terça-feira, 5 de março de 2013

* Prefeito Ademar Ferreira entregará UBS do Conjunto Maria Bandeira.

Logo mais às 18h, o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), entregará mais uma UBS (Unidade Básica de Saúde), da sua gestão, desda vez será no Conjunto Maria Bandeira/Caraúbas.

Essa importante obra vem para consolidar Ademar como o prefeito que mais investiu na saúde pública caraubense. São por essa e outras que o município de Caraúbas sempre desponta entre os primeiro quando o assunto é saúde.

Além desta UBS, Caraúbas deve está recebendo outras obras nos próximos meses, tais como Praça Reinaldo Pimenta, Centro de Múltiplo Uso (Prefeitura), UBS do Assentamento 1° de Maio, UBS do Conjunto Antônio Linhares, Garagem Pública Municipal entre outras.
UBS do Conjunto Maria Bandeira será inaugurada hoje.

* Resultado do curso de Especialização em Gestão Pública foi adiado.

Informamos que, em virtude do grande número de inscritos, fica adiado para o dia 07/03/2013 o resultado parcial da seleção de alunos para o Curso de Especialização em Gestão Pública na modalidade Educação à Distância (EAD).

http://portal.ead.ifrn.edu.br/noticias/adiado-resultado-parcial-da-selecao-de-alunos-para-pos-em-gestao-publica-ead

* 'Decisões locais estão subordinadas ao projeto nacional'.

O ex-ministro da Casa Civil e fundador do PT, José Dirceu confirmou ontem, em Natal, que a estratégia do partido para as eleições de 2014 terá como prioridade as alianças nacionais. Os interesses dos petistas nos Estados estarão subordinados a esse projeto. Ele participou de evento promovido pelo PT do Rio Grande do Norte, que marcou os dez anos do partido no comando do Governo Federal. Réu condenado no processo do Mensalão, José Dirceu afirmou que recorrerá da sentença do STF e garantiu que poderá ir, inclusive, a tribunais internacionais. 

"Sou inocente", reafirmou o ex-ministro. Sobre a aliança com o PMDB, ele disse que o ideal seria a manutenção da chapa Dilma Rousseff para presidente e Michel Temer para vice. No entanto, ele ponderou que isso também depende do PMDB. Já sobre a política local, José Dirceu acenou com a possibilidade do PT ter candidato próprio ao Governo, mas também não descartou a deputada federal Fátima Bezerra se lançar ao Senado.

Antes de chegar à Assembleia Legislativa, José Dirceu esteve no Palácio Felipe Camarão, onde foi recebido pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT). Hoje ele se reunirá com a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB). Antes do ex-ministro chegar à Assembleia, um grupo de cinco jovens protestou contra a corrupção, mas José Dirceu não se encontrou com os manifestantes, porque preferiu usar a entrada alternativa para ingressar no Palácio José Augusto, sede do Legislativo estadual. Veja os principais trechos da entrevista que o ex-ministro concedeu, pouco antes de começar a palestra para os petistas.
Quando transitar em julgado e sair a sentença, aí vamos analisar com os advogados se recorremos ou não à Corte Penal Internacional ou de Direitos Humanos
José Dirceu, o injustiçado!

* UFERSA Caraúbas promoverá a II Semana do BCT.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA –, campus Caraúbas, promoverá nos dias 11 a 15 de março a II Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT. O evento vai ser realizado nas salas e no mini-auditório da Escola Estadual Lourenço Gurgel, de 8h às 12h; 14h às 16h; e das 19h às 22h e conta com as parcerias do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – da UFERSA, do SEBRAE e professores convidados da UFERSA e da UFRN.

Com a proposta de discutir temas pertinentes ao curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, a programação do evento conta com exposição e apresentação de trabalhos de extensão e pesquisas desenvolvidas no campus; exposições e eventos culturais, com a participação do artista Caçula Benevides e outros convidados; e  palestras e minicursos que são voltados para alunos, professores, técnicos-administrativos e a sociedade como um todo.

“A II Semana visa integrar a universidade e a sociedade na discussão de temas científicos e extensionistas desenvolvidos na cidade de Caraúbas”, frisou a professora Edna Lúcia Linhares, diretora do campus de Caraúbas. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do Programa "Educação Digital como forma de inclusão social na Cidade de Caraúbas-RN", e do evento sociopolítico com a temática “UFERSA e o desenvolvimento econômico de Caraúbas”.

Os participantes que desejarem apresentar trabalhos de extensão ou pesquisas desenvolvidas no campus de Caraúbas têm até o dia 7 de março para realizar a submissão do texto. Confira AQUI o Edital para submissão de trabalhos.
UFERSA a maior conquista da história de Caraúbas.
Site da UFERSA.

* Juiz confirma que Cláudia Regina permanece no cargo.

A Justiça Eleitoral, através do juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 34ª Zona Eleitoral, decidiu que não é possível a cassação imediata da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, e do vice, Wellington Filho. Nesta terça-feira (05), o magistrado analisou pedido de embargo de declaração e explicou que a decisão proferida anteriormente não geraria cassação imediata antes do trânsito em julgado do processo.

Condenada à perda do mandato e inelegibilidade por oito anos devido a suposto abuso do poder político e econômico, Cláudia Regina e Wellington Filho acionaram a Justiça para solicitar esclarecimentos sobre a decisão do juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral. O objetivo era coletar subsídios para a defesa nas instâncias superiores. Para que ocorra a perda dos mandatos e consequente convocação de nova eleição em Mossoró, a decisão precisaria ser de um colegiado (TRE, por exemplo), ou ter transitado em julgado, que é quando não há mais a possibilidade de recurso.

* Programação de emancipação política de Caraúbas teve início na manhã de hoje.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), acompanhado de auxiliares, autoridades e da população em geral,deu início a programação de emancipação política em comemoração aos 145 anos do município de Caraúbas.

A mesma deve início às 7h30min com o hasteamento das Bandeiras oficiais do Município de Caraúbas, do Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Hasteou a bandeira estadual, representando o Poder Legislativo a vereadora Socorro Melo (PMDB), a do Município de Caraúbas o prefeito Ademar Ferreira e a bandeira nacional o Sr. Francélio Brito.

A banda de música maestro "Joaquim Amâncio", marcou presença e tocou os hinos nacional e municipal.

O grupo de escoteiros "Pedro Maia Filho", a brilhantou o hasteamento.

Após o alto oficial, o prefeito marcou presença na Missa solene na Igreja Matriz de São Sebastião. Missa celebrada pelo Pe. Fred.

A programação terá continuidade logo mais às 18h, no Conjunto Maria Bandeira, onde na oportunidade será inaugurado a Unidade Básica de Saúde "Raimundo Pedro Benevides".
Hasteamento das Bandeiras...
Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio...

 Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho...
 Parte das Autoridades...
Prefeito Ademar na Missa Solene...
 Devotos presentes...
Celebrante Pe. Fred.

* Caraúbas festeja os 145 anos da sua emancipação política.

Caraúbas é derivado da existência de uma densa mata povoada por Caraúbas (Jacarandá copaia) – árvores de casca amargosa e folhas amarelas, situada na margem direita de um afluente do Rio Apodi. Caraúbas é uma planta da família das Bignoniáceas.

Ainda hoje existem diversas caraubeiras em nossa cidade, principalmente nas ruas da Praça São Sebastião e em outros locais da cidade.

Conforme Manoel Jácome de Lima (1958), diz que sobre a origem do nome de Caraúbas, o Dr. Manoel Dantas escreveu:

“As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sobra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”

O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casaca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.
Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.

Fundação

O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em nosso município atendendo um convite do tenente General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e aqui instalou uma fazenda de gado.

Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.

Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Blog: Hoje Caraúbas completa 145 anos da sua emancipação política, uma história de luta, conquistas e vitórias.

Parabéns a todos dos os municipes!

Viva a terra das caraubeiras...
05 DE MARÇO DE 1868 - 05 DE MARÇO DE 2013.
[Jara1655[5].jpg]k
Cidade maravilhosa...
Oh, cidade de filhos ilustres...  


PARABÉNS CARAÚBAS PELOS SEUS 145ANOS
05 DE MARÇO DE 1868 - 05 DE MARÇO DE 2013.
Parabéns!
Histórico: Site oficial de Caraúbas.

* Perfuração de poços no interior do RN será intensificada.

“Vamos dobrar o esforço e aumentar a quantidade de equipes envolvidas no trabalho de perfuração e instalação de poços no interior do Rio Grande do Norte. O mais importante é termos água”. Foi com esta frase que a governadora Rosalba Ciarlini concluiu a reunião de Avaliação do Comitê de Combate à Seca, realizada na Governadoria, na noite desta segunda-feira (04).

Atualmente, o Governo do Estado conta com oito equipes de duas empresas trabalhando neste serviço. Entretanto, com a determinação da chefe do Executivo Estadual para que o trabalho seja intensificado deverá ser realizado um aditivo de contrato visando a participação de mais equipes. As prioridades para a instalação de poços são para os municípios que estão em situação de emergência ou até de colapso e para aqueles em que os poços terão atendimento comunitário.

Durante a reunião também ficou acertado que será feito um encaminhamento ao Gabinete Civil para que a contratação de créditos para os não-pronafianos seja prorrogada, pelo menos, até o próximo mês de maio. Os membros do Comitê de Combate à Seca decidiram, ainda, que será encaminhado ao Governo Federal (Casa Civil, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura e Integração) um convite para que eles enviem representantes destes órgãos para verificar, in loco, os efeitos da estiagem no Rio Grande do Norte.

* Mais um: Justiça Eleitoral cassa o mandato da prefeita e do vice-prefeito de Serrinha dos Pintos.

O juiz Jessé de Andrade Alexandria, de Martins, cassou os mandatos da prefeita Rosânia Maria Teixeira Ferreira, e do vice-prefeito Francisco das Chagas de Oliveira, do município de Serrinha dos Pintos, região Serrana do Oeste do Rio Grande do Norte.

A decisão foi assinada pelo juiz Jessé de Andrade Alexandria na tarde desta segunda-feira (04), no Fórum Municipal de Martins. A razão para a cassação seria o fato da prefeita e do vice-prefeito terem sido eleitos comprando votos e abusando do poder econômico.

“As provas são robustas e deixaram o juiz tranqüilo para assinar a sentença, diz a vereadora Ecivania Soares Moura, conhecida por Cici. Ela disse que acompanhou o processo desde o início e haviam gravações, imagens, papeis assinados comprovando o crime eleitoral.
Índice
Prefeita e o vice.
Robson Pires.