica pode se observar que hoje a participação do estado na receita é maior que as transferências", ressalta ele. De fato. Enquanto o FPE passou, em números absolutos, de R$ 1,9 bilhão, em 2011, para R$ 2,08 bilhões, em 2012; o ICMS registrou um salto de R$ 2,6 bilhões, em 2011, para R$ 3,9 bilhões ano passado. O secretário explica que um empenho maior da União em enviar recursos para os entes federados ajudaria a desafogar muitas pendências e dificuldades financeiras que hoje são uma realidade. Por outro lado, a ajuda que chega do Governo Federal nas chamadas transferências voluntárias (principalmente convênios) não tem, nos últimos anos, se mostrado tão premente. No universo de um orçamento de bilhões, os repasses com convênios para o Rio Grande do Norte passaram de 110,9 milhões (2011) para R$ 113,4 milhões (2012). Um crescimento tímido, segundo os dados do SISTN. Além disso, destacou o auxiliar de Rosalba Ciarlini, a maior fatia dos repasses da União são em forma das chamadas transferências obrigatórias, cujos recursos são de direito dos Estados e constitucionalmente assegurados. Até porque, explicou ele, a arrecadação em si conta com a participação de todos. A diferença é na repartição do bolo, com a União sempre em vantagem absoluta.

* Opção de lazer apartir do meio dia no Olho D'água Park Hotel...