segunda-feira, 25 de março de 2013

* Prefeitura de Caraúbas continua realizando melhorias concretas na questão da seca.

Demonstrando toda a sua preocupação com a problemática da seca em nosso município, o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), continua investindo em ações concretas para amenizar os efeitos da seca na vida dos agricultores. Nesta perspectiva, em parceria com o governo do estado instalou três poços tubulares.

As comunidades beneficiadas foram Boa Vista, São Francisco e Xique-Xique, além dessas as localidades de Belo Monte e Santa Maria também serão contempladas.

Ainda na busca de amenizar os efeitos da seca, a municipalidade já realizou um levantamento em quatro outras comunidades Sabe Muito, PA de Ursulina e Santa Agostinha e Mariana, no tocante a colocar em pleno funcionamento cacimbões com água de boa qualidade para as populações locais.
Trabalhadores...
Realizando a instalação dos cataventos...

* PF pode estar perto de elucidar morte de agente penitenciário federal.

Após ouvir várias pessoas e homicidas, a Polícia Federal pode estar perto de elucidar o assassinato do agente penitenciário federal Lucas Barbosa, morto a tiros e o corpo abandonado às margens da Estrada da Raiz, no bairro Santo Antônio, em dezembro do ano passado.

Segundo informações repassadas por uma fonte da Justiça esta semana, as investigações mediante a escuta telefônicas autorizadas pela Justiça chegaram a duas mulheres que estariam ligadas aos assassinos, que também teriam sido identificados e estariam com os nomes em sigilo.

Outro fator que também está sendo mantido em segredo de justiça seria os motivos do crime, que a princípio foi apontado como passional e agora mudou para latrocínio (assalto seguido de morte).

"Os assassinos teriam pego Lucas Barbosa para assaltar e quando ficaram sabendo que se tratava de um agente penitenciário federal, o mataram com requintes de crueldade para simular que foi uma organização criminosa do sul do país", explicou a fonte.

Ainda segundo as informações, o homicídio teria acontecido em outro lugar e o corpo "desovado" na Estrada da Raiz. "As balas que mataram o agente foram de calibre diferentes das cápsulas encontradas junto ao corpo e no veículo Ceratto incendiado", concluiu.
Lucas, agente assassinado
Lucas foi cruelmente assassinado...

* Final de semana com 12 mortes na região Oeste.

Final de semana violento na região Oeste do estado. Doze corpos foram levados para o Itep. Foram registrados assassinatos em Mossoró,Alexandria,Areia Branca,Antônio Martins.

Um grave acidente ocorrido na noite de sábado (23) na BR 405, próximo ao sítio Melancias,zona rural de Apodí, deixou cinco pessoas mortas.

Segundo informações, dois veículos se chocaram frontalmente e, com impacto da batida, alguns passageiros foram arremessados para fora dos carros.

Quatro pessoas morreram no local e uma quinta vítima foi socorrida em estado grave e levada ao Hospital Regional de Mossoró. O veículo Gol era ocupado por quatro pessoas do Sítio Boa Vista, zona rural de Severiano Melo, e foram identificadas como Bruno Maciel Lucena de Carvalho, de 28 anos, Getúlio Pinheiro da Silva, de 33 anos, Antônio César da Silva, de 40 anos, e Francisco Maurício da Silva, de 17 anos, que se encontra internado no Tarcísio Maia.

Já a Saveiro era conduzida por um homem identificado como Messias Xavier da Silva, de 56 anos, morador do bairro Abolição IV, em Mossoró, e que também veio a óbito no local. Não se sabe a real causa do acidente, mas, segundo relatos de alguns populares, os jovens tinham sido vistos bebendo em um bar ao lado da Churrascaria do Bom, em Melancias.

* Caern faz rodízio em 17 cidades...

A seca ameaça agravar ainda mais o abastecimento d’água no Rio Grande do Norte. Um rodízio ocorre em 17 dos 29 municípios do Agreste, Potengi e Trairi atendidos pela maior adutora do Estado, a Monsenhor Expedito. Nestes municípios, a vazão foi reduzida em 130 m³ por hora, o equivalente a 30% ou 130 mil litros de água. Com isso, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) deixa de encher 130 caixas d’água a cada hora, se for considerada cada casa com uma caixa d’água com capacidade para mil litros. A conta corresponde a 3.120 casas por dia com abastecimento comprometido.

“Se formos levar em conta que cada casa tenha quatro pessoas, a Caern deixa de atender satisfatoriamente 12.480 habitantes nas regiões Agreste, Trairi e Potengi”, estima Isaías Costa Filho, gerente de Desenvolvimento Operacional da companhia. “E temos que considerar que todas essas cidades tem altas temperaturas, o que provoca mais consumo. As pessoas tomam mais banho e bebem mais água por causa do calor”, acrescenta.

Enquanto isso o secretário de recursos hídricos vem a Caraúbas e não traz nenhuma informação concreta para aliviar a dor do homem do campo, É BRINCADEIRA...

* RN implanta projeto de prevenção da gravidez na adolescência.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, assinou, na tarde da última sexta-feira (22), um termo de cooperação com o Instituto Kaplan para a implantação do projeto Vale Sonhar, que tem como objetivo desenvolver uma política de prevenção da gravidez na adolescência. O Vale Sonhar irá beneficiar mais de 100 mil estudantes do ensino médio distribuídos em 293 escolas dos 167 municípios do RN.

Realizado por meio da metodologia de multiplicador, o projeto tem o objetivo de desenvolver a responsabilidade pessoal dos alunos a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto de vida. Para capacitar todas as unidades de ensino da rede estadual, será feita a capacitação de agentes multiplicadores, que irão formar os professores de biologia como agentes de prevenção.

De acordo com a nota divulgada pelo governo do RN, no Brasil, o índice de gravidez na adolescência é de 20%; no RN, este número é de 21%, ou seja, a cada 100 crianças nascidas, 21 são filhos de jovens de 10 a 19 anos.

* Calamidade: Colapso de água chega ao RN.

Vários municípios do Rio Grande do Norte estão sofrendo racionamento de água, em virtude dos baixos níveis dos reservatórios, situação essa nunca vista no mês de março.

Tradicionalmente março e abril são os dois melhores meses de chuva no estado. Como não ocorreram chuvas significantes no mês de março, a esperança se volta toda para o mês de abril.

Caso não chova também no mês de abril, a situação vai ficar desesperadora aqui no estado. A partir do segundo semestre não ocorrerá racionamento e sim falta de água.