sexta-feira, 22 de março de 2013

* Aí mata: Meteorologistas apontam que estiagem deve persistir no RN.

A população do interior do Rio Grande do Norte deve continuar sofrendo com a falta de chuva nos próximos meses. Esta foi a previsão apresentada na quinta-feira (21), por meteorologistas de vários estados do Nordeste, que se reuniram por dois dias no Recife, na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Conforme os estudos realizados pelos meteorologistas, no período de abril a junho de 2013 a previsão de consenso é de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica para o setor Leste do Nordeste brasileiro e permanência de chuvas abaixo da média nas demais áreas do Nordeste. Diante desse quadro, o semiárido do nordeste vai continuar com um inverno irregular.

Se forem confirmadas as previsões, o estado do Rio Grande do Norte que possui 95% do seu território localizado no semiárido nordestino, sofrerá a maior seca do século. Os principais reservatórios de água do RN encontram-se com suas capacidades 40% abaixo do normal.

As reuniões de análise e monitoramento do clima no Nordeste acontecem mensalmente e sempre são sediadas em algum dos estados da região. Em abril, Alagoas será a sede. Em Pernambuco, meteorologistas de sete estados nordestinos participaram do evento. Representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) também estiveram presentes.

* Banco do Brasil reduz em até 70% dinheiro disponível em caixas eletrônicos.

O Banco do Brasil (BB) informou hoje (22) que reduziu em até 70% o dinheiro disponível em seus caixas eletrônicos durante o período da noite. Segundo o banco, a medida é resultado do uso de novo sistema de gestão de cédulas. Agora é possível a manutenção de volume mínimo de dinheiro, até a manhã do dia seguinte.

O novo sistema, que começou a funcionar segunda-feira (18), busca inibir ataques aos caixas eletrônicos e aumentar a segurança dos clientes. “O sistema foi desenvolvido com base em estudos da rotina e hábitos de cada praça, sempre com a premissa de garantir que não faltará dinheiro aos clientes, assegurando a disponibilidade dos valores e a conveniência nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil”, informou o BB.

A redução no dinheiro disponível nos caixas eletrônicos chega a 70% nas praças consideradas mais críticas, ou seja, com maior incidência de ataques. O banco disse que não pode divulgar valores em reais dessa redução por questões de segurança. O BB informou que expandiu a quantidade de caixas eletrônicos e agências monitorados 24 horas, por meio de centrais de segurança espalhadas no país. As agências têm capacidade de acionamento direto da polícia, no momento da ação criminosa.

* Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Caraúbas.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas vem de público esclarecer os constantes problemas relativos ao transporte dos universitários, sobretudo para o município de Mossoró.

A municipalidade vem buscando organizar o organograma de abastecimento dos veículos (Ônibus) que transporta os nossos estudantes universitários, visto que alguns ônibus são recém chegados ao nosso município e não se tem ao certo o consumo desses veículos.

Dentro dessa conjuntura na noite de ontem, madrugada de hoje (22), um dos veículos que se desloca para Mossoró ficou parado no município de Governador Dix Sept Rosado, no seu retorno a Caraúbas. Esse problema se deu devido a não marcação correta do ponteiro de combustível, do veículo, pois o Motorista, o SR. Mazinho informou que o ônibus saiu com destino a Mossoró com o tanque marcando (MEIO), assim meio tanque de combustível é mais do que suficiente para ir e vir de Mossoró, sem nenhum problema, contudo em seu retorno o SR. Mazinho percebeu uma diminuição brutal no ponteiro que marca a quantidade de combustível. Temendo um problema mais sério no transporte o motorista de forma cautelosa preferiu não seguir viagem temendo uma quebrar na bomba de combustível ou problema similar.

Por coincidência no momento do transtorno passava pelo município de Governador, secretários da municipalidade local, e buscando da melhor forma possível amenizar os efeitos daquela celeuma, conversou com o motorista do outro ônibus e perguntou ao mesmo se era possível, sem nenhum perigo ou dano aos estudantes o retorno dos mesmos em um único veículo, o motorista assegurou que em uma velocidade baixa isso era possível, assim foi feito.

Após esse dialogo, os auxiliares municipais, solicitaram que o Sr. Mazinho viesse com os mesmos até Caraúbas, para solucionarmos o problema da possível falta de combustível, possível porque os responsáveis pelo abastecimento do veículo acreditam que era possível sim a chegada do ônibus à Caraúbas com a quantidade de combustível no tanque existente, assim foi feito. Chegando a Caraúbas, o responsável pelo abastecimento dos veículos, foi acordado em sua residência, fora colocado o combustível em um depósito, visto que o combustível S50 só se encontra em Caraúbas, e houve o retorno para o município de Governador.

A municipalidade pede desculpas pelos transtornos causados, e buscará de todas as formas, os meios e mecânicos para que fatos dessa natureza não voltem a acontecer.
Assessoria.

* Rosalba empossa novos secretários de Saúde, Agricultura e Recursos Hídricos.

A governadora Rosalba Ciarlini empossou, na noite desta quinta-feira (21), três novos secretários de Estado. Em uma solenidade realizada no auditório da Escola de GoveRNo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, foram apresentados os novos secretários de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, da Agricultura, Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira, e de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Nunes Rego.

Em seu discurso, a governadora ressaltou o desempenho dos antigos auxiliares para o desenvolvimento do RN nas respectivas pastas e demonstrou a confiança do Governo com os novos auxiliares.  Referindo-se aos secretários de Agricultura e de Recursos Hídricos, Rosalba Ciarlini lembrou que eles passam a gerir pastas estratégicas para o Estado. “Vocês serão fundamentais neste momento de muito sofrimento que estamos vivendo em função da seca. Vamos fortalecer ainda mais as nossas ações para darmos uma melhor resposta ao homem do campo”, afirmou a governadora.
Posse dos novos secretários - Elisa Elsie (2)
Novos secretários estaduais.

* Prefeitura de Caraúbas irá amenizar efeitos da seca.


Na manhã de ontem (21), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Caraúbas, a municipalidade local se reuniu com membros do sindicato, associações, vereadores e demais entidades. Na discussão a seca foi o assunto que prevaleceu. Em suas palavras o presidente da representativa rural, José Maria Júnior solicitou da prefeitura ações concretas para amenizar os efeitos da terrível estiagem vivenciada pelos agricultores caraubenses.

Após ouvir as reivindicações o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), acompanhado de parte dos seus auxiliares, o gestor se comprometeu a analisar as reindicações com todo seu grupo administrativo.

De forma imediata, o prefeito Ademar reuniu todo seu corpo administrativo já na tarde/noite de ontem (21). Após apontar entre os seus secretários algumas das reivindicações dos agricultores, o gestor decidiu atender parte das solicitações de forma imediata.

Dentro das ações, o prefeito determinou ao secretário Keyoshe Targino, que visitasse na manhã de hoje (22), quatro localidades rurais (Sabe Muito, PA Santo Agostinha, PA Ursulina e Mariana), nesta visita o auxiliar da municipalidade irá diagnosticar quais as necessidades dessas localidades para colocar em pleno funcionamento poços, cacimbões, existentes nas comunidades e que estão desativados ou sem uso, "A seca é algo terrível para os nossos agricultores e o nosso governo vai fazer de tudo para amenizar a necessidade do nosso povo", comentou Ademar.

Além da reativação desses poços e cacimbões, a municipalidade irá contratar mais 1 carro PIPA, intensificar a manutenção das adutoras rurais, firma parceria com as associações que dispõe de tratores com pipas, realizando a doação do combustível para o abastecimento dessas comunidades entre outras ações.

"A nossa intenção é manter o homem no campo, assim buscaremos parcerias, incentivos e o que for possível da nossa parte para amenizar a dor e o sofrimento dos nossos agricultores. Assim vamos tomar medidas emergenciais e realizarmos projetos a médio e longo prazo nesse sentido", concluiu Ademar.
 Prefeito Ademar Ferreira irá tomar medidas de combate a seca.
Reunião na manhã de ontem.

* Rosalba Ciarlini define ações para resolver problemas do sistema carcerário.

Em reunião realizada com representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e das secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc), Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e Infraestrutura (SIN), a governadora Rosalba Ciarlini discutiu e definiu ações que deverão ser adotadas para resolver os problemas relacionados ao sistema carcerário estadual. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (21), na Governadoria.

Na ocasião, a governadora determinou a criação de um grupo de trabalho formado por representantes das secretarias envolvidas, do Judiciário e do MP que terá como objetivo analisar as possíveis soluções para desafogar o sistema. “Formamos um grupo de trabalho para que possamos encontrar a forma mais rápida de criar condições para resolver estas dificuldades. Temos projetos a médio e longo prazo que estão sendo encaminhados com o Ministério da Justiça como, por exemplo, a construção de novos presídios. Tudo que queremos é solucionar o mais rápido possível para dar condições mais dignas aos presos”, afirmou a governadora.
rosalba penitenciaria
Rosalba Rosado com parte dos seus auxiliares.

* Com petróleo em baixa, RN esfria...

A desaceleração da atividade petrolífera no Rio Grande do Norte tem provocado a demissão de centenas de trabalhadores e afetado a economia do estado. Só o Sindicato dos Petroleiros homologou 1.130 demissões de terceirizados da Petrobras entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2013. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil homologou 1,5 mil demissões de pedreiros, carpinteiros, serventes, soldadores que prestavam serviço para a estatal, entre outubro de 2012 e fevereiro deste ano. 

O setor de Transportes Rodoviários também sofreu baixas. O Sindicato que representa a categoria homologou 258 demissões de terceirizados da Petrobras nos últimos 13 meses e espera novas homologações para os próximos dias. "Todas as 12 empresas associadas ao nosso Sindicato estão com funcionários de aviso prévio", informou Francisco de Assis de Medeiros, presidente do Sintrom. Todas as demissões foram registradas em Mossoró, principal polo produtor de petróleo. A demissão dos terceirizados já repercute no mercado.

A taxa de ocupação dos hotéis caiu até 55% nos últimos dois anos, afirma João Sabino, hoteleiro e diretor do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Mossoró. "Em janeiro não havia petroleiro - pessoa que trabalha na indústria de petróleo - hospedado em nenhum dos 11 hotéis de Mossoró. Antes só o meu hotel hospedava entre 30 e 40 terceirizados", compara Sabino. 
O Rio Grande do Norte se reveza com o Amazonas no posto de maior produtor de petróleo em terra do Brasil: A Petrobras tenta reverter a queda da produção há anos 
O Rio Grande do Norte se reveza com o Amazonas no posto de maior produtor de petróleo em terra do Brasil: A Petrobras tenta reverter a queda da produção há anos.